jan 30

Presidido pelo Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/Unesp – foi aberta oficialmente no dia 26 de Janeiro, a XIX Disciplina Intersemestral – Evento “Catálise acelerando a Química para o Progresso da Ciência”, no qual foram envolvidas seis Universidades: UNESP, UNICAMP, USP, UFSCar, UFABC e UNIFESP. Pré-requisitos: Físico-Química (Cinética Química). Apos o ato de abertura foi executado o Hino Nacional Brasileiro, seguindo-se os pronunciamentos dos integrantes da mesa: Com destaque inicial para o Diretor da FCT e o Prof.Carlos José Constantino.

No decorrer da semana – até 30/Janº – foram desenvolvidos inúmeros trabalhos do Grupo Químicas Integradas G6 no Câmpus da FCT/Unesp em Presidente Prudente. Nessas atividades participação ativa de inúmeros docentes. Pela Organização do evento: UNESP (Araraquara,Bauru, S.J.Rio Preto e Pres.Prudente), Profª.Drª.Ana Maria Pires; representando a USP (São Paulo,Ribeirão Preto e São Carlos), a Profª.Drª.Beatriz Eleutério Goi; pela UNICAMP, o Prof.Dr.Valdemiro Pereira de Carvalho Júnior e representando a UNIFEST, o Prof.Dr.Antonio Carlos Dias Ângelo.

É bom ressaltar o desenvolvimento da programação no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, onde também participaram os docentes: Profs.Drs. Silvânia L.Nobre e Fábio Batista (MT). Os trabalhos do Grupo Químicas Integradas foram centralizados no Auditório/V e na Sala 05, Bloco VI (período da manhã). E também, no Anfiteatro II da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp. No perído da tarde, foram desenvolvidas outras atividades, tendo como local a Central de Laboratórios da FCT/Unesp.

O encerramento dessa Jornada intersemestral verificou-se (de conformidade com o que foi previamente programado), no dia 30 de Janeiro, mediante avaliação geral considerada de pleno sucesso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O XIX Disciplina Intersemestral do G-6, reunindo seis Universidades foi aberto no Auditório/Disc.V pelo Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr. Marcelo Messias no dia 26 de Janeiro. Encerramento em 30 de Janeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento (que é o 1º do ano),reuniu grande número de participantes da UNESP, USP, UNICAMP, UFSCar, UFABC e UNIFESP. Os trabalhos se desenvolveram com Palestras, Cursos, Tour, Laboratórios e outras atividades.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jan 27

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – acaba de registrar a 1ª Colação de Grau do ano 2015, relativa a 34 formandos da turma 2014 do curso ministrado pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, que ocorreu na noite de 22/Janeiro no Anfiteatro do Discente V. Trata-se de um resultado do convênio celebrado entre a Unesp e a CAPES/MEC.O ato de abertura e presidência dos trabalhos foram desenvolvidos pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp, com o 1º pronunciamento da noite.

Também fazendo parte da mesa diretora da solene de colação de grau – curso de pedagogia PARFOR – da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o Prof.Dr.José Roberto Corrêa Sagkuettu (Coordenador Geral do PARFOR); a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite (Patronesse dos Graduandos); a Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima (Paraninfa) e a Profª.Drª.Onaide Schwartz Correa de Mendonça (Vice-Chefe do Deptº de Educação)

Constituída a mesa, o Mestre de Cerimônias Valmir César Lanza Caldeira anunciou a entrada do cortejo formado pela Egrégia Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP – com os representantes docentes: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alberto Albuquerque Gomes; Claudemira Azevedo Ito; Cristina Maria Baron; Cristiane Néspoli Morelato França (Vice-Chefe do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp); Onaide Schwartz Correa de Mendonça (Vice-Chefe do Deptº de Educação), que representou a Chefia do Departamento; Silvânia Lanfredi Nobre (Comissão Permanente de Pesquisa) e Vilma Mayumi Tachibana (Chefe do Deptº de Estatística).

Presença dos docentes que compõem o Projeto Político Pedagógico do curso PARFOR/FCT e lecionaram diversas disciplinas: Profs.Drs.: Alberto Albuquerque Gomes; Cinthia Magda Fernandes Ariosi; Cristiano Amaral Gaborggini Di Giorgi; Divino José da Silva, Eliane Maria Vani Ortega; Irineu Aliprando Viotto Filho; Paulo César de Almeida Raboni; Paulo Roberto Brancatti; Silvio César Nunes Militão; Tânia Cristina Boff; Renata Junqueira de Souza e Vanda Moreira Machado Lima. Destaque também para a servidora Beatriz Aparecida Dias, que deu suporte ao desenvolvimento do Projeto.

O 1º ato foi representado pelo Hino Nacional Brasileiro executado “ao vivo” pelo Maestro Luizão e Orquestra de Câmara do Oeste Paulista, sendo acompanhado e entoado com todo o respeito por todos os presentes. Em seguida, os pronunciamentos do Coordenador Geral do PARFOR na Unesp, Prof.Dr.José Roberto Correa Saglietti; Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, que também exerceu suas atividades como Coordenadora local do curso de Pedagogia PARFOR; Vanda Moreira Machado Lima e André Luiz Fernandes Ribeiro.

Dirigindo-se à frente do palco, os Profs.Drs.Marcelo Messias, Vanda Moreira, Yoshie Ussami Ferrari Leite e Onaide Schwartz Correa de Mendonça desceram e se encaminharam para o Ato de colação de Grau, a começar pelo Juramento conduzido pelo Acadêmico André Luiz Fernandes Ribeiro. Com os Graduandos do Curso de Pedagogia PARFOR, “de pé”, procedeu-se o Juramento com a chamada nominal de cada um deles. O Presidente da Sessão Solene, Prof.Dr.Marcelo Messias, ao colocar a borla sobre a cabeça do Graduando, concedeu-lhe todos os direitos e prerrogativas para o exercício legal da profissão.

A Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima fez a entrega do canudo e cumprimentou todos os formandos, enquanto a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, entregou o Certificado do Curso de Pedagogia PARFOR, cumprimentando a seguir um a um dos formandos num total de 34 novos profissionais. Aos alunos que tiveram melhor desempenho no decorrer do curso foi conferido o Diploma de “Mérito Acadêmico”, entregue pessoalmente pelo Prof.Dr.Marcelo Messias. Foi Oradora da Turma, Mariana Gomes Mastronicola que representou todos os graduandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A solenidade de colação de Grau do curso de Pedagogia PARFOR – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica da Unesp – é a 1ª do ano na FCT/Presidente Prudente. Realizou-se na noite de 22/Janº, no Auditório/Discente V.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento foi abrilhantado pelo Maestro Luizão e Orquestra de Câmara do Oeste Paulista. O Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/Unesp – presidiu os trabalhos, tendo também a presença e participação do Coordenador Geral do PARFOR, Prof.Dr.José Roberto Correa Saglietti.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A solenidade de colação de grau foi prestigiada por um grande número de participantes, reunindo além de autoridades e visitantes, diretores, professores e concluintes do curso de Pedagogia PARFOR da Unesp, em número de 34 formandos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – conduziu a solenidade e colocou a borla sobre a cabeça de cada um dos graduandos, concedendo-lhes os direitos e prerrogativas para o exercício legal da profissão.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A homenagem principal – por todos os méritos – foi destinada à Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite (Patronesse dos Graduandos), à Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima (Paraninfa) e homenagem especial aos Profs.Drs.Silvio Militão; Eliane Ortega e à Servidora Beatriz Aparecida Dias.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jan 19

Foram cinco os docentes-pesquisadores do curso de educação física contemplados no edital anual CNPQ-Universal, divulgado no final do ano de 2014. O fato – por si só – denota o quanto o curso tem mudado o seu perfil e centrado força em pesquisa de relevância científica e social. Essa mudança qualitativa vem acontecendo, sobretudo, nos últimos anos.

Para isso, existe uma justificativa: Quando novos docentes chegaram no curso em Presidente Prudente, juntamente com aqueles mais experientes, se desenvolveu uma ciência de qualidade, com notório reconhecimento científico. É esse fato que passa a se destacar junto aos demais cursos de Educação Física da UNESP e outras universidades brasileiras.

Os docentes-pesquisadores contemplados foram: o Prof. Dr. Diego Giulliano Destro Christófaro, com o projeto “Prática de modalidades de lutas em adolescentes e os possíveis benefícios à saúde”. E o objetivo: investigar a importância das práticas de modalidades diferenciadas de lutas e seus benefícios diretos à saúde dos indivíduos. De maneira geral e dos adolescentes em específico.

A Profa Dra. Giovana Rampazzo Teixeira se destacou com o projeto “Caracterização do processo inflamatório e influência da terapia de reposição hormonal no lobo ventral da próstata de ratos UChB (consumidores voluntários de etanol a 10%), cujo objetivo é verificar a participação do fator de transcrição gênica PPAR-α.

Como possível regulador chave nos efeitos protetores do treinamento físico sob alterações imuno-metabólicas prostática de camundongos, submetidos à dieta hiperlípidica, a fim de contribuir para a identificação de Síndrome Metabólica que ocasiona excesso de peso e/ou obesidade e o diabetes tipo 2. Ambos os pesquisadores foram classificados na Faixa A de financiamento do CNPQ (até R$ 30.000).

O Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior, contemplado com o projeto “Efeito do treinamento concorrente sobre atividade da alfa amilase em adolescentes obesos” investiga a importância do treinamento físico junto a adolescentes obesos e as contribuições para a sua qualidade de vida.

O Prof. Dr. Fábio Santos Lira, com o projeto “Envolvimento do NF-kB e PPAR-gamma na resposta inflamatória e metabólica em monócitos de indivíduos sedentários, fisicamente ativos e treinados”, tem intenção de pesquisar o efeito de diferentes intensidades de exercícios aeróbio sobre a resposta anti-inflamatória e anti-aterogênica, ressaltando o papel terapêutico do exercício físico na prevenção de doenças crônicas.

Ambos os projetos foram classificados na Faixa B de financiamento do CNPq (até R$ 60.000,00). Além dos docentes acima, também o Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, da área de Psicomotricidade, foi contemplado com o projeto “Processo de avaliação psicomotora histórico-cultural: compreendendo as crianças para além dos testes padronizados”. Nesse contexto,a finalidade é construir um novo instrumento de avaliação psicomotora para criança em idade pré-escolar e escolar. Tomando como parâmetro de avaliação, a atividade lúdica e coletiva devidamente orientada pelo professor. O projeto foi classificado na Faixa C de financiamento do CNPq (até R$ 120.000,00).

Enfim, o Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – comemora as conquistas obtidas no ano de 2014 dos cinco docentes-pesquisadores e prepara-se para colher os frutos do seu trabalho no ano de 2015. Como também espera celebrar neste novo ano, o resultado positivo de outros projetos desenvolvidos pelos demais docentes do Curso.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Giovana Rampazzo Teixeira e Diego Giulliano Destro Christófaro, foram os dois primeiros docentes-pesquisadores do curso de Educação Física da FCT/Unesp, contemplados pelo CNPq c/financiamento na faixa de R$30.000,00.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho e o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr. Foram mais além e passaram a integrar posições mais elevadas, com premiações na faixa C de financiamento do CNPq, de R$120.000,00.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Giovana e Fábio Santos Lira – docentes do curso de Educação Física da FCT/Unesp estão em contato permanente com os colegas e alunos, transmitindo otimismo e dedicação às pesquisas científicas, que lhes deram mais esta premiação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nestas duas fotos se pode avaliar a alegria e o entusiasmo desses 5 docentes dedicados ao aprimoramento do ensino e da pesquisa científica, em benefício da comunidade. Para eles e para a cidade e região de Presidente Prudente, foi uma das maiores conquistas do ano de 2014. Parabéns !!!

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP