mar 27

No último dia 20 de Março, realizou-se nas dependências do Hotel Portal D’Oeste, importante encontro que começou às 9hs da manhã e só terminou no final da tarde. Trata-se da reunião conjunta do Fórum de Diretores e Vice-Diretores da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, que se realiza em todos os meses do ano. Porém, a unidade escolhida para sediar o encontro é apenas uma em cada região administrativa.

O Fórum de Presidente Prudente ganhou maior repercussão, porque no dia seguinte, os visitantes puderam prestigiar com suas presenças a posse e transmissão de cargos da nova Diretoria da FCT/UNESP, nos salões do Buffet Corazza, no Bairro Mário Amato. O número de participantes foi além de 50, representando as unidades de Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Botucatu, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Itapeva, Jaboticabal, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, Registro, Rio Claro, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

Tanto o Prof. Antonio Nivaldo Hespanhol (que acaba de concluir seu mandato de quatro anos), como seus sucessores para a gestão 2014/2018, Prof.Marcelo Messias e o Prof.José Carlos (Zeca) foram os anfitriões, e tiveram a oportunidade de expor suas idéias. E ao mesmo tempo, dialogar com os colegas de outras unidades estaduais, proporcionando assim a melhor impressão possível sobre as novas metas e prioridades destinadas ao Câmpus da UNESP em Presidente Prudente.

A reunião conjunta do Fórum de Diretores e Vice-Diretores da Unesp, foi aberta oficialmente pelo Prof.Dr.Mário de Beni Arrigoni – Assessor Chefe da APLO, que falou sobre Projetos da Diretoria. Antes, os participantes receberam informações detalhadas sobre o Plano de Obras estabelecido para as Unidades Universitárias da Unesp em todo o Estado. No cumprimento da Pauta previamente estabelecida, o Diretor Chefe da GOE/APLO, Engº César R.Castelli Brandão foi o orador seguinte.

Após um breve intervalo para o “cafezinho da manhã”, os trabalhos foram reiniciados com o preenchimento dos Laudos de Periculosidade nas Unidades Universitárias, tendo se pronunciado a Responsável pelo Grupo de Segurança do Trabalho e Sustentabilidade Ambiental, Drª. Janaina C. Lyra da Fonseca. No seguimento, palavras das Presidências e dos Diretores e Vice-Diretores. O Almoço foi servido a todos os participantes no período das 12 às 14hs no próprio Restaurante do Hotel Portal D’Oeste.

O período da tarde (das 14 às 18hs) foi destinado à discussão da Fórmula de Custeio, conduzida pelos Diretores que integram a Comissão Mista de Custeio – CADE. Em nome da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente – pronunciou-se o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, que agradeceu o apoio e a presença de todos os participantes do memorável Fórum de Diretores e Vice-Diretores da UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa que presidiu os trabalhos da Reunião Conjunta do Fórum de Diretores e Vice-Diretores da Unesp e os anfitriões: Profs.Drs.: Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias, da Diretoria da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aspecto do encontro que reuniu representações da Unesp de todo o Estado de São Paulo. O Fórum mensal foi o primeiro do ano 2014 em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Unidades representativas da Unesp no Estado foram representadas neste Fórum de Diretores e Vice-Diretores, incluindo os novos eleitos. Entre eles, o Prof.José Carlos Silva Camargo Fº (Vice).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aspecto geral do evento realizado no dia 20 de Março. Nos detalhes finais, presença do Assessor Chefe da APLO, Prof.Dr.Mário de Beni Arrigoni juntamente com o novo Diretor da FCT/UNESP, Prof.Dr.Marcelo Messias.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 26

No último dia 14 de Março no Anfiteatro II, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi desenvolvida a terceira tese do ano 2014, ref. Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendida pela candidata Leda Correia Pedro Miyazaki. O Orientador foi o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Além do Orientador, atuaram nessa sessão realizada a partir das 14hs como integrantes da Comissão Examinadora os seguintes membros: Dr. Rildo Aparecido Costa, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Univesidade Federal de Uberlândia/MG; Drª. Valéria Lima, do Departamento de Geografia/Universidade Estadual de Maringá/PR; Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e Dr. Julio Cézar Zandonadi.

