mar 18

O campus universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP- acaba de receber 690 novos estudantes, aprovados no Vestibular 2011 e integrantes de três listas de convocados preenchendo vagas em 12 cursos mantidos pela Universidade em Presidente Prudente. Para recepcioná-los foi promovida a Semana do Calouro – de 21 a 25 de Fevereiro – cumprindo extensa programação, com palestras sobre importantes temas da atualidade e outras atividades. Na abertura todos foram acolhidos carinhosamente no Auditório V pela direção da Faculdade, representada pelos Professores Doutores: Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias, respectivamente diretor e vice-diretor.

Um dos momentos marcantes do encontro dos novos estudantes, professores e monitores, ocorreu no Parque Ecológico na tarde de 4ª. feira, dia 23/Fevereiro, quando foi efetuado o plantio de 340 mudas de árvores, como parte de um projeto de proteção ambiental de fundo de vales. Os trabalhos tiveram o acompanhamento direto e orientação da Prof. Dra. Encarnita Salas Martin e a participação dos novos alunos, como forma de integrar aluno/Universidade/comunidade. Programas de intercâmbio, cadastramento de doadores (Grupo Madu Medula), Integração e Solidariedade também fizeram parte dessa programação especial da Semana do Calouro/2011.

Além das atividades didáticas, culturais, solidárias, esportivas e de esclarecimentos sobre assuntos que farão parte da vida universitária, desenvolvidas durante a Semana, realizou-se ainda uma série de visitas às dependências da Universidade, começando pela Biblioteca, Laboratórios e salas de aulas e vários Departamentos, sempre com acompanhamento de um monitor. Com isso, os calouros tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Campus Universitário em todos os setores, ao mesmo tempo que buscam conhecimento e adaptação ao novo esquema de atividades culturais e científicas.

Ao apresentar suas boas-vindas aos novos alunos, o Prof. Dr. Antonio Nivaldo Hespanhol ressaltou a importância da Universidade na concepção paulista e brasileira, pela sua posição de destaque como uma das melhores do país e do mundo. Lembrou que a Faculdade de Ciências e Tecnologia faz parte da Unesp, atualmente uma das maiores e mais importantes instituições de ensino superior, com 33 Unidades que estão presentes em 23 localidades de São Paulo, sendo a 2ª.maior formadora de Doutores no Brasil. “Na qualidade de dirigentes deste campus, registramos aqui o nosso grande prazer em recebê-los. Esperamos cumprir nosso dever público de contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal de cada um de vocês” – disse o Diretor.

Falando aos calouros, Prof. Nivaldo ressaltou que é terminantemente proibida a aplicação do “trote” na Universidade. Para evitar que atitudes constrangedoras e violentas ocorram, foi instituída em 1999 a Resolução UNESP nº 86, que dispõe sobre o assunto. O “trote” pode ser denunciado através dos telefones da Faculdade de Ciências e Tecnologia – Unesp – Campus de Presidente Prudente. E alertou: Não tolere constrangimentos, atue como cidadão consciente, fazendo valer os seus direitos. Recomendou ainda, respeito aos professores, funcionários e colegas da Universidade, cumprimento das normas estabelecidas e colaborando com a limpeza, mediante utilização dos recipientes adequados à captação do Lixo reciclável.

Em Presidente Prudente, a Faculdade de Ciências e Tecnologia – FCT/UNESP abriga 12 cursos de Graduação, dos quais 4 são oferecidos nos dois períodos, diurno e noturno. Além destes, oferece: um curso especial de graduação em Geografia – Bacharelado e Licenciatura (convênio FCT-UNESP-INCRA); um curso de Pedagogia à distância (convênio UNIVESP – Universidade Virtual do Estado de São Paulo), criado pelo Programa de Formação de Professores em Exercício no Estado de São Paulo, para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Gestão Escolar, com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo), FUNDAP (Fundação do Desenvolvimento Administrativo Paulista) e FPA (Fundação Padre Anchieta).

Trata-se de um curso de Pedagogia presencial, instituído pelo Programa Federal da Política de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica – PARFOR, com o objetivo de oferecer a primeira licenciatura e promover a formação inicial e continuada dos professores em exercício na rede pública da educação básica, com o apoio da CAPES, órgão que coordena toda a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica.). Os cursos de Física e Matemática, também do Programa PARFOR, têm o intuito de oferecer uma segunda licenciatura aos professores em exercício na rede pública, que não possuam a formação específica para a educação básica.

Somados a estes, são oferecidos 6 cursos de Pós-Graduação stricto sensu e 2 cursos lato sensu. O total de alunos matriculados na FCT entre os cursos de Graduação e Pós-Graduação, é de aproximadamente 3.600. A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP se constitui num patrimônio público da mais alta relevância, com reconhecimento geral pela sua eficiente atuação junto à comunidade local e regional.


Os Professores Doutores: Antonio Nivaldo Hespanhol e Marcelo Messias recepcionaram os novos calouros da FCT/UNESP no Auditório V da Universidade.

Neste primeiro encontro com Diretores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Pres.Prudente, os calouros compareceram e os ouviram com toda a atenção.


No decorrer da Semana do Calouro foram desenvolvidas inúmeras atividades internas e externas. Uma delas foi representada pelo plantio de 340 mudas de árvores.


Essa plantação demonstra o interesse existente atualmente em preservar o meio ambiente através de um projeto pioneiro que é executado nos fundos de vale da FCT/UNESP.


Os novos alunos também tiveram a oportunidade de conhecer as principais dependências da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, a começar pela Biblioteca.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa

Escreva um Comentário

Você deve estar logado para escrever um comentário.