nov 28

Como vem ocorrendo há alguns anos, realizou-se em Novembro (16 a 20) a V Semana da Química na FCT/UNESP com a cerimônia de abertura no Auditório do Discente V que envolveu como 1ª palestrante a Profª.Drª.Ana Maria Pires, do Deptº de Física, Química e Biologia. O tema que ela desenvolveu se relacionou com o Ano Internacional da Luz, comemorado em 2015 não só no Brasil, mas também em vários países do mundo. Seguiu-se como principal atração, a Trupe Quimiatividade – Química na cara, que deu “um show” de brincadeiras e muito humor, na abertura e encerramento do evento. A programação prosseguiu a semana inteira,com minicursos, oficinas, palestras e mesas redondas.

Nos minicursos: Formação inicial dos Professores de Química; A metodologia Lúdica nas aulas de Química e Química das Sensações. Atuação da Profª.Drª.Ana Cláudia Kasseboehmer (IQ-USP), Profª MS Thalita Arthur Pascuallon (IFSP) e Prof.Dr.Pedro Faria. As palestras seguintes foram pronunciadas pelos Profs.Drs: Sérgio Antonio Marques de Lima; Beatriz Eleutério Gois e as Oficinas: “Origin para iniciantes” e “Animações no Ensino de Química – Produções e possibilidades” com os Profs.Ms: Murilo Paiano e Diego Parra, juntamente com o Prof.Dr. Gustavo Bizarria Gibin.

Numa alusão ao tema: 2015, ANO INTERNACIONAL DA LUZ se desenvolveu o evento no Câmpus Universitário da FCT/Unesp, com a participação de convidados especiais de vários pontos do país e a participação costumeira de alunos e ex-alunos do Departamento de Fisica, Química e Biologia. Como contribuição cultural e esportiva, a realizaçao de um Campeonato de Volei marcou o encerramento da Semana. Não faltou ainda, para surpresa de muitos a promoção do I Sarau da Química, que se constituiu numa interessante atração. Esta foi a melhor oportunidade para se promover eventos paralelos, realizados com êxito. Essa iniciativa foi de agrado geral, considerando que ao longo da graduação dos cursos de exatas, não há muitas oportunidades e incentivos para os estudantes participarem dos esportes ou eventos culturais. A V SEQUIPP deu a eles essa excepcional oportundade.

Quimiatividade – cultura, diversão e educação científica

O Grupo Teatral de Ciências, formado por acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Química, foi fundado em 2006 junto à FCT/Unesp, sob a denominaçao de “Trupe Quimiatividade”. É responsável pela divulgação da ciência através do estímulo à curiosidade científica e da popularização de informações de tecnologia. Por isso, promove um Show de Química – interativo – em teatros, escolas públicas, centros de ciências e eventos de natureza científico-cultural.

A Trupe utiliza experimentos interativos de Química, que abrangem: conceitos desde o equilíbrio químico a reações orgânicas, perfazendo as quatro áreas básicas da Química: Analítica, Físico-Química, Inorgânica e Orgânica, além de músicas, slides e a Interatividade. Os conceitos envolvidos após cada ensaio químico são explicados de forma simples: buscando relacioná-los com aspectos do dia-a-dia, para que sejam facilmente entendidos. As apresentações públicas são feitas de forma divertida e interativa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A V Semana da Química de Presidente Prudente/SEQUIPP foi aberta oficialmente na noite de 16 de Novembro no Auditório do Discente V da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento voltou com força total, com pleno apoio do Departamento de Fisica, Quimica e Biologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra de abertura foi ministrada pela Profª.Drª. Ana Maria Pires e versou sobre o “Ano Internacional da Luz” comemorado festivamente em 2015.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a platéia presente no Auditório do Discente V, a principal atração foi a apresentação da Trupe Quimiatividade – Quimica na cara – que faz sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com o sorriso de todos, já é possível avaliar o estilo da brincadeira articulada p/ Trupe Quimiatidade, onde o importante é a participação de voluntários.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, tudo termina num final engraçadíssimo ! Os voluntários que se habilitam a realizar as competições programadas são personagens importantes.

Um homenagem digna de registro

A coordenação da V Semana de Química de Presidente Prudente formulou convite ao Prof.Dr.Homero Marques Gomes para tomar parte na programaçao alusiva ao encerramento do evento, na noite de 19/Novembro. Mas o que o convidado não esperava, aconteceu: uma homenagem como surpresa. E além da manifestação expontânea de cada um dos presentes, algumas lembranças entregues pessoalmente e sob aplausos, estando também presentes vários familiares do homenageado.

A manifestação alegrou ainda mais o querido mestre, que falou bastante sobre sua convivência no decorrer dos anos, sendo abraçado e cumprimentado pelos mais íntimos. Esta foi a forma de reconhecimento (numa feliz iniciativa da Profª.Drª. Ana Maria Pires), pela brilhante atuação do Professor Homero em sua carreira profissional. No momento em que ele se aposenta, nada mais justo do que uma manifestão como esta, de júbilo, reconhecimento, apoio e solidariedade. O que foi feito na presença de todos, incluindo diretores e ex-diretores da FCT/Unesp, docentes, amigos e companheiros de todos os tempos, alunos e ex-alunos.

O perfil de um grande mestre

O Prof. Dr. Homero Marques Gomes possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1979); Mestrado em Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutorado em Quimica Analitica (Arar) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994). Desde 1980 – portanto durante sua pós-graduação – foi contratado pela FCT/Unesp para atuar em Disciplinas da área de Química, oferecidas em cursos existentes na unidade.

Ele foi o precursor, juntamente com a Profa. Maria de Lourdes Corradi, da criação do curso de Licenciatura em Química em 2003, sendo portanto o primeiro coordenador do curso até o início de 2009. Antes das contratações dos demais professores da área de Química se efetivarem, ministrou todas as disciplinas iniciais do curso, se desdobrando em mil e dando aulas até aos Sábados.

Professor Homero foi também o maior incentivador, sempre incansável na busca da consolidação do curso, com a construção da Central de Laboratórios Didáticos equipado com reagentes, mobiliário, vidrarias e equipamentos necessários para as aulas experimentais de qualidade. Ele é considerado sempre, o maior exemplo de dedicação e paixão pela arte de ensinar. E ainda: pelas mãos do dedicado e grande mestre Homero Marques Gomes passaram nove turmas de formandos, que – com toda certeza – jamais o esquecerão!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final da V SEQUIPP – Semana da Química de Presidente Prudente – uma surpresa para o Prof.Dr.Homero Marques Gomes, do DFQB da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Diretores, ex-Diretores, Docentes, Alunos, Amigos, Alunos e ex-Alunos vieram especialmente para homenagear o Grande Mestre, que agora e aposenta.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Manifestações através de diversos pronunciamentos, foram de regozijo e congratulações ao Professor Homero pela sua dedicação à causa do ensino.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como sempre, o Prof.Dr.Homero Marques Gomes mostrou-se feliz por ser lembrado e homenageado por tantos amigos e companheiros de jornada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nessa manifestação expontânea que marcou a atuação de um Professor, não poderia faltar o netinho, trazendo seu abraço; e os amigos com lembranças.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.