O tema escolhido para a defesa de tese foi: “Dinâmicas de Apropriação e Ocupação em diferentes formas de relevo: Impactos e vulnerabilidade em ambientes urbanos”. O assunto está diretamente relacionado aos impactos que o ambiente urbano está sofrendo, principalmente aqueles vinculados a deslizamentos, escorregamentos, inundações, etc. Esses impactos – segundo a defensora da tese, Leda Correia Pedro Miyazaki – muitas vezes estão ligados à forma de apropriação e de ocupação de relevo. Assim, os que mais sofrem com a situação são aqueles que vivem em áreas de exclusão social.

A Doutoranda relata que o quadro de exclusão e degradação ambiental de nossas cidades, além de submeter a maioria dessa população a uma inserção precária e vulnerável, gera graves situações de riscos em períodos chuvosos mais intensos, atingindo principalmente os habitantes de loteamentos irregulares e favelas, instalados em vertentes íngremes, fundos de vales e áreas de depósitos tecnogênicos. Em sua defesa de tese de Doutorado, Leda abre espaço para uma ligeira avaliação desse tema em relação a duas cidades do Oeste Paulista: Presidente Prudente, cujo sítio urbano encontra-se sobre um relevo de colinas amplas e Marília, que está situada sobre um relevo tabuliforme.

Leda acrescenta: “Para alcançar o objetivo principal, foi necessário realizar um conjunto de procedimentos metodológicos, dentre eles: pesquisa e levantamento bibliográfico sobre os temas pertinentes; pesquisa e coleta de dados sociais e ambientais; análise de geomorfologia e da expansão territorial urbana dessas cidades; definição e utilização de indicadores naturais, sociais e econômicos que permitiu a realização de procedimentos de quantificação de fragilidade e vulnerabilidade; aplicação de técnicas de geoprocessamento para a elaboração de material que subsidiou a pesquisa (mapeamento e banco de dados); levantamento e organização de dados e trabalho de campo.

Compartimentos geomorfológicos

Na etapa final da defesa pública da tese de Geografia, a Doutoranda ressalta que foram identificados os compartimentos geomorfológicos que apresentaram alta fragilidade do relevo à ocupação nas cidades estudadas (Marília e Presidente Prudente). Também foi possível identificar a população ocupante, ou seja: o grupo social de exclusão, inclusão ou intermediários que ocupavam os setores do relevo, identificados com alta fragilidade.

Assim, a cidade de Presidente Prudente apresentou como compartimento geomorfológico mais vulnerável: a ocupação dos fundos de vales que sofreram profundas transformações, tanto na sua forma como na sua dinâmica natural. O resultado dessa intervenção foi a geração de áreas suscetíveis aos alagamentos, deixando a população ocupante à mercê desses problemas ambientais urbanos.

Em relação á Marília, afirma Leda Correia Pedro Miyazaki: Foi possível identificar como compartimento geomorfológico mais vulnerável a ocupação e as baixas vertentes próxima às escarpas, pois existem grupos sociais de baixo poder aquisitivo que ocupam essas áreas de forma irregular, sendo assim caracterizadas como áreas de risco a movimentos de massa e de alta vulnerabilidade do relevo à ocupação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Leda Correia Pedro Miyazaki se apresenta perante a Banca Examinadora para defender sua Tese de Doutorado em Geografia, pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Via de regra, a maior parte das defesas de teses de Doutorado é sempre prestigiada com a presença de amigos, colegas de turmas, familiares e convidados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Momentos finais da defesa pública e como lembrança para Leda Correia Pedro Miyazaki, uma foto geral que revela contentamento geral pela aprovação do Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia.

(Fotos cedidas)

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 24

Neste ano, mais propriamente no dia 26 de Fevereiro no Campus da FCT/UNESP foi desenvolvida a 2ª Tese de Doutorado deste ano. De acordo com o Programa de pós-graduação em Educação apresentou-se a candidata Joice Ribeiro Machado da Silva, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente. Local: Anfiteatro II, a partir das 09h30.

A Comissão Examinadora foi constituída pelos docentes: Drª. Stela Miller, do Departamento de Didática, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília; Drª. Norma Sandra de Almeida Ferreira, do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Universidade Estadual de Campinas /UNICAMP; Dr.Odilon Helou Fleury Curado, do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Assis e Dr. Élie Marie Eustache Bajard, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo/USP.

