nov 28

Como vem ocorrendo há alguns anos, realizou-se em Novembro (16 a 20) a V Semana da Química na FCT/UNESP com a cerimônia de abertura no Auditório do Discente V que envolveu como 1ª palestrante a Profª.Drª.Ana Maria Pires, do Deptº de Física, Química e Biologia. O tema que ela desenvolveu se relacionou com o Ano Internacional da Luz, comemorado em 2015 não só no Brasil, mas também em vários países do mundo. Seguiu-se como principal atração, a Trupe Quimiatividade – Química na cara, que deu “um show” de brincadeiras e muito humor, na abertura e encerramento do evento. A programação prosseguiu a semana inteira,com minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas.

Nos minicursos: Formação inicial dos Professores de Química; A metodologia Lúdica nas aulas de Química e Química das Sensações. Atuação da Profª.Drª.Ana Cláudia Kasseboehmer (IQ-USP), Profª MS Thalita Arthur Pascuallon (IFSP) e Prof.Dr.Pedro Faria. As palestras seguintes foram pronunciadas pelos Profs.Drs: Sérgio Antonio Marques de Lima; Beatriz Eleutério Gois e as Oficinas: “Origin para iniciantes” e “Animações no Ensino de Química – Produções e possibilidades” com os Profs.Ms: Murilo Paiano e Diego Parra, juntamente com o Prof.Dr. Gustavo Bizarria Gibin.

Numa alusão ao tema: 2015, ANO INTERNACIONAL DA LUZ se desenvolveu o evento no Câmpus Universitário da FCT/Unesp, com a participação de convidados especiais de vários pontos do país e a participação costumeira de alunos e ex-alunos do Departamento de Fisica, Química e Biologia. Como contribuição cultural e esportiva, a realizaçao de um Campeonato de Volei marcou o encerramento da Semana. Não faltou ainda, para surpresa de muitos a promoção do I Sarau da Química, que se constituiu numa interessante atração. Esta foi a melhor oportunidade para se promover eventos paralelos, realizados com êxito. Essa iniciativa foi de agrado geral, considerando que ao longo da graduação dos cursos de exatas, não há muitas oportunidades e incentivos para os estudantes participarem dos esportes ou eventos culturais. A V SEQUIPP deu a eles essa excepcional oportundade.

Quimiatividade – cultura, diversão e educação científica

O Grupo Teatral de Ciências, formado por acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química, foi fundado em 2006 junto à FCT/Unesp, sob a denominaçao de “Trupe Quimiatividade”. É responsável pela divulgação da ciência através do estímulo à curiosidade científica e da popularização de informações de tecnologia. Por isso, promove um Show de Química – interativo – em teatros, escolas públicas, centros de ciências e eventos de natureza científico-cultural.

A Trupe utiliza experimentos interativos de Química, que abrangem: conceitos desde o equilíbrio químico a reações orgânicas, perfazendo as quatro áreas básicas da Química: Analítica, Físico-Química, Inorgânica e Orgânica, além de músicas, slides e a Interatividade. Os conceitos envolvidos após cada ensaio químico são explicados de forma simples: buscando relacioná-los com aspectos do dia-a-dia, para que sejam facilmente entendidos. As apresentações públicas são feitas de forma divertida e interativa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A V Semana da Química de Presidente Prudente/SEQUIPP foi aberta oficialmente na noite de 16 de Novembro no Auditório do Discente V da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento voltou com força total, com pleno apoio do Departamento de Fisica, Quimica e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra de abertura foi ministrada pela Profª.Drª. Ana Maria Pires e versou sobre o “Ano Internacional da Luz” comemorado festivamente em 2015.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a platéia presente no Auditório do Discente V, a principal atração foi a apresentação da Trupe Quimiatividade – Quimica na cara – que faz sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com o sorriso de todos, já é possível avaliar o estilo da brincadeira articulada p/ Trupe Quimiatidade, onde o importante é a participação de voluntários.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, tudo termina num final engraçadíssimo ! Os voluntários que se habilitam a realizar as competições programadas são personagens importantes.

Um homenagem digna de registro

A coordenação da V Semana de Química de Presidente Prudente formulou convite ao Prof.Dr.Homero Marques Gomes para tomar parte na programaçao alusiva ao encerramento do evento, na noite de 19/Novembro. Mas o que o convidado não esperava, aconteceu: uma homenagem como surpresa. E além da manifestação expontânea de cada um dos presentes, algumas lembranças entregues pessoalmente e sob aplausos, estando também presentes vários familiares do homenageado.

A manifestação alegrou ainda mais o querido mestre, que falou bastante sobre sua convivência no decorrer dos anos, sendo abraçado e cumprimentado pelos mais íntimos. Esta foi a forma de reconhecimento (numa feliz iniciativa da Profª.Drª. Ana Maria Pires), pela brilhante atuação do Professor Homero em sua carreira profissional. No momento em que ele se aposenta, nada mais justo do que uma manifestão como esta, de júbilo, reconhecimento, apoio e solidariedade. O que foi feito na presença de todos, incluindo diretores e ex-diretores da FCT/Unesp, docentes, amigos e companheiros de todos os tempos, alunos e ex-alunos.

O perfil de um grande mestre

O Prof. Dr. Homero Marques Gomes possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979); Mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutorado em Quimica Analitica (Arar) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Desde 1980 – portanto durante sua pós-graduação – foi contratado pela FCT/Unesp para atuar em Disciplinas da área de Química, oferecidas em cursos existentes na unidade.

Ele foi o precursor, juntamente com a Profa. Maria de Lourdes Corradi, da criação do curso de Licenciatura em Química em 2003, sendo portanto o primeiro coordenador do curso até o início de 2009. Antes das contratações dos demais professores da área de Química se efetivarem, ministrou todas as disciplinas iniciais do curso, se desdobrando em mil e dando aulas até aos Sábados.

Professor Homero foi também o maior incentivador, sempre incansável na busca da consolidação do curso, com a construção da Central de Laboratórios Didáticos equipado com reagentes, mobiliário, vidrarias e equipamentos necessários para as aulas experimentais de qualidade. Ele é considerado sempre, o maior exemplo de dedicação e paixão pela arte de ensinar. E ainda: pelas mãos do dedicado e grande mestre Homero Marques Gomes passaram nove turmas de formandos, que – com toda certeza – jamais o esquecerão!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final da V SEQUIPP – Semana da Química de Presidente Prudente – uma surpresa para o Prof.Dr.Homero Marques Gomes, do DFQB da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Diretores, ex-Diretores, Docentes, Alunos, Amigos, Alunos e ex-Alunos vieram especialmente para homenagear o Grande Mestre, que agora e aposenta.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Manifestações através de diversos pronunciamentos, foram de regozijo e congratulações ao Professor Homero pela sua dedicação à causa do ensino.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como sempre, o Prof.Dr.Homero Marques Gomes mostrou-se feliz por ser lembrado e homenageado por tantos amigos e companheiros de jornada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa manifestação expontânea que marcou a atuação de um Professor, não poderia faltar o netinho, trazendo seu abraço; e os amigos com lembranças.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 27

Esta semana no Câmpus Universitário da FCT/UNESP ocorreu um fato sui-gêneris: Pesquisadores de duas grandes Universidades da China e Holanda, respectivamente, foram recepcionados às primeiras horas da manhã de 2ª.feira, pelo Diretor, Prof.Dr. Marcelo Messias. Os visitantes tiveram o acompanhamento – desde o desembarque no Aeroporto Estadual de Presidente Prudente – do Prof.Dr. Erivaldo Antonio da Silva, Assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa da Unesp (Docente da FCT) e do Prof.Dr.Maurício Galo, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Para os holandeses que foram os primeiros a chegar, a recepção ocorreu na Sala da Diretoria, tendo a frente o Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias. Os visitantes vieram acompanhados pelo Prof.Dr.Maurício Galo. Depois das apresentações de praxe, os docentes holandeses da TU-Delft University of Techbology – Eberhard Gill, Sandra Verhagen, H.P.Paul Urbach e Carel Van der Poel – foram convidados para o “cafezinho matinal” servido pelo pessoalmente pelo Professor Marcelo, utilizando-se uma das máquinas cafeteiras de seu gabinete.

Momentos depois, os docentes – chineses e holandeses – devidamente acompanhados se dirigiam ao Fundacte – Anfiteatro VI – onde o Prof.Dr.Antonio Maria Garcia Tommaselli (Professor Titular do Deptº de Cartografia da Unesp), pronunciou conferência no idioma inglês, especialmente para os visitantes da Universidade de WUHAN/China (Profs.Drs: Li Deren, Gong Jianyawasborn) e da Universidade TU-Delft/ Holanda e outros integrantes das delegações estrangeiras. A conferência versou sobre atividades do grupo de pesquisa em Fotogrametria, da Unesp/Presidente Prudente, que é curso único no Estado de São Paulo, desde 1977.

Através de uma projeção áudio-visual, o Professor Tommaselli mostrou os resultados das pesquisas realizadas nos últimos dez anos, bem como projetos em cooperação com empresas e publicações realizadas em periódicos internacionais. Na sequência, os Professores dessas Universidades visitaram os Laboratórios e conheceram “in loco”, os resultados e equipamentos desenvolvidos.

Na Sala da Diretoria, o Prof.Dr.Marcelo Messias recepcionou por volta das 16hs a representação da China, que foi constituída – além dos docentes já citados – Professor Catedrático da WUHAN University, Li Deren e Gong Jianyawasborn – pelos seguintes membros: Profª.Drª. Yixuan Zhu; Sra.Lite Shi (Secretária de Assuntos Internacionais) e Sra. Liefei Cai (Secretária de Graduação).

Acompanhantes da delegação chinesa: Prof.Dr.Edmur Azevedo Pugliese e Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva, ambos representando o Departamento de Cartografia da FC T/Unesp.

Acordo de cooperação

A visita concretizada na FCT/ Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – já trouxe resultados positivos. O objetivo, segundo fomos informados foi o de retribuir a visita do Assessor de Pró-Reitoria da Unesp, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva e do Doutorando Guilherme Pina Cardim à Universidade de WUHAN/China. No mês de Outubro próximo passado foram realizadas reuniões técnico-científicas, visando o estabelecimento de parceria entre o LIESMARS/WUHAN e o Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Com essa importante visita, ficou acertado que as duas Instituições terão um Acordo de Cooperação. Desta forma, o principal objetivo é o de propiciar o desenvolvimento de pesquisas científicas na FCT, usando imagens digitais do Satélite chinês Z Y – 3 para o estudo da qualidade geométrica do produto chinês. Isso permitirá também o intercâmbio entre Pesquisadores e Estudantes das duas Instituições.

O acordo terá a coordenação do Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp; e pelo Docente e Pesquisador chinês, Prof.Dr.Gong Jianya, da WUHAN University.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A primeira Delegação a chegar no Câmpus da FCT/Unesp veio com quatro docentes da TU-Delft University of Technology, diretamente da Holanda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Acompanhados pelo Prof.Dr.Maurício Galo, do Deptº de Cartografia, os visitantes foram recepcionados pelo Diretor, Prof. Dr. Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O 1º contato teve por principal finalidade relatar as atividades atuais desenvolvidas pela TU-Delft /Universidade de Tecnologia, sediada na Holanda.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Concretizadas todas as apresentações, verificou-se a 1ª reunião na Sala de Apresentação de Projetos da Cartografia pelo Prof.Dr.Maurício Galo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Posteriormente, apresentou-se a representação da China, constituída por três Docentes e duas Secretárias de Assuntos Internacionais e Graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os integrantes da Delegação chinesa tiveram um diálogo franco e cordial com o Diretor da FCT/Unesp, tratando de importantes assuntos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Estabelecidos os critérios de maior relevância, foi acertado um “Acordo de cooperação”, estabelecendo-se um intercâmbio que favorece Pesquisadores e Estudantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VII da Fundacte, realizou-se importante encontro que reuniu docentes da China e da Holanda, com estudantes e docentes da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Professor Catedrático da WUBAN University, da China fez ampla exposição sobre o Projeto de Intercâmbio que acaba de ser firmado com a FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 25

No período compreendido entre 12 a 14 de Novembro deste ano, realizou-se na FCT/Unesp o V Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST, que escolheu este ano como tema “Inovar no presente, transformar no futuro”, evento que contou com mais de 80 participantes, entre docentes, discentes, palestrantes e membros da organização.

O V SEAJEST foi mais um evento de sucesso, realizado pela Empresa Júnior de Estatística – EJEST – desde 2010, com o propósito de mostrar a realidade do mercado de trabalho para estudantes de graduação, que atualmente fazem parte do Programa de graduação do curso de Estatística, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Contando sempre com a presença de profissionais de diversas áreas de atuação, que abordam tendências e dicas do mercado de trabalho. Além de palestras, o evento traz minicursos de Softwares Estatísticos e também conta com a presença de ex-alunos do curso de Estatística que compõem a mesa.

É nesse aspecto que ocorre a troca de experiências sobre experiências envolvendo alunos no mercado de trabalho. Acrescente-se a essa atividade, entrevistas e demais assuntos relacionados a empregos que tiveram, bem como empresas da área em que atuaram ultimamente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A abertura oficial do V Simpósio de Estatística Aplicada da EJEST – V SEAJEST – realizou-se no Auditório do Discente V da FCT/Unesp, no dia12/Novº.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cumprindo o cerimonial de abertura, foram vários os pronunciamentos, evidenciando principalmente a importância da Estatística nos dias atuais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palavra do Prof.Dr.Mario Tarumoto – com todas as suas ponderações – é sempre ouvida com o maior interesse possível, pois se trata de um docente da mais alta competência.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 20

No período de 09 a 13 de Novembro foram realizados na FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – a Semana da Computação (SECOMPP 2015) e o WRVA – Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, organizados pelo Conselho do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação com o apoio do Departamento de Matemática e Computação (DMC) e a Direção da FCT/UNESP, representada pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, que presidiu o ato inaugural. Presentes – além de docentes e discentes – inúmeros participantes de outras regiões e também de outros Estados brasileiros.

A realização de semanas de cursos em Presidente Prudente já é uma tradição no DMC; e a cada ano se consolidam como uma referência junto à comunidade local e regional. O mais importante a ser observado é que cada vez mais está havendo maior interesse pelas atividades acadêmicas, científicas e culturais; aqui promovidas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, sempre nos prestigiando com sua presença a participação no evento.

O Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA 2015), atualmente em sua 12ª.Edição permitiu – num período de três dias – a difusão de informações e tecnologias por meio de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de pesquisas em desenvolvimento nas áreas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. No fechamento do Workshop no Auditório do Discente V, realização do INTERCOMPP 2k15 na programação noturna, seguido de uma atividade cultural das mais atraentes.

Os primeiros trabalhos da Semana

Os trabalhos do Workshop no dia 9 até o seu encerramento, foram marcados pela realização da 1ª palestra proferida no Auditório do Discente V por Fátima Nunes, versando sobre a “Realidade virtual aplicada à saúde no Brasil: conceito, tecnologias e panorama atual”. Nos dias seguintes: Claudio Kirner e Marcelo de Paiva Guimarães.Temas: ”Realidade aumentada e a inovação inclusiva” e “Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada no ensino”. A última palestra ministrada por Aligran Soares da Silva versou sobre: “Sua carreira no Quadrante de Pasteur”.

Minicursos e Mesas redondas, apresentação de trabalhos (Pôsters) e sessões técnicas e de demonstrações, bem como atividades culturais foram desenvolvidos do 1º ao 5º dia, com a presença e participação de convidados especiais. Nas mesas redondas, atuação dos Profs.Drs.: Danilo R.Pereira (ex-aluno da FIPP-UNOESTE); Lenon Fachiano Silva (Pós-graduação/FCT-UNESP); Luis Horacio Ramos Isique (Diretor da INTEPP); Pedro Henrique Reis (ex-aluno/DBI); Rafael Silva Santos (Pós-graduação/FCT-UNESP) e Wilson Estécio Marcíli Junior (Aluno da FCT-UNESP).

Minicursos bastante movimentados

Os mini-cursos do WRVA envolveram a participação dos seguintes docentes: Luciano Silva, Mário Popolin Neto, José Remo Ferreira Braga, Cláudio Kirner, Christopher Schneider Cerqueira, Igor Moraes e Alexandre Cardoso. A carga-horária foi fixada em 4 horas à cada matéria. Minicursos com as seguintes titulações: “Desenvolvimento de Sistemas de RV e RA em Ultra-Alta Resolução (UH-4K); Desenvolvendo Aplicações de Multiprojeção de Jogo Unity utilizando o Unity Cluster Package; Utilização de Realidade Aumentada no loop de controle de um drone e Modelagem e Desenvolvimento de ambientes virtuais com 3DSmax e Unity. Simultaneamente foi cumprida uma programação de mini-cursos voltados à Semana da Computação/SECOMPP, do dia 9 até o encerramento do evento na tarde e noite de 13/Novº.

A totalidade dos minicursos e demais trabalhos realizados pelo Departamento de Matemática e Computação da FCT/UNESP (com o apoio da FAPESP, FUNDUNESP, PROEX, SBC e Centro local de apoio à Extensão/CLAE da FCT/UNESP), envolveram centenas de participantes e tiveram sua realização no período de 9 a 13/Novº, com os seguintes ministrantes: Wilson Estécio, Pedro Daniel Cerqueira Gava, Renato Santos, Lívia Gabos, Guilherme Cavichiolli, Renan Pupim, Teodoro Balbino Calvo, Rafael S.Santos, Ricardo Ywata, Wilson Estécio, Ives Renê, Guilherme Cavichioli, Renan Pupin, Helton Sapia e Anderson Juhasc.

Os temas apresentados foram: “Desenvolvimento de Interfaces Gráficas com Qt”; Introdução ao ROS (Robot Operational System); Desenvolvimento Android – Novas Tecnologias; Prototipação e teste de usabilidade na prática; Sass: trabalhando com pré-processadores CSS; Coletando dados de partidas de Dota2 uand Python; Introdução à programação em CUDA C; Mineração em Banco de Dados; Introdução ao Desenvolvimento WEB; Introdução ao LaTeX e Introdução à Criptomoedas”.

Excelente participação dos visitantes

Estiveram presentes aproximadamente 200 participantes, sendo que no WRVA os participantes vieram de diversas regiões do País, destacando Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Recife e Belém. NA SECOMPP a maioria dos participantes foram os alunos do Curso de Ciência da Computação da FCT.

Durante os eventos os participantes puderam trocar de experiências, além da oportunidade para o “enriquecimento” da prática profissional, tendo em vista a diversidade de conhecimentos expostos durante todos os dias dos eventos relativos à Semana da Computação/SECOMPP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou dois importantes eventos de 9 a 13/Novº que foram presididos pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Simultaneamente foram realizados no Auditório/Disc.V, o Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (de 9 a 11 de Novembro), e a Semana da Computação/ SECOMPP, de 9 a 13 de Novembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os dias – de conformidade com a programação previamente elaborada – foram debatidos e avaliados assuntos da maior importância, tendo participantes de vários Estados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Workshop de Realidade Virtual Aumentada está atualmente em sua 12ª Edição, permitindo num período de três dias, a difusão e informações preciosas sobre a moderna e avançada tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Apresentação de trabalhos (Pôsters), palestras, minicursos e sessões técnicas e de demonstrações foram muito importantes para o êxito desse evento realizado pelo Departº de Matemática e Computação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, uma seleção de trabalhos para avaliação e premiação. Destaque para os melhores, que foram chamados nominalmente – depois de um sorteio – entre todos os participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como é natural, entre os contemplados um momento de descontração e alegria por fazer parte de um grupo dedicado à pesquisa tecnológica e científica com apoio da FAPESP,PROEX,SBC e CLAE.

Clique para ampliar!
Nos momentos finais, foi realizada a Cerimônia de Premiação do INTERCOMPP 2K15 – Campeonato Interclasse disputado entre os alunos do Curso de Ciência da Computação, as partidas finais fizeram parte da Programação Oficial da SECOMPP 2015.  A Equipe  “Bar Sem Lona” (na foto) – Campeã deste ano – é composta pelos alunos do 2º ano do curso.

Clique para ampliar!
Os Profs.Drs.Ronaldo Celso Messias Correia e Celso Olivete Júnior (Coordenadores), juntamente com demais integrantes do DMC da FCT/Unesp sentem-se realizados e agradecidos com o êxito de mais esse trabalho.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 20

“Mãos negras: juntas construindo uma sociedade livre de racismo e preconceito”. Este foi o tema adotado este ano, para a realização de um acontecimento histórico e da mais alta importância para uma celebração pública – sob a organização do Coletivo Mãos Negras – e coordenação do Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O evento realizou-se nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2015.

A programação foi aberta através de uma apresentação ao ar livre, com o “Xirê dos Orixás” onde se evidenciou a palavra da Professora Ivonete Aparecida Alves, anunciando o inicio do espetáculo de arte, cultura e beleza. Tudo organizado pelo Coletivo Mãos Negras, com ritmo e coreografia que chamaram a atenção de todos os presentes. Seguiu-se a palestra do Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, da Unesp/Bauru, na Mesa de Abertura no Anfiteatro I. Enfoque no tema: “A rearticulação do NUPE – Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp”.

No dia 13/Novº – realizou-se Mesa redonda envolvendo o tema: “Genocídio da juventude negra”. Palestrante convidado: Gustavo Picch – Defensor Público (da Defensoria de Presidente Prudente) – 9ª Vara das Execuções Penais. No dia seguinte (14/Novº) – Rodas de debate no Centro Cultural Matarazzo, com Taís Makia Teles. Tema: Enegrecendo a mente e o feminismo. Mediação do Coletivo Mãos Negras. Foi também ministrado um curso de bonecas “Abayomis”, pela Professora Ivonete Aparecida Alves, no período matinal do dia 13.

O encerramento verificou-se no período noturno do dia 14, com o “Sarau Literário” na Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas – Balcão da Lua. É importante frisar que foi montada na Biblioteca da Unesp, uma completa exposição de fotos, trabalhos e obras artesanais. A mostra está franqueada aos visitantes interessados até o final do mês de Novembro. Responsabilidade do Coletivo Mãos Negras e Coletivo Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil – Arte – Educação – Cultura. No Hall de Entrada e demais espaços da Biblioteca.

Curso de bonecas

O conteúdo do curso de bonecas é explicado por Ivonete: “Desvelar e identificar o estágio de assunção étnico e racial dos (das) participantes de oficinas, ofertando oportunidade de diálogo – aliado ao trabalho artesanal – na confecção de uma atividade de altos significados para o Movimento Negro no Brasil. Confeccionar bonecas Abayomis; usar parte das bonecas confeccionadas para adornar com a estética afro, locais do campus: elaborando intervenções artísticas, onde a boneca esteja presente” – concluiu.

O primeiro convidado

Para falar sobre a “Rearticulação do Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp”, na abertura do III Seminário de Consciência Negra, no Anfiteatro I da FCT/Unesp, o Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier teve seu Curriculum Vitae apresentado pela Professora Ivonete Aparecida Alves. Ele é Pós-Graduado em Comunicação Social Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990); Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2000) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2004), com ênfase em Comunicação e Cultura.

Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP); professor da Universidade Estadual Paulista na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Unesp/Faac); Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec); coordenador do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa/FAAC/UNESP/Bauru) e representante da Universidade Estadual Paulista no Conselho Municipal de Cultura, em Bauru.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, Economia Criativa, Cultural), e atua nos seguintes temas: afrodescendentes, racismo, fundamentos do jornalismo, esfera pública, cidadania e esfera política, mídia radical, economia criativa, gestão cultural. É também Professor Colaborador, credenciado no Programa de Pós Graduação Mídia e Tecnologia [PPGMiT] [FAAC/UNESP/Bauru]. Coordenador Executivo do Núcleo Negro UNESP para Pesquisa e Extensão.
Qual o significado deste Seminário ?

O Seminário de Consciência Negra, é um evento anual organizado pelo Coletivo Estudantil Mãos Negras: juntas construindo uma sociedade livre de racismo e preconceito da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Presidente Prudente. Em sua terceira edição, o seminário traz como tema: “O grito negro ecoa no silêncio”, que tem sido orientado para as questões étnicas e raciais, com foco especial à estética (corpo negro e cabelo crespo) e sua relação como um suporte para constituição ou reconstituição da identidade negra.

Os “Mão Negras” entendem que a discussão da estética por estas dimensões, tem sido um instrumento de empoderamento para a quebra de estereótipos racistas e discriminatórios, compreendendo que os padrões estéticos de corpo e cabelo perpassam o multiculturalismo, as relações raciais e de gênero, e contemplam desde o espaço familiar aos espaços de amizades, militância e de relacionamentos afetivos.

Neste contexto, o III Seminário de Consciência Negra, buscará estimular o debate sobre a condição social dos negros(as) na sociedade, destacando os padrões estéticos que os afligem e sua (des)construção e reconstruções, como elementos essenciais à contínua libertação dos portadores de corpos negros e de cabelos crespos ou de elementos de negritudes variadas, que influemciam e permitem serem influenciadas socialmente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um show ao ar livre – Xirê dos Orixás – marcou a abertura do III Seminário de Consciência Negra, na noite de 12 de Novembro no Câmpus da FCT/Unep.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Ivonete Aparecida Alves fez a abertura do Seminário que é reeditado pela terceira vez na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a coordenação do Coletivo Mãos Negras, o espetáculo se constituiu numa atração surpresa para os participantes e convidados desse evento significativo da Consciência Negra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da FCT/Unesp, como parte desta celebração, inúmeras publicações evidenciando a figura de Zumbi dos Palmares e outras obras da maior expressão brasileira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como convidado muito especial para falar sobre “A rearticulação do Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp”, o Prof.Dr.Juarez Tadeu de Paula Xavier, Unesp/Bauru-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma seleta platéia formada por docentes, alunos, amigos e convidados, compareceu ao Anfiteatro I da FCT/Unesp, a fim de prestigiar o evento deste final de ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra do Professor Juarez Tadeu de Paula Xavier mereceu atenção especial de todos que o assistiram, pois abordou o tema de forma clara e objetiva em todos os aspectos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Biblioteca da Unesp, uma completa exposição de fotos, trabalhos e obras artesanais, especialmente preparadas para este período, recebendo visitantes da cidade e região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cena das bonequinhas“Abayomis”confeccionadas na Nzinga-Arte-Educação e Cultura- e a palestrante Taís Makia Teles(ao lado da Profª.Ivonte),na palestra “Enegrecendo a mente e o feminismo”, no Centro Cultural Matarazzo.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 16

Durante a realização dos Jogos Universitários, a Equipe da Atlética – representada por jogadores de basquetebol masculino e futebol de salão – teve uma atuação das mais brilhantes, conquistando dois importantes títulos estaduais para Presidente Prudente. Essa consagração se efetivou nas partidas finais realizadas no Centro Olímpico do Ibirapuera, na capital do Estado, de onde saíram os novos Campeões do ano 2015.

O feito foi comemorado festivamente: Primeiro na Capital e depois, na chegada à cidade de Presidente Prudente. Em poder dos “Campeões”, um grande troféu trazido em mãos para ser entregue à Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Profs.Drs.:Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Fº. Na mesma oportunidade, cada Atleta presente pode exibir suas medalhas conquistadas brilhantemente em três competições decisivas, tanto no basquete como no futebol de salão.

Os Atletas retornaram empolgados com os resultados obtidos; e agora numa missão especial, foram acompanhados de seus dirigentes técnicos, com a liderança do Diretor da Associação Atlética Acadêmica/AAA, da FCT/Unesp, Eric Ribeiro Lemes. Trata-se de um aluno do Programa de graduação, cursando o 4º ano de Engenharia Cartográfica, com três anos de dedicação à causa do esporte no FCT/Unesp.

Pelos Jogos Universitários deste ano, a Equipe de basquetebol masculino da Unesp de Presidente Prudente enfrentou o UNISANTA de Santos/SP, o UNIARARA, de Araras/SP e na decisão final: Prudente x FEFISA, de Santo André/SP. Nas disputas de futebol de Salão, nossa Equipe enfrentou o UNICAMP, vencendo-o por 4 x 2. Em seguida, o FATEC de São José dos Campos, também derrotado pela Equipe de Presidente Prudente (FCT/Unesp), pela contagem de 10 x 4.

Na competição final – decisiva do título de Campeão – contra o FCS de Santos/SP, vitória de Presidente Prudente pelo score de 4 x 0. Destaque também pela conquista de Troféus para os dois melhores artilheiros de basquete masculino e futebol de salão. Técnicos: Negativo e Vinicius, respectivamente. Este último, além de Técnico, também um dos Jogadores da Equipe .

Destaque para os integrantes das Equipes campeãs

São os seguintes os jogadores que se destacaram nessa brilhante atuação, trazendo para Presidente Prudente dois títulos de Campeões Estaduais de basquetebol masculino e futebol de salão: Diego, Douglas, Ian, Anderson, Rafael, Bruno, Ítalo, Eric, Fabiano e Usman. Futsal: Júlio, Renan, Mateus, Lucas, Eduardo, Michel, Lucas Leal, Henrique, Rafael, Vinicius, Wiliam e Hugo, foram os integrantes da Equipe.

Diego foi o “Cestinha” e na classificação geral, escolhido como o “Melhor Jogador” da Equipe campeã (com Troféu), enquanto Rafael, classificou-se como o Melhor Artilheiro (com Troféu); e Vinícius, Jogador e Técnico ao mesmo tempo, com louvores pela atuação da Equipe que liderou nos Jogos Universitários de 2015.

Eric Ribeiro Lemes (21 anos) estudante universitário com dedicação às atividades esportivas como Diretor da Associação Acadêmica Atlética, ao ser cumprimentado pelos Diretores da FCT/Unesp, foi categórico: “Título animou; e agora vamos para uma nova luta em 2016”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Consagrados como Campeões de basquetebol masculino e futebol de salão, integrantes das duas equipes são recepcionados no bloco central da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No primeiro contato com o Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho, eles recebem as boas-vindas e cumprimentos pelas brilhantes vitórias em SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ostentando medalhas conquistadas nos Jogos Universitários do Estado de São Paulo, eles seguem direto para a Sala da Diretoria da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao adentrar na Sala do Diretor (Prof.Dr.Marcelo Messias), todos eles são cumprimentados um a um, pelo feito brilhante nas ultimas competições do ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Diretoria, além das medalhas trazidas por cada um, os Atletas e dirigentes das duas equipes campeãs também apresentaram o grande Troféu conquistado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O feito extraordinário nas competições de basquete e futebol de salão (realizadas pela Associação Atlética Acadêmica), mereceu comemoração especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada um dos Atletas Campeões foi contemplado com uma lembrança por essa brilhante conquista nos Jogos Universitários documentada com fotos especiais.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 12

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro foi realizado na FCT/UNESP o I Congresso Brasileiro de Educação Física, organizado pelo Departamento de Educação Física. Com os professores Luís Gobbo, Fábio Santos, Denise Albuquerque, Luiz Rogério Romero e Ismael Freitas na comissão organizadora, 6 professores pesquisadores nas áreas Escolar, da Saúde e do Rendimento Esportivo foram convidados para participar do evento. Na programação elaborada especialmente para o Congresso, foram desenvolvidas mesas redondas, tratando de assuntos sobre a formação e a atuação profissional na grande área da Educação Física.

No dia 4 pela manhã, os professores Lino Castellani Filho (UNICAMP) e Rogério Santos (UFSC) discutiram a formação do profissional atuante na área escolar. Foi o primeiro participando da mesa, coordenada pelo prof. Luiz Rogério, de forma presencial, e o segundo, por videoconferência. À tarde, os professores Emerson Franchini (USP) e Valéria Panissa (USP), participaram da mesa redonda do Esporte e Rendimento, coordenada pelo prof. Fábio Santos. No dia 5, de manhã, o prof. Luís Gobbo coordenou a mesa resonda da área da saúde, com os professores Pedro Hallal (UFPEL), por videoconferência, e o prof. Raphael Ritti-Dias, pesquisador do Hospital Albert Einstein, presencialmente.

Juntamente com o I CONBREF, foi realizada a XIII Semana da Educação Física da FCT/UNESP. Os alunos participantes, além de assistir às mesas redondas, puderam participar de oficinas práticas nas três áreas do evento, proferidas por alunos dos programas de Pós-graduação de Ciências da Motricidade e de Fisioterapia. Por fim, 40 trabalhos foram apresentados nos dias 3 e 4 por alunos da Educação Física e Fisioterapia. Com destaque nas áreas escolar, da saúde e do rendimento esportivo, sendo que grande parte desses trabalhos foram apresentados por alunos da graduação do DEF / FCT / UNESP, participantes dos diversos projetos de extensão realizado no campus de Presidente Prudente.

Pelas informações do Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, para 2016 já existe planejamento para a realização do II CONBREF. A exemplo dos anos anteriores, o evento será realizado no fim do ano. Fazendo parte obrigatória do calendário, será realizada simultaneamente a XIV Semana da Educação Física nas proximidades do dia dedicado ao Profissional de Educação Física, ou seja: em 1º de Setembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante a abertura do evento no Auditório/Discente V começaram os pronunciamentos para demonstrar a importância da realização desse novo Congresso. Falando o Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguiu-se com a palavra, o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outros docentes também se expressaram da melhor forma, a fim de transmitir não só seus conhecimentos pessoais, como tabém uma orientação segura a todos os profissionais da área.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes do I Congresso Brasileiro de Educação Física, realizado em Pres.Prudente tiveram o privilégio de ouvir importantes relatos, nas palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos debates desenvolvidos na programação específica do I Congresso Brasileiro de Educaçaõ Física e XIII Semana da Educaçaõ Fisica da FCT/UNE/SP, os temas foram os mais atualizados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Num balanço geral, a conclusão é de que o evento alcançou pleno êxito, garantindo assim a realização do próximo do II CONBREF, que estará fazendo parte do novo calendário de 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
É importante ressaltar que após o sucesso desses últimos eventos, já existe um planejamento para outra celebração em 01/Setº de 2016, dia dedicado ao Profissional de Educação Física.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 06

Com 180 inscritos e grande número de pesquisadores de todo o país, realizou-se nos dias 29 e 30/Outubro no Auditório/Discente V da FCT/ Unesp um Workshop, que cumpriu extensa programação. A Abertura foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias na manhã de 29/Outº, estando também presentes inúmeras autoridades e convidados. Tema do Encontro: Uso de VANT’S: Uma abordagem legal e técnica, tendo como conferencista, o Engº Roberto José Silveira Honorato, Gerente Téconico de Processo Normativo Superintendência de Aeronavegabilidade – ANAC.

No ato de abertura falaram: o Prefeito Milton Carlos de Mello; os Engenheiros Agrimensores Francisco de Sales Vieira de Carvalho –Coordenador Nacional – e William de Figueiredo Bitencourt – Coordenador Adjunto – ambos representando as Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura/CCEEAGRI e o Prof.Dr.Amilton Amorim, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A conferência inicial versou sobre: A regulamentação para a utilização de Veículos Aéreos Não tripulados – VANT’S – no território nacional e foi seguida pela participação do Prof.D.Eliomar Pereira da Silva Filho, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia/UFRO. A 1ª mesa redonda tratou do tema: Momento Técnico, com a mostra de experiências empresariais. No período da tarde, duas palestras se evidenciaram; sendo a 1ª proferida pelo representante do CREA. No fechamento do 1º dia, palestra “Mutua SP”, envolvendo docentes, estudantes e pesquisadores.

Três mesas redondas num só dia

No 2º dia, nada menos que três mesas redondas: às 8h00; às 10h15 e às 14h00. Sempre com enfoque em Veículos Aéreos Não Tripulados/VANT’S, ou na linguagem popular: Drones. Emprego de VANT – com tecnologias aliadas ao Cadastro Técnico Multifinalitário, Gestão territorial e regularização fundiária, com o Engenheiro Cartógrafo, Docente do Deptº de Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp, Prof.Dr.Amilton Amorim, Conselheira da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura – CEEAGRIM/CREA/SP e Diretor Técnico-Profissional da ABEC-SP.

Outros participantes dos debates e da 1ª mesa redonda: Prof.Dr.Daniel Carneiro da Silva, Professor Associado do Departº de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; Tiago Tiedtke dos Reis, representando a SensorMAP – Empresa especializada em desenvolvimento de tecnologias de VANT, com sede em Presidente Prudente/SP. A partir daí, foi reservado um período aproximado de 20 minutos para o Coffee Break no Boulevard “Messias Meneguette Junior”- ao lado do Auditório/Discente V.

Em todos os momentos, o evento dedicado à abordagem legal e técnica de veículos aéreos não tripulados (VANT’S) contou com a presença de participantes das mais variadas regiões brasileiras, com destaque para uma grande equipe do ”Águia 10” do 18º BPM-I de Presidente Prudente e de São José dos Campos, comanda pelo Capitão PM Rubens e Tenente PM, Carvalho, além de estudantes e docentes do curso de Engenharia Cartográfica e Ciências da Computação da FCT/Unesp.

Na 2ª mesa redonda, foi debatida a Formação Profissional e desenvolvimento de pesquisas na Universidade, relacionadas à utilização de VANT’s. Envolvimento do Coordenador de projeto financiado pela FAPESP, em cooperação com pesquisadores da Finlândia, Prof.Dr.Antonio Garcia Tommaselli; Prof.Dr.Mauro Issamu Ishikawa (Coordenador do curso de Engenharia Cartográfica) e outros docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Nos momentos finais, durante o período da tarde de 30/Outº, a 3ª mesa redonda, para tratar especialmente das normas e condições atuais par a utilização de VANT’S com finalidade de mapeamento. Atuação do Engº Luiz Alberto Concentino Munaretto – Diretor da Sirius e Instrutor de cursos aeronáuticos e consultor na área de VANT’S, sob a coordenação da Profª.Eloisa Della Justina, que representou o Engº Agrimensor Francisco de Sales Vieira de Carvalho, Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura – CCEEAGHI.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A realização deste evento aberto pelo Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, se deve ao esforço e empenho de várias pessoas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Workshop – Uso de Vant’s: uma abordagem legal e técnica foi coordenado pelo Prof.Dr.Amilton Amorim, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp e Conselheiro do CREA/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Primeiros pronunciamentos: do Coord.Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, Engº.Agrimensor Francisco de Sales Vieira de Carvalho e do prefeito Milton Carlos de Mello (Engº Civil).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além dos palestrantes e convidados deste evento, presença de uma representação da Patrulha Aérea com atuação nas áreas de segurança da Equipe “Águia” da PM, em Pres.Prudente e S.J.dos Campos.

Os objetivos do evento

O Prof.Dr.Amilton Amorim – do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp – e também Conselheiro do CREA/SP, teceu considerações sobre os resultados alcançados ao término do Workshop – “Uso de VANT’s: Uma abordagem legal e técnica”, ressaltando: “O avanço tecnológico na área das geociências tem provocado uma importante mudança de paradigmas no sentido da inovação dos processos de mapeamento”.

Com um mercado promissor – disse – a possibilidade de utilização dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) para a execução de diversas atividades, tem estimulado muita discussão em torno das demandas e possibilidades de aplicação dessa tecnologia no país. O objetivo geral do evento foi divulgar o andamento dos trabalhos da regulamentação do uso dos VANT’s, com a finalidade de informar o mercado e permitir que os profissionais (usuários) possam planejar suas ações.

Além disso a iniciativa auxilia no processo de difundir e socializar informações técnicas e/ou conhecimento de novas tecnologias inerentes à modalidade e obter conhecimento das principais áreas de ação e atuação dos profissionais da modalidade no âmbito governamental aplicada a Agrimensura, Cartografia e Geografia. Neste sentido – declara o Professor Amorim – o principal tema debatido no referido evento foi a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) em atividades de aerolevantamentos, produzindo principalmente mapeamentos com grande qualidade, em termos de precisão posicional.

Também é importante ressaltar que, ficou claro aos participantes que, não basta comprar um equipamento desses e sair por aí fazendo mapeamentos, uma vez que a profissão, dos Engenheiros Cartógrafos e Engenheiros Agrimensores (profissionais que detêm a atribuição legal para a execução de aerolevantamentos),é regulamentada por lei. Sendo assim, qualquer empresa que se proponha à execução de mapeamentos utilizando os chamados VANT’s ou DRONES, devem possuir em seu quadro de funcionários, um profissional detentor da atribuição legal responsável técnico que seja registrado no sistema CONFEA/CREA.

Este evento foi organizado pela APEAESP – Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura – CCEEAGRI, Câmara Especializada em Engenharia de Agrimensura do CREA-SP – CEEA, Departamento de Cartografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente e CREA/SP, assumindo o papel de fomentadores de grandes debates de interesses de profissionais do Sistema CONFEA/CREA, por meio deste tão importante tema.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento reuniu importantes representações de vários Estados brasileiros e foi desenvolvido em cumprimento a uma extensa programação que durou três dias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia presente no Auditório do Discente V, acompanhou com muito interesse a conferência de abertura e as palestras e desenvolvidas durante a realização deste evento, de excelente aproveitamento para todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A programação elaborada especial, reuniu pesquisadores. Dentre os quais, a Profª.Drª.Encarnita Salas Martin e o Prof.Dr.Antonio M.G.Tommaselli, de Engenharia Ambiental e Engenharia Cartográfica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também presentes, com participação ativa no Workshop, (com 4 mesas redondas), diversos docentes e representantes de empresas e importantes órgãos especializados em VANT’s ou “Drones”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final do Workshop, com oportunos esclarecimentos sobre o uso e operações de VANTS – ou Drones popularmente conhecidos – uma demonstração pelo Prof.Dr.Amilton Amorim que chamou a atenção da Equipe “Águia 10”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para fechar com “chave de ouro” esse encontro inédito, uma fotografia reunindo os principais participantes deste acontecimento que se realizou com o apoio do CREA/SP e vários órgãos, incluindo a APEAESP e CCEEAGRI.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

nov 06

Com abordagem do tema: “O clima urbano das cidades do interior do Estado de São Paulo: um análise do campo térmico de Assis, Cândido Mota, Maracaí e Tarumã”, a candidata Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba – do Programa de Pós-Graduação em Geografia – defendeu tese de Doutorado no último dia 29/Outubro, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Câmpus de Presidente Prudente.

A Comissão Examinadora foi constituída pela Profª.Drª. Margarete Cristiane de Costa Trindade (Orientadora e presidente da mesa); Prof.Dr.José Tadeu Garcia Tommaselli, ambos do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Edilson Ferreira Flores, do Deptº de Matemática, Estatística e Computação da FCT/Unesp e Profª.Drª.Cintia Minaki, da Universidade Estadual de Maringá/PR.

A tese sob avaliação

A defesa pública ressaltou diversos aspectos do clima urbano, em especial a temperatura e umidade verificadas nas cidades pesquisadas da média sorocabana. Com ênfase na situação predominante de quatro cidades: Assis, Candido Mota, Maracaí e Tarumã, com aumento de problemas ambientais que afetam a qualidade de vida de seus habitantes. Assim – diz a Doutoranda – alguns eventos passaram a ocorrer com maior freqüência, com o aumento das precipitações, da poluição do ar e queda da umidade relativa juntamente com a elevação da temperatura, gerando um novo clima urbano.

Referindo-se à pesquisa desenvolvida sob a ótica do campo técnico nessas localidades, afirma Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba em sua tese: A primeira (Assis), configura-se como cidade de médio-porte; e as demais, de pequeno porte localizadas no Oeste do Estado de São Paulo. “Desta forma, a hipótese desta pesquisa é a de que as cidades estudadas, mesmo sendo de porte médio e pequeno, já apresentam modificações no campo térmico e higrométrico, uma vez que já tiveram transformações na sua superfície pela urbanização”.

A candidata ao Doutorado/Geografia na FCT/Unesp diz mais: “Como método de pesquisa utilizou-se o Sistema Clima Urbano proposto por Monteiro (1976), considerando-se o subsistema termodinâmico baseado no canal de percepção humana no conforto térmico. Foram classificados os atributos geoecológicos e geourbanos das cidades estudadas”. Ref.Assis, Cândido Mota, Maracaí e Tarumã – enfatizou.

Posteriormente foi feita coleta de dados meteorológicos, através de pontos fixos e móveis simultaneamente em todas as cidades propostas para se verificar como cada uma delas interfere na temperatura e umidade sob a atuação dos mesmos sistemas atmosféricos. Os dados coletados possibilitaram a elaboração de cartas de isotermas e isoígras, para assim se traçar o perfil do clima urbano das cidades sob atuação dos sistemas atmosféricos superiores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Gislene Figueiredo Ortiz Porangaba, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado na FCT/Unesp no dia 29/Outubro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Comissão Examinadora reuniu-se no Anfiteatro II e a Doutoranda foi prestigiada com a presença de familiares, colegas de turma e amigos. A Orientadora foi a Profª.Drª.Margarete Cristiane de Costa Trindade Amorim, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP