ago 28

No dia 18 de Agosto de 2015 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Ricardo Xavier Moncayo Eraso, do Programa de pós-graduação em Ciências Cartográficas defendeu tese de Doutorado. Sua Orientadora foi a Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp, que também presidiu a mesa.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Estudo do nível trófico do Reservatório de Porto Primavera por meio de sensoriamento remoto e visualização de dados de séries temporais”. A defesa pública ocorreu na Sala de Apresentação de Projetos, no período matinal.

Na composição da Banca Examinadora – além da Orientadora já citada – participaram os seguintes docentes: Dr.Milton Nobuhiro Imai, do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp; Dr.Paulo César Rocha, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Dr.Arcilan Trevenzoli Assireu, do Instituto de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Itajubá/UFI-MG e Dr. Ramon Morais de Freitas, da Camargo Schubert Engenharia Eólica.

A defesa pública se inicia citando a qualidade e o estado trófico da água, que o doutorando classifica como sendo um problema particularmente grave em Reservatórios, considerando que essas grandes construções concebidas pelo homem, mudam a paisagem natural do entorno e alteram as condições do corpo d’água. Uma conseqüência da implantação – diz – “pode ser a oligotrofização do ambiente aquático. Porém, à medida que nutrientes e matéria orgânica de fontes externas são incorporados ao sistema, passa a ocorrer um processo de eutrofização do corpo d’água”.

Ricardo Xavier Moncayo Eraso destaca em seguida: “Nesse contexto, imagens multitemporais de sensoriamento remoto vem sendo utilizadas para estudar a variabilidade espacial e temporal das viráveis opticas e do índice do estado trófico no Reservatório de Porto Primavera, localizado no rio Paraná, entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul; que teve sua etapa final de enchimento concluída em 2003, ocupando uma área de 2250 Km2, com volume acumulado de água de 20 bilhões de m3”.

Na conclusão da defesa pública relata o Doutorando: A análise da série temporal indica que o Reservatório mantém um comportamento oligotrófico no geral, com pouca variação entre os pontos observados. A análise espectral da série do tempo mostra que se têm uma correspondência entre os valores mínimos e máximos de Chi-a com o evento climatológico do índice de oscilação sul (“el niño” e “la niña”).

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, o candidato Ricardo Javier Moncayo Eraso, do Programa de pós-graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – defendeu tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Doutorando desenvolveu como tema de sua tese, o “Estudo do nível trófico do Reservatório de Porto Primavera por meio de sensoriamento remoto e visualização de dados de séries temporais”, tendo como Orientadora a Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Deptº de Cartografia.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 27

Exatamente na data em que transcorreu o 60º dia da morte do estudante Caio César Alves de Souza, seus colegas e professores decidiram prestar-lhe uma significativa homenagem, com o plantio de uma árvore no Jardim Central do Discente I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Foi um ato comovente que reuniu grande número de participantes, em sua maioria estudantes do curso de graduação freqüentado pelo homenageado, ou seja: 4º ano de Ciência da Computação/2015.

Caio César tinha 21 anos de idade e sua morte repentina e misteriosa constitui um desafio que ninguém – nem mesmo as autoridades policiais – tenham conseguido esclarecer. Ele tinha um comportamento correto e gozava da estima e consideração dos amigos de Faculdade e também dos Professores do curso de Ciência da Computação. Sua família é de Osvaldo Cruz-SP, onde reside há muitos anos, inclusive a mãe do extinto, Sra.Vera Lúcia que é muito estimada naquela cidade.

O estudante desde sua vinda para Presidente Prudente, morava numa República em companhia de outros dois colegas do curso de graduação; e mantinha uma linha de conduta que nada deixava a desejar com relação aos seus procedimentos. Mas de forma inesperada, seu corpo foi encontrado com graves ferimentos e resgatado por uma guarnição dos Bombeiros. Foi no dia 15 de Junho de 2015, às 11h45 numa área classificada como “fundos de vales” (no antigo Córrego do Veado), ao lado da Avenida Salim Farah Maluf nas imediações do WalMart. O sepultamento verificou-se no dia seguinte, na cidade de Osvaldo Cruz/SP e a diretoria da Faculdade decretou luto oficial de três dias.

Ao que soubemos, apesar dos esforços desenvolvidos pelo grupo de salvamento, o estudante Caio César Alves de Souza não resistiu e acabou falecendo antes de receber assistência médica e hospitalar. Em face dessas circunstâncias, o caso está sendo investigado pela Policia. Mas até agora nada foi revelado sobre um eventual homicídio, latrocínio ou suicídio. Existem apenas hipóteses. Várias pessoas foram notificadas ou intimadas a prestar informações sobre o caso. Inclusive (após o plantio de uma quaresmeira como homenagem),quatro estudantes universitários que com ele conviveram no decorrer dos últimos meses foram chamados a dar suas versões. Isto, na tentativa de esclarecer sua morte junto à Delegacia de Investigações Gerais/DIG.

O passamento do estudante da FCT/Unesp ocorreu em 15 de Junho de 2015, por volta das 11h45. Ele havia tomado café horas antes (presumivelmente às 8hs) numa Padaria existente nas imediações da República em que morava, num apartamento próximo ao Prudenshopping. A saída do local, ocorreu presumivelmente entre 10h00 e 10h30, isto é, cerca de uma hora antes de ser encontrado pelos Bombeiros, em condições críticas nos fundos de vales. Seus ex-companheiros querem a situação esclarecida pela Polícia. “Nosso sentimento ainda é de insegurança por não sabermos o que aconteceu com o Caio” – disse Pedro Henrique Gomes, da Comissão de Noticias do 4º ano de Ciência da Computação.

Na homenagem póstuma – documentada através de imagens 60 dias depois da morte – percebe-se o ambiente de comoção e tristeza que tomou conta de todos os estudantes e professores que lá estiveram – em número superior a oitenta – e que fizeram questão de marcar presença nas homenagens póstumas. Alguns orientadores também se pronunciaram numa demonstração de profundo pesar pela perda sofrida com a morte prematura de Caio César Alves de Souza. Além disso, o plantio da “Quaresmeira” como homenagem ao inesquecível estudante teve por princípio garantir sua presença na memória de alunos e professores da FCT/Unesp, tocou o sentimento de todos. Por conseqüência, foram seguidas todas as orientações da direção do Campus quanto ao plantio da árvore, realizado de acordo com as normas do paisagismo.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Caio César Alves de Souza, veio de Osvaldo Cruz/SP especialmente para cursar Ciência da Computação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Pres. Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Participando com os demais colegas do curso de Ciência da Computação, teve excelente desempenho e sempre se sentiu prestigiado pelos colegas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Mas sua morte em circunstâncias trágicas no dia 15 de Junho deste ano, colheu de surpresa todos os seus companheiros e amigos, representados neste ato.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui se ouve a palavra dos Mestres e Doutores, enaltecendo a figura do homenageado Caio César Alves de Souza, que partiu de forma imprevista e inesperada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O plantio de uma “Quaresmeira” no Jardim Central do Discente I, da FCT/Unesp representa uma homenagem póstuma, singela, mas muito significativa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O plantio desta árvore, como homenagem ao companheiro, teve por princípio garantir sua presença na memória de alunos e professores – diz Pedro Gomes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui fica a árvore plantada como símbolo de gratidão e reconhecimento ao colega de todas as horas, que partiu prematuramente, deixando muita saudade.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 24

O 30º Festival de Pipas “Raul Albieri” que o Jornal O Imparcial promoveu neste ano em parceria com a Prefeitura e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, superou todas as marcas anteriores. O número de participantes foi além de trezentos e o público presente foi representado por aproximadamente seis mil pessoas. Com foco especial na média ou pequena família representada pelo casal e filhos menores; que de acordo com nossas observações foram os que mais se empolgaram com a realização desse evento no campo de futebol da FCT/Unesp. Os promotores do Festival, parceiros e colaboradores ficaram satisfeitos com os resultados alcançados, com ampla repercussão a nível regional. “Cinema” foi o tema central e a pipa que homenageou o patrono Albieri, foi classificada como “Destaque” do Festival.

Na classe temática, a vencedora foi a pipa que simbolizou o “Titanic”, sendo mostrada durante toda a competição pela jovem Mariana Sahlu. Ela e o pai, Sr.Paulo Pires vem participando dos festivais há muito tempo; e quando foi escolhido o tema – Cinema – para o 30º Festival, os dois tiveram a mesma idéia: usar a imagem no formato “Titanic”, o que foi feito com pleno êxito. O segundo colocado no Festival foi Otávio Andreas dos Santos, que apresentou uma pipa que reproduziu a figura característica de Mazzarope, um dos nomes mais consagrados da história do cinema brasileiro. Já o terceiro lugar foi conferido ao prudentino Aparecido Rogério, que estampou antigas fotos das empresas exibidoras de filmes que existiram no passado em Presidente Prudente.

Da categoria maior, o vencedor foi Luiz Koishi que trouxe para o Festival, a imagem similar de Darth Vader, estrela principal do filme “Star Wars”, cuja confecção envolveu não só o ganhador dessa categoria, mas também outros cooperadores. Entre eles, o amigo Daniel Ramirez e o irmão Mateus Takami. A montagem da pipa de 102 metros (que foi a maior deste ano), exigiu uma semana de trabalho. O segundo lugar ficou para a pipa de 25 metros no formato de uma película p.b.; e o terceiro posto foi para uma pipa de 12 metros de cor vermelha, mostrando vários heróis revelados pelo cinema. A pipa mais criativa, entretanto, veio da capital do Estado trazida por Ricardo Dospir que mostrou a imagem no formato de um Palhaço.

O privilégio de subir ao palanque para receber a ovação popular e a premiação oferecida pelos patrocinadores do Festival de Pipas, não foi apenas daqueles que tiveram melhor desempenho, mas também de categorias diferenciadas, como foi o caso de Jenifer Lopes de Santana, com o desenho do Minions, como segunda colocada. O terceiro posto ficou para Mônica Carvalho Silva, com a pipa no formato de Frozen. Um detalhe que chamou a atenção do público foi representado pelo gesto demonstrado pelo participante que trouxe para a competição a pipa mais criativa: Ricardo Dospir. Generosamente, ele subiu ao Pódio e se dispôs a doar a entidades sociais, todos os prêmios que lhe foram atribuídos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob um maravilhoso céu azul e temperatura agradável, realização do 30º Festival de Pipas “Raul Albieri” com apresentação de Luciano Reis.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Raul Albieri – de saudosa memória – o homenageado desta grande festa,se fezi representar pelo seu querido filho, João Carlos Albieri.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No campo de futebol da FCT/Unesp se descortina um dos mais belos ornamentos para alegria e encanto das crianças que aqui vieram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para esta nova geração que está surgindo, Festival de Pipas é um acontecimento sem precedentes, que acontece há 30 anos. Os pais que o digam !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Grandes e pequenos que formam a família tradicional brasileira têm poucas chances de ver de perto um espetáculo desta natureza. Vale a pena!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente simples,honrada, de boa família e plena dedicação ao trabalho, trava seu primeiro contato num evento desta natureza, inteiramente grátis.

UM ESPETÁCULO DE CULTURA E INTERAÇÃO DA FAMÍLIA

A festa comemorativa desenvolvida durante a realização do 30º Festival de Pipas “Raul Albieri” teve como Apresentador, o consagrado radialista Luciano Reis. O evento foi prestigiado por autoridades, participantes e convidados. Dentre os quais, os Deputados Estaduais Edd Thomas e Mauro Bragato , Secretários Municipais e o Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, juntamente com Assessores. Também presente e dando integral apoio, o filho do patrono do Festival, João Carlos Albieri. A solenidade de abertura foi abrilhantada pela Banda Musical Regimental do 18º BPM-I. Na etapa final, foram proclamados os resultados com base no veredictum da Comissão Julgadora e chamados ao Pódio, os principais vencedores de cada categoria: Maior, Criativo, Temático (cinema) e Destaque Especial do Festival de Pipas para o ato de premiação.

O Diretor Administrativo do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva afirmou que o destaque foi atribuído ao publico presente, já que uma série de eventos ocorria simultaneamente. Ele considerou o saldo como “extremamente positivo”, com recorde de inscrições. Nos anos anteriores, esse público foi menor. Mas tudo correu com muita ordem e segurança, dentro do que foi planejado em termos de organização e estrutura. “Todos os nossos parceiros ficaram felizes e impressionados; e já sinalizaram com o pensamento voltado para a promoção do ano que vem”. O Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº, elogiou a cobertura do Festival como determinante para o êxito alcançado. O mais importante porém – disse – foi a grande participação das famílias, onde pudemos ver inúmeras crianças ao lado de seus pais, assistindo ou participando diretamente desse maravilhoso espetáculo da natureza.

O Secretário Municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira teceu elogiosas referências aos participantes do Festival de Pipas, dizendo que o nível das criações sobressaiu aos anos anteriores. Ele garante que o sucesso do festival só o credencia como evento da família, no qual as pessoas vêm pelo lazer e pela qualidade. Por isso – acentuou – temos que tirar o chapéu para tudo isso. Dentre os que acompanharam a realização do evento, referências elogiosas à atuação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros Guaporé, Prudenco, Semave, Secult, Semepp e Setur/PP. Um minimuseu montado no local contou a história do Festival no transcorrer dos últimos 30 anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
José Fábio Sousa Nougueira, Secretário Municipal de Cultura marcou presença no Festival, ao lado do Deputado Estadual,Mauro Bragato e do Secretário Casagrande, do Turismo de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O Festival de Pipas que vem sendo realizado há trinta anos, passou a ser considerado como um dos grandes atrativos para crianças, jovens e adultos, conforme se verifica nestas últimas imagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, presenças de quem representa a comunidade. De um lado, o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº e de outro, o Diretor do Jornal O Imparcial, Dr. Deodato da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Surgem as primeiras premiações do 30º Festival de Pipas “Raul Albieri”. Após cumprir tempo previamente estabelecido para a demonstração, vem a classificação, seguida da premiação dos concorrentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente jovem,bonita e inteligente fez a apresentação de conformidade com a organização do Festival. Com a proclamação final dos resultados, Mariana Sahu classificou-se em 1º lugar com “Titanic”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na premiação Temática(Cinema),Cláudio Andréas dos Santos foi o 2º classificado com “Mazzarope” e em 3º lugar, Aparecido Rogério que competiu com a Pipa “Cinema Prudentino”- antigas casas exibidoras de filmes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Premiação Maior – 1º lugar para Luiz Leite Kaoiche c/Darth Vader (Star Wars); 2º para Daniel Junior de Freitas, com Película preto e branco e 3º Alex Sandro da Silva, com “Super heróis”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguindo a Premiação – Criativo – Vencedor:Ricardo Dospir, com “Palhaço”. Como destaque, foi atribuída premiação para Felipe Morais, pela pipa“Luz,Câmera,Ação” – homenagem a Raul Albieri.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Criativo – Jenifer Lopes de Santana conquistou o 2º Prêmio com Minions; e a 3ª classificação ficou para Mônica Carvalho Silva que participou do Festival de Pipas com “Frozen”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 21

Em 29 de Julho no Auditório do Discente V, realizou-se um evento inédito do curso de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que reuniu docentes e discentes – especialmente convidados – para dar testemunho de suas atividades como “Intercambiários” em vários países do exterior. A coordenação foi do Professor Evandro Fiorin, que abriu o encontro fazendo um relato de sua vivência em 2014 e 2015 em Portugal (na FAUP), com ampla exposição áudio visual.

Posteriormente, a Profa. Cristina Baron falou sobre a visita docente patrocinada pela PROGRAD e PROPG da UNESP dos docentes da FCT-UNESP à Universidade de Sevilha, na Espanha. Toda a programação elaborada para esse evento, mereceu atenção especial da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia e obteve ampla repercussão perante a comunidade.

Depois, vieram os testemunhos dos estudantes de graduação: Fernando Neugebauer Canhavate e Helterson Ribeiro da Silva Leite, na Alemanha; Larissa Girardi Losada, na Hungria e Luiz Gustavo da Silva, nos Estados Unidos. Em cada país percorrido, um registro detalhado do que existe de mais avançado em termos dos estudos de arquitetura e urbanismo e, também, projetos e edificações. Foi mais uma jornada que se concretizou através do Programa “Ciência sem Fronteiras”, do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante a exposição, os docentes e discentes ressaltaram “como o brasileiro é visto no exterior”; e traçaram um paralelo entre os dois países no que tange à qualidade de vida, moradia, transporte, alimentação, universidade, cultura, estágio, convivência no meio universitário, história, lazer, recreação, saúde, viagens, atividades sociais, culturais e esportivas, localização e desenvolvimento.

Após a realização desse encontro foi elaborada outra programação específica nos dias 06 e 07 de Agosto, através de “Diálogos de Arquitetura”, sob a coordenação do Prof. Dr. Evandro Fiorin e do Prof. André Costa. Nesta ocasião, André Costa conversou com a Arquiteta Ana Silva do Escritório Álvaro Siza Vieira – Porto – Portugal, direto do Auditório do Discente V, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Esses eventos – segundo o Professor Evandro Fiorin – são uma oportunidade para o aluno de graduação tomar contato com o que vem sendo feito fora dos muros da Universidade. É também uma tentativa de estender à toda comunidade acadêmica os investimentos que veem sendo feitos pelo Governo Federal e UNESP, no sentido de propiciar qualificação profissional em nível internacional para os docentes e discentes brasileiros.

Clique para ampliar!
No Auditório do Discente V da FCT/Unesp, realizou-se um evento inédito,cujo propósito foi mostrar o desempenho de professores e estudantes de pós-graduação em países do exterior, com apoio do Programa “Ciências sem Fronteiras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A iniciativa de realizar esse encontro para uma tomada de testemunhos partiu dos Professores e Coordenadores do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, respectivamente Evandro Fiorin e Hélio Hirao.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi uma excepcional oportunidade para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo pudessem fazer um relato do que puderam conhecer em termos de novos projetos em grandes cidades do continente europeu e dos Est.Unidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sequência dessa programação especial, realizou-se na semana seguinte (dias 6 e 7 de Agosto), outro evento significativo: Diálogos de Arquitetura, onde André Costa conversou com a Arquiteta Ana Silva, com Escritório em Portugal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– No Encontro memorável de 29 de Julho no Auditório do Discente V da FCT/Unesp, todos os participantes puderam expor suas idéias e demonstrar o que foi colhido de mais importante, o que comprovado mediante projeção áudio visual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os “Intercambiários” deram testemunho de sua atuação e ao mesmo tempo e trouxeram importantes idéias do que puderam conhecer de mais avançado no campo da Arquitetura e Urbanismo, razão de seu compromisso no exterior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como o brasileiro é visto no exterior? Esta é uma pergunta rotineira, mas todos os estudantes que se beneficiaram com as vantagens do Programa “Ciência sem Fronteiras”, traçaram um paralelo entre o Brasil e o país que os acolheram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada país visitado e percorrido pelos “Intercambiários brasileiros”, maior preocupação pela qualidade de vida, moradia, transporte, saúde, alimentação, universidade, atividades culturais, esportivas, sociais, lazer, recreação,etc.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos Estados Unidos ou na Hungria; em Portugal, na Espanha, Itália ou Alemanha e outros países do continente, o estudante brasileiro é sempre bem acolhido. O Encontro promovido em Presidente Prudente serviu para nova abertura.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O material recolhido pelos nossos estudantes durante sua permanência no exterior é de alto significado, evidenciando que a Arquitetura e Urbanismo têm grande importância para o desenvolvimento sustentável nos dias atuais.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 21

A convite do Prof. Dr. Luís Alberto Gobbo, do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós Graduação em Ciências do Movimento, visitou a Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da UNESP de Presidente Prudente, o Prof. Dr. Luís Fernando Cordeiro Bettencourt Sardinha, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (Portugal). A visita aconteceu na semana de 3 a 9 de agosto. Na oportunidade, o Prof. Sardinha foi recebido pela chefe de Departmento, a Profª Drª Márcia Regina Canhoto de Lima e pelo Diretor da FCT, o Prof. Dr. Marcelo Messias, quando passou as impressões positivas sobre os trabalhos realizados pelos grupos de estudo e pesquisa da Educação Física.

Também, juntamente com o Prof. Dr. Edilson Serpeloni Cyrino, coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física UEL-UEM, os professores visitaram as instalações relacionadas aos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores do Departamento. Em especial, o Laboratório de Fisiologia Celular do Exercício, sob a coordenação do Prof. Dr. Fábio Santos de Lira, assim como o novo Laboratório de Avaliação do Sistema Musculoesquelético, do prof. Gobbo, localizado no Complexo Esportivo 2 (antigo salão de eventos do ASA).

A essas informações o Assessor do Departamento de Educação Fisica, André Marques Shinohara nos adiantou que “além de conhecer a estrutura do CEAFIR onde vem sendo realizados Projetos de Pesquisa com treinamento através de tubos elásticos, existe uma parceria firmada com a Profª Drª Ercy Mara Cipulo Ramos, do Departamento de Fisioterapia, assegurando maior êxito no desenvolvimento dos trabalhos”.

Na sexta-feira, os professores visitantes expuseram suas experiências com grupos de pesquisa e produção científica aos docentes e alunos dos grupos da área da saúde do Departamento. Atividades desenvolvidas no Anfiteatro 3. No sábado, proferiram palestra sobre a avaliação da composição corporal a alunos da Educação Física. A partir dessa visita, será possível estreitar relações entre as instituições envolvidas. Garantido sobretudo pela qualidade aos projetos desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, juntamente com a Profª.Drª.Márcia Regina Canhoto de Lima e outros docentes de Pós-graduação em Ciências do Movimento (Departamento de Educação Fisica), recepcionaram o Prof.Dr.Luis Fernando Cordeiro Bettencourt Sardinha, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa/Portugal.

Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Luís Fernando, veio como convidado do Prof.Dr.Luís Alberto Gobbo, do Departº de Educação Físic – Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento, especialmente convidado. Em seguida ministrou conferência e outras atividades correlatas, incluindo visitas para conhecer a estrutura do CEAFIR, Laboratórios de Fisiologia Celular e de Avaliação do Sistema Musculoesquelético.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 18

O candidato Djoni Roos, do Programa de Pós-graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado no dia 14 de Agosto no Anfiteatro II, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Também integraram a Banca Examinadora os seguintes docentes: Dr.João Edmilson Fabrini; Dr.Eduardo Paulo Girardi e Dr. Antonio Thomaz Junior, todos eles fazendo parte como membros do Departamento de Geografia da FCT/Unesp e Drª. Eliane Tomiasi Paulino, do Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Londrina/UEL-PR.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Contradições na construção dos territórios camponeses no centro-sul paranaense: Territorialidades do Agronegócio, subordinação e resistências”, onde se destacou o esforço da presente tese que consiste em compreender as nuances do processo de territorialização camponesa, superando as generalizações em relação à luta pela/na terra e a reforma agrária. “Tem-se como preocupação central o debate em torno das conflitualidades e contradições presentes na relação agronegócio/latifúndio e campesinato. Desde aquelas geradas para a conquista da terra, até os antagonismos e as disputas territoriais travadas entre esses dois modelos no interior dos assentamentos rurais”.

Roos destaca em sua tese: “Para fins analíticos, foi estudado o processo de construção dos territórios camponeses no Centro-Sul do Paraná com foco em quatro assentamentos conquistados a partir da ocupação do latifúndio Giacomet-Marodi/Araupel. São eles; Celso Furtado, Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire e Dez de Maio. Assim, buscou-se saber a partir do conhecimento da realidade concreta dos camponeses, a lógica inbricada tanto à territorialidade do agronegócio nos assentamentos rurais, quanto às estratégias de resistência, cunhadas pelos assentados”. Para concluir: ambas têm significações que perpassam transversalmente a subordinação e a autonomia. Isto é, as disputas paradigmáticas estabelecidas, estando inseridas no contexto contraditório de reprodução das condições de existência camponesa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Djoni Roos – do Programa de Pós-graduação em Geografia – defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Teconologia da Unesp/Pres.Prudente, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de tese de Doutorado por Djoni Roos no dia 14 de Agosto/2015, versou sobre “Contradições na construção dos territórios camponeses no Centro-Sul Paranaense: Territorialidades do Agronegócio, subordinação e resistências”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 18

Nos Dias 13 e 14 de Agosto nos Anfiteatros I e VI da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – foram desenvolvidas duas defesas de dissertação de Mestrado, através do Programa de Pós-graduação em Educação. Candidatas: Maria Alice Ribeiro e Janaína Pereira Duarte Bezerra, ambas sob orientação do Prof.Dr.Irineu Aliprabndo Tuim Viotto Filho, do Departamento de Educação Física, da FCT/Unesp.

No dia 13 a partir das 14hs, Maria Alice fez sua defesa pública perante a Comissão Examinadora, constituída – além do Orientador – das docentes: Drª.Célia Maria Guimarães e Drª. Camélia Santina Murgo Mansão, ambas do Departamento de Educação da FCT/Unesp. Da mesma forma, no dia 14 após às 17hs, Janaína fez também sua defesa pública perante os docentes: Dr.Armando Marino Filho, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS e Drª. Rosiane de Fátima Ponce, do Departamento de Educação da FCT/Unesp.

Os temas desenvolvidos nessas duas defesas de dissertação de Mestrado do Programa de Educação (Pós-graduação) foram os seguintes: “Terapia ocupacional educacional: revendo o desenvolvimento infantil por meio da teoria histórico-cultural” e “Processo de desenvolvimento da imaginação na pré-escola: implicações de um programa de intervenção ludo-pedagógico a partir do gênero musical samba”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Anfiteatro VI da FCT/Unesp, a candidata Maria Alice Ribeiro defendeu dissertação de Mestrado/Educação no dia 13 de Agosto/2015, tendo como Orientador o Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Janaina Pereira Duarte Bezerra, do Progr.de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp, defendeu dissertação de Mestrado em 14 de Agosto/2015, sob orientação do Prof.Dr.Irineu Aliprando Tuim Viotto Filho.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 18

No dia 11 de Agosto no Anfiteatro II da FCT/Unesp, a candidata Paula Vanessa de Faria Lindo, do Programa de pós-graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente. O tema escolhido foi “Uma crítica geográfica ao conceito de território nas PNAS: Por um diálogo entre a Geografia e Serviço Social.

Na mesa principal de trabalhos presidida pelo Professor Melazzo, atuação dos demais membros integrantes da Comissão Examinadora, assim constituída: Profª.Drª.Maria Encarnaçao Beltrão Sposito; Profª.Drª.Eda Maria Goes, ambas do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências eTecnologia da Unesp/Presidente Prudente; Profª.Drª. Dirce Harue Ueno Koga, da Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL e Profª. Drª. Anita Burth Kurka, do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, da Universidade Federal de São Paulo/UFSP.

A Doutoranda abre sua defesa definindo que a “sociedade capitalista reproduz de forma reiterada a precarização do homem através da exploração da força de trabalho e exclusão, tendo a desigualdade socioespacial como um de seus produtos que materializa por meio da violação das necessidades sociais básicas”. No caso brasileiro, a Assistência Social foi inscrita na Constituição Federal de 1988 como um dos pilares do sistema de seguridade social, e posteriormente, ficou marcada na história desta política, a luta pela construção da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), aprovada em 1993. Após 2003, ela é fortalecida institucionalmente com a elaboração da Política Nacional de Assistência Social, aprovada em 2004.

A Geografia brasileira – diz a candidata ao Doutorado – acumula duas décadas de densos debates sobre este conceito (desenvolvimento e combate à pobreza) e é na esteira do movimento de renovação da Geografia – especialmente no final do século XX em diante – que a abordagem territorial adquire substância teórico-metodológica nos estudos sobre o papel das relações sociais e de poder nos processos de produção do espaço. Nesse sentido, a presente tese busca compreender como o território é concebido pela Política de Assistência Social e pelo campo acadêmico do Serviço Social.

Mais adiante afirma Paula Vanessa de Faria Lindo: “Procuramos demonstrar com esta tese que a incorporação do conceito de território na PNAS, embora contenha significativos avanços para a política social no Brasil, se caracterizou pela sua redução crítica e teórico-metodológica, considerando a evolução das distintas abordagens e concepções de território na Geografia. O conceito de território, ao servir de base para a implementação da PNAS é reduzido apenas a um simples instrumento de planejamento, muito embora apresente grande potencial para a estruturação de uma política com maior efetividade”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II da FCT/Unesp, a candidata Paula Vanessa de Faria Lindo, do Programa de Pós-graduação em Geografia fez sua defesa pública de tese de Doutorado.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Doutoranda teve como seu Orientador na elaboração da tese, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente. Tema: “Diálolgo-Geografia/Serviço Social”.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 15

A obra em língua espanhola está no seu lançamento editorial e poderá ter ampla receptividade em toda a América Latina, pois seus coordenadores e autores são personalidades de renome internacional. Entre os quais, o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente/SP – Brasil. Trata-se do novo Dicionário de Geografia Aplicada e Computacional – Terminologia de análises, Planificação e Gestão Territorial.

O Dicionário que faz parte das publicações oficiais da Universidade de Leon, na Espanha, foi extraído de um projeto editorial, sob a direção de Lorenzo Lópes Trigal, Catedrático de Geografia e Professor Emérito da Universidade de Leon/Espanha. Foi realizado com a contribuição de Geógrafos e autores de outras especialidades e de nacionalidades espanhola, brasileira, argentina, venezuelana, mexicana e colombiana. Em sua maioria, acadêmicos complementados por Profissionais com formação de distintas especialidades da Geografia, Economia, Direito e Arquitetura, dentre outras.

Cada um dos autores assina os verbetes do Dicionário (num total de 506 verbetes), mostrando sua visão particular no que concerne aos paradigmas e linhas de pesquisa. Como resultado do trabalho em colaboração entre todos, foram criadas sinergias de investigação. Ao mesmo tempo que se culminou com a edição do Dicionário em 2 volumes consecutivos: em castelhano e português. Também está prevista uma edição digital. Na capa desta nova edição, duas referências ao Professor Savério: Coordenação e Autoria.

Os principais autores – de acordo com a publicação – são três: 1) – José Alberto Rio Fernandes – catedrático de Geografia Humana da Universidade do Porto/Portugal; 2) – Eliseu Savério Sposito, Professor de Geografia da FCT/Unesp-SP/Brasil e 3) – Delfina Trinca Fighera, Professora de Geografia da Universidade de Los Andes, Merida/Venezuela. Professor Savério (docente de Presidente Prudente-SP), é qualificado pelo novo Dicionário como especialista em matérias de Geografia Econômica, Teoria do Pensamento e Metodologia Geográfica.

Falando sobre este lançamento, o Prof.Dr.Eliseu Savério Sposito disse que “os verbetes deste novo Dicionário correspondem a termos relacionados entre si: teorias e metodologias. À Cartografia e ao SIG, ao desenvolvimento, à natureza e ao meio ambiente. O urbanismo, o ordenamento do território, a atividade profissional. Em especial: as subdisciplinas geográficas, como um enfoque e visão relacionados com a aplicação do conhecimento em termos profissionais”. Concluindo: “A seleção dos termos foi feita a partir desses conteúdos e conceitos comuns à distintas ciências e outros, específicos da Geografia”.

Clique para ampliar!
Esta é a apresentação da capa do novo Dicionário (em castelhano), produzido pela área de publicações da Universidade de Leon/Espanha, tendo como Editor o Catedrático de Geografia e Professor Emérito, Lorenzo López Trigal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Dicionário de Geografia Aplicada e Profissional tem a chancela de coordenadores e autores de vários países. Entre eles se destaca um Especialista em matérias de Geografia Urbana, de Presidente Prudente/SP – Brasil.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr. Eliseu Savério Sposito, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP – Brasil, é um dos maiores Geógrafos brasileiros; e aqui se identifica com autores e coordenadores desta nova obra.