O tema escolhido para essa defesa pública foi: Estratégias de compreensão leitora e literatura infantil: possibilidades de entender o texto literário, tendo como pressuposto – segundo a candidata Joice Ribeiro Machado da Silva – que “a leitura é um processo complexo a ser desenvolvido e não se reduz à decodificação de textos”. O problema central consiste em encontrar metodologias que garantam a formação de leitor competente, função precípua da Escola de Ensino Fundamental.

Joice diz mais: O objetivo dessa pesquisa é verificar como um trabalho sistematizado sobre o ensino das estratégias de leitura com livros de literatura infantil contribui para o avanço da compreensão do texto literário, superando práticas equivocadas frequentemente utilizadas no cotidiano escolar para se ensinar a ler tais como: leitura oral, questionários, estudo do vocabulário e uso exclusivo do livro didático.

“A metodologia utilizada constou de pesquisa teórica e pesquisa ação, aplicada em uma turma d 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Marília/SP, na qual atuei como professora da turma. A pesquisa percorreu as seguintes fases: diagnóstico inicial e três etapas de aplicação da metodologia estadunidense, sendo a última avaliativa. Todas essas ações seguiram o suporte teórico sugerido pelos pesquisadores dos EUA se utilizou prioritariamente da literatura infantil”.

Na etapa final desta defesa de Tese de Doutorado/Educação, a candidata esclarece: “Dentre as sete estratégias ensinadas destacam-se as intensamente apropriadas pelas crianças no desenvolvimento da pesquisa; ativação do conhecimento prévio, a realização de conexões e de inferências, e elaboração de questões ao texto. Por fim, ressalto que a pesquisa contribuiu com a ampliação do acervo literário das crianças, o desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura infantil, e com o letramento literário”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante os membros da Banca Examinadora, a candidata ao Doutorado/Educação pela FCT/UNESP, Joice Ribeiro Machado da Silva na defesa pública de sua Tese.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A sessão de defesa de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação (a 2ª deste ano), realizou-se no Anfiteatro II, com boa participação da plateia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Orientadora foi a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Presidente Prudente-SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 24

“Paradigmas em disputa na educação do campo”, foi o tema desenvolvido no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – pelo candidato Rodrigo Simão Camacho, do Programa de Pós-graduação em Geografia. A tese de Doutorado foi defendida publicamente e se constituiu na 1ª que ocorreu neste novo ano de 2014. Reunida, a Comissão Examinadora contou com a participação do Orientador, Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia e membro atuante da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNI-TWIN/UNESP); Profª.Drª.Mônica Castagna Molina, da Univ.de Brasilia; Profª.Drª.Noêmia Ramos Vieira, da Faculdadede Filosofia e Ciências de Marília; Prof.Drª.Francilane Eulália de Souza, da Universidade Estadual de Goiás e Prof. Dr.Ricardo Pires de Paula, do Deptº de Geografia da FCT/UNESP.

A tese defendida publicamente destaca como principal objetivo o de demonstrar as diferenças nos aspectos teóricos, políticos e ideológicos entre a educação do campo (a partir da tendência campesina do Paradígma da Questão Agraria), tendo como recorte analítico a Experiência do Curso Especial de Graduação em Geografia. Trata-se de um convênio: INCRA/PRONERA/UNESP/ENFF – CEGeo e a proposta de Educação do Campo, construída a partir do Paradigma do Capitalismo Agrário (Progr.Empreendedorismo do Jovem Rural) que recebe apoio técnico, pedagógico e financeiro do Instituto Souza Cruz – implementada pelo Centro de Desenvolvimento do Jovem Rural/Cedejor -no Centro Sul do Paraná. Os paradigmas expressam a visão do mundo – teórica-politica-ideológica-utópica dos pesquisadores que o criaram ou o seguem. A reflexão está calcada em torno do paradigma da Questão Agrária e do Capitalismo Agrário. O Agronegócio e a Agricultura Familiar interagem e se completam sem conflitos.

