abr 19

Na manhã de 9 de Abril no Anfiteatro VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia foi desenvolvida uma nova tese de Doutorado/Programa de Pós-Graduação em Geografia, defendida publicamente pela candidata Leonice Seolin Dias. O Coordenador foi o Prof.Dr.Raul Borges Guimarães, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

O tema defendido pela Doutoranda versou sobre Biogeografia e Saúde: Uma visão integrada da distribuição espacial de moscas sinantrópicas em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema. Da Comissão Examinadora fizeram parte (além do Orientador já citado), os seguintes docentes: Prof.Dr.Antonio Cezar Leal e Prof.Dr.José Mariano Caccia Gouveia – ambos do Deptº de Geografia – da FCT/Unesp; Profª.Drª. Regina Célia de Castro Pereira, da Universidade Estadual do Maranhão/UEMA e Prof.Dr.Rogério Giuffrida, do Deptº de Veterinária da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista.

O que é a Biogeografia ?

Em sua tese, resultante de vários trabalhos de pesquisa, a Doutoranda Leonice Seolin Dias aponta a Biogeografia, como sendo a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos e explica suas relações com os demais elementos do mundo físico e humano. É considerada ainda, uma ciência de transição – entre a biologia e a geografia – e cobre com seu estudo, um campo muito heterogêneo e amplo. Essa ciência para fins didáticos – explica – é estruturada em dois ramos: a Fitogeografia (que estuda a distribuição dos vegetais) e a Zoogeografia, que se preocupa em estudar a distribuição dos animais, explicando suas causas.

A Geografia médica constitui uma das divisões da Biogeografia – que estuda a distribuição das pragas – como: as moscas sinantrópicas das famílias Calliphoridae e Mucidae. O estudo dessas moscas é de fundamental relevância, pois são insetos de grande importância para a saúde pública. Especialmente, por serem potenciais vetores de agentes patógenos (como vírus, bactérias, ovos de helmintos, entre outros) aos homens e animais; e ainda: algumas espécies (chamadas bicheiras), que podem causar miíases. Muitas espécies desses insetos exploram diversos ambientes em áreas urbanas e rurais.

Distribuição espacial

A importância e comportamento específicos apresentados em cada ambiente (alguns casos), não são ainda suficientemente conhecidos. Por outro lado, as moscas podem funcionar como indicadores de interferências nos ambientes naturais, por apresentarem rápida resposta populacional e sensibilidade ambiental. Dessa forma, o objetivo principal desse trabalho – de conformidade com a pesquisa desenvolvida pela Doutoranda Leonice Seolin Dias – foi o de comparar a Biogeografia com a Saúde Pública. Trata-se de uma visão integrada da distribuição espacial de moscas sinantrópicas das famílias Calliphoridae (mosca varejeira) e Muscidae (mosca doméstica), em quatro ambientes de Teodoro Sampaio/SP.

A candidata Leonice Seolin Dias, da Pós-Graduação em Geografia da FCT/Unesp se apresentou à Comissão Examinadora dia 9 de Abril no Anfiteatro VI, para sua defesa de tese de Doutorado.

O Anfiteatro acolheu familiares e amigos da Doutoranda, que acompanharam com o maior interesse o desenvolvimento de sua tese de Doutorado, que versou sobre Biogeografia e Saúde.