jul 11

Na última semana de Junho (dia 28), realizou-se no Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – importante Seminário: “Novo” Código Florestal Aplicado a Projetos Ambientais. O evento que contou com boa participação teve início no período da manhã de sexta-feira e desenvolveu extensa programação até o final da tarde. Numa avaliação geral, concluiu-se que o Seminário proporcionou excelente contribuição para a formação dos alunos.

Além de docentes, participaram alunos do 5º ano do curso de Engenharia Ambiental sob coordenação dos Professores Antonio Cezar Leal e Renata Ribeiro de Araújo, como parte das atividades das disciplinas Gerenciamento de Recursos Hídricos e Projeto de Recuperação de Área Degradada. Atuaram ainda outros docentes e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo a Profª.Drª.Encarnita Salas Martin, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente.

Para o desenvolvimento dos trabalhos, foram incorporados ao esquema de trabalho como forma de apoio nos estudos e levantamentos, membros do Comitê das Bacias Hidrográficas do Pontal do Paranapanema, do Ministério Público Estadual e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Presença honrosa também do Presidente da Associação de Recuperação Pontal Flora, Sr. José Alberto Mangas Catarino, de Presidente Venceslau, valorizando ainda mais o evento.

Objetivos:
Apresentar resultados das atividades desenvolvidas pelos grupos de alunos do 5º ano de Engenharia Ambiental, objetivando:

1. Compreender e aplicar conhecimentos técnico-científicos em planejamento e gerenciamento de recursos hídricos em bacias hidrográficas;
2. Discutir a aplicação de instrumentos de gestão (legais, técnicos, econômicos, etc) na gestão de bacia hidrográfica;
3. Subsidiar a aplicação do Código Florestal brasileiro (lei 12.651/2012) na identificação e análise da situação das áreas de preservação permanente (APP) na UGRHI Pontal do Paranapanema;
4. Elaborar estudo aplicado sobre APP em bacias hidrográficas localizadas na UGRHI Pontal do Paranapanema
5. Propiciar interlocução entre os alunos e os gestores de recursos hídricos no Pontal do Paranapanema.

Procedimento:
Essa atividade foi proposta no início do primeiro semestre de 2013 e teve a seguinte metodologias:

1. Organização dos grupos de trabalho;
2. Definição de bacia hidrográfica para cada grupo;
3. Aulas expositivas, leituras de bibliografia cientificas, técnicas e legal sobre os temas em foco;
4. Análise das orientações e normas legais, especialmente o Código Florestal brasileiro;
5. Aplicação dessas orientações e normas na análise de bacia hidrográfica selecionada;
6. Elaboração de mapas, tabelas, gráficos, textos, entre outros, para compor o relatório técnico;
7. Organização e realização de seminário aberto ao público regional para a apresentação dos resultados

PALESTRANTES TEMAS
Caio Felipe de Souza Legislação Ambiental para delimitação de APP
Marcus Vinicius Brum Cafeo Técnicas de Recuperação e Conservação
José Carlos de Oliveira Júnior Delimitação e plantio em linha das APPs pertencentes à BH do Rio Sta. Luzia
Daniel Turino Projeto de Recuperação de Área Degradada – Afluente do Rio Santo Anastácio
Alberto de A. Oliveira Junior Aplicação de Técnicas de Nucleação na Recuperação de APP
Leonardo Marques Uso de SIG em Projeto de Recuperação de Área Degradada
Marcela Lima Pedro Ribeirão Brejão: Projeto de Recuperação de APP utilizando alternativas e educação ambiental.

No evento estiveram presentes professores e alunos dos Cursos de Engenharia Ambiental e de Geografia da FCT/UNESP, Representantes do Comitê de Bacias Hidrográficas/CBH do Pontal do Paranapanema; Prefeituras Municipais, ONG, Órgãos Públicos Estaduais, entre outros interessados na temática.

As palestras realizadas durante a realização do evento, mostraram as dificuldades para interpretação e aplicação do “Novo” Código Florestal, com redação das áreas a serem protegidas, gerando impactos negativos nos recursos hídricos. Foram apresentadas propostas para recuperação das áreas degradadas e das APP, utilizando-se várias técnicas.

Seguiu-se no Anfiteatro I da FCT/UNESP, o debate sobre as interpretações da legislação e das técnicas a serem aplicadas. E por fim, numa avaliação geral, concluiu-se que o resultado principal foi a contribuição na formação dos alunos, preparando-os para a vida profissional e acadêmica em outros níveis.

O Anfiteatro I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – sediou este Seminário do “Novo” Código Florestal.

Docentes e estudantes de vários cursos de graduação e pós-Graduação participaram do evento de 28 de Junho que marcou o encerramento do 1º semestre.

Na mesa principal que presidiu os trabalhos, bem como na platéia, presença sempre valiosa e oportuna de docentes e alunos interessados nessa nova questão ambiental.

Entre os integrantes desse evento voltado ao meio ambiente e envolvidos na avaliação do “Novo” Código Florestal, a presença do Sr.José Alberto Mangas Catarino.

Durante a mesa redonda, houve maior envolvimento dos participantes deste evento. Cada um emitiu sua opinião a respeito do”Novo” Codigo Florestal, conforme se verifica nestas fotos.