O Prof. Mançano (Orientador do Doutorando Rodrigo Simão Camacho), defendeu em fins de Setº de 2013, sua tese para obtenção do título de Livre-Docente em Geografia Rural. O tema que ele enfocou com muito brilhantismo é dos mais atualizados, razão pela qual mereceu destaque especial da imprensa brasileira. Entre outros, o “Estadão” (com transcrição pelo Portal da Universidade), que diz: Na avaliação do Prof.Bernardo Mançano Fernandes, as ocupações de terra não vão desaparecer. Mas dificilmente terão a mesma intensidade de anos passados. Isso deverá levar o MST a inverter suas prioridades. O movimento é responsável por 55% das famílias assentadas no país. É um patrimônio que vai ter que cuidar daqui para a frente. Se antes investia 20% das forças nos assentamentos e 80% nas ocupações, agora terá que fazer o contrário”.

Para acompanhamento geral da questão agrária, recomendamos ler a matéria inserida no dia 14 de Outubro de 2013 – título: “A questão agrária, sob a ótica de um Livre Docente da FCT/UNESP”.

(Matéria original produzida pelo Jornalista Altino Correia, postada no blog “Memórias de um repórter do interior” – Edição de 28 de Janeiro de 2014)

Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em pleno período de recesso, o candidato Rodrigo Simão Camacho – do Programa de Pós-Graduação em Feografia – defendeu no Anfiteatro II da FCT/UNESP perante a Comissão Examinadora, a Primeira Tese de Doutorado do ano 2014.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença do Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, integrando a Banca Examinadora como Orientador despertou o interesse de muitos estudantes e interessados em acompanhar a defesa pública de Tese de Doutorado/Programa de Pós-graduação em Geografia da FCT/UNESP em 27/Janº.

Clique para ampliar!
Aspecto geral da defesa pública de Tese de Doutorado/Geografia por Rodrigo Simão Camacho, no dia 27/Janeiro.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 22

No dia 26 de Fevereiro, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Campus de Presidente Prudente – recepcionou os novos alunos de Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional. A chegada foi surpreendente, transformando-se num agradável encontro, prestigiado por inúmeras personalidades ligadas ao Ensino Universitário no Brasil e no exterior.

O principal objetivo desse encontro inédito, foi o de comemorar a Nota 4 conquistada este ano pelo curso de Pós-Graduação PosMAC. E para marcar o evento de forma mais expressiva, a inauguração de uma Central de Laboratórios, dotada dos mais modernos equipamentos. Por este motivo, o fato foi festivamente comemorado.

Dentre os presentes, o Prof.Dr. Sean Mckee da Universidade de Stathclyde – Glasgow/Escócia, convidado especialmente para o evento pelos seus Ex-Orientandos de pós-graduação na Universidade de Oxford/Reino Unido, Messias Meneguette Junior e José Alberto Cuminato. Ambos os docentes, são autores de um livro lançado oficialmente no dia 26/Fevº no Anfiteatro VII, tendo por título: “Discretização de Equações Diferenciais Parciais – Técnicas de Diferenças Finitas. O Prefácio da obra editorial é de autoria do Prof.Mckee.

A programação do PosMAC (cumprida durante toda a tarde no Anfiteatro I da FCT/UNESP), incluiu também: Palestra, ressaltando a importância da conquista da Nota 4 para o curso de Pós-Graduação/PosMAC; homenagem aos alunos recém-chegados; Mesa Redonda versando sobre Matemática Aplicada e Computacional e uma Aula Magna, proferida pelo Prof.Dr.Sean Mckee.

Clique para ampliar!
O livro de autoria dos Profs.Drs.Messias Meneguette Jr e José Alberto Cuminato.

Clique para ampliar!
Na Aula Magna, a platéia presente, representada por Professores, visitantes, alunos e ex-alunos de graduação e Pós-graduação/PosMAC – Matemática Aplicada e Computacional.

Clique para ampliar!
Os autores do livro ora lançado em Presidente Prudente pelos Profs.Drs.Messias Meneguette Jr e José Alberto Cuminato. Ao centro, o autor do Prefácio, Prof.Dr.Sean Mckee.

Clique para ampliar!
Após o lançamento do livro no Anfiteatro VII da FCT/UNESP, registro da concessão de autógrafos pelos dois autores (da UNESP e USP/São Carlos).

Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Sean Mckee em sua Aula Magna:”Design of Medical Devices and the Use of |Mathematics” – no Anfiteatro I, da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

mar 21

O Programa de Pós-Graduação desenvolvido a partir de Janeiro deste ano na Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP registrou até a 1ª quinzena de Março, mais de vinte (20) Dissertações de Mestrado e três (3) defesas de tese de Doutorado em Geografia (duas) e Educação (uma). Essas teses ocorreram nos dias: 27/Janeiro, 26/Fevereiro e 14/Março, respectivamente e foram defendidas publicamente pelos candidatos: Rodrigo Simão Camacho, Joice Ribeiro Machado e Leda Correia Pedro.

