nov 20

No período de 09 a 13 de Novembro foram realizados na FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – a Semana da Computação (SECOMPP 2015) e o WRVA – Workshop de Realidade Virtual e Aumentada, organizados pelo Conselho do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação com o apoio do Departamento de Matemática e Computação (DMC) e a Direção da FCT/UNESP, representada pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, que presidiu o ato inaugural. Presentes – além de docentes e discentes – inúmeros participantes de outras regiões e também de outros Estados brasileiros.

A realização de semanas de cursos em Presidente Prudente já é uma tradição no DMC; e a cada ano se consolidam como uma referência junto à comunidade local e regional. O mais importante a ser observado é que cada vez mais está havendo maior interesse pelas atividades acadêmicas, científicas e culturais; aqui promovidas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, sempre nos prestigiando com sua presença a participação no evento.

O Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (WRVA 2015), atualmente em sua 12ª.Edição permitiu – num período de três dias – a difusão de informações e tecnologias por meio de palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de pesquisas em desenvolvimento nas áreas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada. No fechamento do Workshop no Auditório do Discente V, realização do INTERCOMPP 2k15 na programação noturna, seguido de uma atividade cultural das mais atraentes.

Os primeiros trabalhos da Semana

Os trabalhos do Workshop no dia 9 até o seu encerramento, foram marcados pela realização da 1ª palestra proferida no Auditório do Discente V por Fátima Nunes, versando sobre a “Realidade virtual aplicada à saúde no Brasil: conceito, tecnologias e panorama atual”. Nos dias seguintes: Claudio Kirner e Marcelo de Paiva Guimarães.Temas: ”Realidade aumentada e a inovação inclusiva” e “Desafios para o uso de Realidade Virtual e Aumentada no ensino”. A última palestra ministrada por Aligran Soares da Silva versou sobre: “Sua carreira no Quadrante de Pasteur”.

Minicursos e Mesas redondas, apresentação de trabalhos (Pôsters) e sessões técnicas e de demonstrações, bem como atividades culturais foram desenvolvidos do 1º ao 5º dia, com a presença e participação de convidados especiais. Nas mesas redondas, atuação dos Profs.Drs.: Danilo R.Pereira (ex-aluno da FIPP-UNOESTE); Lenon Fachiano Silva (Pós-graduação/FCT-UNESP); Luis Horacio Ramos Isique (Diretor da INTEPP); Pedro Henrique Reis (ex-aluno/DBI); Rafael Silva Santos (Pós-graduação/FCT-UNESP) e Wilson Estécio Marcíli Junior (Aluno da FCT-UNESP).

Minicursos bastante movimentados

Os mini-cursos do WRVA envolveram a participação dos seguintes docentes: Luciano Silva, Mário Popolin Neto, José Remo Ferreira Braga, Cláudio Kirner, Christopher Schneider Cerqueira, Igor Moraes e Alexandre Cardoso. A carga-horária foi fixada em 4 horas à cada matéria. Minicursos com as seguintes titulações: “Desenvolvimento de Sistemas de RV e RA em Ultra-Alta Resolução (UH-4K); Desenvolvendo Aplicações de Multiprojeção de Jogo Unity utilizando o Unity Cluster Package; Utilização de Realidade Aumentada no loop de controle de um drone e Modelagem e Desenvolvimento de ambientes virtuais com 3DSmax e Unity. Simultaneamente foi cumprida uma programação de mini-cursos voltados à Semana da Computação/SECOMPP, do dia 9 até o encerramento do evento na tarde e noite de 13/Novº.

A totalidade dos minicursos e demais trabalhos realizados pelo Departamento de Matemática e Computação da FCT/UNESP (com o apoio da FAPESP, FUNDUNESP, PROEX, SBC e Centro local de apoio à Extensão/CLAE da FCT/UNESP), envolveram centenas de participantes e tiveram sua realização no período de 9 a 13/Novº, com os seguintes ministrantes: Wilson Estécio, Pedro Daniel Cerqueira Gava, Renato Santos, Lívia Gabos, Guilherme Cavichiolli, Renan Pupim, Teodoro Balbino Calvo, Rafael S.Santos, Ricardo Ywata, Wilson Estécio, Ives Renê, Guilherme Cavichioli, Renan Pupin, Helton Sapia e Anderson Juhasc.

Os temas apresentados foram: “Desenvolvimento de Interfaces Gráficas com Qt”; Introdução ao ROS (Robot Operational System); Desenvolvimento Android – Novas Tecnologias; Prototipação e teste de usabilidade na prática; Sass: trabalhando com pré-processadores CSS; Coletando dados de partidas de Dota2 uand Python; Introdução à programação em CUDA C; Mineração em Banco de Dados; Introdução ao Desenvolvimento WEB; Introdução ao LaTeX e Introdução à Criptomoedas”.

Excelente participação dos visitantes

Estiveram presentes aproximadamente 200 participantes, sendo que no WRVA os participantes vieram de diversas regiões do País, destacando Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Recife e Belém. NA SECOMPP a maioria dos participantes foram os alunos do Curso de Ciência da Computação da FCT.

Durante os eventos os participantes puderam trocar de experiências, além da oportunidade para o “enriquecimento” da prática profissional, tendo em vista a diversidade de conhecimentos expostos durante todos os dias dos eventos relativos à Semana da Computação/SECOMPP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou dois importantes eventos de 9 a 13/Novº que foram presididos pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Simultaneamente foram realizados no Auditório/Disc.V, o Workshop de Realidade Virtual e Aumentada (de 9 a 11 de Novembro), e a Semana da Computação/ SECOMPP, de 9 a 13 de Novembro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os dias – de conformidade com a programação previamente elaborada – foram debatidos e avaliados assuntos da maior importância, tendo participantes de vários Estados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Workshop de Realidade Virtual Aumentada está atualmente em sua 12ª Edição, permitindo num período de três dias, a difusão e informações preciosas sobre a moderna e avançada tecnologia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Apresentação de trabalhos (Pôsters), palestras, minicursos e sessões técnicas e de demonstrações foram muito importantes para o êxito desse evento realizado pelo Departº de Matemática e Computação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, uma seleção de trabalhos para avaliação e premiação. Destaque para os melhores, que foram chamados nominalmente – depois de um sorteio – entre todos os participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como é natural, entre os contemplados um momento de descontração e alegria por fazer parte de um grupo dedicado à pesquisa tecnológica e científica com apoio da FAPESP,PROEX,SBC e CLAE.

Clique para ampliar!
Nos momentos finais, foi realizada a Cerimônia de Premiação do INTERCOMPP 2K15 – Campeonato Interclasse disputado entre os alunos do Curso de Ciência da Computação, as partidas finais fizeram parte da Programação Oficial da SECOMPP 2015.  A Equipe  “Bar Sem Lona” (na foto) – Campeã deste ano – é composta pelos alunos do 2º ano do curso.

Clique para ampliar!
Os Profs.Drs.Ronaldo Celso Messias Correia e Celso Olivete Júnior (Coordenadores), juntamente com demais integrantes do DMC da FCT/Unesp sentem-se realizados e agradecidos com o êxito de mais esse trabalho.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.