abr 27

Promover o intercâmbio de informações e propor critérios para a priorização de áreas para restauração ecológica na bacia hidrográfica do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio.

Nos dias 18 e 19 de Abril na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foi concretizado no âmbito de um convênio com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, um Workshop (assinado em Junho de 2016 com vigência de 5 anos). O convênio estabelece e regulamenta um programa de cooperação institucional para o desenvolvimento dos planos de trabalhos, em resíduos sólidos e Restauração Ecológica.

O plano foi elaborado levando-se em consideração a experiência do sistema ambiental paulista, que vem se dedicando ao estudo e aperfeiçoamento das técnicas de restauração ecológica. Objetivo: garantir efetividade à recomposição, o programa de nascentes que visa aliar a proteção da biodiversidade à preservação dos recursos hídricos, otimizando investimentos públicos e privados. Ou para cumprimento das obrigações legais e as experiências de ensino, pesquisa e extensão da Unesp. Ref:parceria do Câmpus de Presidente Prudente com o CBH-Pontal do Paranapanema (CBH-PP).

O plano de Trabalho em Restauração Ecológica prevê o desenvolvimento de ações em seis etapas, incluindo: organização e disponibilização de dados; organização de eventos para divulgação e discussões de temas afetos à restauração ecológica; capacitação técnica de agentes da UNESP na temática; adequação de pesquisas em andamento e futuras em temáticas relevantes para os objetivos do Programa Nascentes. E mais: realização de cursos de capacitação/extensão e projetos, além de estudo das informações ambientais e socioeconômicas.

Acrescente-se que o principal objetivo foi o de desenvolver um conjunto de ações que contribuam para a proteção dos recursos hídricos e a recuperação, restauração e preservação das áreas relevantes. Tais como áreas de preservação permanente –APP- na unidade hidrográfica de Gerenciamento de recursos hídricos Pontal do Paranapanema (UGRHI-22). Notadamente na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio que abastece cerca de 30% da cidade de Presidente Prudente, importante pólo regional do Oeste Paulista.

No Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou-se nos dias 18 e 19 de Abril, o Workshop Técnico sobre Restauração Ecológica conforme convênio assinado em Junho/2016

A finalidade deste evento foi desenvolver um conjunto de ações que contribuam para a recuperação, restauração e preservação de áreas relevantes, proteção da biodiversidade e preservação dos recursos hídricos.

O Plano de Trabalho em Restauração Ecológica prevê o desenvolvimento de ações em seis etapas. Objetivo: garantir efetividade à recomposição e o Programa de Nascentes, notadamente na bacia do manancial do alto curso do rio Santo Anastácio.