abr 25

Na sala da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente, foi homenageado pela conquista de sua merecida Aposentadoria, o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi. O ato foi presidido pelo Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias, que o agradeceu pela grande contribuição prestada como docente do curso de Pedagogia, desde seu ingresso como Auxiliar de Ensino (com lotação no Deptº de Educação), em 15 de Abril de 1988 até os dias atuais, ocupando as funções de Professor Titular da Unesp.

Um Cartão de Prata foi entregue pessoalmente ao Professor Cristiano, simbolizando o reconhecimento não só da Diretoria da FCT/Unesp, mas também da Congregação, Chefes e sub-chefes dos Departamentos Administrativos, Assessores e Servidores Técnico-Administrativos, Docentes, Alunos e toda a Comunidade Unespiana. No decorrer dos últimos 28 anos, o docente – que ora se aposenta – prestou relevantes serviços à causa universitária, conquistando a admiração e o prestígio de todos, pela sua dignificante atuação.

O homenageado possui graduação em Física, pela Universidade de São Paulo/USP-1979; Mestrado em Educação: História, Política e Sociedade, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC (1987) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo/USP (1992).Livre Docência/Unesp em 2001; Pós-Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica/PUC-SP – Bolsista da Cappes – Grande área: Ciências Humanas. São dados coletados pela Cappes. (28/Fevereiro de 2016).

No ano 2000, o Professor Cristiano representou o Brasil na Conferência da UNESCO em Bangkok, na Tailândia, onde defendeu a “Campanha Educação para Todos”. Sua proposta foi de ampliar o percentual destinado à Educação no Brasil, de 4,6% para 7% do PIB.Também por alguns momentos – segundo fontes fidedignas – o professor brasileiro dirigiu a Sessão Plenária, sediada na Tailândia.

Ao concluir suas atividades na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o Prof.Dr.Cristiano Amaral Garboggini di Giorgi, exercia as funções de Professor Titular, tendo ampla experiência na área de Educação – com ênfase especial em Filosofia da Educação. Atuou principalmente nos temas: Política Educacional, História da Educação, Reformas Educacionais, Formação de Professores e Educação de Adultos. Nossos Parabéns !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Professor Cristiano ingressou na Unesp como Auxiliar de Ensino (Deptº de Educação), no mês de Abril de 1988. Agora se aposenta.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em companhia de outros docentes que atuam na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Diretor da FCT/Unesp – Prof.Dr.Macelo Messias – presta homenagens ao ilustre Professor (em nome da comunidade), com um Cartão de Prata , pela conquista de sua Aposentadoria.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 22

O Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou com êxito mais uma “Semana do Índio”, de 11 a 15/Abril. No encerramento do evento – sob a coordenação da Profª.Drª. Ruth Künzli juntamente c/a Assistente de Suporte acadêmico, Nikele Maiara Milani – foram constatados 566 visitantes. A maioria, procedente de duas cidades da nova alta paulista.

Desde a abertura do evento na tarde de 11 de Abril, vieram acompanhando seus alunos, nada menos que 26 professore de Educação Básica; 30 alunos de graduação e 7 membros da comunidade. Segundo registro especial – com base nos relatórios do CEMAARQ – foram 503 alunos de Escolas Públicas e particulares, de Presidente Prudente e região, previamente inscritos para a visitação durante a “Semana do Índio”.

Cada grupo visitante – com destaque para as cidades mais distantes – foi atendido com o transporte em ônibus especiais diretamente para o Câmpus Universitário, com espera e retorno após cumprir a agenda de visitas na FCT/Unesp. Na chegada das caravanas, com a cooperação de alunos da Universidade, houve recepção e orientação quanto às peças e artefatos, em exposição no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ, que é único em toda a região.

Dracena e Flora Ricas (ambas na nova alta paulista), foram as cidades que enviaram o maior número de alunos para conhecer o CEMAARQ da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente. Menção especial para o Colégio São Paulo e Escola 9 de Julho de Dracena, representadas pelos Professores Leandro e Franciele. Com eles, duas turmas com 85 alunos; e uma 3ª turma, com 48 alunos.

Flora Rica também foi representada pelo Prof.Armando Lopes Moreno com duas turmas, totalizando 90 estudantes do 3º, 4º, 7º e 9º anos. Presidente Prudente se fez representar pelo Colégio Cotiguara (Pré II e 1º ano) com 32 alunos e o 6º ano, com 28 alunos. Com referência às outras Instituições de Ensino situadas em Prudente: Escola Prof.Placídio Braga Nogueira – 6º ano – 60 alunos e APM/Escola Municipal Nelson Cirilo de Souza – 8º e 9º anos – com 28 alunos.

São aproximadamente 500 peças que fazem parte da Exposição Indígena do CEMAARQ, onde se pode ver inúmeros achados arqueológicos, como: pedras lascadas, polidas e de cerâmicas, confeccionadas por populações pré-históricas de nossa região. Esses objetos em sua maior parte foram coletados em sítios arqueológicos da região.

Também podem ser observadas com todos os detalhes em exposição, inúmeras peças de cerâmica marajoara, que são réplicas do período de 400 a 1.400 A.C. provenientes da região amazônica. Juntamente com vasos de cerâmica de Santarém e outras preciosidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O CEMAARQ – Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da FCT/UNESP detém o maior acervo de peças e artefatos indígenas recolhidas ao longo dos últimos anos na região de Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em comemoração à Semana do Índio foi desenvolvida no Câmpus da Unesp/Presidente Prudente, uma extensa programação de visitas, incluindo Escolas publicas e particulares da região.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Dracena e Flora Rica, na nova alta paulista tiveram presença destacada na Semana do Índio 2016, através da participação de várias caravanas de estudantes, que viajaram em ônibus especiais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em detalhes, uma das peças indígenas que faz parte de um dos mais ricos e importantes acervos da história das primeira aldeias da região. Coordenação da Profª.Drª.Ruth Künzli, da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No CEMAARQ da Unesp, a Arqueologia ocupa posição de destaque, com mais de 500 peças de origem indígena, recolhidas no decorrer dos últimos anos. É referência nacional e internacional.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 19

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no dia 14 de Abril/14 hs, no Anfiteatro II mais uma tese de Doutorado. A candidata inscrita foi Eliane Carvalho dos Santos, que se apresentou à Comissão Examinadora para sua defesa pública. O orientador foi o Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

O tema desenvolvido pela Doutoranda foi:”Regulação e flexibilidade no Brasil”. Presença e participação dos docentes: Profª.Drª.Maria Terezinha Serafim Gomes, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Prof.Dr.Marco Antonio Cataia, do Deptº de Geografia da Universidade Estadual de campinas/UNICAMP e Prof.Dr.Clerisnaldo Antonio Carvalho, Coordenador de curso/Unidade da UNESP/Ourinhos-SP.

A tese defendida

Eliane Carvalho dos Santos desenvolveu uma série de pesquisas, visando sua posterior defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia. Quanto ao tema: “Regulação e Flexibilidade no Brasil”, a Doutoranda definiu como sendo algum fragmento oriundo da crise do Fordismo e de suas bases estruturais. (Fordismo é um termo que se refere ao modelo de produção em massa). Isso – diz Eliane – está fomentando diferentes trajetórias de superação da crise.

Nos países que buscam superar esse modelo ocorrem diferenças de estratégias de superação, com a implementação de princípios flexíveis que permitem novas configurações entre as relações profissionais e na configuração do modelo de organização industrial. Nessa nova conformação, as heranças de formação do fordismo deixam os direcionamento de combate à rigidez, gerando uma combinação específica dos territórios frente à flexibilidade.

Diante desse quadro, “a proposta desta pesquisa está em compreender os rumos da configuração da flexibilidade no Brasil, partindo-se da hipótese que ela se aproxima do quadro teórico e prático da flexibilidade defensiva. Combinando: ações que apontam para esse sentido e que são possíveis de apreender nas relações entre capital e trabalho, entre firmas, e nas ações do Estado, que se territorializam”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Eliane Carvalho dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresenta perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A defesa pública verificou-se no dia 14 de Abril de 2016 no Anfietatro II da FCT/Unesp, em Presidente Prudente. Em detalhes, a Doutoranda e integrantes da Comissão Examinadora.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 19

Na manhã de 9 de Abril no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia foi desenvolvida uma nova tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendida publicamente pela candidata Leonice Seolin Dias. O Coordenador foi o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

O tema defendido pela Doutoranda versou sobre Biogeografia e Saúde: Uma visão integrada da distribuição espacial de moscas sinantrópicas em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema. Da Comissão Examinadora fizeram parte (além do Orientador já citado), os seguintes docentes: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal e Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia – ambos do Deptº de Geografia – da FCT/Unesp; Profª.Drª. Regina Célia de Castro Pereira, da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e Prof.Dr.Rogério Giuffrida, do Deptº de Veterinária da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista.

O que é a Biogeografia ?

Em sua tese, resultante de vários trabalhos de pesquisa, a Doutoranda Leonice Seolin Dias aponta a Biogeografia, como sendo a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos e explica suas relações com os demais elementos do mundo físico e humano. É considerada ainda, uma ciência de transição – entre a biologia e a geografia – e cobre com seu estudo, um campo muito heterogêneo e amplo. Essa ciência para fins didáticos – explica – é estruturada em dois ramos: a Fitogeografia (que estuda a distribuição dos vegetais) e a Zoogeografia, que se preocupa em estudar a distribuição dos animais, explicando suas causas.

A Geografia médica constitui uma das divisões da Biogeografia – que estuda a distribuição das pragas – como: as moscas sinantrópicas das famílias Calliphoridae e Mucidae. O estudo dessas moscas é de fundamental relevância, pois são insetos de grande importância para a saúde pública. Especialmente, por serem potenciais vetores de agentes patógenos (como vírus, bactérias, ovos de helmintos, entre outros) aos homens e animais; e ainda: algumas espécies (chamadas bicheiras), que podem causar miíases. Muitas espécies desses insetos exploram diversos ambientes em áreas urbanas e rurais.

Distribuição espacial

A importância e comportamento específicos apresentados em cada ambiente (alguns casos), não são ainda suficientemente conhecidos. Por outro lado, as moscas podem funcionar como indicadores de interferências nos ambientes naturais, por apresentarem rápida resposta populacional e sensibilidade ambiental. Dessa forma, o objetivo principal desse trabalho – de conformidade com a pesquisa desenvolvida pela Doutoranda Leonice Seolin Dias – foi o de comparar a Biogeografia com a Saúde Pública. Trata-se de uma visão integrada da distribuição espacial de moscas sinantrópicas das famílias Calliphoridae (mosca varejeira) e Muscidae (mosca doméstica), em quatro ambientes de Teodoro Sampaio/SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Leonice Seolin Dias, da Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp se apresentou à Comissão Examinadora dia 9 de Abril no Anfiteatro VI, para sua defesa de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Anfiteatro acolheu familiares e amigos da Doutoranda, que acompanharam com o maior interesse o desenvolvimento de sua tese de Doutorado, que versou sobre Biogeografia e Saúde.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 19

Foi na manhã do dia 04/Abril no CPIDES da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – que se desenvolveu a defesa pública de tese de Doutorado/Programa de pós-graduação em Educação, pela candidata Marcela Correa Tinti. A Orientadora foi a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. Tema: “Desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva colaborativa – a inclusão escolar, as tecnologias e a prática pedagógica”.

Para compor a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – participaram como membros, os seguintes docentes: Profª.Drª.Adriana Aparecida de Lima Terçariol, da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista; Profª.Drª.Ana Maria Osório Araya, do Deptº de Educação da FCT/Unesp; Profª.Drª.Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, da UNOESTE -Universidade do Oeste Paulista e Profª.Drª.Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

A tese defendida publicamente

A pesquisa desenvolvida pela Doutoranda Marcela Correa Tinti, teve por intuito analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada para o desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva colaborativa, entre professores da Sala Comum (SC) de Ensino e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O Processo Formativo está vinculado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a inclusão escolar e o uso das tecnologias. As ações que pautaram a pesquisa basearam-se pelos referenciais teóricos para a formação de professores, perpassando as discussões complementares sobre um espaço educacional para todos e a composição de uma prática pedagógica de qualidade.

A Doutoranda acrescenta: Consolidada na abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir dos pressupostos do modelo metodológico colaborativo de pesquisa-intervenção, em que desenvolvemos um curso de formação em serviço de professores, visando o desenvolvimento profissional dos docentes de um município do interior paulista. Esse curso compreendeu dois momentos: o 1º aconteceu por meio de vínculo com o projeto “Núcleo de Ensino” e tratou das necessidades formativas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para o uso das tecnologias em ambiente escolar: a favor da inclusão escolar.

A proposta foi estrurada a partir de encontros presenciais e virtuais, em que utilizamos ambientes digitais abertos. Principalmente o Facebook e o Google Drive (GD) – afirma Marcela Correa Tinti em sua defesa de tese do Programa de pós-graduação em Educação. Diz mais: “Para análise, utilizamos as propostas e técnicas por eixos teóricos; e os resultados indicam aspectos sobre a elaboração de cursos para formação em serviço de profesores – oferecidos presencialmente e virtualmente – que valorizem a prática cotidiana, como possibilidade formativa; e que também promovam a reflexão do professor, durante a concepção da prática por meio de ações colaborativas. Na construção da prática, desenvolvimento e valorização docente” – concluiu.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora reunida no CPIDES na manhã de 4/Abril, a candidata Marcela Correa Tinti – do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp -fez sua defesa pública de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A tese desenvolvida pela Doutoranda versou sobre: Formação em serviço de Professores; Inclusão Escolar; Trabalho Colaborativo e Espaços Digitais Abertos. A Doutoranda foi bastante prestigiada, tendo ao seu lado, amigos e familiares.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 19

A exemplo do último trimestre (Janeiro a Março), tivemos na 1ª quinzena de Abril na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – nada menos que 7 defesas públicas: 4 de Mestrado e 3 de Doutorado. As sessões foram destinadas a receber os candidatos de pós-graduação nas defesas públicas, bem como representantes de importantes Instituições, com atuação nas condições de Orientadores ou componentes das Comissões Examinadoras.

A 1ª dissertação de Mestrado foi defendida pela candidata Carolina da Silva Lopes (Programa de Educação) no dia 1º de Abril/9hs no Anfiteatro I, tendo como Orientadora, a Profª.Drª.Gilza Maria Zauhy Garms, do Deptº de Educação da FCT/Unesp. Membros da Banca: Profªs.Drªs: Ana Rita Silva Almeida Chiara, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, da Bahia e Fátima Aparecida Dias Gomes Marin, da FCT/Unesp. Tema: “O Professor diante das situações de conflitos na Educação Infantil, na perspectiva da teoria de Henri Wallon”.

A defesa seguinte verificou-se no dia 4 de Abril/8hs no CPIDES. Candidata ao Doutorado/Programa de Educação. No dia 7 de Abril no Anfiteatro III, dissertação de Mestrado/Fisioterapia, pela candidata Maria Paula Ferreira de Figueiredo. Orientador: Prof.Dr.Jayme Neto Júnior, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp. Tema:”Efeitos do treinamento aeróbio intervalado periodizado sobre os parâmetros antropométricos, bioquímicos e clínicos em portadores de síndrome metabólica”. Membros da Comissão Examinadora: Profª.Drª.Franciele Marques Vanderlei, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp e Profª.Drª.Rosângela Akemi Hoshi, da Faculdade de Medicina de S.J.do Rio Preto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro III da FCT/Unesp, a candidata Maria Paula Ferreira de Figueiredo – do Progr.de pós-graduação em Fisioterapia – desenvolveu sua defesa de dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora.

No dia 9 de Abril, no Anfiteatro VI, a candidata do Programa de Geografia da FCT/Unesp, Leonice Seolin Dias defendeu tese de Doutorado, seguida pela candidata, Priscila Kalil Morelhão – do Programa de pós-graduação em Fisioterapia – que fez sua defesa pública de dissertação de Mestrado no dia 13 de Abril, no Anfiteatro III/14h30. Orientador:Prof.Dr.Rafael Zambelli de Almeida Pinto, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp. Membros:Prof.Dr.Ruben de Faria Negrão Filho, do Deptº de Fisioterapia da FCT/Unesp e Prof.Dr.Paulo Henrique Ferreira, da Universidade de Sydney/Austrália. Tema:”Comparação entre a responsividade de medidas objetivas e subjetivas de atividade física em pacientes com dor lombar crônica não específica”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Priscila Kalil Morelhão – do Programa de pós-graduação em Fisioterapia – da FCT/Unesp defendeu dissertação de Mestrado perante a Comissão Examinadora,no dia 13/Abril no Anfiteatro III.

Finalmente, no dia 14 de Abril: duas defesas públicas (ambas às 14hs nos Anfiteatros II e VI), ref. aos Programas de pós-graduação em Geografia: Doutorado e Mestrado, respectivamente. A 1ª defesa (Doutorado), foi desenvolvida pela candidata Eliane Carvalho dos Santos. Simultaneamente, a candidata Rizia Mendes Mares defendeu sua dissertação de Mestrado, tendo como Orientador o Prof.Dr. Arthur Magon Whitacker, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp. Membros da Comissão Examinadora: Prof.Dr.Nécio Turra Neto, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp e Profª.Drª.Maria José Martinelli Silva Calixto, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal da Grande Dourados/MS. Tema: “A produção do espaço urbano em Vitória da Conquista/BA: Lógicas e Práticas Espaciais do Lazer”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No dia 14 de Abril, a candidata do Programa de pós-graduação em Geografia, Rizia Mendes Mares desenvolveu sua defesa de dissertação de Mestrado, perante a Banca Examinadora reunida no Anfiteatro VI da FCT/Unesp.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 13

Desde o dia 19 de Março deste ano, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – vem realizando o curso de Mandarim em parceria com a Universidade Hubbei/China, através do Instituto Confúcio. A exemplo dos anos anteriores, o curso é gratuito, exigindo apenas uma pequena contribuição para a hospedagem da Professora Wang Lifang (Sofia). As aulas são ministradas ao Sábados, às Segundas, Terças, Quartas e Quintas Feiras, atendendo aos interesses de várias Turmas (do Básico ao Intermediário), em horários vespertinos e noturnos.

Nas primeiras aulas ministradas pela Professora Sofia (da Universidade de Hubbei), se fez presente o Coordenador do Instituto Confúcio/Unesp, Prof.Dr.Raul Borges Guimarães. Na Sala 4, a Turma do período noturno de 4ª feira foi representada por 10 alunos. Em seu 1º contato, o Professor Raul, aproveitou para esclarecer a importância desse curso internacional que chegou até Presidente Prudente e vem recebendo apoio e reconhecimento da comunidade. Lembrou que nessa nova jornada, o curso é freqüentado por 7 Turmas, desde o Básico 1, 2, 3, 4, 5 até Intermediários (2).

No Núcleo Morumbi/Unesp, as aulas do curso noturno ocorrem às 2ªs feiras – das 18h00 às 22h00 – 3ªs feiras, em 2 períodos, das 16h00 às 17h00 e das18h00 às 20h00. Às 4ªs feiras, das 19h00 às 22h30 e às 5ªs feiras, das 19h00 às 21h00. Para o curso básico 1, aos Sábados, as aulas são ministradas das 14h00 às 17h30. Para alunos do curso Intermediário de Mandarim, as aulas ocorrem às 3ªs e 5ªs feiras.

O Instituto Confúcio na Unesp é o resultado de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – em parceria com o Instituto Confúcio – da Universidade de Hubbei, na China. Sua missão é ensinar a língua chinesa, divulgar a cultura e a história da China. Ao mesmo tempo, fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico, entre o Brasil e a China. O Instituto Confúcio/Unesp oferece a oportunidade de aprender o idioma e conhecer mais sobre aquele país, através do curso extensivo de língua chinesa ministrado por Professores que são especializados no ensino do Mandarim para estrangeiros.

Os Professores que lecionam no curso de língua chinesa, são procedentes da Universidade de Hubbei e fazem parte de uma rede internacional que tem a missão de ensinar, tendo também o apoio do Ministério da Educação da China. O Instituto Confúcio/Unesp é o único órgão no Brasil, autorizado pelo Governo da China a aplicar testes de proficiência de língua chinesa. Tanto para adultos (HSK), como também para crianças e adolescentes (YCT).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala 4 do Núcleo Morumbi/Unesp são ministradas as aulas do Curso de Mandarim do Instituto Confúcio/Unesp. Presença do Coordenador, Prof.Dr.Raul Borges Guimarães e da Professora Wang Lifang (Sofia).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Professora da Universidade de Hubbei/China, veio para Presidente Prudente em cumprimento de sua missão de ensinar a língua chinesa aos brasileiros e fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Coordenador do Instituto Confúcio/Unesp, fez ampla exposição sobre a a parceria com a Universidade de Hubbei, que visa o aprendizado do Mandarim, que tem o apoio do Ministério da Educação e Cultura da China.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Ao lado da Professora Sofia (Wang Lifang), o Professor Raul expressa seus agradecimentos em nome da Unesp e cumprimenta os novos alunos que estão freqüentando um curso da mais alta importância cultural.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 12

Durante o 1º trimestre deste ano, o número de defesas de dissertações de Mestrado e teses de Doutorado surpreendeu a todos. Foram 53 defesas, incluindo 21 teses de Doutorado e 32 dissertações de Mestrado desenvolvidas no Câmpus Universitário da FCT/Unesp em Presidente Prudente. Total das defesas: 53, sendo 18 teses de Doutorado e 32 dissertações de Mestrado. Cursos de maior procura: Geografia (16) e Educação(16); Ciências Cartográficas (11); Fisioterapia (5) e Matemática Aplicada e Computacional (3). Provas – defesas – perante as Bancas Examinadoras : Janeiro (8); Fevereiro (25) e Março (19).

As defesas públicas realizadas no mês de Janeiro envolveram os seguintes candidatos: Dia 8: Francisco Afonso Cavalcanti Jr (Mestrado/Geografia); Dia 22: Caroline Cristina Anzolin (Mestrado/Fisioterapia); Dia 25:Daniela Cristina Barros de Souza Marcato (Doutorado/Educação); Dia 26: Irara Buriola Trevisan (Mestrado/Fisioterapia); Dia26: Pedro França Jr (Doutorado/Geografia); Dia 27: Alessandra Fonseca Farias (Mestrado/ Educação); Dia 29: Neiva Solange Silva (Mestrado/Educação) e Dia 29: Michele de Souza (Doutorado/Geografia).

No mês seguinte (Fevereiro/2016), seguem-se as defesas públicas na FCT/Unesp: Dia 4: Mariana Felício Silva Oliveira (Mestrado/Educação); Dia 4:Fabio Perbolni (Doutorado/Educação); Dia 10: Vinícius Lourenço da Rocha (Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional); Dia 11: Mayara Cobacho Ortega (Mestrado/Ciências Cartográficas); Dia 12: Marina Vieira Martins Antunes (Mestrado/Geografia); Dia 15: Carlos Rodrigo Tanajura Caldeira (Mestrado/Ciências Cartográficas); Dia 15: Dener Toledo Mathias (Doutorado/Geografia); Dia 16: André Cáceres Carrilho (Mestrado/Ciências Cartográficas).

Atividades intensas na FCT/Unesp

Ainda durante a 2ª.quinzena de Fevereiro, as seguintes defesas: Dia 16: Marcelo Conrado de Freitas (Mestrado/Fisioterapia); Dia 17: Tatiana Emy Koike (Mestrado/Educação); Dia 18: Ariadne de Sousa Evangelista (Mestrado/Educação); Dia 18: Vania Kelen Belão Vágula (Doutorado/Educação); Dia 18: Fabiano Francisco de Lima (Mestrado/Fisioterapia); Dia 19: Frederico Monfardini (Mestrado/Matemática Aplicada e Computacional); Dia 22: Daniel Arana (Mestrado/Ciências Cartográficas); Dia 22: Vanessa de Souza Palomo (Mestrado/Geografia); Dia 23: Leandro Neves Ribeiro (Mestrado/Geografia).

A listagem de nomes de candidatos que fizeram suas dissertações em busca do título de Mestrado e ou/Doutorado prossegue: Dia 23: Wilson Roberto Lussari (Doutorado/Geografia); Dia 23: Mariana Cristina da Cunha Souza (Mestrado/Geografia); Dia24: Aline Pereira Lima (Doutorado/Educação); Dia 24: Loriane Trombini Frick (Doutorado/Educação); Dia 24: Luiz Henrique Matheus Lima (Doutorado/Ciências Cartográficas); Dia 26: Marcus Vinícius Antunes de Moraes (Mestrado/Ciências Cartográficas); Dia 29: Gabriela Takahashi Miyoshi (Mestrado/ Ciências Cartográficas). Ainda no dia 29: Gilmar Renan Kisaki Oliveira (Mestrado/Ciências Cartográficas).

Outras teses e dissertações

No mês de Março/2016 foram defendidas outras teses/Doutorado e Dissertações de Mestrado pelos seguintes candidatos: Dia 04: Jônatas Lima Cândido (Mestrado/ Geografia); Dia 04:Paula Fonseca do Nascimento Viudes (Mestrado/Geografia); /dia 07: Jorge Luiz Mazzeo Mariano (Doutorado/Educação); Dia 8:Mirian Rodrigues Silvestre (Doutorado/Geografia); Dia 10: Marcelina Ferreira Vicente (Mestrado/ Educação); Dia 11: Victor Blasechi (Mestrado/Ciências Cartográficas); Dia 14: Edna Maria Juca Couto Amorin (Doutorado/Geografia); Dia 15: Fernanda Sayuri Yoshino Watanabe (Doutorado/Ciências Cartográficas); Dia 18: João Vitor Ramos da Silva (Mestrado/Geografia).

Trabalhos diversificados

Ainda no mês de Março, tivemos outras defesas públicas, conforme segue: Dia 21: Gilvane Gonçalves Corrêa (Doutorado/Educação); Dia 23: Cássio Antunes de Oliveira (Doutorado/Geografia); Dia 24: Fábio Henrique Lepri Boschesi (Mestrado/Educação); Dia 28: Taís Borella (Mestrado/Educação); Dia 30: Analigia Miranda da Silva (Doutorado/Educação); Dia 30: Amauri Gabriel de Jesus Jr (Mestrado/Ciências Cartográficas); Dia 31: Fernanda Magri Torres (Mestrado/Ciências Cartográficas); Dia 31: Fernanda Puga Santos Carvalho (Doutorado/Ciências Cartográficas); Dia 31:Carolina da Silva Lopes (Mestrado/Educação) e dia 31/Março: Daniela Miranda Fernandes Santos (Doutorado/Educação). Os temas defendidos perante às Comissões Examinadoras, foram os mais diversificados.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As Comissões Examinadoras são constituídas por: 5 membros para Doutorado e 3 membros para Mestrado, incluindo o Orientador (a).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os orientadores também são os presidentes das bancas examinadoras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Candidatos que defendem dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado têm sempre acompanhamento de Orientadores junto às Bancas Examinadoras .

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Processo Seletivo para ingresso na pós-graduação exige vários procedimentos, com documentação necessária. Tanto p/Mestrado como Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, mais um exemplo que envolve a defesa dissertação de Mestrado ou tese de Doutorado (pós-graduação), perante as Bancas Examinadoras.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesta sequência, registro de mais uma Comissão Examinadora referente pós-graduação – cursos de Ciências Cartográficas e Educação – da FCT/ Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os Orientadores previamente convidados estão sempre dispostos a dar apoio e acompanhamento aos seus mestrandos/doutorandos, inscritos na pós-graduação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O ingresso nos programas de pós-graduação se faz através de processo seletivo, cada um com um edital específico.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A documentação exigida para inscrição no Mestrado ou Doutorado é especificada nos editais dos processos seletivos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Abertura de Inscrições para o processo seletivo referente ingresso aos cursos de pós-graduação (Mestrado e Doutorado) é divulgada através de EDITAL.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Possuindo graduação, os interessados podem se inscrever em um processo seletivo da pós-graduação (strito sensu ou lato sensu).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 07

Durante os dias 4 e 5 de Abril, o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP – CACAU – promoveu no bloco I, interessante exposição de projetos idealizados por alunos do curso. No Anfiteatro I – abrindo oficialmente a EXPAU – a Arquiteta Cristiana Pasquini ministrou palestra para os alunos que superlotaram as dependências do Anfiteatro. Tema: “A Arquitetura no Oeste Paulista”: uma tentativa de elucidar questões de dificuldades, desafios, influências e superações do exercício projetual em Presidente Prudente e região.

Oficina Horizontal (OH) foi a grande novidade da EXPAU – Exposição de Arquitetura e Urbanismo – um exercício nos mesmos moldes do tema da palestra. Sob orientação da Arquiteta e da Professora Arlete Francisco, houve formação de grupos com o envolvimento de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, criando um projeto conceitual. Posteriormente, entraram peças gráficas com desenhos, maquetes, rabiscos; de acordo com a vontade de cada um. Logo depois foi produzido um pequeno texto explicativo; e para finalizar: tanto a convidada, quanto à Arquiteta da casa, teceram considerações sobre o projeto, com breves comentários a respeito do assunto.

No Discente 1 (Ateliê de Arquitetura) foi cumprida no 2º dia do evento uma extensa programação; que se desenvolveu até o período noturno com a presença e participação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Como também alguns visitantes e pessoas interessadas. Para marcar o encerramento do evento, houve logo depois do ArtProjeta, a exibição do filme “ O Quarto de Jack”. O EXPAU contou com 10 apresentações por slides na tarde de 05 de Abril. Além disso, foi montada uma exposição a cargo dos alunos mais antigos e os noviços. As pranchas ocuparam quase todo o corredor do Discente I.

Entrevista

Pela Internet nos comunicamos com o Ygor Santos Melo e logo depois com o Lucas Pinheiro. E eles disseram: É muito significativo para a Arquitetura, um trabalho dessa natureza, pois só assim, teremos a noção de que os colegas têm produzido. Acrescentaram que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, ainda não possuem uma orientação segura para a produção das maquetes. De hábito, o que acontece é que o professor de alguma disciplina solicita a confecção de uma maquete para melhor averiguação, estudo de volumetria, topografia e até de especialidade. A seguir, os alunos seguem para a Marqueteria, onde poderão pedir conselho e auxílio para o Anderson e Fabiana (funcionários). Mas as dicas, idéias e toda a elaboração de maquetes é feita pelos próprios alunos. Sem orientação direta.

Quando perguntamos como poderiam avaliar a realização desse evento, responderam: Acreditamos que seja benéfica e saudável para o curso. “É o único espaço que os alunos possuem para compartilhar e dividir seus conhecimentos com os colegas. Além disso, apresentar e expor aqueles trabalhos e projetos que tanto suaram para fazer – sem a pressão de tirar uma nota ou agradar o professor – mas pelo orgulho de ter feito. Somos todos, estudantes de Arquitetura; e Arquitetos buscando entender uns aos outros e expor nosso ponto de vista” – concluíram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro I abertura da EXPAU – Exposição de Arquitetura e Urbanismo – com palestra e participação de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos corredores da Sala 21 do Bloco I foi montada a exposição de maquetes produzidas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp/Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os trabalhos aqui mostrados representam o esforço, a iniciativa e a criatividade de cada estudante, logicamente com a indispensável orientação dos professores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Cada aluno criou seu modelo ideal, transportando o modelo imaginado em sugestiva maquete, para avaliação dos colegas e professores de Arquitetura e Urbanismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, surgiu a 1ª oportunidade para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo pudessem mostrar suas habilidades, considerando que este é o único espaço que os alunos possuem para compartilhar e dividir seus conhecimentos com os colegas.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

abr 07

Por iniciativa do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, realizou-se na FCT/UNESP, o Seminário das Instituições de Recursos Hídricos do Paranapanema, prestigiado com a presença de 150 participantes. A maioria representou 14 Universidades dos Estados de São Paulo e Paraná, integradas à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema numa área equivalente a 106.000 km2 e uma população estimada em 5 milhões de pessoas. Os dois Estados – São Paulo e Paraná – contam com 6 Comitês de Bacias Hidrográficas em rios afluentes que participam da gestão de recursos hídricos.

No ato de abertura realizado na manhã de 05 de Abril no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, houve pronunciamentos do representante da Agência Nacional de Águas/ANA, Sr.Luís Gustavo Miranda Mello (Especialista em Recursos Hídricos); da Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp, Profª.Drª.Mariângela Spoti Lopes Fujita; o Vice-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Prof.Dr.Paulo Fernando Soares (Vice-Presidente); o Prof.Dr.Emílio Carlos Prandi, membro do Grupo de Trabalho GT Plano, do Comitê, que apresentou o Plano Integrado de Recursos hídricos da Bacia hidrográfica do Rio Paranapanema.

As boas vindas aos participantes do I Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH do Paranapanema, foram dadas pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Os demais pronunciamentos foram feitos pelo Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Sandro Roberto Selmo e representando o Banco de Dados do Plano Integrado de Recursos Hídricos, o Sr.Paulo Marcos Coutinho dos Santos, especialista da Agência Nacional de Águas/ANA.

Palestras e Roda de Diálogo

Um ciclo de 4 palestras – previamente programado – tratou de questões ambientais a partir do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema; Capacitação para a gestão das águas; plano integrado de recursos hídricos da Bacia do Paranapanema e Banco de Dados. Dada a palavra à Pró-Reitora, Profª.Drª.Mariângela Spoti Lopes Fujita propôs que seja criada a FAEX – Fundação de Amparo à Extensão Universitária. Universidades participantes: UNESP, UENP; FEITEP, UNINGÁ; FEMA; UNOESTE; UEM; UEL; TOLEDO/CENTRO UNIVERSITÁRIO; FIO, UNIP; UNICESUMAR; UNIESP E FACULDADES GAMON.

Na etapa final, com a participação das instituições de ensino superior na gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, realizou-se a “Roda de Diálogo” sob a coordenação do Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – Assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp – e Coordenador do Grupo de Trabalho de Acompanhamento (Plano Integrado) de Recursos Hídricos do Paranapanema. Na continuidade houve pronunciamentos dos Profs.Drs.:Odair Francisco, das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP e Maria de Los Angeles Perez Lizama, do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas, da UNICESUMAR – Maringá/PR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O I Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH Paranapanema foi prestigiada com a presença da Pró-Reitoria de Extensão Universitaria, Profª.Dra.Mariângela.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª parte do evento – depois da Abertura oficial – foi constituída de palestras sob temas, dentro do contexto: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema/gestão das águas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – Assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp e Coordenador do Grupo de Trabalho, trouxe importantes subsídios para este evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH Paranapanema surpreendeu pelo número de participantes: cerca de 150 que representaram 14 Universidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse encontro de universitários com destacadas personalidades representando a Agência Nacional de Águas/ANA, Reitoria da Unesp e outras instituições , tudo foi marcante.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
São Paulo e Paraná, são os dois Estados banhados pelo Rio Paranapanema, onde se fixou uma população em 5 milhões de pessoas,ocupando uma área de 106.000 km2.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Pró-Reitora, Profª.Drª.Mariângela Spoti Lopes Fujita tem uma proposta: criação do FAEX – Fundação de Amparo à Extensão Universitária. O Prof.Cezar Leal também trouxe propostas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Na etapa final, realizou-se uma “Roda de Diálogo”para que todos possam apresentar propostas visando maior participação na construção do Plano Integrado de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Paranapanema.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP