jul 26

Julho sempre se caracterizou como o “Mês das férias”. É um período de recesso para Professores e Alunos, a fim de concentrar esforços para o segundo semestre do ano. Isso ocorre na Rede Federal, Estadual ou Municipal; e também na Rede Particular tanto das escolas públicas ou privadas de ensino fundamental, médio ou superior. Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – onze Docentes tiveram afastamento autorizado para o cumprimento de missões no Exterior.

Os primeiros docentes a viajar para Vancover/Canadá foram os Profs: Bernardo Mançano Fernandes e Ana Lucia de Jesus Almeida, dos Departamentos de Geografia e Fisioterapia, respectivamente. Em seguida, o Prof.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia. Os três docentes participaram do curso de imersão da língua inglesa na University of British Columbia/Canadá, até o dia 21 de Julho.

A Profª Paula Ferreira Vermeersch, do Departamento de Geografia viajou para a Estônia (Tartu), onde participou com apresentação de trabalhos, do XI Congresso da Societé Internacionale d’Ethnologie et de Folklore”. O evento realizou-se no período de 27 de Junho a 10 de Julho de 2013. Da mesma forma – no período de 29 de Junho a 26 de Julho – a Profª Janaína Francisca de Souza Campos Vinha, do Departamento de Geografia participou de trabalhos em Córdoba/Argentina.

Em cumprimento à missão que lhe foi atribuída, a Profª Janaína deu continuidade a um projeto conjunto de pesquisa “Desenvolvimento territorial na Argentina e no Brasil: um estudo comparativo sobre a participação dos movimentos sócioterritoriais e o Agronegócio”. O projeto multinacional é financiado pelo Programa de Cooperação Científica Internacional – MERCOSUL, da CAPES na Argentina.

O Prof.Erivaldo Antonio da Silva, do Departamento de Cartografia foi outro docente da FCT/UNESP a ser autorizado a viajar para Orlando/EUA. Lá, ele participou dos trabalhos do “17th World Multiconference on Systemics, Cybernetics and Informatics”, de 08 a 15 de Julho deste ano. Outra autorização de afastamento foi atribuída ao Prof. Manoel Osmar Seabra Júnior – do Departamento de Educação Física – que no período de 11 a 24 de Julho participou da apresentação de trabalhos no “XIX Simpósio Internacional de Atividade Física Adaptada”, na cidade de Istambul/Turquia.

O Prof.Danilo Medeiros Eler, do Departamento de Matemática e Computação obteve afastamento integral, especialmente autorizado pela FCT/UNESP para participar da apresentação de trabalhos em Londres/Reino Unido. Trata-se da XVII International Conference of Information Vizualization, realizada no período de 13 a 23 de Julho de 2013. Os Profs. Marcos Fernando de Souza Teixeira e Patrícia Monteiro Seraphim, respectivamente, dos Departamentos de Física, Química e Biologia e Fisioterapia participaram do International Congress of Physiological Sciences (IUPS 2013). O evento realizou-se de 16 a 28 de Julho em Birminghan/Reino Unido.

Por fim, com afastamento integral devidamente autorizado a Profª Arlete A.C.Meneguette, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – participou de importante evento internacional realizado na Califónia. Trata-se do “Google for Higher Education Summit” que este ano ocorreu em Mountain View/EUA, no período de 20 a 28 de Julho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente, situa-se em ponto estratégico com ampla área verde em pleno perímetro urbano. A Instituição tem 54 anos de existência e dispõe de 12 cursos de graduação e pós-graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP se constitui num patrimônio público da mais alta relevância e importante fator de desenvolvimento para toda a região. O ensino é gratuito e da mais alta qualidade.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos últimos anos, a Instituição recebeu importantes edificações no Câmpus de Presidente Prudente. Entre as obras inauguradas recentemente pela Reitoria estão a sede do Departamento de Materiais e o Cellij.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Com a presença do Sr.Reitor, Diretores, Assessores, Docentes e convidados foram inaugurados em 2013 novas e importantes obras no Câmpus da FC/UNESP. Entre as quais, o Restaurante Universitário e a sede da ReCiMe.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 26

A UNESP é uma universidade pública e gratuita que oferece Cursos de Graduação nas diversas áreas do conhecimento e também Pós-Graduação. O Departamento de Física, Química e Biologia – DFQB da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e coordena dois cursos, de Licenciatura em Física e Licenciatura em Química. O Departamento é composto de 22 professores/pesquisadores que possuem título de doutor, muitos possuem Pós-Doutorado no Brasil e/ou no exterior, e se dedicam integralmente à universidade, dando aulas e fazendo pesquisas.

O DFQB (Departamento de Física, Química e Biologia), conta ainda com uma infraestrutura de laboratórios didáticos, para formar professores, e de pesquisa, nos quais são realizadas Pesquisas de âmbito Científico e Tecnológico envolvendo Grupos de Pesquisas compostos por professores e alunos de Pós-Graduação e de Graduação com bolsas de Iniciação Científica.

Os professores e alunos do Departamento dedicam-se também à atividades de Extensão Universitária que favorece a interação entre a universidade e a sociedade, colaborando para o desenvolvimento cultural e social da comunidade. Além de ser gratuita, muitas bolsas de estudos são oferecidas para os alunos de graduação desenvolverem atividades dentro da UNESP.

Os professores e alunos do Departamento dedicam-se também à atividades de Extensão Universitária que favorece a interação entre a universidade e a sociedade, colaborando para o desenvolvimento cultural e social da comunidade. Além de ser gratuita, muitas bolsas de estudos são oferecidas para os alunos de graduação desenvolverem atividades dentro da UNESP.

É bom saber: O DFQB possui dezessete (17) Laboratórios e Grupos de Pesquisas que desenvolvem trabalhos em várias áreas de pesquisas atuais, como por exemplo, em nanotecnologia, biomateriais, tecnologias ambientais, sensores etc.. Mais informações através do site do departamento. A seguir são mostrados alguns equipamentos modernos dos laboratórios de pesquisas, fundamentais para praticamente todas as áreas de pesquisas.

Nanotecnologia

A nanotecnologia se refere a qualquer material, dispositivo ou processo para o qual a sua propriedade de maior importância derive da nanoescala. O termo nano é um prefixo grego que significa anão. A nanoescala é atribuída a tudo que apresente como tamanho característico de 0,1 a 100 nanômetros (nm). Sendo este limite, referente à escala atômica e molecular. Se dividirmos um metro em um bilhão de partes, cada uma delas equivale a um nanômetro.

Com isso, pode-se atribuir à nanotecnologia a manipulação de átomos em escala nanométrica, ou seja, em uma escala 1 bilhão de vezes menor que o metro ou 1 milhão de vezes menor que o milímetro, um espaço, que é suficiente para no máximo 10 átomos. Como um exemplo comparativo – a fim de ilustrar quão pequena é a nanoescala – citamos apenas um exemplo: um fio de cabelo possui um diâmetro que varia de 30.000 a 100.000 nm.

O objetivo da nanotecnologia é o da criatividade de novos materiais, desenvolvendo novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas. As aplicações possíveis incluem: aumentar espetacularmente a capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores; criar novos mecanismos para entrega de medicamentos, mais seguros e menos prejudiciais ao paciente dos que os disponíveis hoje.

Além disso, se propõe a produzir materiais mais leves e mais resistentes do que metais e plásticos para prédios, automóveis, aviões; e muito mais: inovações em desenvolvimento ou que ainda não foram sequer imaginadas. Economia de energia, proteção ao meio ambiente e menor uso de matérias primas escassas, são possibilidades muito concretas do desenvolvimento em nanotecnologia que estão ocorrendo nos dias atuais e que podem ser antevistos.

Clique para ampliar!
Integrantes da Comissão de Divulgação dos Cursos de Física e Química da FCT/UNESP:
Beatriz Goy (Coord.do Curso de Química); Angel Fidel Vilche Peña (Coord.do Curso de Física); Silvio Rainho Teixeira (Vice-Coord.do Curso de Física) e Agda Eunice Souza Albas (Profª do Curso de Fisica).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
ESQUERDA: Sistema de Microscopia Óptica Carl Zeiss, com câmera digital AxioCam MRc5 e aumento nominal de até 1500x. ;
DIREITA: Equipamento de Difração de Raios-X (DRX).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 11

Uma representação da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – encontra-se desde o inicio da semana na cidade de Aurora do Pará, onde integra a Operação “Forte do Presépio” – Projeto Rondon – juntamente com uma equipe da Universidade do Contestado/SC. Nossa equipe está sob a coordenação dos Professores: Olga de Mello Malheiro (Educação Física) e Claudemilson dos Santos (Arquitetura). Na viagem que começou em Presidente Prudente no dia 05 de Julho, foi cumprida uma trajetória de milhares de kms em ônibus e avião até Belém do Pará; e posteriormente por estrada de terra até a cidade de Aurora do Pará, a 250 km da Capital.

Nossa representação – além dos coordenadores – é constituida por oito estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Educação Física, Pedagogia, Química e Geografia. São eles: Amanda Jardim, Carolina Sayuri e Guilherme Bortoluzze (Engenharia Ambiental); Dominic Nara (Pedagogia); Laura Maria Roselli (curso de Licenciatura em Química); Pedro de Abreu (Geografia); Ricardo Ribeiro Agostinete e Tamires Vicente (Educação Física). Tema desenvolvido:”Economia solidária – cooperativismo”.

