nov 20

“Mãos negras: juntas construindo uma sociedade livre de racismo e preconceito”. Este foi o tema adotado este ano, para a realização de um acontecimento histórico e da mais alta importância para uma celebração pública – sob a organização do Coletivo Mãos Negras – e coordenação do Prof.Dr. Ricardo Pires de Paula, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. O evento realizou-se nos dias 12, 13 e 14 de Novembro de 2015.

A programação foi aberta através de uma apresentação ao ar livre, com o “Xirê dos Orixás” onde se evidenciou a palavra da Professora Ivonete Aparecida Alves, anunciando o inicio do espetáculo de arte, cultura e beleza. Tudo organizado pelo Coletivo Mãos Negras, com ritmo e coreografia que chamaram a atenção de todos os presentes. Seguiu-se a palestra do Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier, da Unesp/Bauru, na Mesa de Abertura no Anfiteatro I. Enfoque no tema: “A rearticulação do NUPE – Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp”.

No dia 13/Novº – realizou-se Mesa redonda envolvendo o tema: “Genocídio da juventude negra”. Palestrante convidado: Gustavo Picch – Defensor Público (da Defensoria de Presidente Prudente) – 9ª Vara das Execuções Penais. No dia seguinte (14/Novº) – Rodas de debate no Centro Cultural Matarazzo, com Taís Makia Teles. Tema: Enegrecendo a mente e o feminismo. Mediação do Coletivo Mãos Negras. Foi também ministrado um curso de bonecas “Abayomis”, pela Professora Ivonete Aparecida Alves, no período matinal do dia 13.

O encerramento verificou-se no período noturno do dia 14, com o “Sarau Literário” na Federação Prudentina de Teatro e Artes Integradas – Balcão da Lua. É importante frisar que foi montada na Biblioteca da Unesp, uma completa exposição de fotos, trabalhos e obras artesanais. A mostra está franqueada aos visitantes interessados até o final do mês de Novembro. Responsabilidade do Coletivo Mãos Negras e Coletivo Mocambo APNs Nzinga Afrobrasil – Arte – Educação – Cultura. No Hall de Entrada e demais espaços da Biblioteca.

Curso de bonecas

O conteúdo do curso de bonecas é explicado por Ivonete: “Desvelar e identificar o estágio de assunção étnico e racial dos (das) participantes de oficinas, ofertando oportunidade de diálogo – aliado ao trabalho artesanal – na confecção de uma atividade de altos significados para o Movimento Negro no Brasil. Confeccionar bonecas Abayomis; usar parte das bonecas confeccionadas para adornar com a estética afro, locais do campus: elaborando intervenções artísticas, onde a boneca esteja presente” – concluiu.

O primeiro convidado

Para falar sobre a “Rearticulação do Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp”, na abertura do III Seminário de Consciência Negra, no Anfiteatro I da FCT/Unesp, o Prof. Dr. Juarez Tadeu de Paula Xavier teve seu Curriculum Vitae apresentado pela Professora Ivonete Aparecida Alves. Ele é Pós-Graduado em Comunicação Social Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990); Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2000) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP (2004), com ênfase em Comunicação e Cultura.

Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP); professor da Universidade Estadual Paulista na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Unesp/Faac); Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec); coordenador do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa/FAAC/UNESP/Bauru) e representante da Universidade Estadual Paulista no Conselho Municipal de Cultura, em Bauru.

Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, Economia Criativa, Cultural), e atua nos seguintes temas: afrodescendentes, racismo, fundamentos do jornalismo, esfera pública, cidadania e esfera política, mídia radical, economia criativa, gestão cultural. É também Professor Colaborador, credenciado no Programa de Pós Graduação Mídia e Tecnologia [PPGMiT] [FAAC/UNESP/Bauru]. Coordenador Executivo do Núcleo Negro UNESP para Pesquisa e Extensão.
Qual o significado deste Seminário ?

O Seminário de Consciência Negra, é um evento anual organizado pelo Coletivo Estudantil Mãos Negras: juntas construindo uma sociedade livre de racismo e preconceito da Universidade Estadual Paulista, Câmpus de Presidente Prudente. Em sua terceira edição, o seminário traz como tema: “O grito negro ecoa no silêncio”, que tem sido orientado para as questões étnicas e raciais, com foco especial à estética (corpo negro e cabelo crespo) e sua relação como um suporte para constituição ou reconstituição da identidade negra.

Os “Mão Negras” entendem que a discussão da estética por estas dimensões, tem sido um instrumento de empoderamento para a quebra de estereótipos racistas e discriminatórios, compreendendo que os padrões estéticos de corpo e cabelo perpassam o multiculturalismo, as relações raciais e de gênero, e contemplam desde o espaço familiar aos espaços de amizades, militância e de relacionamentos afetivos.

Neste contexto, o III Seminário de Consciência Negra, buscará estimular o debate sobre a condição social dos negros(as) na sociedade, destacando os padrões estéticos que os afligem e sua (des)construção e reconstruções, como elementos essenciais à contínua libertação dos portadores de corpos negros e de cabelos crespos ou de elementos de negritudes variadas, que influemciam e permitem serem influenciadas socialmente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Um show ao ar livre – Xirê dos Orixás – marcou a abertura do III Seminário de Consciência Negra, na noite de 12 de Novembro no Câmpus da FCT/Unep.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora Ivonete Aparecida Alves fez a abertura do Seminário que é reeditado pela terceira vez na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a coordenação do Coletivo Mãos Negras, o espetáculo se constituiu numa atração surpresa para os participantes e convidados desse evento significativo da Consciência Negra.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da FCT/Unesp, como parte desta celebração, inúmeras publicações evidenciando a figura de Zumbi dos Palmares e outras obras da maior expressão brasileira.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como convidado muito especial para falar sobre “A rearticulação do Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da Unesp”, o Prof.Dr.Juarez Tadeu de Paula Xavier, Unesp/Bauru-SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma seleta platéia formada por docentes, alunos, amigos e convidados, compareceu ao Anfiteatro I da FCT/Unesp, a fim de prestigiar o evento deste final de ano.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A palestra do Professor Juarez Tadeu de Paula Xavier mereceu atenção especial de todos que o assistiram, pois abordou o tema de forma clara e objetiva em todos os aspectos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Biblioteca da Unesp, uma completa exposição de fotos, trabalhos e obras artesanais, especialmente preparadas para este período, recebendo visitantes da cidade e região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cena das bonequinhas“Abayomis”confeccionadas na Nzinga-Arte-Educação e Cultura- e a palestrante Taís Makia Teles(ao lado da Profª.Ivonte),na palestra “Enegrecendo a mente e o feminismo”, no Centro Cultural Matarazzo.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.