nov 06

Com 180 inscritos e grande número de pesquisadores de todo o país, realizou-se nos dias 29 e 30/Outubro no Auditório/Discente V da FCT/ Unesp um Workshop, que cumpriu extensa programação. A Abertura foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias na manhã de 29/Outº, estando também presentes inúmeras autoridades e convidados. Tema do Encontro: Uso de VANT’S: Uma abordagem legal e técnica, tendo como conferencista, o Engº Roberto José Silveira Honorato, Gerente Téconico de Processo Normativo Superintendência de Aeronavegabilidade – ANAC.

No ato de abertura falaram: o Prefeito Milton Carlos de Mello; os Engenheiros Agrimensores Francisco de Sales Vieira de Carvalho –Coordenador Nacional – e William de Figueiredo Bitencourt – Coordenador Adjunto – ambos representando as Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura/CCEEAGRI e o Prof.Dr.Amilton Amorim, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

A conferência inicial versou sobre: A regulamentação para a utilização de Veículos Aéreos Não tripulados – VANT’S – no território nacional e foi seguida pela participação do Prof.D.Eliomar Pereira da Silva Filho, do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Rondônia/UFRO. A 1ª mesa redonda tratou do tema: Momento Técnico, com a mostra de experiências empresariais. No período da tarde, duas palestras se evidenciaram; sendo a 1ª proferida pelo representante do CREA. No fechamento do 1º dia, palestra “Mutua SP”, envolvendo docentes, estudantes e pesquisadores.

Três mesas redondas num só dia

No 2º dia, nada menos que três mesas redondas: às 8h00; às 10h15 e às 14h00. Sempre com enfoque em Veículos Aéreos Não Tripulados/VANT’S, ou na linguagem popular: Drones. Emprego de VANT – com tecnologias aliadas ao Cadastro Técnico Multifinalitário, Gestão territorial e regularização fundiária, com o Engenheiro Cartógrafo, Docente do Deptº de Engenharia Cartográfica da FCT/Unesp, Prof.Dr.Amilton Amorim, Conselheira da Câmara Especializada de Engenharia de Agrimensura – CEEAGRIM/CREA/SP e Diretor Técnico-Profissional da ABEC-SP.

Outros participantes dos debates e da 1ª mesa redonda: Prof.Dr.Daniel Carneiro da Silva, Professor Associado do Departº de Engenharia Cartográfica da Universidade Federal de Pernambuco/UFPE; Tiago Tiedtke dos Reis, representando a SensorMAP – Empresa especializada em desenvolvimento de tecnologias de VANT, com sede em Presidente Prudente/SP. A partir daí, foi reservado um período aproximado de 20 minutos para o Coffee Break no Boulevard “Messias Meneguette Junior”- ao lado do Auditório/Discente V.

Em todos os momentos, o evento dedicado à abordagem legal e técnica de veículos aéreos não tripulados (VANT’S) contou com a presença de participantes das mais variadas regiões brasileiras, com destaque para uma grande equipe do ”Águia 10” do 18º BPM-I de Presidente Prudente e de São José dos Campos, comanda pelo Capitão PM Rubens e Tenente PM, Carvalho, além de estudantes e docentes do curso de Engenharia Cartográfica e Ciências da Computação da FCT/Unesp.

Na 2ª mesa redonda, foi debatida a Formação Profissional e desenvolvimento de pesquisas na Universidade, relacionadas à utilização de VANT’s. Envolvimento do Coordenador de projeto financiado pela FAPESP, em cooperação com pesquisadores da Finlândia, Prof.Dr.Antonio Garcia Tommaselli; Prof.Dr.Mauro Issamu Ishikawa (Coordenador do curso de Engenharia Cartográfica) e outros docentes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Nos momentos finais, durante o período da tarde de 30/Outº, a 3ª mesa redonda, para tratar especialmente das normas e condições atuais par a utilização de VANT’S com finalidade de mapeamento. Atuação do Engº Luiz Alberto Concentino Munaretto – Diretor da Sirius e Instrutor de cursos aeronáuticos e consultor na área de VANT’S, sob a coordenação da Profª.Eloisa Della Justina, que representou o Engº Agrimensor Francisco de Sales Vieira de Carvalho, Coordenador Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura – CCEEAGHI.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A realização deste evento aberto pelo Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, se deve ao esforço e empenho de várias pessoas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Workshop – Uso de Vant’s: uma abordagem legal e técnica foi coordenado pelo Prof.Dr.Amilton Amorim, do Deptº de Cartografia da FCT/Unesp e Conselheiro do CREA/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Primeiros pronunciamentos: do Coord.Nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura, Engº.Agrimensor Francisco de Sales Vieira de Carvalho e do prefeito Milton Carlos de Mello (Engº Civil).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além dos palestrantes e convidados deste evento, presença de uma representação da Patrulha Aérea com atuação nas áreas de segurança da Equipe “Águia” da PM, em Pres.Prudente e S.J.dos Campos.

Os objetivos do evento

O Prof.Dr.Amilton Amorim – do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp – e também Conselheiro do CREA/SP, teceu considerações sobre os resultados alcançados ao término do Workshop – “Uso de VANT’s: Uma abordagem legal e técnica”, ressaltando: “O avanço tecnológico na área das geociências tem provocado uma importante mudança de paradigmas no sentido da inovação dos processos de mapeamento”.

Com um mercado promissor – disse – a possibilidade de utilização dos Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) para a execução de diversas atividades, tem estimulado muita discussão em torno das demandas e possibilidades de aplicação dessa tecnologia no país. O objetivo geral do evento foi divulgar o andamento dos trabalhos da regulamentação do uso dos VANT’s, com a finalidade de informar o mercado e permitir que os profissionais (usuários) possam planejar suas ações.

Além disso a iniciativa auxilia no processo de difundir e socializar informações técnicas e/ou conhecimento de novas tecnologias inerentes à modalidade e obter conhecimento das principais áreas de ação e atuação dos profissionais da modalidade no âmbito governamental aplicada a Agrimensura, Cartografia e Geografia. Neste sentido – declara o Professor Amorim – o principal tema debatido no referido evento foi a utilização de Veículos Aéreos Não Tripulados (VANT’s) em atividades de aerolevantamentos, produzindo principalmente mapeamentos com grande qualidade, em termos de precisão posicional.

Também é importante ressaltar que, ficou claro aos participantes que, não basta comprar um equipamento desses e sair por aí fazendo mapeamentos, uma vez que a profissão, dos Engenheiros Cartógrafos e Engenheiros Agrimensores (profissionais que detêm a atribuição legal para a execução de aerolevantamentos),é regulamentada por lei. Sendo assim, qualquer empresa que se proponha à execução de mapeamentos utilizando os chamados VANT’s ou DRONES, devem possuir em seu quadro de funcionários, um profissional detentor da atribuição legal responsável técnico que seja registrado no sistema CONFEA/CREA.

Este evento foi organizado pela APEAESP – Associação Profissional dos Engenheiros Agrimensores do Estado de São Paulo, em parceria com a Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia de Agrimensura – CCEEAGRI, Câmara Especializada em Engenharia de Agrimensura do CREA-SP – CEEA, Departamento de Cartografia da FCT/UNESP de Presidente Prudente e CREA/SP, assumindo o papel de fomentadores de grandes debates de interesses de profissionais do Sistema CONFEA/CREA, por meio deste tão importante tema.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento reuniu importantes representações de vários Estados brasileiros e foi desenvolvido em cumprimento a uma extensa programação que durou três dias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A platéia presente no Auditório do Discente V, acompanhou com muito interesse a conferência de abertura e as palestras e desenvolvidas durante a realização deste evento, de excelente aproveitamento para todos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A programação elaborada especial, reuniu pesquisadores. Dentre os quais, a Profª.Drª.Encarnita Salas Martin e o Prof.Dr.Antonio M.G.Tommaselli, de Engenharia Ambiental e Engenharia Cartográfica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Também presentes, com participação ativa no Workshop, (com 4 mesas redondas), diversos docentes e representantes de empresas e importantes órgãos especializados em VANT’s ou “Drones”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final do Workshop, com oportunos esclarecimentos sobre o uso e operações de VANTS – ou Drones popularmente conhecidos – uma demonstração pelo Prof.Dr.Amilton Amorim que chamou a atenção da Equipe “Águia 10”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para fechar com “chave de ouro” esse encontro inédito, uma fotografia reunindo os principais participantes deste acontecimento que se realizou com o apoio do CREA/SP e vários órgãos, incluindo a APEAESP e CCEEAGRI.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.