Os estudantes universitários que cumprem essa missão pela primeira vez no Estado do Pará – segundo nos informa Ricardo Ribeiro Agostinete – se mostram satisfeitos com a acolhida que lhes foi proporcionada pela comunidade local; e diante dessa abertura já estão integrados à vida da cidade. Desde a última 3ª. feira (9 de Julho) vem sendo desenvolvidas diversas atividades, entre as quais: Informática básica, Educação Ambiental, Oficina de Modelagem de Argila e Economia Solidária.

Os “Rondonistas” são auxiliados nessa Operação por diversos membros da comunidade local e integrantes das Forças Armadas que centralizam suas atividades principais nas Escolas Municipais “Raimunda Mendes” e “Antonio de Carvalho”, respectivamente. Respondem pelo desenvolvoimento do Projeto: Poliana Brandalize Gontarz, da Universidade do Contestado – UnC – de Santa Catarina e Ricardo Ribeiro Agostinete, da FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

———–
Dados biobliográficos do Responsável pelo Projeto Rondon em Aurora do Pará
Pela UNESP:
Ricardo Ribeiro Agostinete – Graduado em Educação Fisica pela FCT/UNESP;
Presidente da Empresa Junior de Educação Física (Performance Jr);
Membro do Grupo de Pesquisas Investigativas relacionadas à atividade física (GICRAF);
Membro do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividade Motora (CELAPAM).

Clique para ampliar!
A Equipe representativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, com os 2 Coordenadores e 8 Estudantes Universitarios prontos para a partida em direção à Amazônia. A viagem se desenvolveu após o dia 05 de Julho.

Clique para ampliar!
Aqui, o primeiro registro no interior do Pará, com a Operação “Forte do Presépio” – em Aurora do Pará – onde os “Rondonistas”exercem importante papel no desenvolvimento de diversas atividades, começando pela Informática básica e Educação Ambiental.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 11

Na última semana de Junho (dia 28), realizou-se no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – importante Seminário: “Novo” Código Florestal Aplicado a Projetos Ambientais. O evento que contou com boa participação teve início no período da manhã de sexta-feira e desenvolveu extensa programação até o final da tarde. Numa avaliação geral, concluiu-se que o Seminário proporcionou excelente contribuição para a formação dos alunos.

Além de docentes, participaram alunos do 5º ano do curso de Engenharia Ambiental sob coordenação dos Professores Antonio Cezar Leal e Renata Ribeiro de Araújo, como parte das atividades das disciplinas Gerenciamento de Recursos Hídricos e Projeto de Recuperação de Área Degradada. Atuaram ainda outros docentes e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo a Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

Para o desenvolvimento dos trabalhos, foram incorporados ao esquema de trabalho como forma de apoio nos estudos e levantamentos, membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema, do Ministério Público Estadual e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Presença honrosa também do Presidente da Associação de Recuperação Pontal Flora, Sr. José Alberto Mangas Catarino, de Presidente Venceslau, valorizando ainda mais o evento.

Objetivos:
Apresentar resultados das atividades desenvolvidas pelos grupos de alunos do 5º ano de Engenharia Ambiental, objetivando:

1. Compreender e aplicar conhecimentos técnico-científicos em planejamento e gerenciamento de recursos hídricos em bacias hidrográficas;
2. Discutir a aplicação de instrumentos de gestão (legais, técnicos, econômicos, etc) na gestão de bacia hidrográfica;
3. Subsidiar a aplicação do Código Florestal brasileiro (lei 12.651/2012) na identificação e análise da situação das áreas de preservação permanente (APP) na UGRHI Pontal do Paranapanema;
4. Elaborar estudo aplicado sobre APP em bacias hidrográficas localizadas na UGRHI Pontal do Paranapanema
5. Propiciar interlocução entre os alunos e os gestores de recursos hídricos no Pontal do Paranapanema.

Procedimento:
Essa atividade foi proposta no início do primeiro semestre de 2013 e teve a seguinte metodologias:

1. Organização dos grupos de trabalho;
2. Definição de bacia hidrográfica para cada grupo;
3. Aulas expositivas, leituras de bibliografia cientificas, técnicas e legal sobre os temas em foco;
4. Análise das orientações e normas legais, especialmente o Código Florestal brasileiro;
5. Aplicação dessas orientações e normas na análise de bacia hidrográfica selecionada;
6. Elaboração de mapas, tabelas, gráficos, textos, entre outros, para compor o relatório técnico;
7. Organização e realização de seminário aberto ao público regional para a apresentação dos resultados

PALESTRANTES TEMAS
Caio Felipe de Souza Legislação Ambiental para delimitação de APP
Marcus Vinicius Brum Cafeo Técnicas de Recuperação e Conservação
José Carlos de Oliveira Júnior Delimitação e plantio em linha das APPs pertencentes à BH do Rio Sta. Luzia
Daniel Turino Projeto de Recuperação de Área Degradada – Afluente do Rio Santo Anastácio
Alberto de A. Oliveira Junior Aplicação de Técnicas de Nucleação na Recuperação de APP
Leonardo Marques Uso de SIG em Projeto de Recuperação de Área Degradada
Marcela Lima Pedro Ribeirão Brejão: Projeto de Recuperação de APP utilizando alternativas e educação ambiental.

No evento estiveram presentes professores e alunos dos Cursos de Engenharia Ambiental e de Geografia da FCT/UNESP, Representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas/CBH do Pontal do Paranapanema; Prefeituras Municipais, ONG, Órgãos Públicos Estaduais, entre outros interessados na temática.

As palestras realizadas durante a realização do evento, mostraram as dificuldades para interpretação e aplicação do “Novo” Código Florestal, com redação das áreas a serem protegidas, gerando impactos negativos nos recursos hídricos. Foram apresentadas propostas para recuperação das áreas degradadas e das APP, utilizando-se várias técnicas.

Seguiu-se no Anfiteatro I da FCT/UNESP, o debate sobre as interpretações da legislação e das técnicas a serem aplicadas. E por fim, numa avaliação geral, concluiu-se que o resultado principal foi a contribuição na formação dos alunos, preparando-os para a vida profissional e acadêmica em outros níveis.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou este Seminário do “Novo” Código Florestal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Docentes e estudantes de vários cursos de graduação e pós-Graduação participaram do evento de 28 de Junho que marcou o encerramento do 1º semestre.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa principal que presidiu os trabalhos, bem como na platéia, presença sempre valiosa e oportuna de docentes e alunos interessados nessa nova questão ambiental.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Entre os integrantes desse evento voltado ao meio ambiente e envolvidos na avaliação do “Novo” Código Florestal, a presença do Sr.José Alberto Mangas Catarino.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante a mesa redonda, houve maior envolvimento dos participantes deste evento. Cada um emitiu sua opinião a respeito do”Novo” Codigo Florestal, conforme se verifica nestas fotos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 06

No fechamento do 1º semestre do ano na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o candidato Wagner Barbosa Batella, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado, dia 05 de Julho (13h30) no Anfiteatro II. O Orientador foi o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Também fizeram parte da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.Oswaldo Bueno Amorim Filho, do Programa de Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial, da Pontificia Universidade Católica – PUC – de Minas Gerais; Profª.Drª. Beatriz Ribeiro Soares, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG; Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, ambos do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

O tema escolhido por Wagner Barbosa Batella para sua defesa pública de Tese de Doutorado/Geografia foi: “Os limiares das cidades médias: reflexões a partir da cidade de Teófilo Otoni/MG”, assim resumido: “Considerando as transformações recentes na rede urbana brasileira, observa-se uma série de alterações nos papéis desempenhados pelos espaços urbanos não metropolitanos, mais precisamente entre as cidades denominadas, por muitos, como médias.

A complexidade das dinâmicas constatadas contemporaneamente nessas cidades demanda a realização de pesquisas que melhor retratem a diversidade desses espaços e seus processos de produção e consumo. Para tanto, a proposta de limiares é acionada como estratégia analítica e como ferramenta de análise. A partir dos esforços para compreender as relações, dinâmicas e processos que se dão nas escalas intra e interurbanas de Teófilo Otoni, problematizando-a como uma cidade média, pretende-se contribuir para discussão deste conceito através de suas características, funções e limiares”.

O Doutorando complementa sua tese: “Para este estudo, privilegiam-se as dimensões econômica e social da cidade; a articulação de escalas inter e intraurbana; e a discussão sobre limiares das cidades médias. A metodologia envolveu, ainda, a realização de pesquisa bibliográfica, construção de um banco de dados, realização de entrevistas, elaboração de mapas temáticos e trabalhos de campo”

No tópico final diz Wagner Barbosa Batella: “Os resultados indicam que os quadros analíticos elaborados nesta pesquisa permitem entender a cidade de Teófilo Otoni como uma cidade média no limiar, bem como reforçam a validade dessa proposta para ao estudo dos espaços urbanos não metropolitanos”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Wagner Barbosa Batella – Programa de Pós-Graduação em Geografia – defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II da FCT/UNESP no fechamento do 1º semestre de 2013. Tema:”Os limiares das cidades médias: reflexões a partir da cidade de Teófilo Otoni/MG”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Banca Examinadora instituída para avaliar a tese de Doutorado defendida publicamente por Wagner Barbosa Batella, que teve como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Colegas, amigos e familiares do Doutorando marcaram presença no Anfiteatro II da FCT/UNESP, para prestigiar sua defesa pública de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 06

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou em 28 de Junho, um dos mais significativos eventos dedicados à retomada histórica do Pontal do Paranapanema, com sua diversidade, educação e cultura do campo, limites, expectativas, troca de experiência e demandas. E como temática: “Políticas públicas, desafios e perspectivas”. Foi o I Fórum Territorial de Educação e Cultura do campo do Pontal do Paranapanema, realizado no Auditório V da Unesp – aberto oficialmente às 08h30 – ao som do Hino Nacional Brasileiro executado pelo violeiro Leonel Antonio (do Conselho Municipal de Cultura e Narandiba).

