nov 12

Nos dias 3, 4 e 5 de novembro foi realizado na FCT/UNESP o I Congresso Brasileiro de Educação Física, organizado pelo Departamento de Educação Física. Com os professores Luís Gobbo, Fábio Santos, Denise Albuquerque, Luiz Rogério Romero e Ismael Freitas na comissão organizadora, 6 professores pesquisadores nas áreas Escolar, da Saúde e do Rendimento Esportivo foram convidados para participar do evento. Na programação elaborada especialmente para o Congresso, foram desenvolvidas mesas redondas, tratando de assuntos sobre a formação e a atuação profissional na grande área da Educação Física.

No dia 4 pela manhã, os professores Lino Castellani Filho (UNICAMP) e Rogério Santos (UFSC) discutiram a formação do profissional atuante na área escolar. Foi o primeiro participando da mesa, coordenada pelo prof. Luiz Rogério, de forma presencial, e o segundo, por videoconferência. À tarde, os professores Emerson Franchini (USP) e Valéria Panissa (USP), participaram da mesa redonda do Esporte e Rendimento, coordenada pelo prof. Fábio Santos. No dia 5, de manhã, o prof. Luís Gobbo coordenou a mesa resonda da área da saúde, com os professores Pedro Hallal (UFPEL), por videoconferência, e o prof. Raphael Ritti-Dias, pesquisador do Hospital Albert Einstein, presencialmente.

Juntamente com o I CONBREF, foi realizada a XIII Semana da Educação Física da FCT/UNESP. Os alunos participantes, além de assistir às mesas redondas, puderam participar de oficinas práticas nas três áreas do evento, proferidas por alunos dos programas de Pós-graduação de Ciências da Motricidade e de Fisioterapia. Por fim, 40 trabalhos foram apresentados nos dias 3 e 4 por alunos da Educação Física e Fisioterapia. Com destaque nas áreas escolar, da saúde e do rendimento esportivo, sendo que grande parte desses trabalhos foram apresentados por alunos da graduação do DEF / FCT / UNESP, participantes dos diversos projetos de extensão realizado no campus de Presidente Prudente.

Pelas informações do Prof.Dr. Luis Alberto Gobbo, para 2016 já existe planejamento para a realização do II CONBREF. A exemplo dos anos anteriores, o evento será realizado no fim do ano. Fazendo parte obrigatória do calendário, será realizada simultaneamente a XIV Semana da Educação Física nas proximidades do dia dedicado ao Profissional de Educação Física, ou seja: em 1º de Setembro.

Durante a abertura do evento no Auditório/Discente V começaram os pronunciamentos para demonstrar a importância da realização desse novo Congresso. Falando o Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo.

Seguiu-se com a palavra, o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Junior, do Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Outros docentes também se expressaram da melhor forma, a fim de transmitir não só seus conhecimentos pessoais, como tabém uma orientação segura a todos os profissionais da área.

Os participantes do I Congresso Brasileiro de Educação Física, realizado em Pres.Prudente tiveram o privilégio de ouvir importantes relatos, nas palestras, oficinas, minicursos e mesas redondas.

Nos debates desenvolvidos na programação específica do I Congresso Brasileiro de Educaçaõ Física e XIII Semana da Educaçaõ Fisica da FCT/UNE/SP, os temas foram os mais atualizados.

Num balanço geral, a conclusão é de que o evento alcançou pleno êxito, garantindo assim a realização do próximo do II CONBREF, que estará fazendo parte do novo calendário de 2016.

É importante ressaltar que após o sucesso desses últimos eventos, já existe um planejamento para outra celebração em 01/Setº de 2016, dia dedicado ao Profissional de Educação Física.