abr 27

A Semana do Índio promovida pelo CEMAARQ (Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da FCT/Unesp), reuniu este ano, 434 participantes provenientes de escolas públicas e particulares de vários pontos da cidade e região. A informação é de Nikele Maiara Milani – que coordenou as atividades do evento – realizado em Presidente Prudente entre 17 a 20 de Abril.

Integradas com a promoção vieram – além de estudantes – vários acompanhantes representando as diversas comunidades da região. No local foi montada uma maquete indígena, onde os visitantes – especialmente as crianças – puderam conhecer um pouco da vida indígena. Coordenação geral das Profªs.Drªs.Encarnita Salas Martin e Ruth Kunzli.

Como parte dessa programação especial, jovens e adolescentes que vieram integrando as caravanas visitantes tiveram a oportunidade de pintar os rostos e colocar cocares feitos em cartolina. Enquanto isso, a coordenação do evento deu todas as explicações sobre pinturas corporais e tipos de enfeites habitualmente usados pelos índios.

Simultaneamente, foi feito um jogo de perguntas e respostas sobre as exposições do Museu, elaboradas especialmente para essa promoção de cunho histórico e cultural. Enfoque especial numa série de perguntas e respostas, visando recapitular os que aprenderam com essa visita. Os visitantes puderam ainda percorrer toda a área de exposições da Paleontologia, Arqueologia e Etnografia.

De 17 a 20 de Abril realizou-se no Câmpus da FCT/Unesp a “Semana do Índio”, com a participação de escolas publicas e particulares da região.

O evento se desenvolveu no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ da Faculdade de Ciências e Tecnologia e recebeu 434 visitantes.