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

ago 14

Ontem no período da tarde, a Coordenadoria Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – com apoio da Unesp, Sociedade Brasileira de Matemática Pura e Aplicada, do Ministério da Educação, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – promoveu a premiação de 4 professores e 32 estudantes que mais se destacaram durante o ano de 2014 nas Regionais paulistas de Adamantina, Mirante do Paranapanema,Santo Anastácio e Presidente Prudente. A entrega das medalhas de Bronze, Prata e Ouro verificou-se no Auditório/Discente V durante solenidade presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Na região de Presidente Prudente o principal destaque foi atribuído à Escola Estadual Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro e as três premiações mais importantes (Ouro) foram conferidas aos alunos medalhistas: Fábio Vinícius Goes Amaral, Lilian Medeiros Seleri e Vinícius Martins de Oliveira. A Professora Sonia Maria Tudisco Passos, recebeu uma láurea acompanhada de um Tablet, como homenagem pelo destaque na formação matemática de seus alunos. Também mereceram homenagens especiais as Professoras: Sonia Maria Leal de Oliveira, Jéssica Lage de Moraes Pacheco e Elaine Regina Mantovani Calderan.

Da mesa que presidiu os trabalhos de abertura da solenidade, participaram – além do Diretor da FCT/Unesp – o Prof.Dr.José Carlos Rodrigues, Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; a Profª Neide Videira Braga, da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente e o Prof.Fernando Henrique Neves, representando a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema. Prof.Marcelo fez ampla exposição sobre os benefícios proporcionados pela Unesp em todo o Estado, mas principalmente em Presidente Prudente que dispõe do maior câmpus universitário. Ele
aproveitou para parabenizar todos os professores e alunos homenageados e lembrou que “a educação é uma coisa maravilhosa. Muda a vida das pessoas. Por isso, vale a pena estudar para conquistar novas medalhas através desse programa do Governo Federal, que é fantástico” – acentuou.

A entrega de um kit de material didático para a escola premiada, foi efetuada durante a realização do evento. Ao mesmo tempo, as Professoras Erika Navarro, da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e Roseli Jacomini, de Adamantina fizeram a entrega das medalhas de bronze, totalizando 23 premiações. Quanto à escola detentora do título de campeã (Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro), foi entregue pelas mãos da Profª Naíde Videira Braga, um kit de material didático, recebido em meio à solenidade pela Profª.Ângela Maria Lunhani.

Seis medalhas de Prata foram conferidas a estudantes de Presidente Prudente (3) e as demais, respectivamente para as Regionais de Adamantina, Mirante do Paranapanema e Santo Anastácio. Alunos laureados: Isabel Chaves de Freitas, Lucas Saito dos Santos e Wendy Fernanda de Almeida (Pres.Prudente); Larissa de Souza Forato (Adamantina); Maisa Vitória de Oliveira Santos (Mirante do Paranapanema) e Thalia Akemi Kojo (Santo Anastácio).

Segundo o Coordenador Regional, Professor José Carlos Rodrigues (que atende a uma extensa área territorial de São Paulo), o número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática – Escolas Públicas – vai além de 18 milhões, a nível nacional. São Paulo conta com 3 milhões e a região sob jurisdição de Presidente Prudente totaliza mais de 280 mil estudantes. Após a entrega das medalhas em Presidente Prudente, a Coordenação Regional se deslocou para Bauru e Marília, onde também ocorreram premiações nos dias 13 e 14 de Agosto.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela 1ª vez, Presidente Prudente sediou a Premiação Regional da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que recebeu muitos aplausos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A mesa dos trabalhos foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp e contou com a presença e participação de dirigentes regionais.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Alunos das Escolas Públicas da região, compareceram para receber medalhas pela sua destacada atuação em Adamantina,Mirante, StºAnastácio e Pres. Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– As homenagens foram tributadas não só aos alunos que conquistaram medalhas durante o ano letivo de 2014, mas também alguns professores.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No total (incluindo docentes), foram 34 medalhistas contemplados nesse evento realizado no Auditório/Discente V da FCT/Unesp em Presidente Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Escola Estadual “Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro”em Pres. Prudente classificou-se Campeã da 10ª Olimpíada. Por todos os méritos foi a premiada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, houve muita empolgação por parte dos homenageados, contemplados com medalhas.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A empolgação não ficou apenas com os professores e alunos contemplados, mas também com seus amigos e familiares, presentes no evento especial.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Medalhas de bronze, prata e ouro representam incentivo para quem estuda.“A educação é uma coisa maravilhosa; muda a vida das pessoas. Por isso, vale a pena estudar para conquistar novas medalhas”! (Palavras do Prof.Dr.Marcelo Messias).

escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP