abr 28

SESSÃO SOLENE DOS GRADUANDOS 2016

Evento Comentários desativados

Nas quatro sessões solenes da Congregação para colação de grau/2016 realizadas entre Fevereiro a Abril de 2017 fforam graduados 403 alunos (incluindo colações antecipadas com aprovação em concurso de 33 graduados) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. A primeira cerimônia de colação de grau realizou-se no dia 17 de Fevereiro no Auditório/Discente V da FCT/Unesp e as demais (três), nos dias 19 e 20 de Abril na sede da Associação Prudentina de Esportes Atléticos/APEA.

Na solenidade inicial para colação de grau em Fisioterapia, participaram 28 formandos. As três sessões solenes posteriores referentes às conclusões de cursos de graduação (realizadas no Ginásio de Esportes da APEA), foram assim classificadas: Humanas 126; Exatas 109 e Biológicas 54. E ainda: Ciências da Computação 14; Fisioterapia 28 e colações antecipadas 33.

Pela ordem, colaram grau em Arquitetura e Urbanismo: 24 graduandos; Licenciatura em Geografia: 40; Bachareis em Geografia: 14 e Licenciados em Pedagogia: 48 formandos. Bacharel em Ciências da Computação: 06; Engenheiros Ambientais: 30; Engenheiros Cartógrafos: 35; Grau de Estatístico: 04; Licenciados em Física: 06; Licenciados em Matemática: 16 e Licenciados em Química: 13.

Finalmente, na área de Biológicas realizou-se sessão solene de colação de grau na noite de 20 de Abril, com Licenciatura em Educação Física: 29 graduandos e Bachareis em Educação Física: 25 formandos. Em todas as solenidades, presença e participação de centenas de pessoas, especialmente familiares e amigos dos novos graduandos. A primeira sessão solene (realizada em Fevereiro no Auditório da FCT/Unesp), foi presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho e as demais, sob a presidência do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Cerimonial em 3 sessões

Destaque especial para inúmeros homenageados. Em sua maioria, docentes, discentes e servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – especialmente convidados. O cerimonial conduziu os trabalhos de forma elogiável desde a primeira até a última solenidade realizadas este ano. Toda sessão solene foi conduzida com alta categoria, desde a chamada nominal dos componentes da mesa (começando pela citação nominal do Diretor), Docentes e funcionários presentes, para ocupação dos lugares reservados na Tribuna de Honra.

Para representar a Egrégia Congregação da FCT/Unesp foram convidados inúmeros professores, começando pelo Diretor; o Vice-Diretor; Chefes de Departamentos; Paraninfos; Patronos dos Graduandos; Coordenadores; Vice-Coordenadores e Conselheiros, sendo também homenageados graduandos de todos os cursos. Seguiu-se a abertura da solenidade declarada pelo Diretor (Prof.Dr.Marcelo Messias), para a colação de grau/2016. E por complementação, todos os presentes foram convidados a acompanhar a celebração e execução do Hino Nacional Brasileiro.

Seguindo o ritual, após pronunciamento dos patronos das turmas de graduandos dos diversos cursos da Unesp foi anunciado o Juramento – sempre conduzido por um acadêmico – acompanhado por todos os colegas no ato de colação de grau. Chamados nominalmente um a um dos graduandos, o Presidente – que é o Diretor da Faculdade – coloca a “borla” sobre a cabeça de cada concluinte de graduação. No uso das prerrogativas conferidas pelo Estatuto da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp, segue-se o Juramento, com o braço direito estendido… Entrega do “canudo” e cumprimentos, marcam a conclusão do ato de colação de grau.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Ginásio de Esportes da Associação Prudentina de Esportes/APEA sediou três novas sessões solenes de colação de grau da FCT/Unesp, dias: 19 e 20 de Abril .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na APEA, mais de 300 estudantes prestaram juramento perante a Egrégia Congregação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De acordo com o ritual é formada uma bancada especial na Tribuna de Honra, com os principais convidados para as homenagens aos graduandos: docentes e servidores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa que presidiu os trabalhos sob as ordens do Diretor e do Vice-Diretor (Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho) e outros membros da mesa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Méritos reconhecidos: Durante a sessão solene de colação de grau, houve premiação especial aos graduandos que tiveram melhor destaque no ano de 2016.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Integrantes da mesa diretora e graduandos que participaram deste ato de colação de grau, demonstraram total tranqüilidade e satisfação do dever cumprido.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com esse desempenho, cada um dos membros-docentes sente-se realizado, na certeza de ter sido concretizada mais uma aspiração digna de registro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias conclui mais uma jornada de atividades em prol da comunidade universitária, que sempre o prestigiou como docente e Diretor da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Membros da Egrégia Congregação, juntamente com a direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp foram aqui lembrados e homenageados, por todos os méritos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 27

Promover o intercâmbio de informações e propor critérios para a priorização de áreas para restauração ecológica na bacia hidrográfica do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio.

Nos dias 18 e 19 de Abril na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi concretizado no âmbito de um convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, um Workshop (assinado em Junho de 2016 com vigência de 5 anos). O convênio estabelece e regulamenta um programa de cooperação institucional para o desenvolvimento dos planos de trabalhos, em resíduos sólidos e Restauração Ecológica.

O plano foi elaborado levando-se em consideração a experiência do sistema ambiental paulista, que vem se dedicando ao estudo e aperfeiçoamento das técnicas de restauração ecológica. Objetivo: garantir efetividade à recomposição, o programa de nascentes que visa aliar a proteção da biodiversidade à preservação dos recursos hídricos, otimizando investimentos públicos e privados. Ou para cumprimento das obrigações legais e as experiências de ensino, pesquisa e extensão da Unesp. Ref:parceria do Câmpus de Presidente Prudente com o CBH-Pontal do Paranapanema (CBH-PP).

O plano de Trabalho em Restauração Ecológica prevê o desenvolvimento de ações em seis etapas, incluindo: organização e disponibilização de dados; organização de eventos para divulgação e discussões de temas afetos à restauração ecológica; capacitação técnica de agentes da UNESP na temática; adequação de pesquisas em andamento e futuras em temáticas relevantes para os objetivos do Programa Nascentes. E mais: realização de cursos de capacitação/extensão e projetos, além de estudo das informações ambientais e socioeconômicas.

Acrescente-se que o principal objetivo foi o de desenvolver um conjunto de ações que contribuam para a proteção dos recursos hídricos e a recuperação, restauração e preservação das áreas relevantes. Tais como áreas de preservação permanente –APP- na unidade hidrográfica de Gerenciamento de recursos hídricos Pontal do Paranapanema (UGRHI-22). Notadamente na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio que abastece cerca de 30% da cidade de Presidente Prudente, importante pólo regional do Oeste Paulista.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se nos dias 18 e 19 de Abril, o Workshop Técnico sobre Restauração Ecológica conforme convênio assinado em Junho/2016

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A finalidade deste evento foi desenvolver um conjunto de ações que contribuam para a recuperação, restauração e preservação de áreas relevantes, proteção da biodiversidade e preservação dos recursos hídricos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Plano de Trabalho em Restauração Ecológica prevê o desenvolvimento de ações em seis etapas. Objetivo: garantir efetividade à recomposição e o Programa de Nascentes, notadamente na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 27

A Semana do Índio promovida pelo CEMAARQ (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da FCT/Unesp), reuniu este ano, 434 participantes provenientes de escolas públicas e particulares de vários pontos da cidade e região. A informação é de Nikele Maiara Milani – que coordenou as atividades do evento – realizado em Presidente Prudente entre 17 a 20 de Abril.

Integradas com a promoção vieram – além de estudantes – vários acompanhantes representando as diversas comunidades da região. No local foi montada uma maquete indígena, onde os visitantes – especialmente as crianças – puderam conhecer um pouco da vida indígena. Coordenação geral das Profªs.Drªs.Encarnita Salas Martin e Ruth Kunzli.

Como parte dessa programação especial, jovens e adolescentes que vieram integrando as caravanas visitantes tiveram a oportunidade de pintar os rostos e colocar cocares feitos em cartolina. Enquanto isso, a coordenação do evento deu todas as explicações sobre pinturas corporais e tipos de enfeites habitualmente usados pelos índios.

Simultaneamente, foi feito um jogo de perguntas e respostas sobre as exposições do Museu, elaboradas especialmente para essa promoção de cunho histórico e cultural. Enfoque especial numa série de perguntas e respostas, visando recapitular os que aprenderam com essa visita. Os visitantes puderam ainda percorrer toda a área de exposições da Paleontologia, Arqueologia e Etnografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
De 17 a 20 de Abril realizou-se no Câmpus da FCT/Unesp a “Semana do Índio”, com a participação de escolas publicas e particulares da região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O evento se desenvolveu no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da Faculdade de Ciências e Tecnologia e recebeu 434 visitantes.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 16

Atividades foram desenvolvidas entre 07 e 13 de Abril – na FCT/Unesp

Fisioterapia, Educação, Geografia e Matemática Aplicada e Computacional movimentaram os primeiros dias do mês de Abril na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Os temas desenvolvidos por candidatos previamente inscritos tiveram como locais definidos para as defesas públicas, os Anfiteatros II, III, VI e VII, onde foram instaladas as respectivas Comissões Examinadoras.

Na 1ª fase, sob orientação do Prof.Dr. Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi, do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp, a candidata Tatiana Pinheiro de Assis Pontes, defendeu sua tese de Doutorado. Tema: “O lugar de Paulo Freire na atualidade: o que sabem professores e professoras ?”. Fizeram parte da Comissão Examinadora, os docentes: Andreia Nunes Militão, da Universidade Estadual de MS; Júlio César Torres, do IBILCE/S.J.do Rio Preto/SP; Renata Portela Rinaldi e Vanda Moreira Machado Lima, Ambas da FCT/Unesp.

A defesa seguinte, verificou-se no Anfiteatro III envolvendo a candidata do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, Fernanda Elisa Ribeiro que fez sua defesa pública de Mestrado, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Cristina Elena Prado Teles Fregonesi, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp. Membros da Comissão Examinadora: as docentes: Roselene Modolo Regueiro Lorençoni e Francis Lopes Pacagneli, dos Deptºs de Fisioterapia da FCT/Unesp e Unoeste, respectivamente. Tema: “Perfil emocional e efeitos agudos da Terapia de consciência corporal em universitários”.

A 3ª e ultima tese ref. Doutorado/Geografia, foi defendida pelo candidato do Programa de Pós-Graduação, Elvis Christian Madureira Ramos, tendo como Orientador o Nécio Turra Neto, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Tema defendido: “Tudo junto e misturado: Rolês e fluxos dos jovens das periferias”; Capital Espacial construído por redes juvenis no campo da diversão e Geometrias de poder na cidade. Compondo a Banca Examinadora, os docentes: Maria Encarnação Beltrão Sposito e Eda Maria Goes, ambas do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Joseli Maria Silva, da UEPG/Ponta Grossa-PR e Leila Sollberger Geolás, da Universidade Estadual-UEL/Londrina-PR.

No dia 10 de Abril, o candidato Luciano Pereira da Silva – do Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional, se apresentou para a defesa de sua dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora reunida no Anfiteatro VI. Orientador: Prof.Dr.Messias Meneguette Junior. Demais integrantes da Comissão: Profª.Drª.Adriana Luiza do Prado, do Deptº de Matemática da Universidade Federal do Paraná e Profª.Drª.Analice Costacurta Brandi, do Deptº de Matemática e Computação, da FCT/Unesp. “Análise de aspectos fundamentais de métodos de partículas”- foi o tema defendido.

Finalmente no dia 13 de Abril, no Anfiteatro VII, a candidata Fernanda Gomes Françoso fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Programa de Pós-Graduação em Educação, tendo como Orientadora a Prof.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira, da FCT/Unesp. Membros da Comissão Examinadora: Profªs.Drªs.: Kenia Hilda Moreira, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/MS; e Profª.Drª.Raimunda Abou Gebran, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista/NOESTE. Tema desenvolvido: “Os lugares de mulheres negras em materiais didáticos de História da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tendo como Orientador, o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi (da FCT/Unesp), a candidata Tatiana Pinheiro de Assis Pontes, defendeu tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III, a candidata do Programa de Pós-Graduação/Fisioterapia, Fernanda Elisa Ribeiro fez sua defesa de dissertação de Mestrado. Orientação da Profª.Drª. Cristina Prado Teles Fregonesi.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Elvis Christian Madureira Ramos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia fez sua defesa pública de Doutorado, sob orientação do Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Luciano Pereira da Silva, do Progr. de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional se apresentou para defesa de dissertação de Mestrado, orientado pelo Prof.Dr.Messias Meneguette Jr, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VII (dia 13/Abril), Fernanda Gomes Françoso fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria de Fátima Salum Moreira, da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 08

Chefe do Departamento de Física integra a Coordenação de Área da Engenharia

Trata-se do Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino (Casé), designado para a coordenação de Área da Engenharia da Fapesp. Ele é licenciado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (1993); Mestre em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos/USP (1995); Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física de São Carlos/USP (1995); Engenheiro de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e Professor Adjunto (livre docente MS5-3) em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp (2010).

O novo integrante da Coordenação. desenvolve pesquisa junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – desde o ano de 2002 na área de ciência dos materiais e Física do estado sólido. Com ênfase em espectropia molecular (Raman e FTIR), fabricação de filmes orgânicos nanoestruturados aplicados a sensores, e sistemas miméticos de biomembranas.

Para cada grande área do conhecimento, a Diretoria Científica mantém uma Comissão de reconhecidos especialistas com a responsabilidade de coordenar o processo de análise de mérito das solicitações submetidas à FAPESP. No Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, o Professor Constantino se destacou pela dedicada atuação, tendo sido Paraninfo e Professor homenageado da V Turma de Química, assim como Paraninfo da VIII Turma de Física da FCT/Unesp.

Comissões e coordenações de áreas são as seguintes: Ciências da Saúde, Biologia, Ciências Agrárias e Veterinárias, Engenharia, Física, Astronomia, Química, Geociências, Matemática e Computação, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Humanas e Sociais, além de Inovação Tecnológica.

Três anos no Exterior

O Prof.Dr. Carlos José Leopoldo Constantino realizou três anos de Pós-Doutorado com o apoio da FAPESP, sendo: dois anos na Universidade de Windsor/Canadá (1999-2001) e um ano no CNPDIA-Embrapa/São Carlos-SP (2001/2002). Foi Bolsista FAPESP no Programa Jovem Pesquisador junto à FCT/Unesp – Presidente Prudente (2002-2006).

É credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Institucional da Unesp em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT– Conceito 6 CAPES) e Pesquisador PQ nível 1C do CNPq). Em 2009 realizou Pós-Doutorado junto à Universidade de Valladolid/Espanha, como bolsista CAPES.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novo integrante da Coordenação de Área de Engenharia da FAPESP, o Prof.Dr.Carlos J.L.Constantino dá inicio a uma nova etapa de atividades como Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 06

Na tarde da última 2ª.feira (03 de Abril), realizou-se no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a aula inaugural/2017 do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Convidado para pronunciar palestra, o Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet – docente da UNIOESTE – de Francisco Beltrão/PR.

O palestrante falou sobre a “Consciência de classe e de lugar: premissas fundamentais do desenvolvimento territorial de base local, ecológica e cultural”. Ele classificou o tema como ponto fundamental para a qualificação da formação política e para nossa atuação nos processos de transformação social. O que evidencia a importância da abordagem territorial, com centralidade às relações de poder e às redes de comunicação.

O Professor Saquet deu ênfase especial à mobilização, luta e resistência política em relação à classe dominante e ao estado burguês e neoliberal. E ainda: da vida comunitária e da formação popular, juntamente com a necessidade de se concluir um paradigma contrahegemônico. De abordagem e reorganização social. Tentando construir uma sociedade mais justa e menos degradante por meio da atuação conjunta, entre professores, discentes e população.

Grande número de docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Unesp na região de Presidente Prudente, prestigiou o evento. Oficialmente foi o 1º ato que marcou o retorno às atividades acadêmicas no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia, em vias de comemorar neste ano (no dia 03 de Maio), seus 60 anos de fundação no extremo oeste paulista.

O Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet é graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela UNIJUÍ/RS; Especialização em Geografia Ambiental pela UFRGS; Mestrado em Geografia pela UFSC; Doutorado em Geografia pela FCT/Unesp; Estágios: Doutorado Sanduíche pela Universidade Ca Foscari, de Veneza/Itália; Pós-Doutorado no Exterior: Universidade de Turim/Itália.

Áreas de atuação do palestrante: Geografia Econômica, Geografia da população, Epistemologia. Disciplinas ministradas: Geografia Regional. Pesquisa: Grupo de Estudos Territoriais/GETERR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet ministrou palestra na Aula inaugural/2017 do Programa de Pós-Graduação em Geografia na FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – presença e participação de docentes de Pós-Graduação.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 05

MESTRADO E DOUTORADO NA FCT/UNESP

Evento Comentários desativados

No fechamento do mês de Março (23 a 31), foram desenvolvidas treze novas defesas públicas.

Nas duas últimas semanas de março de 2017, a Seção Técnica de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou nada menos que 13 defesas públicas. No total se desenvolveram oito dissertações de Mestrado e cinco teses de Doutorado – com predominância exclusiva em Educação.

As três primeiras defesas (Mestrado) foram realizadas no dia 23, sendo: duas de Fisioterapia e uma de Educação, tendo como locais, os Anfiteatros: III, VI e II. Candidatos: Jaqueline Santos Silva (Orientador: Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre); Joyce Cristina Claro Menoti (Orientadora: Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima e Rodolfo Augusto Travagin Miranda (Orientador: Prof.Dr.Jaime Netto Junior).

No dia 24 de Março, duas teses de Doutorado/Educação, defendidas por: Daniele Ramos Oliveira – 8hs – no Anfiteatro VII (Orientadora: Profª.Drª . Célia Maria Guimarães) e às 9hs pela candidata ao Doutorado, Aline Madia Mantovani, no Anfiteatro VI. Orientadora: Profª.Drª.Renata Maria Coimbra.

Na sequência das defesas públicas na FCT/Unesp, no dia 27 de Março – 14hs/no Anfiteatro VI, a Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, Maria Marismene Gonzaga fez sua defesa pública, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza. No dia 30 de Março/9hs no Anfiteatro VI, uma defesa de tese de Doutorado/Educação, por Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cachefo. Orientadora: Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms.

Ainda no dia 30 de Março, uma defesa de dissertação de Mestrado/Educação, por Luiz Henrique Inignes Divieso, na Sala de Projeção da Biblioteca da FCT/Unesp, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti. No dia 31 de Março, foram desenvolvidas duas dissertações de Mestrado e duas teses de Doutorado/Educação, nos Anfiteatros: VI, VII e Sala de Videoconferências, respectivamente.

As dissertações de Mestrado/Educação, do último dia de Março/2017 foram defendidas pelas candidatas: Maria Angela Oliveira de Sá Rubini (Anfiteatro VI), tendo como Orientador o Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes; Talita Mendes, sob orientação do Prof.Dr.Paulo César de Almeida Raboni. Doutorado/Educação: tese defendida por Célia Regina de Carvalho (na Sala de Videoconferência), sob orientação da Profª.Drª. Cláudia Maria de Lima. A última defesa pública de Doutorado/Educação foi desenvolvida pela candidata Cláudia Cristina Garcia Piffer. Orientadora: Profª.Drª.Célia Maria Guimarães, no Anfiteatro VII da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Jaqueline Santos Silva fez sua defesa de pública de dissertação de Mestrado/Fisioterapia na FCT/Unesp tendo como Orientador o Prof.Dr.Carlos Marcelo Pastre.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outra defesa pública de Fisioterapia foi desenvolvida pelo Mestrando Rodolfo Augusto Travagin Miranda, tendo como Orientador o Prof.Dr.Jaime Netto Junior, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima, da FCT/Unesp, a candidata Joyce Cristina Claro Menoti, fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VII, mais uma defesa de tese de Doutorado/Educação por Daniele Ramos de Oliveira, tendo como Orientadora a Profª.Drª.Célia Maria Guimarães, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 27 de Março no Anfiteatro VI, a candidata Maria Marismene Gonzaga fez sua defesa de dissertação de Mestrado/Educação, sob orientação da Profª.Drª.Renata Junqueira de Souza.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mais uma tese de Doutorado/Educação – dia 30/Março no Anfiteatro VI da FCT/Unesp, por Viviane Aparecida Ferreira Favareto Cacheffo. Orientação da Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata ao Mestrado/Educação, Maria Ângela Oliveira de Sá Rubini fez sua defesa pública dia 31/Março, no Anfiteatro VI da FCT/Unesp, sob orientação do Prof.Dr.Alberto Albuquerque Gomes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Videoconferência, Andrea Ramos de Oliveira realizou sua defesa pública de dissertação de Mestrado/Educação, sob orientação da Profª.Drª.Ana Luzia Videira Parisotto, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No encerramento do mês de Março/2017, o Programa de Pós-Graduação em Geografia, desenvolveu mais uma dissertação de Mestrado, defendida publicamente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – registrou mais uma defesa pública no fechamento do mês de março/2017.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato ao Mestrado/Educação, Luiz Henrique Inignes Diego desenvolveu sua dissertação na Sala de Projeções da Biblioteca da FCT/Unesp, orientado pela Profª.Drª.Maria Raquel Miotto Morelatti.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Célia Regina de Carvalho defendeu tese de Doutorado/Educação, na Sala de Videoconferência da FCT/Unesp (dia 31/Março).
Orientadora: Profª.Drª.Claudia Maria de Lima.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP