ago 18

No dia 11 de Agosto no Anfiteatro II da FCT/Unesp, a candidata Paula Vanessa de Faria Lindo, do Programa de pós-graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado perante a Comissão Examinadora, tendo como Orientador o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente. O tema escolhido foi “Uma crítica geográfica ao conceito de território nas PNAS: Por um diálogo entre a Geografia e Serviço Social.

Na mesa principal de trabalhos presidida pelo Professor Melazzo, atuação dos demais membros integrantes da Comissão Examinadora, assim constituída: Profª.Drª.Maria Encarnaçao Beltrão Sposito; Profª.Drª.Eda Maria Goes, ambas do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências eTecnologia da Unesp/Presidente Prudente; Profª.Drª. Dirce Harue Ueno Koga, da Universidade Cruzeiro do Sul/UNICSUL e Profª. Drª. Anita Burth Kurka, do Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, da Universidade Federal de São Paulo/UFSP.

A Doutoranda abre sua defesa definindo que a “sociedade capitalista reproduz de forma reiterada a precarização do homem através da exploração da força de trabalho e exclusão, tendo a desigualdade socioespacial como um de seus produtos que materializa por meio da violação das necessidades sociais básicas”. No caso brasileiro, a Assistência Social foi inscrita na Constituição Federal de 1988 como um dos pilares do sistema de seguridade social, e posteriormente, ficou marcada na história desta política, a luta pela construção da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), aprovada em 1993. Após 2003, ela é fortalecida institucionalmente com a elaboração da Política Nacional de Assistência Social, aprovada em 2004.

A Geografia brasileira – diz a candidata ao Doutorado – acumula duas décadas de densos debates sobre este conceito (desenvolvimento e combate à pobreza) e é na esteira do movimento de renovação da Geografia – especialmente no final do século XX em diante – que a abordagem territorial adquire substância teórico-metodológica nos estudos sobre o papel das relações sociais e de poder nos processos de produção do espaço. Nesse sentido, a presente tese busca compreender como o território é concebido pela Política de Assistência Social e pelo campo acadêmico do Serviço Social.

Mais adiante afirma Paula Vanessa de Faria Lindo: “Procuramos demonstrar com esta tese que a incorporação do conceito de território na PNAS, embora contenha significativos avanços para a política social no Brasil, se caracterizou pela sua redução crítica e teórico-metodológica, considerando a evolução das distintas abordagens e concepções de território na Geografia. O conceito de território, ao servir de base para a implementação da PNAS é reduzido apenas a um simples instrumento de planejamento, muito embora apresente grande potencial para a estruturação de uma política com maior efetividade”.

Perante a Comissão Examinadora, reunida no Anfiteatro II da FCT/Unesp, a candidata Paula Vanessa de Faria Lindo, do Programa de Pós-graduação em Geografia fez sua defesa pública de tese de Doutorado.

A Doutoranda teve como seu Orientador na elaboração da tese, o Prof.Dr.Everaldo Santos Melazzo, do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente. Tema: “Diálolgo-Geografia/Serviço Social”.