Dissertações de Janeiro: defendidas publicamente pelos candidatos, conforme seguimento. Dia 17 – Geografia – por Cláudio Smalley Soares Ferreira (Orientadora: Drª Maria Encarnação Beltrão Sposito); Dia 20 – Matemática Aplicada e Computacional por Débora Luzia Penha (Orientador: Dr.Fernando Antonio Moala); Dia 25 – Fisioterapia por Juliana Tiyaki Ito (Orientadora: Drª Ercy Mara Cipulo Ramos); Dia 31 – Fisioterapia por Bruna Montechieze Cassemiro (Orientador: Dr. Jayme Netto Júnior).

Durante o mês de Fevereiro/2014 foram constatadas no Programa de Pós-Graduação da FCT/UNESP, as seguintes dissertações de Mestrado: Dia 03 – Geografia por Rafael de Oliveira Rodrigues Verdelho (Orientador: Dr.Arthur Magon Whitacker); Dia 05 – Fisioterapia por Rogério de Oliveira Batista (Orientador: Drª Patrícia Monteiro Seraphin); Dia 05 – Educação por Tatiana Pinheiro de Assis (Orientador: Dr.Cristiano Amaral Garboggini Di Giorgi; Dia 12 – Ciências Cartográficas por Mariana Dias Chaves (Orientador:Dr.Joao Fernando Custódio da Silva).

Na 2ª quinzena de Fevereiro/2014 – foram defendidas publicamente as seguintes dissertações de Mestrado: Dia 18 – Fisioterapia por Marceli Rocha Leite (Orientadora: Drª Dioney Ramos); Dia 19 – Fisioterapia por Juliana Nicolino (Orientadora: Drª Ercy Mara Cipulo Ramos); Dia 21 – Educação por Júlio Cesar Gonçalves (Orientador: Dr.Divino José da Silva); Dia 24 – Matemática Aplicada e Computacional por Pedro Luiz Ramos (Orientador: Dr.Jorge Alberto Achcar); Dia 24 – Matemática Aplicada e Computacional por Taciana Kisaki Oliveira Schimizu (Orientador:Dr.Jorge Alberto Achcar); Dia 25 – Matemática Aplicada e Computacional por Leandro Fernandes Coladello (Orientador: Dr.Fernando Antonio Moala).

No dia 26/Fevereiro – Matemática Aplicada e Computacional por Irineu Lopes Palhares Jr (Orientador: Dr.Cássio Machiaveli Oishi); Dia 27 – Ciências Cartográficas por Samara Calçado de Oliveira (Orientador: Dr.Erivaldo Antonio da Silva); Dia 27 – Ciências Cartográficas por Bruno Cesar Vani (Orientador:Dr.Milton Hirokazu Shimabukuro); Dia 28 – Ciências Cartográficas por Franciane Lima Caldas (Orientador: Dr.João Carlos Chaves); Dia 28 – Fisioterapia por Rafaela Campos Cuissi (Orientadora: Drª Dionei Ramos).

Na 1ª quinzena de Março/2014, o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP – registrou novas dissertações de Mestrado, conforme segue: Dia 06– Matemática Aplicada e Computacional por Mariane Pigossi (Orientador: Dr.Roberto de Almeida Prado); Dia 13 – Matemática Aplicada e Computacional por José Vanterler da Costa Sousa (Orientador: Dr. Roberto de Almeida Prado).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Ano de 2014 na FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – começou com intensas atividades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Programa de Pós-Graduação promoveu desde o mês de Janeiro,as primeiras dissertações de Mestrado deste ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os candidatos inscritos previamente, compareceram; tendo na retaguarda seus Orientadores, com atuação destacada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As Comissões Examinadoras estiveram reunidas, participando de todas as sessões previamente programadas pela FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os temas desenvolvidos pelos candidatos ao Mestrado ou Doutorado, foram os mais diversificados, conforme Programa de Pós-Graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Geografia, Educação, Fisioterapia, Ciências Cartográficas, Matemática Aplicada e Computacional figuraram na programação de Janº a Março.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP