ago 29

Na última semana de Agosto – mais propriamente no dia 27 no período da manhã – foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – duas dissertações de Mestrado, nas áreas de Educação e Ciências Cartográficas. As dissertações foram defendidas publicamente pelos candidatos: Luis Augusto Nunes Coelho e Suélen Cristiane Marcos de Oliveira, respectivamente.

A primeira dissertação de Mestrado, realizou-se na Sala de Apresentação de Projetos (Departamento de Cartografia) e o Mestrando que fez sua defesa, teve como Paraninfo o Prof.Dr.João Carlos Chaves, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP, enquanto o segundo, realizou-se no Anfiteatro VII e o Orientador foi a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

O tema da dissertação de Mestrado defendido por Luis Augusto Nunes Coelho versou sobre “Acurácia relativa na de terminação dos vértices de parcelas cadastrais urbanas”. Já o tema defendido por Suélen Cristiane Marcos de Oliveira, foi “As concepções de família presentes nos planos diretores das instituições de educação infantil: Avanços, contradições e possibilidades”.

Além dos dois Orientadores, fizeram parte da Comissão Examinadora os seguintes docentes: Prof.Dr. Amilton Amorim, do Departamento de Cartografia da FCT/ UNESP e o Prof.Dr.L uis Augusto Koenig Veiga, da Universidade Federal do Paraná – UFPR e a Profª.Drª: Gilza Maria Zauhy Garms, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e a Prof ª. Drª. Elieuza Aparecida de Lima, do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP.


Rede de Referência Cadastral Municipal

Em sua dissertação de Mestrado/Programa de Ciências Cartográficas, Luis Augusto Nunes Coelho faz citação inicial à Rede de Referência Cadastral Municipal, onde a maioria dos marcos geodésicos se localizam no Câmpus da Unesp, onde a mesma não foi distribuída de forma uniforme no município. Áreas Teste 1,2 e 3 são investigadas , porque na Área Teste 3 o marco geodésico mais próximo, encontra a 1,7 km dos vértices das parcelas. O uso da estação total não é uma alternativa viável, em virtude da necessidade do profissional realizar transporte de coordenadas com relação a dois marcos desta rede, até a área de estudo, o que demandaria muito tempo de trabalho.

O Mestrando acrescenta em sua defesa de dissertação de Mestrado, que o ouso do GPS com base no método RTK, permite que os vértices das parcelas sejam determinados e a perda do sinal refletido do satélite ao receptor – condição não apresentada na Área Teste 2 (com exceção de dois vértices), mas contemplada na Área Teste 3. Nestas Áreas do levantamento cadastral é conduzido com um rádio externo e as coordenadas dos vértices são localizados na UNESP, utilizando-se da estação total para determinar os vértices das parcelas cadastrais.

E finalizando diz Luis Augusto: A lei de propagação de variância-covariância é utilizada nas transformações entre os sistemas de coordenadas, nos processamentos dos dados GPS e o da poligonal topográfica, assim como no método de interseção a vante e irradiação. Para o controle das observações do levantamento cadastral, utiliza-se do Ed todo dos Mínimos Quadrados (MMQ) e da elipse dos erros.

O papel da Instituição de Educação Infantil

Suélen Cristiane Marcos de Oliveira em sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação considera importante o relacionamento entre as Instituições de Educação Infantil e as famílias, diante do desafio de cuidar e educar as crianças. A pesquisa teve como objetivo geral, identificar, descrever e avaliar criticamente as concepções de família presentes nos planos diretores, para saber o que pensam os educadores infantis sobre as famílias das crianças e se o valor que a elas atribuem interfere na relação família e instituições.

Os resultados obtidos elucidaram que as concepções dos educadores infantis sobre as famílias das crianças, ainda se encontram fortemente baseadas no modelo de família nuclear, dificultando a aceitação das novas configurações familiares. Isso tem impossibilitado o estabelecimento de um relacionamento respeitoso e cooperativo entre essas instituições, demonstrando crescer o numero de famílias, cuja configuração difere da nuclear.

A pesquisa elenca como desafios , a necessidade dos educadores infantis reconhecerem como importante para a qualidade da educação, assim como, um direito da criança e de sua família, a parceria com outras famílias e que se avance nas atividades pensadas para o ensino, possibilitando a valorização família real da família e das crianças. Faz se prementes, investimentos na formação docente para que se estreitem os laços entre as instituições de Educação Infantil com totós os tipos de famílias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Luis Augusto Nunes Coelho fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Ciências Cartográficas na manhã de 27/Agosto na Sala de Apresentação de Projetos, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Carlos Chaves do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante os trabalhos desenvolvidos perante a Comissão Examinadora, o Mestrando foi prestigiado por amigos e familiares que compareceram à Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No mesmo dia 27/Agosto no Anfiteatro VI, a candidata Suélen Cristiane Marcos de Oliveira fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para prestigiar a Mestranda, tiveram livre acesso à Sala Especial do Anfiteatro VII, todos os seus familiares e amigos que assim, puderam acompanhar todo o transcorrer da defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 26

De 21 a 23 de Agosto, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu a XIV Semana da Geografia e o IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, cuja abertura verificou-se às 19h30 no Auditório do Discente V através de Conferência e mesa redonda. O ato foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP), que se congratulou com os organizadores do evento, fazendo votos de pleno êxito na realização da Semana da Geografia e do Encontro de Estudantes.

O tema debatido na primeira noite foi “Transformações e Desafios do Conhecimento Geográfico”, tendo como Moderador o Coordenador de Cursos, Prof.Dr.Raul Borges Guimarães e palestrantes; o Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto – da FCT/UNESP – e na condição de visitante e convidado especial, o Prof.Dr.José Manuel Mateo Rodriguez, da Universidade de Havana/Cuba.

No início, o Prof.Raul Borges Guimarães citou questões ligadas à função de Professor e o desenvolvimento da Geografia. Agradeceu a presença e participação dos alunos de graduação e pós-graduação e alertou: “Vamos ter que enfrentar alguns desafios: Nosso curriculum irá passar por uma reformulação”. E acrescentou que Presidente Prudente está se transformando num Centro Geográfico Latinoamericano dos mais importantes, através da aliança estratégica Brasil-Cuba. A propósito lembrou que o próximo Encontro de Geógrafos da América Latina será realizado em Havana/Cuba.

O Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto em sua exposição, falou sobre Problemas e Desafios, Caminhos para a superação, O Fim da Modernidade e o Fim da História; ou o Fim do processo histórico como processo de mudança, o capitalismo e a democracia, como limiar da evolução humana. Os limites da racionalidade científica: o reconhecimento de que as concepções gerais da vida e do universo, nunca podem ser os produtos do conhecimento empírico crescente.

Por fim – disse – a Geografia possui ferramentas poderosas para se efetivar como a grande ciência do século XXI, desde que tenhamos: Capacidade de discernir entre o que é central e relevante e o que é diletante e secundário (para tratar dos temas e questões que são essenciais). Profundo conhecimento teórico; Capacidade de interpretar e ressignificar a realidade que nos é confrontada; Discernir entre o que é senso comum e conhecimento científico produzido com rigor intelectual e ter sensibilidade e compromisso especial.

Outras duas mesas redondas foram desenvolvidas – de acordo com a programação previamente elaborada – nos dias 22 e 23 de Agosto, revezando-se com minicursos, trabalhos de campo e intervenção cultural. No encerramento, homenagens a Professores e Funcionários. No dia 22 no período noturno houve mesa redonda para avaliar e debater o tema: “O Professor de Geografia: Conteúdos curriculares e atribuições de aulas”, tendo a participação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães (CETAS/FCT/UNESP), Ricardo Pires de Paula/NERA/CEMOSI, Érika Lopes Henares Peres, Repr.da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, juntamente com um representante da Rede Púbica de Ensino.

Na noite de encerramento do evento, o Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez (da Universidade de Havana/Cuba) se antecipou para realizar o lançamento de novas publicações de sua autoria no Auditório da FCT/UNESP. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Geoecologia e Planejamento e Gestão Ambiental. Em seguida foi desenvolvida a terceira mesa redonda sob o tema:”O Geógrafo: Formação, Atribuição Profissional e Desafios do Mercado de Trabalho”.

Para os trabalhos de encerramento da XIV Semana da Geografia e IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia no dia 23/Agosto, participaram da mesa redonda: a Profª.Drª.Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia/GAIA-FCT/UNESP, Prof.Dr.Hamilton Amorim – Deptº de Cartografia – Repr. da FCT /UNESP no CREA-SP; Geógrafo Renato Benito Felippe Junior – Pres.da APROGEO; Alex Araujo – Repr.Acadêmico Egresso e Bacharel em Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Mesa de Abertura da XIV Semana da Geografia e IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – e o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, Coordenador de Cursos e Mediador dos debates.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O tema desenvolvido este ano foi: Transformações e Desafios do Conhecimento Geográfico: As atribuições profissionais da Ciência Geográfica. O evento foi prestigiado pelo Prof.Dr.José Manuel Mateo Rodriguez, da Universidade de Havana/Cuba.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Professor Mateo Rodriguez é um dos mais renomados profissionais do setor geográfico latinoamericano. Sua conferência e participação nas mesas redondas e nos debates valorizaram a realização da Semana da Geografia na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento realizado entre 21 e 23 de Agosto foi bastante concorrido. Nas três mesas redondas desenvolvidas durante a programação houve participação de importantes palestrantes, com enfoque inicial para “Transformações e desafios”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O principal participante do evento – Prof.Dr.José Manuel Mateo Rodriguez, da Universidade de Havana – foi prestigiado em todos os momentos, não só pelo Diretor da FCT/UNESP, mas também docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na etapa final, isto é, antes da abertura da 3ª e última Mesa redonda, o Professor Mateo Rodriguez promoveu o lançamento de seus novos livros, que aí estão em exposição: Planejamento e Gestão Ambiental; Geoecologia e Educação Ambiental.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Prof.Dr.João Sant’Anna Neto e outros integrantes do Departamento de Geografia da FCT/UNESP fizeram questão de prestigiar o ilustre visitante, Prof.Dr.Mateo Rodriguez em sua passagem pelo Câmpus da Unesp/Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Uma saudação especial e muito carinhosa, em nome da FCT/UNESP, em apoio ao Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez pela sua brilhante atuação na XIV Semana da Geografia e IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 22

Uma solenidade comemorativa aos dez anos de implantação do Câmpus Experimental de Rosana reuniu no último 19 de Agosto inúmeros docentes, coordenadores, autoridades, alunos e ex-alunos da Unesp – Unidade Diferenciada Rosana – que funciona há dez anos na cidade de Primavera. Entre os presentes, ex-Coordenadores Pioneiros: Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz (2003/2005); Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior (2005/2007); Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz (2007/2013) e a atual Coordenadora Executiva, Profª.Drª. Renata Maria Ribeiro.

Prestigiando o evento, a Prefeita Municipal de Rosana, Drª.Sandra Aparecida de Souza Kasai e representando o Magnífico Reitor da Unesp, o Prof.Dr. Erivaldo Antonio da Silva; o Vice-Coordenador do Câmpus Experimental, Prof.Dr.Guilherme Henrique Barros de Souza; o Coordenador e o Vice-Coordenador do curso de Turismo de Rosana, Prof.MS, Fábio Luciano Violin e Prof.Dr.Wagner Sérgio Custódio, respectivamente. Também o Vice-Prefeito de Rosana se fez presente à solenidade.

A programação festiva começou no Anfiteatro, onde houve apresentação do “Projeto Guri” (Polo Rosana), com a interpretação de três músicas do gênero popular especialmente selecionadas para a comemoração alusiva ao 10º aniversário do Câmpus Universitário (Experimental), intercalado com a parte destinada aos pronunciamentos, após formação da mesa de debates.

A Abertura foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado por todos os participantes, seguindo-se vários pronunciamentos. Começando pelo representante do Magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva. A Prefeita do município foi a segunda a se pronunciar; e finalizando a cerimônia comemorativa falou a Coordenadora Executiva do Câmpus Experimental de Rosana, Profª. Drª. Renata Maria Ribeiro.

A exibição de um vídeo – produzido especialmente pelos alunos – para a data festiva dos 10 anos do Câmpus Experimental da Unesp marcou a sequência das comemorações. Logo a seguir, foi anunciada pelo Cerimonial a formação da mesa para conduzir os trabalhos com debates, tendo como Presidente e Mediadora, a Profª.Drª. Renata Maria Ribeiro.

Pela ordem foram anunciados a falar os seguintes Coordenadores: Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz; Prof.Dr.Messias Meneguette Junior; a Profª.Drª. Rosângela Custódio Cortez Thomaz – atualmente exercendo a docência em Turismo no Câmpus Experimental de Rosana e Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia pela FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP; o Vice-Coordenador (desde 2004), Prof.Dr.Eduardo Romeiro de Oliveira; Prof.Dr.Vagner Sérgio Custódio e a Profª Mestre, Luciana Pereira de Moura Carneiro, atualmente docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus de Avaré.

Pronunciamentos dos homenageados

O Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz afirmou em seu pronunciamento durante a mesa redonda que sempre acreditou no empreendimento cultural. “Lutei por isso e fiquei impressionado com a solução e o desenvolvimento que aqui se verifica hoje. Começamos com dificuldade, engatinhando e caindo – como é o exemplo do bambu – que cresce para baixo; depois verga com as maiores tempestades e não quebra” – destacou.

O representante da Reitoria da Unesp, Prof.Erivaldo congratulou-se com todos os integrantes da coordenação, docentes, discentes e servidores. Declarou que foi uma honra muito grande participar das comemorações dos 10 anos do Câmpus Experimental de Rosana. A Unesp – disse – está no ponto de andar com suas próprias pernas, mas o município precisa caminhar junto.

A Coordenadora Executiva, Profª.Drª.Sandra Maria Ribeiro afirmou que “só temos que enaltecer o trabalho de nossos alunos; e apesar das adversidades e da distância, estamos no começo do Estado em meio a dois córregos. Formada em Escola Pública, sinto o dever de contribuir com a sociedade para que haja fruto positivo. Que Rosana apareça, pois os Cursos de Turismo e Pedagogia passam a formar profissionais altamente qualificados” – enfatizou.

A Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz afirmou em seu pronunciamento que nos 6 anos de gestão, todos em Rosana enfrentaram problemas e dificuldades. Mas somente depois de enfrentar todos os desafios, medo e muito trabalho é que conseguiram consolidar sua missão, o que nos fez grandes. “Cada um contribuiu com um tijolinho na gestão 2007/2013 como rumo traçado, graças às gestões anteriores. Em face disso, a gente não deve lamentar e sim agradecer. E que possamos colocar em andamento novos cursos nos próximos dez anos, pois o saldo atual já é positivo!

O Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior em seu pronunciamento, como ex-Coordenador Executivo do Câmpus Experimental da Unesp em Rosana, afirmou que as perspectivas atuais são as melhores possíveis. “A unidade se inseriu muito bem nos colegiados – na vida da Universidade – e como exemplo: foi uma das primeiras a ter WFU; tem tido participação efetiva na implantação dos sistemas institucionais. E aqui faço um agradecimento especial e então digo: A Unesp hoje precisa de Rosana”!

O Professor Messias registrou ainda em seu testemunho: “Este pequeno período de três anos, mas também longo processo de legitimação, de variação e implantação fomentou o carinho, o amor, o vestir a camisa, em cada uma das UD’s em torno de cada comunidade. Todos lutam por suas atividades como se estivesse em uma unidade centenária. A ligação com a Unidade, lugar em que está instalada – com problemas e dificuldades – e com a solução deles com a cultura local, foi construída; e o resultado disso é o sentimento de dever cumprido e de cidadania que todos sentem.

Concluindo, disse o Prof.Dr.Messias Meneguette Jr: “Cada aluno quer ter o seu Diploma como marca indelével desse espaço que aprendeu a amar; e no qual dedicou um pedaço importante de sua juventude. Novamente agradeço e parabenizo a todos. Parabéns à Unidade de Rosana”!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala da Diretoria Executiva, o 1º Encontro comemorativo aos dez anos do Câmpus Experimental de Rosana. A Galeria de Fotos já tem 3 registros especiais na convivência com a comunidade acadêmica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Prefeita Municipal de Rosana, Drª Sandra Aparecida de Souza Kasai, juntamente com a atual Coordenadora Executiva, Profª.Drª. Renata Maria Ribeiro; o pioneiro do Câmpus Experimental, Prof. Dr.Messias Meneguette Jr e a Mesa formada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Câmpus Experimental a saudação especial – em nome da população de Rosana – pela Prefeita Municipal; e o pronunciamento oficial da atual Coordenadora Executiva, Profª Drª. Renata Maria Ribeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz em sua saudação dirigida a todos os participantes do encontro festivo, na condição de pioneiro – 1º Coordenador Executivo do Câmpus (2003/2005) e agradecendo a atual Coordenadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outro pronunciamento eloqüente foi feito pela Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz, com atuação destacada desde 2007. A seguir, começam as homenagens tributadas aos pioneiros de Rosana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela sua contribuição e atuação no período de 2003/2005, o Prof. Dr.Messias Meneguette Junior recebe um Cartão de Prata, como forma de reconhecimento da comunidade unespiana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As homenagens são extensivas a outras destacadas personalidades: a Profª Mestre, Luciana Pereira de Moura Carneiro, do IFE/SP-Campus de Avaré e a Profª.Drª. Rosângela Custódio Cortez Thomaz (Coord. 2007/2013), dedicada ao Curso de Turismo em Rosana e pós-graduação em/Geografia na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguem-se outros testemunhos com o Prof.Dr. Vagner Sérgio Custódio, com licenciatura e Doutorado em Educação Física pela Unicamp e Professor na Unidade Rosana desde 2004; e a saudação da Professora Renata.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Platéia reunida no Anfiteatro para manifestar apoio e adesão à causa da Unesp através do Câmpus Experimental de Rosana; e na nova e moderna Biblioteca uma última foto para a história com seus principais figurantes em 2013.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 20

Durante o último final de semana – dias 16 e 17 de Agosto – realizou-se no Centro de Convivência do Assentamento Guarani, em Sandovalina/SP significativo evento dedicado às Práticas Agroecológicas no Pontal do Paranapanema (Desafios e Possibilidades). Participação de docentes da FCT/UNESP, UFMT, UNOESTE, IPE, APTA, ELAA e outras instituições. Coordenação geral do Prof.Dr.Antônio Thomaz Junior, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Um dos temas previamente inscritos no evento foi dedicado ao Agrotóxico, merecendo considerações especiais no tocante à ação devastadora que vem sendo provocada em várias regiões do país, especialmente em Ma to Grosso, São Paulo e Paraná. Convidado a participar de uma mesa redonda, o Dr. Wanderley Pignati – do Deptº de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso – declarou que o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos, mas é também o maior consumidor mundial de agrotóxicos, tendo usado só em Mato Grosso em 2010, nada menos que 828 milhões de litros de produto formulado nas lavouras de soja, milho, algodão e pastagens, sendo portanto campeão nacional de agrotóxico.

O Coordenador geral, Prof.Dr.Antônio Thomaz Junior – da FCT/UNESP – abriu a mesa redonda exibindo um cartaz de pulverização aérea contendo a seguinte frase: “Cada brasileiro consome em média 5,2 litros de Agrotóxico por ano. Até quando vamos engolir isso?”. Outros participantes, como o Prof.Dr.Antônio César Leal e o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, ambos do Departamento de Geografia da FCT/UNESP também condenaram veemente o uso abusivo de Agrotóxicos e a passividade do Governo e órgãos controladores do sistema ambiental do país em permitir a venda e a aplicação desse produto de forma tão desordenada.

Ao franquear a palavra aos participantes do encontro, a Sra. Clara Pereira da Silva, uma das primeiras integrantes do Assentamento Guarani fez uma declaração estarrecedora: as laranjeiras, mamoeiros, bananeiras e outras espécies não mais produzem frutos, pois quando muito chegam apenas à florada. Os frutos não vingam devido aos efeitos maléficos dos Agrotóxicos aplicados nas lavouras canavieiras vizinhas; e até mesmo, as hortaliças, aves e abelhas desapareceram do convívio rural. E até as águas dos pequenos mananciais correm o risco de se tornar impróprias para o consumo humano. Dona Clara, tem uma filha que é Professora na Escola Rural do Assentamento e também, um filho cadeirante que depende do seu trabalho e ainda: dois netos.

Outros Assentados, como os Srs. Jomar, Celito e Gilmar também se manifestaram em apoio ao que foi denunciado por Dona Clara Pereira da Silva e disseram que para eles “Agrotóxico e veneno são a mesma coisa”. O avanço da cana-de-açúcar na localidade, só trouxe problemas e as Usinas que deveriam ser foco de desenvolvimento só estão trazendo miséria e humilhação para o homem do campo.

“Antes, ou mais precisamente há 15 anos atrás existia muito verde e homens trabalhando. Hoje, não existe nem verde, nem trabalhador para ser cadastrado pelo IBGE como produtor rural”. Enquanto isso, as pulverizações com Agrotóxicos são feitas por avião ou trator, numa proximidade inferior a 10 metros das fontes de água potável, contaminando tudo que existe nas imediações.

O Prof. Thomaz chamou a atenção de todos – inclusive das autoridades constituídas – para o grave problema dos Agrotóxicos nos canaviais do Pontal do Paranapanema – lembrando que se a gente quiser ficar livre dos Agrotóxicos, precisamos nos unir. Nas áreas ocupadas pelos canaviais surgiram inúmeros problemas, a começar pelas árvores que foram enterradas da noite para o dia, desaparecendo de forma misteriosa. A denúncia apresentada por Dona Clara é a que mais causa apreensão, esperando-se que possamos viver mais vinte anos para resolver problemas dessa natureza. Com isso, poderemos trabalhar juntos em busca de soluções – disse.

Assuntos debatidos em mesa redonda

O Prof.Dr.Antonio Cesar Leal – da FCT/UNESP – falou a respeito do conceito das APPs; o desmatamento e Código Florestal. Cuidar bem das terras, cuidando dos problemas de erosão; melhores estradas e uma série de medidas para garantir melhores condições de saúde para a população. Atividades desenvolvidas nos Assentamentos rurais e higiene, evitando jogar o lixo no poço, para não contaminar o meio ambiente. Em especial as águas que vão gerar riquezas e outros recursos indispensáveis á sobrevivência humana.

É estudando a saúde do trabalhador que a gente pode aprender muito de Geografia e o CEREST faz o pacto de Política Pública, através do SUS. Acrescentou o Prof. César Leal: As leis estão aí e podem ser grande instrumento de luz, enquanto o Código Florestal precisa ser lido, corrigido e aplicado. Estudar o CF pode ser um instrumento útil à toda a coletividade. – frisou.

O Prof. Dr.Raul Borges Guimarães – da FCT/UNESP – disse que normalmente todo produto químico utilizado para combater as pragas, acaba poluindo o alimento – que através de pesquisa foi calculado em 220 tipos diferentes – dos quais, somente 34 estavam isentos de contaminação. Lembrou ainda que é preciso estar atento também para o problema das embalagens vazias, que devem ser recolhidas imediatamente, após o uso do inseticida. Mas a cana-de-açúcar – salientou- está acabando com outras culturas.

Por outro lado, o Prof.Pignati (da UFMT), acrescentou que intoxicações agudas acontecem porque no Brasil são diluídos 1 milhão de litros de Agrotóxico na proporção de 1 bilhão à cada 100 litros de água. Em média, 5 litros de Agrotóxico por ano para cada habitante brasileiro. O Glifosato é produzido por várias empresas, sendo vendido como produto biodegradável para diluição em água, atingindo o corpo humano, incluindo crianças.

O Dr.Gabriel Ramalho (do HR e representante da Unoeste) manifestou opinião de que está se tornando cada vez mais difícil resolver os problemas de saúde. Acho que é mais fácil comprar uma Ambulância do que oferecer internação aos necessitados – ad uziu. “Não sabemos quantos casos de câncer temos, em conseqüência do uso de Agrotóxicos. É um desafio enorme e por isso, precisamos mudar a nossa realidade. Todo mundo se escandaliza com o que vê; mas não se escandaliza com o que não vê. Acho que a gente agora, pode começar a mudar. Foi com uma ação organizada – com o apoio do Ministério Público – que se tornou possível a reabertura do Instituto de Radiologia.

Desafios e possibilidades

Na programação “Práticas Ecológicas no Pontal do Paranapanema”, o enfoque principal é constituído por desafios e possibilidades, com três mesas redondas durante os dois dias de realização do evento. Na 1ª mesa redonda, participação de Gledson Mendes da Silva (MST); Jeferson Lima (IPÊ); Nobuyoshi Narita (APTA); Diógenes Rabello, Sidney Cássio T. Leal, Pâmela Araujo, Isac Newton Moreno, Delwek Matheus Jr e coordenação de Sônia Maria R.de Souza. .

Na mesa redonda 2, Coordenação do Prof.Dr.Antônio Thomaz Jr e participação do Prof.Raul Borges Guimarães e Prof.Dr.Antônio Cesar Leal (FCT/UNESP); Prof.Dr.Wanderley Pignati (UFMT) e Dr.Geraldo Ramalho (HR e Unoeste). Tema: “Trabalho, Ambiente, Saúde do Trabalhador e Saúde Pública”. Na mesa redonda 3, atuação dos docentes da FCT/UNESP: Antônio Thomaz Jr., Carlos Alberto Feliciano, Maria Joseli Barreto, e Elivelton Fonseca. Pela UNOESTE/HR: Dr.Gabriel Ramalho e Coordenação de Diógenes Rabello.
Realizou-se também um Mini-curso sobre Horta Agroecológica: Realidade e Desafios, sob a coordenação do Tecnólogo em Agroecologia da ELAA, Luiz Carlos Schmit Bueno.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mesa redonda coordenada pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Junior, tendo a participação de dois docentes da FCT/UNESP e dois representantes da UFMT e da UNOESTE/HR de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O AGROTÓXICO foi o problema que mais chamou a atenção dos participantes do evento “Práticas Agroecológicas no Pontal do Paranapanema”. Conforme cartaz mostrado pelo Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os participantes do evento realizado no Assentamento Guaraní em Sandovalina, tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho de importantes personalidades entre as quais, o Prof.Dr.Antonioi César Leal, da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Departamento de Geografia da FCT/UNESP também teve excelente atuação neste evento realizado em Sandovalina/SP, onde se discutiu importantes temas, com ênfase no Agrotóxico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A pioneira dos assentados de Sandovalina/SP, Sra. Clara Pereira da Silva deu importante e corajoso testemunho sobre os efeitos do Agrotóxico, tendo também a manifestação do Dr.Gabriel Ramalho, da UNOESTE/HR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em exposição, uma amostragem do que se planta na área rural – em especial no Assentamento Guarani – arriscando porém, a enfrentar o terrível do Agrotóxico, espalhado por avião, trator ou máquina costal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Wanderley Pignati, da Medicina da Univ.Federal de Mato Grosso deu importante testemunho sobre os efeitos maléficos do Agrotóxico no Brasil. MT: 20% ; SP:18% e PR:16%.O Prof.Thomaz confirma esses dados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a platéia presente à realização do evento Práticas Agroecológicas no Pontal do Paranapanema – Desafios e Possibilidades – um novo testemunho. É de outro assentado que pede providências contra o abuso do Agrotóxico.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 20

Na última terça-feira (13 de Agosto) realizou-se no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp- Câmpus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado/Progr.de Pós-graduação em Educação. O tema “Práticas avaliativa em matemática de professores do ensino fundamental: aproximações e distanciamentos em relação às recomendações da /educação Matemática” foi defendido pela candidata Andressa Florcena Gama da Costa.

A defesa de dissertação de Mestrado começou às 14h00 e só foi concluída por volta das 16h15, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti, do Deptº de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UNESP e membros da Comissão Examinadora, a Profª.Drª Leny Rodrigues M.Teixeira, docente do Deptº de Matemática, Estatistica e Computação da FCT/UNESP e a Profª.Drª.Maria Tereza Carneiro, docente da Universidade Federal do Paraná.

Avaliação em Matemática

Nesta dissertação de Mestrado, diz Andressa que foi realizado um levantamento no qual foi possível perceber pequena quantidade de estudos sobre Avaliação em Matemática nos anos iniciais. Dentre 1.396 trabalhos publicados nos anais dos eventos ANPED (2000-2011), ENEM (2007-2010) e SUP/EM (2009-2012), apenas 12 tinham ligação com o assunto.

Situação semelhante ocorre nas pesquisas de Mestrado e Doutorado (2000-2009), disponíveis no Portal CAPES: das 71 pesquisas de avaliação em matemática apenas 15 discutiam a temática no contexto dos anos iniciais. Porém, poucas analisavam as praticas avaliativas no contexto da sala de aula, o que torna relevante a investigação proposta.

Conforme resumo: Após levantamento das pesquisas sobre avaliação em Matemática, a coleta de dados, em campo, se processou em duas fases: a primeira compreendeu a aplicação de um questionário junto a professores do 5º ano da rede municipal de Presidente Prudente (29 professores); a segunda envolveu entrevistas e observação das aulas de duas professoras. Os dados foram analisados à luz da teoria da Análise de Conteúdo de Bardin, com a qual buscamos compreender quais ao as atuais recomendações para ensino da Matemática com base em documento e pesquisa recentes.

O que pensam os professores sobre o modo como avaliam seus alunos; quais conteúdos matemáticos são ensinados e quais abordagens didáticas selecionadas nas aulas: quais convergências e divergência existem em relação às recomendações da área e o modo como se desenvolvem as avaliações no contexto da sala de aula. Os resultados indicam algumas aproximações e distanciamentos com relação às recomendações da Educação Matemática e as práticas de ensino e avaliação na disciplina de Matemática.

Para finalizar, declara Andressa: “Notamos que as avaliações externas e livros didáticos influenciam fortemente o ensino praticado em sala de aula. Acreditamos que a pesquisa pode contribuir para a reflexão sobre as práticas avaliativas constituídas a partir das possíveis influências exercidas pelos documentos orientadores de ensino; pelas tendências atuais de ensino de Matemática, bem como pelas matrizes de referência adotadas em avaliações externas e presentes nos materiais didáticos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação foi desenvolvida perante a Comissão Examinadora no Anfiteatro VII dia 13 de Agosto, na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Andressa F.Gama da Costa teve como Orientadora, a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti, docente do Deptº de Matemática, Estatística e Computação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tudo correspondeu à expectativa e a defesa de dissertação de Mestrado foi acompanhada atentamente por colegas e amigas da Mestranda.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 16

Sob a coordenação do Prof.Dr.Paulo Roberto Brancatti, a Equipe de basket sobre rodas ADAPP/UNESP está na liderança do Campeonato Paulista, depois de sucessivos jogos nos quais, sobrepujou as equipes adversárias de outras cidades, incluindo a Capital do Estado representada pelo Clube dos Paraplégicos. A última competição realizada no Ginásio de Esportes da FCT/UNESP ocorreu no dia 12 de Agosto (Sábado), frente à representação de Indaiatuba.

Nos jogos anteriores, a Associação do Desporto Adaptado de Presidente Prudente – ADAPP/UNESP – só perdeu para a Equipe de cadeirantes de Piracicaba pelo score de 52 a 38. Mas em compensação, venceu o Clube dos Paraplégicos de São Paulo, por 35 a 27 (em Presidente Prudente) e na Capital, por 45 a 31. Nesta última competição frente à representação de Indaiatuba, a equipe local sagrou-se vitoriosa pela contagem de 63 a 50.

Enquanto o Clube dos Paraplégicos disputava a primeira classificação frente à Piracicaba, o resultado final acabou por favorecer a ADAPP/UNESP de Presidente Prudente, guindada à liderança do Campeonato. A 2ª e 3ª classificação será disputada em Praia Grande neste final de semana. E a ADAPP/UNESP fica na expectativa do resultado final da 1ª Etapa, preparando-se desta forma para festejar este ano, a conquista do Campeonato Paulista de basket sobre rodas.

ADAPP/UNESP é uma equipe de basket sobre rodas que tem suas atenções voltadas para Abril de 2014, quando estará comemorando seus 15 anos de existência. Sagrou-se Campeã do Torneio Triangular em 2012, com vários troféus conquistados em competições de sua categoria. Em 2010 – segundo relata o Prof. Brancatti – foi Vice-Campeã do Troféu São Paulo; realizou centenas de competições e algumas excursões por outros Estados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As duas equipes que competiram no Ginásio de Esportes da FCT/UNESP no último Sábado (dia 12 de Agosto) em Presidente Prudente. O Placar final apontou: ADAPP/UNESP 63 x 50 Indaiatuba.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Diretores e Coordenadores reunidos para a realização de mais uma competição de basket sobre rodas no Ginásio de Esportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP em Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, a presença sempre indispensável e atuante do Prof.Dr.Paulo Roberto Brancatti e seus principais assessores técnicos, no acompanhamento de mais uma competição.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 13

O dia 11 de Agosto – célebre pelas comemorações alusivas à implantação dos Cursos Jurídicos no Brasil – reuniu no campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente , um público numeroso. Foi representado por mais de 4 mil participantes, dos quais, 432 inscritos no 28º Festival de Pipas/2013 em homenagem ao pioneiro: Raul Albieri, que o Jornal O Imparcial promove há 28 anos em parceria com a FCT/UNESP.

O evento dos mais significativos realizou-se no 2º Domingo de Agosto, premiando a maior pipa, a mais criativa e a temática “Juventude e Cidadania”. A festa só não foi melhor porque faltaram ventos suficientes para colocar no espaço centenas de pipas criativas e multicoloridas, que os participantes do Festival levaram para demonstrar. O evento coincidiu com a Abertura da 1ª Semana Municipal da Juventude, instituída no município de Presidente Prudente.

Os vencedores – Categoria maior pipa – foram os seguintes participantes: 1º lugar – Antonio Vinicius Correia – Pipa de 54,84 m2; 2º lugar: Eduardo Pires da Cunha – Pipa de 5,98 m2 e 3º – Evandro Santana – Pipa de 2,62,m2. Categoria temática: 1º lugar – Giovana Medeiros/Aparecido Rogério; 2º lugar – Antonio Correia; 3º – Lucas Antonio Boaro.

Categoria mais criativa: 1º – Maria Sahu (Bicicleta); 2º – Gutemberg da Silva (Aquário); 3º – Simone Aparecida Nogueira (Frajola). Destaque Especial : Édison Rodrigues de Lima (Flocos de Neve).

Um evento atraente

O Festival de Pipas chama a atenção não só da população de Presidente Prudente, mas também de toda a região, havendo mesmo iniciativa de algumas cidades em promover evento similar baseado no sucesso alcançado em Presidente Prudente desde o século passado. O Poder Público Municipal apóia a iniciativa, através das Secretarias de Esportes, Cultura e Turismo. E a FCT/UNESP coloca à disposição do publico boa parte do Acervo cultural do Centro de Estudos em Literatura Infantil e Juvenil, além dos fantoches do Centro de Museologia, Astrologia e Arqueologia (CEMAARQ).

O Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – juntamente com o Vice-Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias, Chefes de Departamentos, Assessores, Funcionários e Servidores (incluindo docentes), fizeram questão de prestigiar o evento durante todo o período de realização no Domingo, 11 de Agosto.

Inúmeras barracas e stands informativos foram montados em torno do local (campo de futebol da Unesp). Não faltando “banheiro químico” e unidades externas de saúde, segurança e assistência social. Participação da Policia Militar, Bombeiros, Agentes de Trânsito, Tiro de Guerra, Sabesp, Caiuá (Grupo Rede),Escoteiros e Clubes de Serviços. A renda obtida com o evento destinou-se ao Lar Santa Filomena, entidade assistencial.

Anunciada a premiação das maiores, melhores e pipas mais criativas e temáticas, cada personalidade era chamada ao “Pódio”. Cada um exibia a peça selecionada, recebia cumprimentos, troféus e prêmios a que fez jus. Foram inúmeras bicicletas entregues juntamente com os troféus e outros prêmios em espécie correspondentes à cada uma das três categorias – maior, criativo e temático – de conformidade com o Regulamento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No campo de futebol da Unesp, realizou-se pela primeira vêz o Festival de Pipas “Raul Albieri” com a presença de mais de 4 mil pessoas, das quais, 432 inscritos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No local, presenças honrosas do Prefeito Milton Carlos de Mello, e Diretores da FCT/UNESP. Pela primeira vez, uma Pipa dentro do tema: Juventude e Cidadania.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Para o público presente, muita coisa interessante, começando por Pipoca grátis. E aí surge em meio à platéia, a primeira candidata vencedora na categoria temática.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado do Pódio (para os melhores do Festival), as autoridades que prestigiaram o evento significativo do 28º Festival de Pipas “Raul Albieri” – versão 2013.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Começa a premiação, com a entrega de troféus pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – instituição que mantém parceria com o Jornal O Imparcial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todas as premiações foram feitas no final da manhã de Domingo, dia 11 de Agosto no campo de futebol da Unesp, com a presença e participação das autoridades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Tiro de Guerra 02-063 de Presidente Prudente prestigiou e deu total cobertura à realização do evento promovido pelo Jornal O Imparcial, em parceria com a FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Muitas bicicletas para premiar os melhores do Festival de Pipas “Raul Albieri”. O evento está chegando aos instantes finais. A próxima competição só no ano que vem. Com a esperança de bons ventos!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 13

Para marcar a passagem do Dia dos Pais no Câmpus da FCT/UNESP, realizou-se na manhã de Sábado uma comemoração especial. Presentes, funcionários integrados à Associação dos Servidores Administrativos – ASA – que promoveram no Auditório da FCT interessante encontro de confraternização, no qual, os pais foram as figuras centrais. Prestigiando a festiva comemoração, o Prof.Dr.Marcelo Messias e assessores, representando a Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Entre os convidados, o Padre José Altino Brambilla, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, (da qual faz parte o Câmpus Universitário da Unesp), que presidiu o ato religioso com orações e bênçãos especialmente endereçadas aos pais. Padre Altino foi muito bem prestigiado, tendo ressaltado a importância da família que tem um pai como Chefe e exemplo a ser seguido por todos os seus integrantes.

Também não faltaram atrativos especiais representados por brincadeiras, números musicais envolvendo os membros da comunidade e sorteio de brindes entre os participantes, além de um café especialmente dedicado aos pais. A Associação dos Servidores Administrativos – ASA – foi prestigiada com a presença não só dos seus principais associados, como também dos representantes da Diretoria da Associação , tendo à frente, o Presidente Paulo César Tomiasi.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Padre José Altino Brambilla foi o principal convidado para tomar parte na comemoração alusiva ao Dia dos Pai s na FCT/UNESP. A celebração começou com orações.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta festa dos Servidores em homenagem aos pais, não poderia faltar a saudação do Prof.Dr. Marcelo Messias, Vice-Diretor que falou em nome da Diretoria da FCT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para os dedicados servidores da Unesp não poderia faltar a entrega de uma lembrança para marcar o dia dedicado aos pais, que este ano teve dezenas de participantes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para quem trabalhou de sol a sol, todos os anos é justo que sejam lembrados. Até mesmo nas brincadeiras que marcaram momentos de descontração e alegria na Festa dos Pais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente disfarçada faz a alegria de todos os participantes da festa comemorativa ao Dia dos Pais. O entretenimento diverte e agrada. Até mesmo ao Pe.Altino, o principal convidado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tanto para o Padre José Altino Brambilla, como para outros participantes, como a Diretora de Serv.de Atividades Auxiliares, Ângela Silvana Campos, a brincadeira faz parte da comemoração.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Todos os participantes da comemoração do Dia dos Pais, são convidados a entrar na roda e aderir à brincadeira como forma de descontração e alegria por mais esta comemoração.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A celebração especial dedicada aos Pais, termina na área externa do Auditório da Unesp como forma de confraternização geral que envolve servidores. Funcionários e convidados.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 13

No último final de semana (08 de Agosto), realizou-se no Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp- Câmpus de Presidente Prudente – mais uma defesa pública de dissertação de Mestrado pela aluna Claudiele Carla Marques da Silva, do Programa de Pós-graduação em Educação. A Comissão Organizadora reuniu-se a partir das 9hs da manhã e foi constituída por dois Docentes da FCT/UNESP e uma docente do Departamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília/SP.

O tema escolhido para a dissertação foi relacionado à Educação Moral, Escola e Comunidade: Uma relação (dês) articulada? A Mestranda Claudiele teve como sua Orientadora, a Professora Doutora Maria Suzana de Stéfano Menin, do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/Presidente Prudente-SP.

Demais integrantes da Banca Examinadora: Prof.Dr.Divino José da Silva, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e Profª.Drª. Alessandra de Morais Shimizu, do Departamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Filosofia,Ciências e Letras d e Marília-SP .

Trabalho vinculado à linha de pesquisa

Citando processos firmativos de diferentes valores, a Mestranda Claudiele Carla Marques da Silva, utilizou dados secundários de uma pesquisa anterior, denominada “Projetos bem sucedidos de Educação moral” em busca de experiências brasileiras. Na pesquisa, coordenada pela Profª.Drª.Maria Suzana de Stéfano Menin, solicitou-se que as escolas descrevessem projetos de Educação Moral, explicitando seus temas, meios, finalidades, duração, mudanças percebidas no ambiente escolar, número de participantes e relações da experiência com a comunidade extraescolar.

Nos resultados obtidos nessa pesquisa, destacou-se uma desarticulação, em grande parte das experiências analisadas, entre os projetos de Educação Moral nas escolas e a comunidade que as circundam. Frente a esses resultados, procurou-se verificar e analisar, inicialmente por meio da literatura específica da área e, em um segundo momento, por meio da análise de 169 questionários provindos do Estado de São Paulo, como deveria ser e como é a relação entre a escola e a comunidade ref. a projetos de Educação Moral.

Se os projetos levam em conta a comunidade em que a escola se insere, quais problemas são considerados ? A comunidade motivou esses projetos? A comunidade participou na sua elaboração? Os dados da pesquisa foram compreendidos e interpretados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com critérios retirados da literatura atual sobre Educação Moral e que se inspiram na Psicologia do Desenvolvimento.

Pela análises das experiências, podemos afirmar que grande parte dos agentes escolares relatou estabelecer relações com seu entorno, sendo que duas tendências de resposta mais se destacaram: primeiro, as relações são estabelecidas devido aos problemas, carências ou valores vivenciados pelos alunos e suas famílias; segundo: por conta das especificidades e necessidades do bairro e seus membros, como também pela necessidade de participação dos pais e professores nos projetos. (Esta pesquisa teve financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VII da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a candidata Claudiele Carla Marques da Silva dá início à defesa de dissertação de Mestrado/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Mestranda teve como Orientadora de sua Pesquisa, a Profª.Drª. Maria Suzana de Stéfano Menin, docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-graduação em Educação, foi acompanhada não só pelos integrantes da Banca Examinadora, mas também, colegas e familiares da Mestranda.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 09

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu nesta semana o Simpósio Paulo Freire, com a participação de renomadas personalidades ligadas à Educação e Cultura. Dentre as quais, o Prof.Dr.Timothy Ireland, graduado em Letras pela Univ.de Edimburgo/Escócia; Mestre e Doutor em Educação de Adultos pela Univ.de Manchester/Inglaterra, Prof.de Pós-graduação em Educação pela Univ. Federal da Paraíba e Coordenador da Cátedra “Paulo Freire” da Organização das Nações Unidas/UNESCO para Educação de jovens e adultos.

O Professor Ireland dedicou dois dias, especialmente para falar sobre os 50 anos (e 40 hrs) da Revolução Freiriana na educação brasileira. Angicos/PA entrou para a história como símbolo da luta contra o analfabetismo no país; e Paulo Freire se destacou como “Cidadão do mundo” e Educador de renome internacional. Foi ele o idealizador de um Projeto de cultura popular que beneficiou inicialmente 300 trabalhadores rurais, tornando-se conhecido por “Método Paulo Freire de Alfabetização”. Desde então, foi criada em Angicos a Comissão Nacional de Cultura Popular, tendo Paulo Freire como Coordenador.

Nascido em Recife/PE em 19 de Setembro de 1921, Paulo Freire era filho de um ex-Capitão da Polícia Militar (Temístocles Freire) e na condição de Assessor cultural do Governo Miguel Arraes, acabou sendo convocado a prestar serviços ao Ministério da Educação no Governo João Goulart, indicado pelo então Ministro Paulo de Tarso, da Educação. Porém, com o Golpe Militar de 1964 teve seu mandato cassado, sendo exilado na Bolívia; e posteriormente no Chile, Estados Unidos e Europa. A partir desse período, o “Método Paulo Freire” foi proibido no Brasil. Falecido em 02 de Maio de 1997, Freire só foi anistiado em 2009, tornando-se “Patrono da Educação” e o “Mais célebre Educador brasileiro”.

Durante os dias 06 e 07 de Agosto, o Prof.Dr.Timothy Ireland participou de reuniões com docentes e alunos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP; participou da solenidade de Abertura do Simpósio Paulo Freire, na manhã de 4ª feira (07/Agosto) e acompanhou todas as atividades desenvolvidas no decorrer do dia. Teve destacada atuação nas mesas redondas e se colocou à disposição de todos os interessados para esclarecer dúvidas e opinar a respeito do tema em debate: Atualidade de Paulo Freire frente aos desafios do Século XXI.

Fazendo parte das 3 mesas redondas – além do Prof. Ireland – o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (que presidiu a abertura do evento), a Mediadora, Profª.Drª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti (FCT), Profª.Drª.Denise Regina da Costa Aguiar (Cátedra Paulo Freire), Profª.Marisa Luz (MST), Profª.Drª.Onaide S.C.de Mendonça (Chefe do Deptº/Educação-FCT); Prof.Dr.Cristiano Di Giorgi (FCT), Profª.Drª.Márcia Regina C.de Lima (FCT) e Prof.Dr.Sérgio Haddad (Ação Educativa).

Na abertura dos debates, o Prof.Dr.Timothy Ireland foi interpelado sobre várias questões: problemas de assistência social, Projetos educacionais, erradicação do analfabetismo, articulações políticas e sociais, bolsa família, Mercosul, questões de educação, saúde, trabalho, justiça, aprendizado, superpopulação dos Presídios e manifestações públicas envolvendo jovens e adultos. “São programas que se desenvolvem desde 2005; já estamos em 2013 e decorridos 8 anos não consigo entender o porque da falta de soluções” e acrescentou: Qual a dinâmica que deve ser empregada? Se ainda não tivemos tempo suficiente para avaliar as mudanças verificadas a partir do Século XX, o que poderemos fazer? Lembrou os acontecimentos que envolvem o mundo árabe com a queda de alguns governantes e os protestos que ocorrem na China – que a mídia não divulga – além de outros acontecimentos, onde existem insatisfações e a classe média é a mais sacrificada.

Um evento significativo

No Auditório da Unesp, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – presidiu o ato inaugural após a formação da mesa, anunciando o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida fez seu pronunciamento oficial, saudando especialmente os visitantes e convidados, os integrantes da Comissão Organizadora, docentes e alunos de graduação e pós-graduação. Foram incluídos à Mesa de Abertura o Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, representando o Departamento de Geografia (FCT); o Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr (CEMOSi); a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti (Programa de Pós-Graduação em Educação/FCT); Profª.Drª.Sônia Maria Pelegrini (Secr.Adjunta de Educação de Pres.Prudente) e o Prof.Dr.Timothy Ireland (Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos e Agenda Nacional de Comemorações dos 50 anos de Angicos/MEC).

A Mesa redonda I – realizada após o ato de abertura do Simpósio Paulo Freire – abordou o tema: “Educação como prática de liberdade”, tendo participado como Mediadora, a Profª.Drª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti (FCT), juntamente com a Profª.Drª. Denise Regina da Costa Aguiar (Cátedra Paulo Freire); Profª. Marisa Luz (MST) e a Profª.Drª. Onaide de Mendonça (Chefe do Deptº de Educação/FCT). Na Mesa redonda II – realizada no período da tarde – o tema desenvolvido foi: “Política e Educação” – sendo debatido entre os participantes: Prof.Dr.Cristiano A.G.Di Giorgi (FCT), Profª.Drª.Márcia Regina C.de Lima (FCT) e o Prof.Dr.Timothy Ireland (Cátedra da UNESCO de Educação e Jovens e Adultos).

A Mesa redonda III verificou-se no período noturno, abordando o tema: “A atualidade do pensamento de Paulo Freire”, com a participação dos Professores Doutores: Sérgio Haddad (Ação Educativa) e Cristiano A.G.Di Giorgi (FCT). Simultaneamente, realizou-se no Boulevar “Messias Meneguette Jr” a apresentação de Pôsteres, com trabalhos teóricos e relatos de experiências. Foi também disponibilizada uma exposição de obras de autoria de Paulo Freire e outros escritores, numa promoção do Café Literário de Maringá. Desta forma, foram apresentados onze títulos do consagrado Educador brasileiro: Obras de Paulo Freire sobre Educação; Cartas à Cristina; Pedagogia da Tolerância; Pedagogia da Autonomia; Pedagogia do Oprimido; África ensinando a gente; Ação Cultural; Alfabetização – Leitura do Mundo; À Sombra Desta Mangueira; A importância do Ato de Ler; Educação e Atualidade Brasileira.

Sobre a vida e a obra cultural de Paulo Freire, muito se falou durante o evento comemorativo promovido no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente. “Um dos maiores intelectuais que fez de sua prática a teoria, ou da teoria a prática. Foi coerente! Sua teoria, seu discurso. Foi e é fruto de reflexões de vida que caminha para uma educação libertadora. (Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança). Acreditando na Educação como Prática de Liberdade, a sua vida, a sua obra – por ser coerente – fez de sua vida uma obra. Não separou a vida da teoria; fez e refez na práxis e mostrou na Pedagogia da Autonomia, a razão de ser Educador” – disse a Profª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti.

A Educação é uma prática política e o docente como qualquer outro cidadão deve fazer sua escolha. E eu reforço – enfatizou a Professora Fátima – não ficar em cima do muro e agindo para satisfazer o egoísmo do outro. Temos que construir nossa coerência para diminuir a distância entre o discurso e a ação. “Faça o que eu falo; e não faça o que eu faço. Temos que ficar abertos para a mudança, e mudança exige mobilidade”. Estar aberto às mudanças e as diferenças.

Aprendemos com o diferente e só sabemos que é diferente, porque ouvimos a pergunta. Aprendemos com o antagônico – Pedagogia do Compromisso. Mudar a maneira de lutar, reinventar. Porém, jamais parar de lutar. Reconstruir a esperança. A história não é homogênea; devemos criar o futuro, transformando o presente com a experiência do passado: a história. A nossa história não terminou! – concluiu a oradora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Timothy Ireland chegou em Presidente Prudente na véspera do Simpósio Paulo Freire, e aproveitou para estabelecer seus primeiros contatos com docentes, alunos membros da Comissão Organizadora do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na manhã de 07 de Agosto no Auditório da Unesp, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol abriu oficialmente o Simpósio Paulo Freire – comemorando o Cinquentenário de Angicos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença do Prof.Dr.Timothy Ireland – Coordenador da Cátedra Paulo Freire da Organização das Nações Unidas/UNESCO para jovens e adultos – valorizou o evento comemorativo aos 50 anos da Revolução Freiriana na educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A figura do consagrado escritor que criou o “Método Paulo Freire de Alfabetização” foi exaltada em todos os momentos, por ser considerado “Patrono da Educação” e “O mais célebre educador brasileiro”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a realização deste evento histórico em homenagem a Paulo Freire, houve empenho e participação de docentes e alunos que integram o Programa de Pós-graduação em Educação, Geografia e Educação Física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para finalizar, não poderiam faltar: a exposição com as principais obras de Paulo Freire e uma foto histórica, reunindo organizadores e participantes do Simpósio, ao lado do Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP