jul 06

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou em 28 de Junho, um dos mais significativos eventos dedicados à retomada histórica do Pontal do Paranapanema, com sua diversidade, educação e cultura do campo, limites, expectativas, troca de experiência e demandas. E como temática: “Políticas públicas, desafios e perspectivas”. Foi o I Fórum Territorial de Educação e Cultura do campo do Pontal do Paranapanema, realizado no Auditório V da Unesp – aberto oficialmente às 08h30 – ao som do Hino Nacional Brasileiro executado pelo violeiro Leonel Antonio (do Conselho Municipal de Cultura e Narandiba).

O ato solene de abertura foi presidido pelo Diretor da FCT/UNESP,Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, seguido de um pronunciamento do Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário de São Paulo, Sr. José Reinaldo Prates. O roteiro da programação prosseguiu durante todo o dia, encerrando-se às 20hrs com o Momento Cultural que envolveu Contadores de “causos”; Apresentação do Grupo de Capoeira “Os Angoleiros do Sertão” e Feira dos Agricultores(as). Houve palestras, exposições, interações e debates envolvendo participantes do evento.

Houve também mesa redonda, das 9h30 às 12hrs; das 13h30 às 15hse e das 15h30 às 17hrs. Todas as questões levantadas em plenário foram devidamente esclarecidas pelos dirigentes e convidados, especialmente palestrantes, docentes e alunos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP.

Após o ato de abertura com presença das autoridades, foi constituída a mesa, tendo ao lado do Diretor da FCT/UNESP e do Delegado Federal de Desenvolvimento Agrário, as seguintes personalidades: José Xavier do Amaral – Coordenador Executivo do INCRA e CODETER (Colegiado de Desenvolvimento Territorial); Claudemir Peres Francisco de Oliveira – Gerente de Desenvolvimento Humano da Fundação Instituto de Terras/ITESP; Ondina Gerbasi Barbosa, representada por Sonia Maria Pelegrini – Secr.Municipal de Educação; Ênio Magro – Prefeito Municipal de Narandiba e Presidente do Comitê de Microbacias Hidrográficas/CBH-PP; Deputado Estadual Ed Thomas; Deputado Mauro Bragato, representado pelo Assessor Ronaldo Borges; a Pró-Reitora de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste, Angelina de Almeida Oliveira Lima; Milton Paulo dos Santos, da Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema; Fetaesp e Codeter, representados por Daiane Débora Sampaio e Profª.Drª.Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti.

Contextualização e Mesas redondas

No período compreendido entre às 9 e 9h30 foi desenvolvida a contextualização sobre os Fóruns de Educação e Cultura do Campo, realizados nas microregiões do território Pontal do l Paranapanema, seguido da Mesa redonda 1 – até às 12hrs. Tema: “Políticas Públicas de Educação e Cultura do Campo”. Participantes: José Reinaldo Prates da Silva – Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário no Estado de São Paulo; Prof.Dr.Wilson Andrade Matos – Pró-Reitor de Extensão do Instituto Federal no Estado de São Paulo; Prof.Marcos Leite – membro da Diretoria Executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Estado de São Paulo; Claudemir Peres Francisco de Oliveira, Gerente de Desenvolvimento Humano da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo/ITESP e Profª.Drª.Kátia Kodama, da UNESP. Coordenadora de mesa: Profª.Drª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti, da UNESP. Relatoras: Aparecida José Martines de Oliveira e Graziella Plaça Orosco de Souza, da PROEXT/Unoeste.

No período da tarde – Mesa redonda 2 – das 13h30 às 15hs, sob o tema:”Experiências Regionais de Educação e Cultura do Campo”. Participantes: Prof.Dr.Carlos Alberto Feliciano/UNESP; Edinei Affine – Diretor da ETEC – Centro Paula Souza, de Rancharia; Prof.Ademar Zambrini – Diretor Regional da UNDIME; Ivani de Souza Pereira – Gerente de projetos da Prefeitura Municipal de Narandiba/SP e Zilma da Silva – Representante dos Assentados(as) do Pontal do Paranapanema. Na Coordenação da mesa: Profª.Drª. Érika Porceli /Alaniz – Mestrado em Educação/Unoeste.

A Mesa redonda 3 – se desenvolveu no período vespertino, começando às 15h30 e encerrando-se às 17hs, sob o tema:”Desafios de Educação e Cultura do Campo”. Participação do Prof.Alexandre Luiz Martins de Freitas, Secretário Municipal de Educação e Cultura de Matão/SP; Profª.Marisa de Fátima – representando o MST/Escola Florestan Fernandes e Maria Isabel /Farias, Professora de Geografia da Rede Estadual de Educação do Paraná e Mestranda em Educação do Campo/Cátedra da UNESCO/FCT/UNESPO. Coordenadora de mesa: Lilian Cardoso Stedefeldi – Vice-Coordenadora da Câmara de Educação e Cultura do CODE ER e Prefeitura Municipal de Rancharia/SP. Relatoras: Aparecida José Martines de Oliveira e Graziela Plaça Orosco de Souza – PROEXT/Unoeste. Das 17 às 18hs – Encaminhamentos.

Carta de Presidente Prudente

Ao finalizar o evento, a Comissão Provisória – instituída para liderar o I Fórum de Educação e Cultura do campo do Pontal do Paranapanema – decidiu pela elaboração de um importante documento a ser encaminhado ao Secretário da Educação , Prof.Dr.Herman Jacobus Cornelis woorwald, do Estado de São Paulo, denominado “Carta de Presidente Prudente”. O teor desse documento segue abaixo:

“Nós entidades do Poder Público, Entidades Privadas, Movimentos Sociais e Sindicais do qual fazemos parte do CODETER – Colegiado de Desenvolvimento Territorial e demais participantes do I Fórum de Educação e Cultura Territórial do Pontal do Paranapanema, realizado na faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente, Universidade Estadual do Estado de São Paulo – UNESP, no dia 28 de junho de 2013 podemos declarar que após as discussões referentes às políticas públicas seus desafios e perspectivas para o desenvolvimento da Educação do Campo, esclarecemos que diante da precarização e a falta de políticas públicas para abertura, permanência e reabertura das Escolas do Campo que foram fechadas no Estado de São Paulo”.

O documento enviado ao Secretário da Educação acrescenta: “Diante da necessidade de avançar na política de desenvolvimento da Educação do Campo, uma vez que no Estado de São Paulo o fechamento das Escolas do Campo é condição para expulsão dos homens e mulheres do meio rural e em específico a juventude, sendo esse um dos principais fatores responsáveis pelo envelhecimento das comunidades da agricultura familiar no Estado.

Com isso, é fundamental pensarmos em caráter de urgência a constituição do Fórum Estadual de Educação do Campo, assim, compreendemos uma das formas de impedimento na continuidade do fechamento das Escolas do Campo ao mesmo tempo que poderemos contribuir para construção de novas escolas; reabertura das escolas fechadas; garantir o transporte de qualidade dentro dos territórios do campo; garantir políticas e programas para qualificação dos professores e de suas condições de trabalho.

Do mesmo modo, nós participantes do I Fórum de Educação e Cultura do Campo necessitamos que a escola do campo desenvolva em sua pratica social ações culturais que fortaleçam a identidade do povo do campo. Portanto, nós entidades deliberamos pela criação de uma comissão provisória para articulação da criação do Fórum Estadual de Educação do Campo do Estado de São Paulo, que será constituída provisoriamente por um representante de cada entidade presente no I Fórum Estadual de Educação do Campo”.

Comissão Provisória:
1. Haroldo Borges Gomes – IPE – Instituto de Pesquisa Ecológica do Parque Morro do Diabo
2. Marisa de Fátima da Luz – MST- Movimento Social dos Trabalhadores Sem-Terra;
3. Felinto Procópio – Pai de aluno do Assentamento São Bento – Mirante do Paranapanema
4. Aparecida de Jesus Rosa – ITESP- Instituto de Terra do Estado de São Paulo
5. Roseli Sant’ Ana – Professora do Assentamento Chico Castro Alves- Rancharia
6. Clediane Nascimento Santos – Estudante de Pós Graduação em Geografia FCT/UNESP
7. Jose Nilton (Mossoró) – INCRA
8. Maria Peregrina de Fátima Rotta Furlanetti – Docente do Departamento de Educação da FCT/UNESP
9. Elisângela Viudes – CODETER
10. Aparecida José Martinez de Oliveira – Docente e Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da UNOESTE.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela 1ª vez o Auditório V da FCT/UNESP sediou o Fórum Territorial de Educação e Cultura do Pontal do Paranapanema, presidido pelo Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol, em 28 de Junho/2013.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na mesa principal, convidados ilustres (entre os quais o Deputado Ed Thomas) que participaram do evento, abordando assuntos específicos do Colegiado de Desenvolvimento Territorial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os pronunciamentos verificados durante este evento de âmbito regional, foram marcados por importantes informações relacionadas ao tema: “Políticas públicas, desafios e perspectivas”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O público que prestigiou mais esse evento significativo, foi representado por estudantes de graduação e pós-graduação em sua maioria. Todos eles, antenados no tema desenvolvido na FCT.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Coordenação geral do I Fórum Territorial de Educação e Cultura do Campo do Pontal do Paranapanema foi da Profª.Drª.Maria Peregrina de Fátima Furlanetti, da FCT/UNESP e Assessores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os pronunciamentos abordando problemas escolares foram inúmeros, culminando com a elaboração de um documento (Carta de Pres.Prudente), a ser enviado ao Secretário da Educação/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como forma de entretenimento – na abertura e nos intervalos – a música regionalista na execução do violeiro especialmente convidado: Leonel Antonio, do Cons.Municipal de Narandiba/SP.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.