abr 19

O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu no dia 14 de Abril/14 hs, no Anfiteatro II mais uma tese de Doutorado. A candidata inscrita foi Eliane Carvalho dos Santos, que se apresentou à Comissão Examinadora para sua defesa pública. O orientador foi o Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp.

O tema desenvolvido pela Doutoranda foi:”Regulação e flexibilidade no Brasil”. Presença e participação dos docentes: Profª.Drª.Maria Terezinha Serafim Gomes, do Deptº de Geografia da FCT/Unesp; Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Deptº de Planejamento, Urbanismo e Ambiente da FCT/Unesp; Prof.Dr.Marco Antonio Cataia, do Deptº de Geografia da Universidade Estadual de campinas/UNICAMP e Prof.Dr.Clerisnaldo Antonio Carvalho, Coordenador de curso/Unidade da UNESP/Ourinhos-SP.

A tese defendida

Eliane Carvalho dos Santos desenvolveu uma série de pesquisas, visando sua posterior defesa de tese de Doutorado/Programa de Geografia. Quanto ao tema: “Regulação e Flexibilidade no Brasil”, a Doutoranda definiu como sendo algum fragmento oriundo da crise do Fordismo e de suas bases estruturais. (Fordismo é um termo que se refere ao modelo de produção em massa). Isso – diz Eliane – está fomentando diferentes trajetórias de superação da crise.

Nos países que buscam superar esse modelo ocorrem diferenças de estratégias de superação, com a implementação de princípios flexíveis que permitem novas configurações entre as relações profissionais e na configuração do modelo de organização industrial. Nessa nova conformação, as heranças de formação do fordismo deixam os direcionamento de combate à rigidez, gerando uma combinação específica dos territórios frente à flexibilidade.

Diante desse quadro, “a proposta desta pesquisa está em compreender os rumos da configuração da flexibilidade no Brasil, partindo-se da hipótese que ela se aproxima do quadro teórico e prático da flexibilidade defensiva. Combinando: ações que apontam para esse sentido e que são possíveis de apreender nas relações entre capital e trabalho, entre firmas, e nas ações do Estado, que se territorializam”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A candidata Eliane Carvalho dos Santos, do Programa de Pós-Graduação em Geografia se apresenta perante a Comissão Examinadora para sua defesa de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– A defesa pública verificou-se no dia 14 de Abril de 2016 no Anfietatro II da FCT/Unesp, em Presidente Prudente. Em detalhes, a Doutoranda e integrantes da Comissão Examinadora.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.