abr 07

Durante os dias 4 e 5 de Abril, o Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da FCT/UNESP – CACAU – promoveu no bloco I, interessante exposição de projetos idealizados por alunos do curso. No Anfiteatro I – abrindo oficialmente a EXPAU – a Arquiteta Cristiana Pasquini ministrou palestra para os alunos que superlotaram as dependências do Anfiteatro. Tema: “A Arquitetura no Oeste Paulista”: uma tentativa de elucidar questões de dificuldades, desafios, influências e superações do exercício projetual em Presidente Prudente e região.

Oficina Horizontal (OH) foi a grande novidade da EXPAU – Exposição de Arquitetura e Urbanismo – um exercício nos mesmos moldes do tema da palestra. Sob orientação da Arquiteta e da Professora Arlete Francisco, houve formação de grupos com o envolvimento de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo, criando um projeto conceitual. Posteriormente, entraram peças gráficas com desenhos, maquetes, rabiscos; de acordo com a vontade de cada um. Logo depois foi produzido um pequeno texto explicativo; e para finalizar: tanto a convidada, quanto à Arquiteta da casa, teceram considerações sobre o projeto, com breves comentários a respeito do assunto.

No Discente 1 (Ateliê de Arquitetura) foi cumprida no 2º dia do evento uma extensa programação; que se desenvolveu até o período noturno com a presença e participação dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo. Como também alguns visitantes e pessoas interessadas. Para marcar o encerramento do evento, houve logo depois do ArtProjeta, a exibição do filme “ O Quarto de Jack”. O EXPAU contou com 10 apresentações por slides na tarde de 05 de Abril. Além disso, foi montada uma exposição a cargo dos alunos mais antigos e os noviços. As pranchas ocuparam quase todo o corredor do Discente I.

Entrevista

Pela Internet nos comunicamos com o Ygor Santos Melo e logo depois com o Lucas Pinheiro. E eles disseram: É muito significativo para a Arquitetura, um trabalho dessa natureza, pois só assim, teremos a noção de que os colegas têm produzido. Acrescentaram que os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, ainda não possuem uma orientação segura para a produção das maquetes. De hábito, o que acontece é que o professor de alguma disciplina solicita a confecção de uma maquete para melhor averiguação, estudo de volumetria, topografia e até de especialidade. A seguir, os alunos seguem para a Marqueteria, onde poderão pedir conselho e auxílio para o Anderson e Fabiana (funcionários). Mas as dicas, idéias e toda a elaboração de maquetes é feita pelos próprios alunos. Sem orientação direta.

Quando perguntamos como poderiam avaliar a realização desse evento, responderam: Acreditamos que seja benéfica e saudável para o curso. “É o único espaço que os alunos possuem para compartilhar e dividir seus conhecimentos com os colegas. Além disso, apresentar e expor aqueles trabalhos e projetos que tanto suaram para fazer – sem a pressão de tirar uma nota ou agradar o professor – mas pelo orgulho de ter feito. Somos todos, estudantes de Arquitetura; e Arquitetos buscando entender uns aos outros e expor nosso ponto de vista” – concluíram.

No Anfiteatro I abertura da EXPAU – Exposição de Arquitetura e Urbanismo – com palestra e participação de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FCT/Unesp.

Nos corredores da Sala 21 do Bloco I foi montada a exposição de maquetes produzidas por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesp/Presidente Prudente.

Os trabalhos aqui mostrados representam o esforço, a iniciativa e a criatividade de cada estudante, logicamente com a indispensável orientação dos professores.

Cada aluno criou seu modelo ideal, transportando o modelo imaginado em sugestiva maquete, para avaliação dos colegas e professores de Arquitetura e Urbanismo.

Aqui, surgiu a 1ª oportunidade para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo pudessem mostrar suas habilidades, considerando que este é o único espaço que os alunos possuem para compartilhar e dividir seus conhecimentos com os colegas.