abr 13

Desde o dia 19 de Março deste ano, a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – vem realizando o curso de Mandarim em parceria com a Universidade Hubbei/China, através do Instituto Confúcio. A exemplo dos anos anteriores, o curso é gratuito, exigindo apenas uma pequena contribuição para a hospedagem da Professora Wang Lifang (Sofia). As aulas são ministradas ao Sábados, às Segundas, Terças, Quartas e Quintas Feiras, atendendo aos interesses de várias Turmas (do Básico ao Intermediário), em horários vespertinos e noturnos.

Nas primeiras aulas ministradas pela Professora Sofia (da Universidade de Hubbei), se fez presente o Coordenador do Instituto Confúcio/Unesp, Prof.Dr.Raul Borges Guimarães. Na Sala 4, a Turma do período noturno de 4ª feira foi representada por 10 alunos. Em seu 1º contato, o Professor Raul, aproveitou para esclarecer a importância desse curso internacional que chegou até Presidente Prudente e vem recebendo apoio e reconhecimento da comunidade. Lembrou que nessa nova jornada, o curso é freqüentado por 7 Turmas, desde o Básico 1, 2, 3, 4, 5 até Intermediários (2).

No Núcleo Morumbi/Unesp, as aulas do curso noturno ocorrem às 2ªs feiras – das 18h00 às 22h00 – 3ªs feiras, em 2 períodos, das 16h00 às 17h00 e das18h00 às 20h00. Às 4ªs feiras, das 19h00 às 22h30 e às 5ªs feiras, das 19h00 às 21h00. Para o curso básico 1, aos Sábados, as aulas são ministradas das 14h00 às 17h30. Para alunos do curso Intermediário de Mandarim, as aulas ocorrem às 3ªs e 5ªs feiras.

O Instituto Confúcio na Unesp é o resultado de um convênio entre a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – em parceria com o Instituto Confúcio – da Universidade de Hubbei, na China. Sua missão é ensinar a língua chinesa, divulgar a cultura e a história da China. Ao mesmo tempo, fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico, entre o Brasil e a China. O Instituto Confúcio/Unesp oferece a oportunidade de aprender o idioma e conhecer mais sobre aquele país, através do curso extensivo de língua chinesa ministrado por Professores que são especializados no ensino do Mandarim para estrangeiros.

Os Professores que lecionam no curso de língua chinesa, são procedentes da Universidade de Hubbei e fazem parte de uma rede internacional que tem a missão de ensinar, tendo também o apoio do Ministério da Educação da China. O Instituto Confúcio/Unesp é o único órgão no Brasil, autorizado pelo Governo da China a aplicar testes de proficiência de língua chinesa. Tanto para adultos (HSK), como também para crianças e adolescentes (YCT).

Na Sala 4 do Núcleo Morumbi/Unesp são ministradas as aulas do Curso de Mandarim do Instituto Confúcio/Unesp. Presença do Coordenador, Prof.Dr.Raul Borges Guimarães e da Professora Wang Lifang (Sofia).

A Professora da Universidade de Hubbei/China, veio para Presidente Prudente em cumprimento de sua missão de ensinar a língua chinesa aos brasileiros e fortalecer o intercâmbio cultural e acadêmico.

O Coordenador do Instituto Confúcio/Unesp, fez ampla exposição sobre a a parceria com a Universidade de Hubbei, que visa o aprendizado do Mandarim, que tem o apoio do Ministério da Educação e Cultura da China.

Ao lado da Professora Sofia (Wang Lifang), o Professor Raul expressa seus agradecimentos em nome da Unesp e cumprimenta os novos alunos que estão freqüentando um curso da mais alta importância cultural.