O ato solene de abertura foi presidido pelo Diretor da FCT/UNESP,Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, seguido de um pronunciamento do Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário de São Paulo, Sr. José Reinaldo Prates. O roteiro da programação prosseguiu durante todo o dia, encerrando-se às 20hrs com o Momento Cultural que envolveu Contadores de “causos”; Apresentação do Grupo de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” e Feira dos Agricultores(as). Houve palestras, exposições, interações e debates envolvendo participantes do evento.

Houve também mesa redonda, das 9h30 às 12hrs; das 13h30 às 15hse e das 15h30 às 17hrs. Todas as questões levantadas em plenário foram devidamente esclarecidas pelos dirigentes e convidados, especialmente palestrantes, docentes e alunos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP.

Após o ato de abertura com presença das autoridades, foi constituída a mesa, tendo ao lado do Diretor da FCT/UNESP e do Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário, as seguintes personalidades: José Xavier do Amaral – Coordenador Executivo do INCRA e CODETER (Colegiado de Desenvolvimento Territorial); Claudemir Peres Francisco de Oliveira – Gerente de Desenvolvimento Humano da Fundação Instituto de Terras/ITESP; Ondina Gerbasi Barbosa, representada por Sonia Maria Pelegrini – Secr.Municipal de Educação; Ênio Magro – Prefeito Municipal de Narandiba e Presidente do Comitê de Microbacias Hidrográficas/CBH-PP; Deputado Estadual Ed Thomas; Deputado Mauro Bragato, representado pelo Assessor Ronaldo Borges; a Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, Angelina de Almeida Oliveira Lima; Milton Paulo dos Santos, da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema; Fetaesp e Codeter, representados por Daiane Débora Sampaio e Profª.Drª.Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti.

Contextualização e Mesas redondas

No período compreendido entre às 9 e 9h30 foi desenvolvida a contextualização sobre os Fóruns de Educação e Cultura do Campo, realizados nas microregiões do território Pontal do l Paranapanema, seguido da Mesa redonda 1 – até às 12hrs. Tema: “Políticas Públicas de Educação e Cultura do Campo”. Participantes: José Reinaldo Prates da Silva – Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado de São Paulo; Prof.Dr.Wilson Andrade Matos – Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal no Estado de São Paulo; Prof.Marcos Leite – membro da Diretoria Executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado de São Paulo; Claudemir Peres Francisco de Oliveira, Gerente de Desenvolvimento Humano da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo/ITESP e Profª.Drª.Kátia Kodama, da UNESP. Coordenadora de mesa: Profª.Drª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti, da UNESP. Relatoras: Aparecida José Martines de Oliveira e Graziella Plaça Orosco de Souza, da PROEXT/Unoeste.

No período da tarde – Mesa redonda 2 – das 13h30 às 15hs, sob o tema:”Experiências Regionais de Educação e Cultura do Campo”. Participantes: Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano/UNESP; Edinei Affine – Diretor da ETEC – Centro Paula Souza, de Rancharia; Prof.Ademar Zambrini – Diretor Regional da UNDIME; Ivani de Souza Pereira – Gerente de projetos da Prefeitura Municipal de Narandiba/SP e Zilma da Silva – Representante dos Assentados(as) do Pontal do Paranapanema. Na Coordenação da mesa: Profª.Drª. Érika Porceli /Alaniz – Mestrado em Educação/Unoeste.

A Mesa redonda 3 – se desenvolveu no período vespertino, começando às 15h30 e encerrando-se às 17hs, sob o tema:”Desafios de Educação e Cultura do Campo”. Participação do Prof.Alexandre Luiz Martins de Freitas, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Matão/SP; Profª.Marisa de Fátima – representando o MST/Escola Florestan Fernandes e Maria Isabel /Farias, Professora de Geografia da Rede Estadual de Educação do Paraná e Mestranda em Educação do Campo/Cátedra da UNESCO/FCT/UNESPO. Coordenadora de mesa: Lilian Cardoso Stedefeldi – Vice-Coordenadora da Câmara de Educação e Cultura do CODE ER e Prefeitura Municipal de Rancharia/SP. Relatoras: Aparecida José Martines de Oliveira e Graziela Plaça Orosco de Souza – PROEXT/Unoeste. Das 17 às 18hs – Encaminhamentos.

Carta de Presidente Prudente

Ao finalizar o evento, a Comissão Provisória – instituída para liderar o I Fórum de Educação e Cultura do campo do Pontal do Paranapanema – decidiu pela elaboração de um importante documento a ser encaminhado ao Secretário da Educação , Prof.Dr.Herman Jacobus Cornelis woorwald, do Estado de São Paulo, denominado “Carta de Presidente Prudente”. O teor desse documento segue abaixo:

“Nós entidades do Poder Público, Entidades Privadas, Movimentos Sociais e Sindicais do qual fazemos parte do CODETER – Colegiado de Desenvolvimento Territorial e demais participantes do I Fórum de Educação e Cultura Territórial do Pontal do Paranapanema, realizado na faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual do Estado de São Paulo – UNESP, no dia 28 de junho de 2013 podemos declarar que após as discussões referentes às políticas públicas seus desafios e perspectivas para o desenvolvimento da Educação do Campo, esclarecemos que diante da precarização e a falta de políticas públicas para abertura, permanência e reabertura das Escolas do Campo que foram fechadas no Estado de São Paulo”.

O documento enviado ao Secretário da Educação acrescenta: “Diante da necessidade de avançar na política de desenvolvimento da Educação do Campo, uma vez que no Estado de São Paulo o fechamento das Escolas do Campo é condição para expulsão dos homens e mulheres do meio rural e em específico a juventude, sendo esse um dos principais fatores responsáveis pelo envelhecimento das comunidades da agricultura familiar no Estado.

Com isso, é fundamental pensarmos em caráter de urgência a constituição do Fórum Estadual de Educação do Campo, assim, compreendemos uma das formas de impedimento na continuidade do fechamento das Escolas do Campo ao mesmo tempo que poderemos contribuir para construção de novas escolas; reabertura das escolas fechadas; garantir o transporte de qualidade dentro dos territórios do campo; garantir políticas e programas para qualificação dos professores e de suas condições de trabalho.

Do mesmo modo, nós participantes do I Fórum de Educação e Cultura do Campo necessitamos que a escola do campo desenvolva em sua pratica social ações culturais que fortaleçam a identidade do povo do campo. Portanto, nós entidades deliberamos pela criação de uma comissão provisória para articulação da criação do Fórum Estadual de Educação do Campo do Estado de São Paulo, que será constituída provisoriamente por um representante de cada entidade presente no I Fórum Estadual de Educação do Campo”.

Comissão Provisória:
1. Haroldo Borges Gomes – IPE – Instituto de Pesquisa Ecológica do Parque Morro do Diabo
2. Marisa de Fátima da Luz – MST- Movimento Social dos Trabalhadores Sem-Terra;
3. Felinto Procópio – Pai de aluno do Assentamento São Bento – Mirante do Paranapanema
4. Aparecida de Jesus Rosa – ITESP- Instituto de Terra do Estado de São Paulo
5. Roseli Sant’ Ana – Professora do Assentamento Chico Castro Alves- Rancharia
6. Clediane Nascimento Santos – Estudante de Pós Graduação em Geografia FCT/UNESP
7. Jose Nilton (Mossoró) – INCRA
8. Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti – Docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP
9. Elisângela Viudes – CODETER
10. Aparecida José Martinez de Oliveira – Docente e Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da UNOESTE.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela 1ª vez o Auditório V da FCT/UNESP sediou o Fórum Territorial de Educação e Cultura do Pontal do Paranapanema, presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, em 28 de Junho/2013.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa principal, convidados ilustres (entre os quais o Deputado Ed Thomas) que participaram do evento, abordando assuntos específicos do Colegiado de Desenvolvimento Territorial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os pronunciamentos verificados durante este evento de âmbito regional, foram marcados por importantes informações relacionadas ao tema: “Políticas públicas, desafios e perspectivas”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público que prestigiou mais esse evento significativo, foi representado por estudantes de graduação e pós-graduação em sua maioria. Todos eles, antenados no tema desenvolvido na FCT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenação geral do I Fórum Territorial de Educação e Cultura do Campo do Pontal do Paranapanema foi da Profª.Drª.Maria Peregrina de Fátima Furlanetti, da FCT/UNESP e Assessores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os pronunciamentos abordando problemas escolares foram inúmeros, culminando com a elaboração de um documento (Carta de Pres.Prudente), a ser enviado ao Secretário da Educação/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como forma de entretenimento – na abertura e nos intervalos – a música regionalista na execução do violeiro especialmente convidado: Leonel Antonio, do Cons.Municipal de Narandiba/SP.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 04

O campo de futebol da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp/ Presidente Prudente, vai sediar no dia 11 de Agosto próximo o 28º Festival de Pipas “Raul Albieri”, um evento que se transformou em tradição na cidade e região; e normalmente se realiza no segundo semestre do ano. A reunião desta semana, foi a 3ª e última com os preparativos para a realização do Festival de Pipas 2013, uma iniciativa do Jornal O Imparcial, em parceria com a Unesp e outras instituições. De forma surpreendente, o gramado do campo de futebol deu um colorido diferente e otimista à reunião que teve a participação de centenas de personalidades dedicadas a esse evento. Tema adotado este ano para o Festival: “Juventude e Cidadania”.

Liderando o encontro, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/ UNESP – juntamente com o empresário e Jornalista Deodato da Silva – Diretor do Jornal O Imparcial – que fizeram o reconhecimento da área e a definição dos espaços a serem utilizados em sua logística, a partir das 9hs do dia 11 de Agosto, durante a abertura do evento. Considerando esse ponto de partida, tornou-se possível estabelecer a demarcação das áreas que serão ocupadas por traillers e barracas. Entre as quais, figura a concessão atribuída ao Lar Santa Filomena de explorar a Barraca da Alimentação para auferir rendimentos financeiros em favor da instituição.

É o próprio Jornal O Imparcial que no enfoque da reunião realizada no campo de futebol da Unesp, afirma em sua matéria de 02/Julho, sob o título “Organização define logística para 28º Festival de Pipas”: Presente no encontro, o administrador do Lar Santa Filomena, Rodrigo Vidal, contou que a entidade ficará responsável pela barraca de alimentação. Toda renda obtida será revertida à entidade. Por isso, Vidal convida a população a prestigiar o festival. “Quem participar, vai colaborar com o lar”, ressalta. Todos os salgados que serão vendidos são doados pela panificadora Chantilly para que a entidade comercialize e obtenha 100% da renda. A Uepa sorvetes, além de fornecer picolés para todos os participantes inscritos, também doará sorvetes para que o Lar Santa Filomena venda e obtenha toda renda.

O gerente regional da Caiuá Distribuição de Energia S/A, José Carlos Nascimento, informa que a empresa dará apoio nas ligações elétricas. Além disso, acrescenta que haverá distribuição de panfletos informativos da rede elétrica educativa. “Terá um simulador de choque, demonstrando de forma lúdica quando a criança tenta pegar uma pipa em um fio elétrico”, conta. A gerente de loja da empresa de transportes Andorinha, Sueli Lima, relata que levará ao festival a Cornelinha (tradicional jardineira do grupo), e ainda premiará os três primeiros colocados com três passagens de ida e volta no raio de 600 quilômetros (Km) de Prudente. “Uma maneira de estarmos próximos ao nosso usuário”, afirma.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) fará a distribuição de água no evento. Além disso, levará personagens do Clubinho da Sabesp para divertir as crianças. Além das empresas citadas, estiveram no encontro os representantes das secretarias municipais de Cultura (Secut) e de Esportes (Semepp), Polícia Militar e Tiro de Guerra (TG). O 28º Festival de Pipas Raul Albieri é realizado pelo jornal O Imparcial, Unesp e Prefeitura Municipal de Presidente Prudente, com colaboração da polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Tiro de Guerra. Sabesp, Uepa Sorvetes, Panificadora Chantilly, Band, Caiuá, Vip Outdoor, Refrigerantes Funada, Vidro Curvo, Wilson Alimentos, Cultura Inglesa, PB Lopes, Andorinha, Multisinais e Audi Propaganda patrocinam o evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Liderados pelo Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol e Diretor do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva, parceiros e participantes do 28º Festival de Pipas “Raul Albieri”, reuniram-se no campo de futebol da FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A reunião é a 3ª e última tendo por principal finalidade os preparativos para a realização do Festival, que reune instituições diversas – civis e militares – e que se projetou como um dos mais importantes eventos criativos e tradicionais do extremo oeste paulista. Juventude e Cidadania é alusão temática!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Além do Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – e do Empresário e Jornalista Deodato da Silva – Diretor do Jornal O Imparcial – inúmeras empresas e instituições, bem como Servidores e Técnicos Administrativos da Unesp estão integrados a esse evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Neste primeiro contato no campo de futebol da Unesp – onde vai se realizar o Festival de Pipas/2013 – todos os participantes ficaram empolgados. O espaço é amplo e livre não só para o Festival em si, mas também porque vai reunir jovens, crianças e adultos num entretenimento alegre e feliz.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

jul 02

No mês de Junho deste ano (19 e 20) a Faculdade de Ciências e Tecnologia promoveu em sua 3ª Edição o Projeto “Venha conhecer a Unesp” sob a coordenação do Prof.Dr. Marcelo Messias (Vice-Diretor), que promoveu a abertura e ampla exposição a respeito da vida acadêmica. O público-alvo foi representado por 18 Escolas Públicas Estaduais e um total superior a 800 alunos, todos de Presidente Prudente. O maior número de inscritos (280) foi proveniente da Escola Estadual “Monsenhor Sarrion”.

Após a exibição de um vídeo especial, o Prof.Marcelo Messias citou a importância da Unesp como instituição de ensino superior (Ensino – Pesquisa – Extensão), que possui em Presidente Prudente o maior Câmpus Universitário do Estado, mantendo cursos de graduação e pós-graduação com ensino gratuito e de qualidade. Há mais de 54 anos – desde que foi implantada nesta região do Estado – desenvolve atividades de extensão universitária e de prestação de serviços à comunidade; como forma de transferir para a sociedade os conhecimentos e ao mesmo tempo, realimentar o ensino e a pesquisa que realiza.

O número de aluno de graduação e pós-graduação atualmente se aproxima dos 3.600 em 12 cursos – considerados os melhores do ano – como: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Fisioterapia, Geografia, Matematica, Pedagogia e Química. De todos esses cursos da FCT/UNESP, quatro mereceram na Seleção do Ministério da Educação e Cultura/MEC a Nota Máxima: 5 em Educação Física, Engenharia Cartográfica, Geografia, Pedagogia. Nota 4 em Ciências da Computação, Engenharia Ambiental e Estatística; e Nota 3 em Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo.

Exatamente 500 alunos fazem parte dos Programas de Pós-Graduação/Stricto Sensu 2013, dos quais 172 fazem o Doutorado em Ciências Cartográficas, Educação e Geografia. Os demais (328) frequentam os cursos de Pós-Graduação/Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional, Geografia, Fisioterapia (congregando mais 11 ingressantes), Educação e Ciências Cartográficas.

A Unesp está classificada entre as melhores Universidades do Brasil e do mundo; seu Câmpus Universitário de Presidente Prudente situa-se em local privilegiado: no perímetro urbano, tendo ao lado os maiores empreendimentos, como: Shoppings, Hipermercados, Áreas Verdes, Centros de Abastecimento, Hospitais, Escolas, Igrejas, Centro Olímpico, Parque do Povo, Pistas de Atletismo, Centro de Atendimento de Fisioterapia e Educação Física, Estádio Esportivo, Campos de futebol, Clubes e Centros de Recreação, Lazer e Entretenimento, Hoteis, Restaurantes, Agências de Automóveis e Lojas especializadas de todas as categorias.

Programação elaborada para 2013

Durante dois dias, em dois períodos distintos – manhã e noite – foi cumprida extensa programação, dividida por grupos. No período matinal do dia 19/Junho, as Escolas Estaduais: Dr.Marrey Junior; Prof. Miguel Omar Barreto; Francisco Pessoa, Profª.Fátima Aparecida Costa Falcon; Florivaldo Leal; Prof. Placídio Braga Nogueira e Comendador Tannel Abbud. (275 alunos). No período da noite: Escolas Estaduais: Profª.Anna Antonio. Profª.Clotilde Veiga de Barros; Prof.Miguel Omar Barreto; Vereador Pedro Tófano e Francisco Pessoa (172 alunos).

No dia seguinte (20/Junho),no período da manhã: Escola Estadual Profª. Clotilde Veiga de Barros e Escola Estadual Monsenhor Sarrion (245 anos). Finalizando o evento, no período noturno foram recepcionadas as Escolas Estaduais: Profª.Anna Antonio; Monsenhor Sarrion; Profª.Clotilde Veiga de Barros; e Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro (180 alunos).

Em cumprimento à essa programação foram desenvolvidas palestras com convidados especiais. O Prof.Dr.Carlos Alberto Penatti falou sobre a importância do Vestibular na Unesp, abrindo as Portas da Universidade às novas gerações. Especialmente o Vestibular Fuvest com possibilidade de isenção e excepcionais oportunidades para que toda a juventude possa testar seus conhecimentos e ingressar numa brilhante carreira universitária. O Grupo “Quimiatividade” formado por alunos do Curso de Licenciatura em Química da FCT, sob a coordenação do Prof.Marcos Fernando de Souza Teixeira, deu um Show impressionante no Auditório V, que mereceu calorosos aplausos de todos os participantes.

No encerramento, foi feita ampla divulgação com o “Guia das Profissões” distribuído a todos os interessados, com informações atualizadas sobre carreiras e cursos de graduação da Unesp. Também houve distribuição de “folder” contendo informações detalhadas a respeito dos cursos – mantidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – além de exposição de painéis sobre projetos de pesquisa, desenvolvidos na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Escolas Públicas Estaduais da cidade de Presidente Prudente participaram do Projeto “Venha conhecer a Unesp”, sendo acolhidas pelo Vice-Diretor da FCT, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr. Carlos Alberto Penatti, prestou todas as informações de caráter geral sobre os Vestibulares realizados todos os anos pela UNESP, através da Fundação Vunesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Durante dois dias, 18 Escolas Públicas Estaduais com mais de 800 alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Unesp, classificada como uma das melhores do Brasil e do mundo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Trupe Quimiatividade sob a coordenação do Prof.Marcos Fernando de Souza Teixeira apresentou um Show de Química, impressionante. Participação de alunos do Curso de Licenciatura em Química da FCT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Quem viu, gostou! E logicamente retornou na demonstração seguinte a fim de rever o engraçado enredo que foi aplicado nesse sket de humor, graça e relevância. É a Trupe Quimiatividade em ação!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
“Venha conhecer a Unesp” terá sua próxima edição em 2014. O Prof.Dr.Marcelo Messias – Vice-Diretor da FCT/UNESP agradece a presença e o prestígio de todos os participantes, professores e alunos.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP