mar 24

Neste ano, mais propriamente no dia 26 de Fevereiro no Campus da FCT/UNESP foi desenvolvida a 2ª Tese de Doutorado deste ano. De acordo com o Programa de pós-graduação em Educação apresentou-se a candidata Joice Ribeiro Machado da Silva, tendo como Orientadora a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Câmpus de Presidente Prudente. Local: Anfiteatro II, a partir das 09h30.

A Comissão Examinadora foi constituída pelos docentes: Drª. Stela Miller, do Departamento de Didática, da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília; Drª. Norma Sandra de Almeida Ferreira, do Departamento de Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte da Universidade Estadual de Campinas /UNICAMP; Dr.Odilon Helou Fleury Curado, do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras de Assis e Dr. Élie Marie Eustache Bajard, do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo/USP.

O tema escolhido para essa defesa pública foi: Estratégias de compreensão leitora e literatura infantil: possibilidades de entender o texto literário, tendo como pressuposto – segundo a candidata Joice Ribeiro Machado da Silva – que “a leitura é um processo complexo a ser desenvolvido e não se reduz à decodificação de textos”. O problema central consiste em encontrar metodologias que garantam a formação de leitor competente, função precípua da Escola de Ensino Fundamental.

Joice diz mais: O objetivo dessa pesquisa é verificar como um trabalho sistematizado sobre o ensino das estratégias de leitura com livros de literatura infantil contribui para o avanço da compreensão do texto literário, superando práticas equivocadas frequentemente utilizadas no cotidiano escolar para se ensinar a ler tais como: leitura oral, questionários, estudo do vocabulário e uso exclusivo do livro didático.

“A metodologia utilizada constou de pesquisa teórica e pesquisa ação, aplicada em uma turma d 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Marília/SP, na qual atuei como professora da turma. A pesquisa percorreu as seguintes fases: diagnóstico inicial e três etapas de aplicação da metodologia estadunidense, sendo a última avaliativa. Todas essas ações seguiram o suporte teórico sugerido pelos pesquisadores dos EUA se utilizou prioritariamente da literatura infantil”.

Na etapa final desta defesa de Tese de Doutorado/Educação, a candidata esclarece: “Dentre as sete estratégias ensinadas destacam-se as intensamente apropriadas pelas crianças no desenvolvimento da pesquisa; ativação do conhecimento prévio, a realização de conexões e de inferências, e elaboração de questões ao texto. Por fim, ressalto que a pesquisa contribuiu com a ampliação do acervo literário das crianças, o desenvolvimento do gosto pela leitura de literatura infantil, e com o letramento literário”.

Perante os membros da Banca Examinadora, a candidata ao Doutorado/Educação pela FCT/UNESP, Joice Ribeiro Machado da Silva na defesa pública de sua Tese.

A sessão de defesa de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação (a 2ª deste ano), realizou-se no Anfiteatro II, com boa participação da plateia.

A Orientadora foi a Profª.Drª. Renata Junqueira de Souza, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Presidente Prudente-SP.