mar 26

No último dia 14 de Março no Anfiteatro II, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi desenvolvida a terceira tese do ano 2014, ref. Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendida pela candidata Leda Correia Pedro Miyazaki. O Orientador foi o Prof.Dr.João Osvaldo Rodrigues Nunes, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

Além do Orientador, atuaram nessa sessão realizada a partir das 14hs como integrantes da Comissão Examinadora os seguintes membros: Dr. Rildo Aparecido Costa, da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal/Univesidade Federal de Uberlândia/MG; Drª. Valéria Lima, do Departamento de Geografia/Universidade Estadual de Maringá/PR; Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP e Dr. Julio Cézar Zandonadi.

O tema escolhido para a defesa de tese foi: “Dinâmicas de Apropriação e Ocupação em diferentes formas de relevo: Impactos e vulnerabilidade em ambientes urbanos”. O assunto está diretamente relacionado aos impactos que o ambiente urbano está sofrendo, principalmente aqueles vinculados a deslizamentos, escorregamentos, inundações, etc. Esses impactos – segundo a defensora da tese, Leda Correia Pedro Miyazaki – muitas vezes estão ligados à forma de apropriação e de ocupação de relevo. Assim, os que mais sofrem com a situação são aqueles que vivem em áreas de exclusão social.

A Doutoranda relata que o quadro de exclusão e degradação ambiental de nossas cidades, além de submeter a maioria dessa população a uma inserção precária e vulnerável, gera graves situações de riscos em períodos chuvosos mais intensos, atingindo principalmente os habitantes de loteamentos irregulares e favelas, instalados em vertentes íngremes, fundos de vales e áreas de depósitos tecnogênicos. Em sua defesa de tese de Doutorado, Leda abre espaço para uma ligeira avaliação desse tema em relação a duas cidades do Oeste Paulista: Presidente Prudente, cujo sítio urbano encontra-se sobre um relevo de colinas amplas e Marília, que está situada sobre um relevo tabuliforme.

Leda acrescenta: “Para alcançar o objetivo principal, foi necessário realizar um conjunto de procedimentos metodológicos, dentre eles: pesquisa e levantamento bibliográfico sobre os temas pertinentes; pesquisa e coleta de dados sociais e ambientais; análise de geomorfologia e da expansão territorial urbana dessas cidades; definição e utilização de indicadores naturais, sociais e econômicos que permitiu a realização de procedimentos de quantificação de fragilidade e vulnerabilidade; aplicação de técnicas de geoprocessamento para a elaboração de material que subsidiou a pesquisa (mapeamento e banco de dados); levantamento e organização de dados e trabalho de campo.

Compartimentos geomorfológicos

Na etapa final da defesa pública da tese de Geografia, a Doutoranda ressalta que foram identificados os compartimentos geomorfológicos que apresentaram alta fragilidade do relevo à ocupação nas cidades estudadas (Marília e Presidente Prudente). Também foi possível identificar a população ocupante, ou seja: o grupo social de exclusão, inclusão ou intermediários que ocupavam os setores do relevo, identificados com alta fragilidade.

Assim, a cidade de Presidente Prudente apresentou como compartimento geomorfológico mais vulnerável: a ocupação dos fundos de vales que sofreram profundas transformações, tanto na sua forma como na sua dinâmica natural. O resultado dessa intervenção foi a geração de áreas suscetíveis aos alagamentos, deixando a população ocupante à mercê desses problemas ambientais urbanos.

Em relação á Marília, afirma Leda Correia Pedro Miyazaki: Foi possível identificar como compartimento geomorfológico mais vulnerável a ocupação e as baixas vertentes próxima às escarpas, pois existem grupos sociais de baixo poder aquisitivo que ocupam essas áreas de forma irregular, sendo assim caracterizadas como áreas de risco a movimentos de massa e de alta vulnerabilidade do relevo à ocupação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Leda Correia Pedro Miyazaki se apresenta perante a Banca Examinadora para defender sua Tese de Doutorado em Geografia, pela FCT/UNESP.

Via de regra, a maior parte das defesas de teses de Doutorado é sempre prestigiada com a presença de amigos, colegas de turmas, familiares e convidados.

Momentos finais da defesa pública e como lembrança para Leda Correia Pedro Miyazaki, uma foto geral que revela contentamento geral pela aprovação do Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia.

(Fotos cedidas)