abr 06

Na tarde da última 2ª.feira (03 de Abril), realizou-se no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – a aula inaugural/2017 do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Convidado para pronunciar palestra, o Prof. Dr. Marcos Aurélio Saquet – docente da UNIOESTE – de Francisco Beltrão/PR.

O palestrante falou sobre a “Consciência de classe e de lugar: premissas fundamentais do desenvolvimento territorial de base local, ecológica e cultural”. Ele classificou o tema como ponto fundamental para a qualificação da formação política e para nossa atuação nos processos de transformação social. O que evidencia a importância da abordagem territorial, com centralidade às relações de poder e às redes de comunicação.

O Professor Saquet deu ênfase especial à mobilização, luta e resistência política em relação à classe dominante e ao estado burguês e neoliberal. E ainda: da vida comunitária e da formação popular, juntamente com a necessidade de se concluir um paradigma contrahegemônico. De abordagem e reorganização social. Tentando construir uma sociedade mais justa e menos degradante por meio da atuação conjunta, entre professores, discentes e população.

Grande número de docentes dos cursos de graduação e pós-graduação em Geografia da Unesp na região de Presidente Prudente, prestigiou o evento. Oficialmente foi o 1º ato que marcou o retorno às atividades acadêmicas no Câmpus Universitário da Faculdade de Ciências e Tecnologia, em vias de comemorar neste ano (no dia 03 de Maio), seus 60 anos de fundação no extremo oeste paulista.

O Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet é graduado em Geografia (Licenciatura Plena) pela UNIJUÍ/RS; Especialização em Geografia Ambiental pela UFRGS; Mestrado em Geografia pela UFSC; Doutorado em Geografia pela FCT/Unesp; Estágios: Doutorado Sanduíche pela Universidade Ca Foscari, de Veneza/Itália; Pós-Doutorado no Exterior: Universidade de Turim/Itália.

Áreas de atuação do palestrante: Geografia Econômica, Geografia da população, Epistemologia. Disciplinas ministradas: Geografia Regional. Pesquisa: Grupo de Estudos Territoriais/GETERR.

O Prof.Dr.Marcos Aurélio Saquet ministrou palestra na Aula inaugural/2017 do Programa de Pós-Graduação em Geografia na FCT/Unesp.

No Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – presença e participação de docentes de Pós-Graduação.