jan 19

Foram cinco os docentes-pesquisadores do curso de educação física contemplados no edital anual CNPQ-Universal, divulgado no final do ano de 2014. O fato – por si só – denota o quanto o curso tem mudado o seu perfil e centrado força em pesquisa de relevância científica e social. Essa mudança qualitativa vem acontecendo, sobretudo, nos últimos anos.

Para isso, existe uma justificativa: Quando novos docentes chegaram no curso em Presidente Prudente, juntamente com aqueles mais experientes, se desenvolveu uma ciência de qualidade, com notório reconhecimento científico. É esse fato que passa a se destacar junto aos demais cursos de Educação Física da UNESP e outras universidades brasileiras.

Os docentes-pesquisadores contemplados foram: o Prof. Dr. Diego Giulliano Destro Christófaro, com o projeto “Prática de modalidades de lutas em adolescentes e os possíveis benefícios à saúde”. E o objetivo: investigar a importância das práticas de modalidades diferenciadas de lutas e seus benefícios diretos à saúde dos indivíduos. De maneira geral e dos adolescentes em específico.

A Profa Dra. Giovana Rampazzo Teixeira se destacou com o projeto “Caracterização do processo inflamatório e influência da terapia de reposição hormonal no lobo ventral da próstata de ratos UChB (consumidores voluntários de etanol a 10%), cujo objetivo é verificar a participação do fator de transcrição gênica PPAR-α.

Como possível regulador chave nos efeitos protetores do treinamento físico sob alterações imuno-metabólicas prostática de camundongos, submetidos à dieta hiperlípidica, a fim de contribuir para a identificação de Síndrome Metabólica que ocasiona excesso de peso e/ou obesidade e o diabetes tipo 2. Ambos os pesquisadores foram classificados na Faixa A de financiamento do CNPQ (até R$ 30.000).

O Prof. Dr. Ismael Forte Freitas Júnior, contemplado com o projeto “Efeito do treinamento concorrente sobre atividade da alfa amilase em adolescentes obesos” investiga a importância do treinamento físico junto a adolescentes obesos e as contribuições para a sua qualidade de vida.

O Prof. Dr. Fábio Santos Lira, com o projeto “Envolvimento do NF-kB e PPAR-gamma na resposta inflamatória e metabólica em monócitos de indivíduos sedentários, fisicamente ativos e treinados”, tem intenção de pesquisar o efeito de diferentes intensidades de exercícios aeróbio sobre a resposta anti-inflamatória e anti-aterogênica, ressaltando o papel terapêutico do exercício físico na prevenção de doenças crônicas.

Ambos os projetos foram classificados na Faixa B de financiamento do CNPq (até R$ 60.000,00). Além dos docentes acima, também o Prof. Dr. Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho, da área de Psicomotricidade, foi contemplado com o projeto “Processo de avaliação psicomotora histórico-cultural: compreendendo as crianças para além dos testes padronizados”. Nesse contexto,a finalidade é construir um novo instrumento de avaliação psicomotora para criança em idade pré-escolar e escolar. Tomando como parâmetro de avaliação, a atividade lúdica e coletiva devidamente orientada pelo professor. O projeto foi classificado na Faixa C de financiamento do CNPq (até R$ 120.000,00).

Enfim, o Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – comemora as conquistas obtidas no ano de 2014 dos cinco docentes-pesquisadores e prepara-se para colher os frutos do seu trabalho no ano de 2015. Como também espera celebrar neste novo ano, o resultado positivo de outros projetos desenvolvidos pelos demais docentes do Curso.

Giovana Rampazzo Teixeira e Diego Giulliano Destro Christófaro, foram os dois primeiros docentes-pesquisadores do curso de Educação Física da FCT/Unesp, contemplados pelo CNPq c/financiamento na faixa de R$30.000,00.

O Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho e o Prof.Dr.Ismael Forte Freitas Jr. Foram mais além e passaram a integrar posições mais elevadas, com premiações na faixa C de financiamento do CNPq, de R$120.000,00.

Giovana e Fábio Santos Lira – docentes do curso de Educação Física da FCT/Unesp estão em contato permanente com os colegas e alunos, transmitindo otimismo e dedicação às pesquisas científicas, que lhes deram mais esta premiação.

Nestas duas fotos se pode avaliar a alegria e o entusiasmo desses 5 docentes dedicados ao aprimoramento do ensino e da pesquisa científica, em benefício da comunidade. Para eles e para a cidade e região de Presidente Prudente, foi uma das maiores conquistas do ano de 2014. Parabéns !!!