ago 29

Na última semana de Agosto – mais propriamente no dia 27 no período da manhã – foram desenvolvidas na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – duas dissertações de Mestrado, nas áreas de Educação e Ciências Cartográficas. As dissertações foram defendidas publicamente pelos candidatos: Luis Augusto Nunes Coelho e Suélen Cristiane Marcos de Oliveira, respectivamente.

A primeira dissertação de Mestrado, realizou-se na Sala de Apresentação de Projetos (Departamento de Cartografia) e o Mestrando que fez sua defesa, teve como Paraninfo o Prof.Dr.João Carlos Chaves, do Departamento de Cartografia da FCT/UNESP, enquanto o segundo, realizou-se no Anfiteatro VII e o Orientador foi a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Departamento de Educação da FCT/UNESP.

O tema da dissertação de Mestrado defendido por Luis Augusto Nunes Coelho versou sobre “Acurácia relativa na de terminação dos vértices de parcelas cadastrais urbanas”. Já o tema defendido por Suélen Cristiane Marcos de Oliveira, foi “As concepções de família presentes nos planos diretores das instituições de educação infantil: Avanços, contradições e possibilidades”.

Além dos dois Orientadores, fizeram parte da Comissão Examinadora os seguintes docentes: Prof.Dr. Amilton Amorim, do Departamento de Cartografia da FCT/ UNESP e o Prof.Dr.L uis Augusto Koenig Veiga, da Universidade Federal do Paraná – UFPR e a Profª.Drª: Gilza Maria Zauhy Garms, do Departamento de Educação da FCT/UNESP e a Prof ª. Drª. Elieuza Aparecida de Lima, do Departamento de Didática da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília/SP.


Rede de Referência Cadastral Municipal

Em sua dissertação de Mestrado/Programa de Ciências Cartográficas, Luis Augusto Nunes Coelho faz citação inicial à Rede de Referência Cadastral Municipal, onde a maioria dos marcos geodésicos se localizam no Câmpus da Unesp, onde a mesma não foi distribuída de forma uniforme no município. Áreas Teste 1,2 e 3 são investigadas , porque na Área Teste 3 o marco geodésico mais próximo, encontra a 1,7 km dos vértices das parcelas. O uso da estação total não é uma alternativa viável, em virtude da necessidade do profissional realizar transporte de coordenadas com relação a dois marcos desta rede, até a área de estudo, o que demandaria muito tempo de trabalho.

O Mestrando acrescenta em sua defesa de dissertação de Mestrado, que o ouso do GPS com base no método RTK, permite que os vértices das parcelas sejam determinados e a perda do sinal refletido do satélite ao receptor – condição não apresentada na Área Teste 2 (com exceção de dois vértices), mas contemplada na Área Teste 3. Nestas Áreas do levantamento cadastral é conduzido com um rádio externo e as coordenadas dos vértices são localizados na UNESP, utilizando-se da estação total para determinar os vértices das parcelas cadastrais.

E finalizando diz Luis Augusto: A lei de propagação de variância-covariância é utilizada nas transformações entre os sistemas de coordenadas, nos processamentos dos dados GPS e o da poligonal topográfica, assim como no método de interseção a vante e irradiação. Para o controle das observações do levantamento cadastral, utiliza-se do Ed todo dos Mínimos Quadrados (MMQ) e da elipse dos erros.

O papel da Instituição de Educação Infantil

Suélen Cristiane Marcos de Oliveira em sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação considera importante o relacionamento entre as Instituições de Educação Infantil e as famílias, diante do desafio de cuidar e educar as crianças. A pesquisa teve como objetivo geral, identificar, descrever e avaliar criticamente as concepções de família presentes nos planos diretores, para saber o que pensam os educadores infantis sobre as famílias das crianças e se o valor que a elas atribuem interfere na relação família e instituições.

Os resultados obtidos elucidaram que as concepções dos educadores infantis sobre as famílias das crianças, ainda se encontram fortemente baseadas no modelo de família nuclear, dificultando a aceitação das novas configurações familiares. Isso tem impossibilitado o estabelecimento de um relacionamento respeitoso e cooperativo entre essas instituições, demonstrando crescer o numero de famílias, cuja configuração difere da nuclear.

A pesquisa elenca como desafios , a necessidade dos educadores infantis reconhecerem como importante para a qualidade da educação, assim como, um direito da criança e de sua família, a parceria com outras famílias e que se avance nas atividades pensadas para o ensino, possibilitando a valorização família real da família e das crianças. Faz se prementes, investimentos na formação docente para que se estreitem os laços entre as instituições de Educação Infantil com totós os tipos de famílias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Luis Augusto Nunes Coelho fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Ciências Cartográficas na manhã de 27/Agosto na Sala de Apresentação de Projetos, tendo como Orientador o Prof.Dr.João Carlos Chaves do Deptº de Cartografia da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante os trabalhos desenvolvidos perante a Comissão Examinadora, o Mestrando foi prestigiado por amigos e familiares que compareceram à Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia da Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No mesmo dia 27/Agosto no Anfiteatro VI, a candidata Suélen Cristiane Marcos de Oliveira fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, do Deptº de Educação da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para prestigiar a Mestranda, tiveram livre acesso à Sala Especial do Anfiteatro VII, todos os seus familiares e amigos que assim, puderam acompanhar todo o transcorrer da defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.