abr 22

O Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – realizou com êxito mais uma “Semana do Índio”, de 11 a 15/Abril. No encerramento do evento – sob a coordenação da Profª.Drª. Ruth Künzli juntamente c/a Assistente de Suporte acadêmico, Nikele Maiara Milani – foram constatados 566 visitantes. A maioria, procedente de duas cidades da nova alta paulista.

Desde a abertura do evento na tarde de 11 de Abril, vieram acompanhando seus alunos, nada menos que 26 professore de Educação Básica; 30 alunos de graduação e 7 membros da comunidade. Segundo registro especial – com base nos relatórios do CEMAARQ – foram 503 alunos de Escolas Públicas e particulares, de Presidente Prudente e região, previamente inscritos para a visitação durante a “Semana do Índio”.

Cada grupo visitante – com destaque para as cidades mais distantes – foi atendido com o transporte em ônibus especiais diretamente para o Câmpus Universitário, com espera e retorno após cumprir a agenda de visitas na FCT/Unesp. Na chegada das caravanas, com a cooperação de alunos da Universidade, houve recepção e orientação quanto às peças e artefatos, em exposição no Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia/CEMAARQ, que é único em toda a região.

Dracena e Flora Ricas (ambas na nova alta paulista), foram as cidades que enviaram o maior número de alunos para conhecer o CEMAARQ da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp em Presidente Prudente. Menção especial para o Colégio São Paulo e Escola 9 de Julho de Dracena, representadas pelos Professores Leandro e Franciele. Com eles, duas turmas com 85 alunos; e uma 3ª turma, com 48 alunos.

Flora Rica também foi representada pelo Prof.Armando Lopes Moreno com duas turmas, totalizando 90 estudantes do 3º, 4º, 7º e 9º anos. Presidente Prudente se fez representar pelo Colégio Cotiguara (Pré II e 1º ano) com 32 alunos e o 6º ano, com 28 alunos. Com referência às outras Instituições de Ensino situadas em Prudente: Escola Prof.Placídio Braga Nogueira – 6º ano – 60 alunos e APM/Escola Municipal Nelson Cirilo de Souza – 8º e 9º anos – com 28 alunos.

São aproximadamente 500 peças que fazem parte da Exposição Indígena do CEMAARQ, onde se pode ver inúmeros achados arqueológicos, como: pedras lascadas, polidas e de cerâmicas, confeccionadas por populações pré-históricas de nossa região. Esses objetos em sua maior parte foram coletados em sítios arqueológicos da região.

Também podem ser observadas com todos os detalhes em exposição, inúmeras peças de cerâmica marajoara, que são réplicas do período de 400 a 1.400 A.C. provenientes da região amazônica. Juntamente com vasos de cerâmica de Santarém e outras preciosidades.

O CEMAARQ – Centro de Museologia, Antropologia e Arqueologia da FCT/UNESP detém o maior acervo de peças e artefatos indígenas recolhidas ao longo dos últimos anos na região de Presidente Prudente.

Em comemoração à Semana do Índio foi desenvolvida no Câmpus da Unesp/Presidente Prudente, uma extensa programação de visitas, incluindo Escolas publicas e particulares da região.

Dracena e Flora Rica, na nova alta paulista tiveram presença destacada na Semana do Índio 2016, através da participação de várias caravanas de estudantes, que viajaram em ônibus especiais.

Em detalhes, uma das peças indígenas que faz parte de um dos mais ricos e importantes acervos da história das primeira aldeias da região. Coordenação da Profª.Drª.Ruth Künzli, da FCT/Unesp.

No CEMAARQ da Unesp, a Arqueologia ocupa posição de destaque, com mais de 500 peças de origem indígena, recolhidas no decorrer dos últimos anos. É referência nacional e internacional.