jul 06

No fechamento do 1º semestre do ano na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – o candidato Wagner Barbosa Batella, do Programa de Pós-Graduação em Geografia defendeu tese de Doutorado, dia 05 de Julho (13h30) no Anfiteatro II. O Orientador foi o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Também fizeram parte da Comissão Examinadora: o Prof.Dr.Oswaldo Bueno Amorim Filho, do Programa de Pós-Graduação em Tratamento da Informação Espacial, da Pontificia Universidade Católica – PUC – de Minas Gerais; Profª.Drª. Beatriz Ribeiro Soares, do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia/MG; Profª.Drª.Maria Encarnação Beltrão Sposito e Prof.Dr.Arthur Magon Whitacker, ambos do Departamento de Geografia da FCT/UNESP.

O tema escolhido por Wagner Barbosa Batella para sua defesa pública de Tese de Doutorado/Geografia foi: “Os limiares das cidades médias: reflexões a partir da cidade de Teófilo Otoni/MG”, assim resumido: “Considerando as transformações recentes na rede urbana brasileira, observa-se uma série de alterações nos papéis desempenhados pelos espaços urbanos não metropolitanos, mais precisamente entre as cidades denominadas, por muitos, como médias.

A complexidade das dinâmicas constatadas contemporaneamente nessas cidades demanda a realização de pesquisas que melhor retratem a diversidade desses espaços e seus processos de produção e consumo. Para tanto, a proposta de limiares é acionada como estratégia analítica e como ferramenta de análise. A partir dos esforços para compreender as relações, dinâmicas e processos que se dão nas escalas intra e interurbanas de Teófilo Otoni, problematizando-a como uma cidade média, pretende-se contribuir para discussão deste conceito através de suas características, funções e limiares”.

O Doutorando complementa sua tese: “Para este estudo, privilegiam-se as dimensões econômica e social da cidade; a articulação de escalas inter e intraurbana; e a discussão sobre limiares das cidades médias. A metodologia envolveu, ainda, a realização de pesquisa bibliográfica, construção de um banco de dados, realização de entrevistas, elaboração de mapas temáticos e trabalhos de campo”

No tópico final diz Wagner Barbosa Batella: “Os resultados indicam que os quadros analíticos elaborados nesta pesquisa permitem entender a cidade de Teófilo Otoni como uma cidade média no limiar, bem como reforçam a validade dessa proposta para ao estudo dos espaços urbanos não metropolitanos”.

Wagner Barbosa Batella – Programa de Pós-Graduação em Geografia – defendeu tese de Doutorado no Anfiteatro II da FCT/UNESP no fechamento do 1º semestre de 2013. Tema:”Os limiares das cidades médias: reflexões a partir da cidade de Teófilo Otoni/MG”.

A Banca Examinadora instituída para avaliar a tese de Doutorado defendida publicamente por Wagner Barbosa Batella, que teve como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/UNESP.

Colegas, amigos e familiares do Doutorando marcaram presença no Anfiteatro II da FCT/UNESP, para prestigiar sua defesa pública de Tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia.