mar 30

A partir do início deste ano de 2011, a FCT/UNESP de Presidente Prudente passa a oferecer, sob a coordenação da Profª. Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, o Curso de Pedagogia dentro do Plano Nacional de Formação de profissionais do Magistério de Educação Básica, instituído pelo Decreto Federal nº 6.755 de 2009, ministrado pela UNESP em convênio com o Governo Federal, via CAPES.

Esse projeto é destinado aos professores em exercício na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública estadual ou municipal de São Paulo. Procura integrar os objetivos da Universidade àqueles desenvolvidos pelo sistema de educação básica e oferecer oportunidade aos professores, ainda desprovidos de escolaridade superior, de adquirirem essa formação, melhorando a sua qualificação.

A Coordenadora do Curso explica que existem cinco grupos atendidos nos campus da Unesp de Araraquara, Marília, Bauru, São José do Rio Preto, além de Presidente Prudente. “Desses 200 professores que já estão em atividades, 50 deles são atendidos somente na turma que estuda nesta cidade na Faculdade de Ciências e Tecnologia. São pessoas que ministram aulas na rede municipal há mais de três anos, atuando na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental, na rede pública de ensino estadual ou municipal no Estado de São Paulo”. E salienta que o curso presencial de Pedagogia é gratuito; tem duração de quatro anos, sendo “uma réplica do curso já oferecido para outros alunos na Universidade (período noturno), de 2a. a 6a.feira.

A FCT de Presidente Prudente conta com 50 alunos matriculados, após processo seletivo realizado pela VUNESP. As aulas estão sendo ministradas nas dependências da SEDUC – Auditório da Secretaria de Educação Municipal de Presidente Prudente, em decorrência da falta de espaço no campus para abrigar esse projeto. As atividades de docência nas diversas disciplinas, são de responsabilidade dos professores do Departamento de Educação que já atuam no Curso de Pedagogia, regularmente oferecido na unidade.

Mulheres são a maioria

Para se ter uma idéia melhor a respeito do Curso de Pedagogia PARFOR em convênio com a CAPES/UNESP: estão inscritos atualmente 50 alunos: 44 mulheres e 6 homens. “É a primeira turma resultante dessa parceria, atendendo uma média de 10 municípios. Entre eles: Presidente Prudente, Martinópolis, Regente Feijó, Álvares Machado, Estrela do Norte, Pirapozinho, Marabá Paulista, Indiana, Tarabai e Osvaldo Cruz”. Dessa turma pioneira, constituída por “professores alunos”, 40 atuam na Educação Infantil, sendo 28 deles com tempo de experiência entre três a cinco anos. Os outros 10 educadores estão atuando nos anos iniciais do ensino fundamental.

A Professora Doutora Yoshie ressalta que a Unesp aderiu ao projeto Plataforma Freire – sistema desenvolvido pelo MEC – para que os Educadores efetivos de Escolas Públicas pudessem melhorar a sua qualificação, buscando a sua formação em nível superior no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Durante toda a existência, os docentes do Departamento de Educação desta instituição “investem na melhoria das condições de formação dos professores visando intervir na qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas”.

Secretária Municipal da Educação opina

A Professora Ondina Barbosa Gerbasi – Secretária Municipal de Educação e Cultura de Presidente Prudente – define que o Objetivo do MEC é induzir, formular e implementar uma política nacional de formação inicial e continuada dos professores e demais trabalhadores da educação básica. Esse trabalho – diz ela – é desenvolvido por meio da oferta ou da articulação e colaboração com os diferentes sistemas de ensino e instituições formadoras, para garantir a formação e valorização dos profissionais da educação e a melhoria da qualidade da educação básica ofertadas nas escolas públicas brasileiras.

Assim, foi criada a Rede Nacional de Formação Continuada de Professores de Educação Básica, com o objetivo de contribuir para a melhoria da formação dos professores e dos alunos, com o trabalho de uma equipe que coordena a elaboração de programas voltados para a formação continuada dos professores de Educação Básica em exercício, bem como os diretores de escola, equipe gestora e dirigentes, nos Sistemas Estaduais e Municipais de Educação.

Em Presidente Prudente – de acordo com testemunho da Prof. Ondina – essa formação se concretiza a partir da parceria/convênio com a Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho – UNESP, com o Programa de Ações Articuladas de Formação – PARFOR. Do total de 50 vagas oferecidas para o curso de formação inicial de Pedagogia/UNESP no município-sede, 31 são profissionais da rede municipal de educação, e em sua maioria da educação Infantil.

Para a cidade que está realizando o curso pela primeira vez, a iniciativa representa um ganho de qualidade, na medida em que esses profissionais da educação – muitos deles já com o Magistério – passam a ter uma formação universitária; e consequentemente uma melhoria no atendimento às nossas crianças. O Prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã – tem feito um investimento muito grande em educação. Por isso, foi possível a parceria com a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, para que nossos profissionais tenham daqui para frente, uma formação de qualidade.

A Professora Ondina Barbosa Gerbasi finaliza dizendo que “a municipalidade continuará buscando outras parcerias/convênios para a formação inicial e continuada dos seus profissionais. E assim sendo, esperamos continuar contando com as instituições de formação para chegarmos aos 100% de profissionais da Educação com Curso Superior em breve”.

A Prof.Dra.Yoshie Ussami Ferrari Leite é a Coordenadora do novo curso da FCT/UNESP.

A Prof.Ondina B.Gerbasi representa a Prefeitura de Prudente na parceria com a FCT/UNESP.

Aspecto da sala de aulas que reúne alunos-professores do Curso de Pedagogia.


As aulas são ministradas através de convênio no período noturno – de segunda a sexta-feira.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.