mar 30

A partir do início deste ano de 2011, a FCT/UNESP de Presidente Prudente passa a oferecer, sob a coordenação da Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, o Curso de Pedagogia dentro do Plano Nacional de Formação de profissionais do Magistério de Educação Básica, instituído pelo Decreto Federal nº 6.755 de 2009, ministrado pela UNESP em convênio com o Governo Federal, via CAPES.

Esse projeto é destinado aos professores em exercício na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública estadual ou municipal de São Paulo. Procura integrar os objetivos da Universidade àqueles desenvolvidos pelo sistema de educação básica e oferecer oportunidade aos professores, ainda desprovidos de escolaridade superior, de adquirirem essa formação, melhorando a sua qualificação.

A Coordenadora do Curso explica que existem cinco grupos atendidos nos campus da Unesp de Araraquara, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, além de Presidente Prudente. “Desses 200 professores que já estão em atividades, 50 deles são atendidos somente na turma que estuda nesta cidade na Faculdade de Ciências e Tecnologia. São pessoas que ministram aulas na rede municipal há mais de três anos, atuando na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede pública de ensino estadual ou municipal no Estado de São Paulo”. E salienta que o curso presencial de Pedagogia é gratuito; tem duração de quatro anos, sendo “uma réplica do curso já oferecido para outros alunos na Universidade (período noturno), de 2a. a 6a.feira.

A FCT de Presidente Prudente conta com 50 alunos matriculados, após processo seletivo realizado pela VUNESP. As aulas estão sendo ministradas nas dependências da SEDUC – Auditório da Secretaria de Educação Municipal de Presidente Prudente, em decorrência da falta de espaço no campus para abrigar esse projeto. As atividades de docência nas diversas disciplinas, são de responsabilidade dos professores do Departamento de Educação que já atuam no Curso de Pedagogia, regularmente oferecido na unidade.

Mulheres são a maioria

Para se ter uma idéia melhor a respeito do Curso de Pedagogia PARFOR em convênio com a CAPES/UNESP: estão inscritos atualmente 50 alunos: 44 mulheres e 6 homens. “É a primeira turma resultante dessa parceria, atendendo uma média de 10 municípios. Entre eles: Presidente Prudente, Martinópolis, Regente Feijó, Álvares Machado, Estrela do Norte, Pirapozinho, Marabá Paulista, Indiana, Tarabai e Osvaldo Cruz”. Dessa turma pioneira, constituída por “professores alunos”, 40 atuam na Educação Infantil, sendo 28 deles com tempo de experiência entre três a cinco anos. Os outros 10 educadores estão atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.

A Professora Doutora Yoshie ressalta que a Unesp aderiu ao projeto Plataforma Freire – sistema desenvolvido pelo MEC – para que os Educadores efetivos de Escolas Públicas pudessem melhorar a sua qualificação, buscando a sua formação em nível superior no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Durante toda a existência, os docentes do Departamento de Educação desta instituição “investem na melhoria das condições de formação dos professores visando intervir na qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas”.

Secretária Municipal da Educação opina

A Professora Ondina Barbosa Gerbasi – Secretária Municipal de Educação e Cultura de Presidente Prudente – define que o Objetivo do MEC é induzir, formular e implementar uma política nacional de formação inicial e continuada dos professores e demais trabalhadores da educação básica. Esse trabalho – diz ela – é desenvolvido por meio da oferta ou da articulação e colaboração com os diferentes sistemas de ensino e instituições formadoras, para garantir a formação e valorização dos profissionais da educação e a melhoria da qualidade da educação básica ofertadas nas escolas públicas brasileiras.

Assim, foi criada a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e dos alunos, com o trabalho de uma equipe que coordena a elaboração de programas voltados para a formação continuada dos professores de Educação Básica em exercício, bem como os diretores de escola, equipe gestora e dirigentes, nos Sistemas Estaduais e Municipais de Educação.

Em Presidente Prudente – de acordo com testemunho da Prof. Ondina – essa formação se concretiza a partir da parceria/convênio com a Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho – UNESP, com o Programa de Ações Articuladas de Formação – PARFOR. Do total de 50 vagas oferecidas para o curso de formação inicial de Pedagogia/UNESP no município-sede, 31 são profissionais da rede municipal de educação, e em sua maioria da educação Infantil.

Para a cidade que está realizando o curso pela primeira vez, a iniciativa representa um ganho de qualidade, na medida em que esses profissionais da educação – muitos deles já com o Magistério – passam a ter uma formação universitária; e consequentemente uma melhoria no atendimento às nossas crianças. O Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – tem feito um investimento muito grande em educação. Por isso, foi possível a parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, para que nossos profissionais tenham daqui para frente, uma formação de qualidade.

A Professora Ondina Barbosa Gerbasi finaliza dizendo que “a municipalidade continuará buscando outras parcerias/convênios para a formação inicial e continuada dos seus profissionais. E assim sendo, esperamos continuar contando com as instituições de formação para chegarmos aos 100% de profissionais da Educação com Curso Superior em breve”.

A Prof.Dra.Yoshie Ussami Ferrari Leite é a Coordenadora do novo curso da FCT/UNESP.

A Prof.Ondina B.Gerbasi representa a Prefeitura de Prudente na parceria com a FCT/UNESP.

Aspecto da sala de aulas que reúne alunos-professores do Curso de Pedagogia.


As aulas são ministradas através de convênio no período noturno – de segunda a sexta-feira.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa

mar 23

JERUSA E LUIZ HENRIQUE TROUXERAM
UMA MEDALHA DE OURO E DUAS DE PRATA

Depois de inúmeros preparativos, o casal de atletas Jerusa e Luiz Henrique dos Santos, participaram na Nova Zelândia (Christichurch ) do Campeonato Mundial Paraolímpico de Atletismo, conquistando entre os dias 15 e 30 de Janeiro dois brilhantes títulos. Ouro para Jerusa Géber dos Santos, no revezamento 400 x 100 – classe funcional T11 – T13, juntamente com Ana Tércia Soares, Terezinha Guilhermina e Ádria Rocha dos Santos, de São José do Rio Preto, Curitiba e Joinvile respectivamente e Prata (duas medalhas), nas competições de 100 e 200 metros, com o tempo de 12s52 e 26s92,na classe T-11.É o exemplo de superação e inclusão, que já citamos em nosso blog de Outubro/2010.

Foi com esses resultados, que Jerusa e Luiz Henrique retornaram a Presidente Prudente, sendo bastante cumprimentados, não só pelos seus companheiros e dirigentes da equipe Adapp/Unesp, mas pelos esportistas e a população em geral. Ambos mereceram destaque especial da imprensa, radio, Televisão e mídia eletrônica, sendo também homenageados no Paço Municipal, por iniciativa do Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – que os recepcionou em seu gabinete.

Os dois consagrados atletas que tão bem representaram Presidente Prudente como integrantes da Seleção Brasileira na Nova Zelândia foram contemplados com um Cartão de Prata, ressaltando o mérito de cada um deles e o feito maravilhoso que consagrou o casal nesta e em outras competições, especialmente em Pequim, na China e Nova Zelândia. O prefeito Tupã prometeu se empenhar a fundo para obter todos os recursos necessários – com o apoio da classe empresarial – para manter o casal de atletas no convívio da população e do atletismo regional.

Jerusa e Luiz Henrique mereceram destaque em nosso blog em matérias anteriores, sempre prestigiados pelo Prof. Paulo Roberto Brancatti que é o Presidente da Associação de Desporto Adaptado – Adapp – oriunda do Instituto Municipal de Educação Física encampado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – com ampla dedicação ao atletismo. É esse órgão que mantém sob sua responsabilidade cinco atletas paraolímpicos de nível internacional, com treinamento freqüente em suas dependências. As próximas competições a nível internacional serão realizadas este ano na cidade de Guadalajara, México.

Além disso, mantém também uma equipe de Basquete sobre rodas, com atuações destacadas nos últimos campeonatos estaduais e brasileiro. Jerusa – que é filha única – e vive longe dos pais tem 28 anos de idade. Nasceu em Rio Branco/Acre e antes dos 18 anos começou a perder sua visão. Depois de superar a deficiência (com assistência do Lar dos Deficientes do Acre), e com muito treinamento, trocou Rio Branco por Cuiabá onde conheceu o jovem Luiz Henrique, um matogrossense de Colider. Com ele se casou em 2007 e no ano seguinte, disputou com sua participação os Jogos Paraolímpicos de Pequim, conquistando importante medalha de bronze que a consagrou, transferindo-se para Presidente Prudente, onde vem recebendo apoio, e muito amor e carinho.


Jerusa e Luiz Henrique foram recepcionados oficialmente pelo Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – que os homenagearam em nome da população de Presidente Prudente.


Nas primeiras entrevistas que os campeões Paraolímpicos concederam aos veículos de comunicação da cidade, eles ressaltaram o apoio recebido e agradeceram a todos que os prestigiaram.


Uma foto para a história: Os Campeões Paraolímpicos Jerusa e Luiz Henrique juntamente com o Prefeito Municipal, a Secretaria de Esportes e o Diretor da Adapp/Unesp, Prof. Paulo Roberto Brancartti.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa

mar 18

O campus universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP- acaba de receber 690 novos estudantes, aprovados no Vestibular 2011 e integrantes de três listas de convocados preenchendo vagas em 12 cursos mantidos pela Universidade em Presidente Prudente. Para recepcioná-los foi promovida a Semana do Calouro – de 21 a 25 de Fevereiro – cumprindo extensa programação, com palestras sobre importantes temas da atualidade e outras atividades. Na abertura todos foram acolhidos carinhosamente no Auditório V pela direção da Faculdade, representada pelos Professores Doutores: Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias, respectivamente diretor e vice-diretor.

Um dos momentos marcantes do encontro dos novos estudantes, professores e monitores, ocorreu no Parque Ecológico na tarde de 4ª. feira, dia 23/Fevereiro, quando foi efetuado o plantio de 340 mudas de árvores, como parte de um projeto de proteção ambiental de fundo de vales. Os trabalhos tiveram o acompanhamento direto e orientação da Prof. Dra. Encarnita Salas Martin e a participação dos novos alunos, como forma de integrar aluno/Universidade/comunidade. Programas de intercâmbio, cadastramento de doadores (Grupo Madu Medula), Integração e Solidariedade também fizeram parte dessa programação especial da Semana do Calouro/2011.

Além das atividades didáticas, culturais, solidárias, esportivas e de esclarecimentos sobre assuntos que farão parte da vida universitária, desenvolvidas durante a Semana, realizou-se ainda uma série de visitas às dependências da Universidade, começando pela Biblioteca, Laboratórios e salas de aulas e vários Departamentos, sempre com acompanhamento de um monitor. Com isso, os calouros tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Campus Universitário em todos os setores, ao mesmo tempo que buscam conhecimento e adaptação ao novo esquema de atividades culturais e científicas.

Ao apresentar suas boas-vindas aos novos alunos, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol ressaltou a importância da Universidade na concepção paulista e brasileira, pela sua posição de destaque como uma das melhores do país e do mundo. Lembrou que a Faculdade de Ciências e Tecnologia faz parte da Unesp, atualmente uma das maiores e mais importantes instituições de ensino superior, com 33 Unidades que estão presentes em 23 localidades de São Paulo, sendo a 2ª.maior formadora de Doutores no Brasil. “Na qualidade de dirigentes deste campus, registramos aqui o nosso grande prazer em recebê-los. Esperamos cumprir nosso dever público de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um de vocês” – disse o Diretor.

Falando aos calouros, Prof. Nivaldo ressaltou que é terminantemente proibida a aplicação do “trote” na Universidade. Para evitar que atitudes constrangedoras e violentas ocorram, foi instituída em 1999 a Resolução UNESP nº 86, que dispõe sobre o assunto. O “trote” pode ser denunciado através dos telefones da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp – Campus de Presidente Prudente. E alertou: Não tolere constrangimentos, atue como cidadão consciente, fazendo valer os seus direitos. Recomendou ainda, respeito aos professores, funcionários e colegas da Universidade, cumprimento das normas estabelecidas e colaborando com a limpeza, mediante utilização dos recipientes adequados à captação do Lixo reciclável.

Em Presidente Prudente, a Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP abriga 12 cursos de Graduação, dos quais 4 são oferecidos nos dois períodos, diurno e noturno. Além destes, oferece: um curso especial de graduação em Geografia – Bacharelado e Licenciatura (convênio FCT-UNESP-INCRA); um curso de Pedagogia à distância (convênio UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo), criado pelo Programa de Formação de Professores em Exercício no Estado de São Paulo, para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar, com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista) e FPA (Fundação Padre Anchieta).

Trata-se de um curso de Pedagogia presencial, instituído pelo Programa Federal da Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica – PARFOR, com o objetivo de oferecer a primeira licenciatura e promover a formação inicial e continuada dos professores em exercício na rede pública da educação básica, com o apoio da CAPES, órgão que coordena toda a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.). Os cursos de Física e Matemática, também do Programa PARFOR, têm o intuito de oferecer uma segunda licenciatura aos professores em exercício na rede pública, que não possuam a formação específica para a educação básica.

Somados a estes, são oferecidos 6 cursos de Pós-Graduação stricto sensu e 2 cursos lato sensu. O total de alunos matriculados na FCT entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação, é de aproximadamente 3.600. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP se constitui num patrimônio público da mais alta relevância, com reconhecimento geral pela sua eficiente atuação junto à comunidade local e regional.


Os Professores Doutores: Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias recepcionaram os novos calouros da FCT/UNESP no Auditório V da Universidade.

Neste primeiro encontro com Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Pres.Prudente, os calouros compareceram e os ouviram com toda a atenção.


No decorrer da Semana do Calouro foram desenvolvidas inúmeras atividades internas e externas. Uma delas foi representada pelo plantio de 340 mudas de árvores.


Essa plantação demonstra o interesse existente atualmente em preservar o meio ambiente através de um projeto pioneiro que é executado nos fundos de vale da FCT/UNESP.


Os novos alunos também tiveram a oportunidade de conhecer as principais dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a começar pela Biblioteca.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa