abr 07

Por iniciativa do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, realizou-se na FCT/UNESP, o Seminário das Instituições de Recursos Hídricos do Paranapanema, prestigiado com a presença de 150 participantes. A maioria representou 14 Universidades dos Estados de São Paulo e Paraná, integradas à Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema numa área equivalente a 106.000 km2 e uma população estimada em 5 milhões de pessoas. Os dois Estados – São Paulo e Paraná – contam com 6 Comitês de Bacias Hidrográficas em rios afluentes que participam da gestão de recursos hídricos.

No ato de abertura realizado na manhã de 05 de Abril no Auditório/Discente V da Faculdade de Ciências e Tecnologia, houve pronunciamentos do representante da Agência Nacional de Águas/ANA, Sr.Luís Gustavo Miranda Mello (Especialista em Recursos Hídricos); da Pró-Reitora de Extensão Universitária da Unesp, Profª.Drª.Mariângela Spoti Lopes Fujita; o Vice-Presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, Prof.Dr.Paulo Fernando Soares (Vice-Presidente); o Prof.Dr.Emílio Carlos Prandi, membro do Grupo de Trabalho GT Plano, do Comitê, que apresentou o Plano Integrado de Recursos hídricos da Bacia hidrográfica do Rio Paranapanema.

As boas vindas aos participantes do I Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH do Paranapanema, foram dadas pelo Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho. Os demais pronunciamentos foram feitos pelo Secretário Executivo do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pontal do Paranapanema, Sandro Roberto Selmo e representando o Banco de Dados do Plano Integrado de Recursos Hídricos, o Sr.Paulo Marcos Coutinho dos Santos, especialista da Agência Nacional de Águas/ANA.

Palestras e Roda de Diálogo

Um ciclo de 4 palestras – previamente programado – tratou de questões ambientais a partir do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema; Capacitação para a gestão das águas; plano integrado de recursos hídricos da Bacia do Paranapanema e Banco de Dados. Dada a palavra à Pró-Reitora, Profª.Drª.Mariângela Spoti Lopes Fujita propôs que seja criada a FAEX – Fundação de Amparo à Extensão Universitária. Universidades participantes: UNESP, UENP; FEITEP, UNINGÁ; FEMA; UNOESTE; UEM; UEL; TOLEDO/CENTRO UNIVERSITÁRIO; FIO, UNIP; UNICESUMAR; UNIESP E FACULDADES GAMON.

Na etapa final, com a participação das instituições de ensino superior na gestão das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, realizou-se a “Roda de Diálogo” sob a coordenação do Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – Assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp – e Coordenador do Grupo de Trabalho de Acompanhamento (Plano Integrado) de Recursos Hídricos do Paranapanema. Na continuidade houve pronunciamentos dos Profs.Drs.:Odair Francisco, das Faculdades Integradas de Ourinhos/SP e Maria de Los Angeles Perez Lizama, do Programa de Mestrado em Tecnologias Limpas, da UNICESUMAR – Maringá/PR.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O I Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH Paranapanema foi prestigiada com a presença da Pró-Reitoria de Extensão Universitaria, Profª.Dra.Mariângela.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A 1ª parte do evento – depois da Abertura oficial – foi constituída de palestras sob temas, dentro do contexto: Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema/gestão das águas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Antonio Cezar Leal – Assessor da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da Unesp e Coordenador do Grupo de Trabalho, trouxe importantes subsídios para este evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH Paranapanema surpreendeu pelo número de participantes: cerca de 150 que representaram 14 Universidades.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nesse encontro de universitários com destacadas personalidades representando a Agência Nacional de Águas/ANA, Reitoria da Unesp e outras instituições , tudo foi marcante.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
São Paulo e Paraná, são os dois Estados banhados pelo Rio Paranapanema, onde se fixou uma população em 5 milhões de pessoas,ocupando uma área de 106.000 km2.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Pró-Reitora, Profª.Drª.Mariângela Spoti Lopes Fujita tem uma proposta: criação do FAEX – Fundação de Amparo à Extensão Universitária. O Prof.Cezar Leal também trouxe propostas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Na etapa final, realizou-se uma “Roda de Diálogo”para que todos possam apresentar propostas visando maior participação na construção do Plano Integrado de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do rio Paranapanema.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.