ago 26

De 21 a 23 de Agosto, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu a XIV Semana da Geografia e o IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, cuja abertura verificou-se às 19h30 no Auditório do Discente V através de Conferência e mesa redonda. O ato foi presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (Diretor da FCT/UNESP), que se congratulou com os organizadores do evento, fazendo votos de pleno êxito na realização da Semana da Geografia e do Encontro de Estudantes.

O tema debatido na primeira noite foi “Transformações e Desafios do Conhecimento Geográfico”, tendo como Moderador o Coordenador de Cursos, Prof.Dr.Raul Borges Guimarães e palestrantes; o Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto – da FCT/UNESP – e na condição de visitante e convidado especial, o Prof.Dr.José Manuel Mateo Rodriguez, da Universidade de Havana/Cuba.

No início, o Prof.Raul Borges Guimarães citou questões ligadas à função de Professor e o desenvolvimento da Geografia. Agradeceu a presença e participação dos alunos de graduação e pós-graduação e alertou: “Vamos ter que enfrentar alguns desafios: Nosso curriculum irá passar por uma reformulação”. E acrescentou que Presidente Prudente está se transformando num Centro Geográfico Latinoamericano dos mais importantes, através da aliança estratégica Brasil-Cuba. A propósito lembrou que o próximo Encontro de Geógrafos da América Latina será realizado em Havana/Cuba.

O Prof.Dr.João Lima Sant’Anna Neto em sua exposição, falou sobre Problemas e Desafios, Caminhos para a superação, O Fim da Modernidade e o Fim da História; ou o Fim do processo histórico como processo de mudança, o capitalismo e a democracia, como limiar da evolução humana. Os limites da racionalidade científica: o reconhecimento de que as concepções gerais da vida e do universo, nunca podem ser os produtos do conhecimento empírico crescente.

Por fim – disse – a Geografia possui ferramentas poderosas para se efetivar como a grande ciência do século XXI, desde que tenhamos: Capacidade de discernir entre o que é central e relevante e o que é diletante e secundário (para tratar dos temas e questões que são essenciais). Profundo conhecimento teórico; Capacidade de interpretar e ressignificar a realidade que nos é confrontada; Discernir entre o que é senso comum e conhecimento científico produzido com rigor intelectual e ter sensibilidade e compromisso especial.

Outras duas mesas redondas foram desenvolvidas – de acordo com a programação previamente elaborada – nos dias 22 e 23 de Agosto, revezando-se com minicursos, trabalhos de campo e intervenção cultural. No encerramento, homenagens a Professores e Funcionários. No dia 22 no período noturno houve mesa redonda para avaliar e debater o tema: “O Professor de Geografia: Conteúdos curriculares e atribuições de aulas”, tendo a participação do Prof.Dr.Raul Borges Guimarães (CETAS/FCT/UNESP), Ricardo Pires de Paula/NERA/CEMOSI, Érika Lopes Henares Peres, Repr.da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente, juntamente com um representante da Rede Púbica de Ensino.

Na noite de encerramento do evento, o Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez (da Universidade de Havana/Cuba) se antecipou para realizar o lançamento de novas publicações de sua autoria no Auditório da FCT/UNESP. Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Geoecologia e Planejamento e Gestão Ambiental. Em seguida foi desenvolvida a terceira mesa redonda sob o tema:”O Geógrafo: Formação, Atribuição Profissional e Desafios do Mercado de Trabalho”.

Para os trabalhos de encerramento da XIV Semana da Geografia e IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia no dia 23/Agosto, participaram da mesa redonda: a Profª.Drª.Isabel Cristina Moroz Caccia Gouveia/GAIA-FCT/UNESP, Prof.Dr.Hamilton Amorim – Deptº de Cartografia – Repr. da FCT /UNESP no CREA-SP; Geógrafo Renato Benito Felippe Junior – Pres.da APROGEO; Alex Araujo – Repr.Acadêmico Egresso e Bacharel em Geografia.

Na Mesa de Abertura da XIV Semana da Geografia e IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – e o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, Coordenador de Cursos e Mediador dos debates.

O tema desenvolvido este ano foi: Transformações e Desafios do Conhecimento Geográfico: As atribuições profissionais da Ciência Geográfica. O evento foi prestigiado pelo Prof.Dr.José Manuel Mateo Rodriguez, da Universidade de Havana/Cuba.

O Professor Mateo Rodriguez é um dos mais renomados profissionais do setor geográfico latinoamericano. Sua conferência e participação nas mesas redondas e nos debates valorizaram a realização da Semana da Geografia na FCT/UNESP.

O evento realizado entre 21 e 23 de Agosto foi bastante concorrido. Nas três mesas redondas desenvolvidas durante a programação houve participação de importantes palestrantes, com enfoque inicial para “Transformações e desafios”.

O principal participante do evento – Prof.Dr.José Manuel Mateo Rodriguez, da Universidade de Havana – foi prestigiado em todos os momentos, não só pelo Diretor da FCT/UNESP, mas também docentes e alunos de graduação e pós-graduação.

Na etapa final, isto é, antes da abertura da 3ª e última Mesa redonda, o Professor Mateo Rodriguez promoveu o lançamento de seus novos livros, que aí estão em exposição: Planejamento e Gestão Ambiental; Geoecologia e Educação Ambiental.

Prof.Dr.João Sant’Anna Neto e outros integrantes do Departamento de Geografia da FCT/UNESP fizeram questão de prestigiar o ilustre visitante, Prof.Dr.Mateo Rodriguez em sua passagem pelo Câmpus da Unesp/Presidente Prudente.

Uma saudação especial e muito carinhosa, em nome da FCT/UNESP, em apoio ao Prof. Dr. José Manuel Mateo Rodriguez pela sua brilhante atuação na XIV Semana da Geografia e IX Encontro de Estudantes de Licenciatura em Geografia.