abr 08

Chefe do Departamento de Física integra a Coordenação de Área da Engenharia

Trata-se do Prof.Dr.Carlos José Leopoldo Constantino (Casé), designado para a coordenação de Área da Engenharia da Fapesp. Ele é licenciado em Física pelo Instituto de Física de São Carlos (1993); Mestre em Física Aplicada pelo Instituto de Física de São Carlos/USP (1995); Doutor em Ciência e Engenharia de Materiais pelo Instituto de Física de São Carlos/USP (1995); Engenheiro de Produção Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1997) e Professor Adjunto (livre docente MS5-3) em Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp (2010).

O novo integrante da Coordenação. desenvolve pesquisa junto à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – desde o ano de 2002 na área de ciência dos materiais e Física do estado sólido. Com ênfase em espectropia molecular (Raman e FTIR), fabricação de filmes orgânicos nanoestruturados aplicados a sensores, e sistemas miméticos de biomembranas.

Para cada grande área do conhecimento, a Diretoria Científica mantém uma Comissão de reconhecidos especialistas com a responsabilidade de coordenar o processo de análise de mérito das solicitações submetidas à FAPESP. No Câmpus da Unesp em Presidente Prudente, o Professor Constantino se destacou pela dedicada atuação, tendo sido Paraninfo e Professor homenageado da V Turma de Química, assim como Paraninfo da VIII Turma de Física da FCT/Unesp.

Comissões e coordenações de áreas são as seguintes: Ciências da Saúde, Biologia, Ciências Agrárias e Veterinárias, Engenharia, Física, Astronomia, Química, Geociências, Matemática e Computação, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Humanas e Sociais, além de Inovação Tecnológica.

Três anos no Exterior

O Prof.Dr. Carlos José Leopoldo Constantino realizou três anos de Pós-Doutorado com o apoio da FAPESP, sendo: dois anos na Universidade de Windsor/Canadá (1999-2001) e um ano no CNPDIA-Embrapa/São Carlos-SP (2001/2002). Foi Bolsista FAPESP no Programa Jovem Pesquisador junto à FCT/Unesp – Presidente Prudente (2002-2006).

É credenciado junto ao Programa de Pós-Graduação Institucional da Unesp em Ciência e Tecnologia de Materiais (POSMAT– Conceito 6 CAPES) e Pesquisador PQ nível 1C do CNPq). Em 2009 realizou Pós-Doutorado junto à Universidade de Valladolid/Espanha, como bolsista CAPES.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Novo integrante da Coordenação de Área de Engenharia da FAPESP, o Prof.Dr.Carlos J.L.Constantino dá inicio a uma nova etapa de atividades como Docente da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/UNESP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.