abr 19

Foi na manhã do dia 04/Abril no CPIDES da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – que se desenvolveu a defesa pública de tese de Doutorado/Programa de pós-graduação em Educação, pela candidata Marcela Correa Tinti. A Orientadora foi a Profª.Drª.Elisa Tomoe Moriya Schlunzen, do Departamento de Educação da FCT/Unesp. Tema: “Desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva colaborativa – a inclusão escolar, as tecnologias e a prática pedagógica”.

Para compor a Comissão Examinadora – além da Orientadora já citada – participaram como membros, os seguintes docentes: Profª.Drª.Adriana Aparecida de Lima Terçariol, da UNOESTE – Universidade do Oeste Paulista; Profª.Drª.Ana Maria Osório Araya, do Deptº de Educação da FCT/Unesp; Profª.Drª.Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos, da UNOESTE -Universidade do Oeste Paulista e Profª.Drª.Vera Lúcia Messias Fialho Capellini, do Deptº de Educação da Faculdade de Ciências de Bauru/SP.

A tese defendida publicamente

A pesquisa desenvolvida pela Doutoranda Marcela Correa Tinti, teve por intuito analisar as contribuições de uma proposta de formação continuada para o desenvolvimento profissional docente em uma perspectiva colaborativa, entre professores da Sala Comum (SC) de Ensino e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). O Processo Formativo está vinculado aos anos iniciais do Ensino Fundamental, visando a inclusão escolar e o uso das tecnologias. As ações que pautaram a pesquisa basearam-se pelos referenciais teóricos para a formação de professores, perpassando as discussões complementares sobre um espaço educacional para todos e a composição de uma prática pedagógica de qualidade.

A Doutoranda acrescenta: Consolidada na abordagem qualitativa, foi desenvolvida a partir dos pressupostos do modelo metodológico colaborativo de pesquisa-intervenção, em que desenvolvemos um curso de formação em serviço de professores, visando o desenvolvimento profissional dos docentes de um município do interior paulista. Esse curso compreendeu dois momentos: o 1º aconteceu por meio de vínculo com o projeto “Núcleo de Ensino” e tratou das necessidades formativas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), para o uso das tecnologias em ambiente escolar: a favor da inclusão escolar.

A proposta foi estrurada a partir de encontros presenciais e virtuais, em que utilizamos ambientes digitais abertos. Principalmente o Facebook e o Google Drive (GD) – afirma Marcela Correa Tinti em sua defesa de tese do Programa de pós-graduação em Educação. Diz mais: “Para análise, utilizamos as propostas e técnicas por eixos teóricos; e os resultados indicam aspectos sobre a elaboração de cursos para formação em serviço de profesores – oferecidos presencialmente e virtualmente – que valorizem a prática cotidiana, como possibilidade formativa; e que também promovam a reflexão do professor, durante a concepção da prática por meio de ações colaborativas. Na construção da prática, desenvolvimento e valorização docente” – concluiu.

Perante a Comissão Examinadora reunida no CPIDES na manhã de 4/Abril, a candidata Marcela Correa Tinti – do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/Unesp -fez sua defesa pública de tese de Doutorado.

A tese desenvolvida pela Doutoranda versou sobre: Formação em serviço de Professores; Inclusão Escolar; Trabalho Colaborativo e Espaços Digitais Abertos. A Doutoranda foi bastante prestigiada, tendo ao seu lado, amigos e familiares.