ago 21

Em 29 de Julho no Auditório do Discente V, realizou-se um evento inédito do curso de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências e Tecnologia, que reuniu docentes e discentes – especialmente convidados – para dar testemunho de suas atividades como “Intercambiários” em vários países do exterior. A coordenação foi do Professor Evandro Fiorin, que abriu o encontro fazendo um relato de sua vivência em 2014 e 2015 em Portugal (na FAUP), com ampla exposição áudio visual.

Posteriormente, a Profa. Cristina Baron falou sobre a visita docente patrocinada pela PROGRAD e PROPG da UNESP dos docentes da FCT-UNESP à Universidade de Sevilha, na Espanha. Toda a programação elaborada para esse evento, mereceu atenção especial da Diretoria da Faculdade de Ciências e Tecnologia e obteve ampla repercussão perante a comunidade.

Depois, vieram os testemunhos dos estudantes de graduação: Fernando Neugebauer Canhavate e Helterson Ribeiro da Silva Leite, na Alemanha; Larissa Girardi Losada, na Hungria e Luiz Gustavo da Silva, nos Estados Unidos. Em cada país percorrido, um registro detalhado do que existe de mais avançado em termos dos estudos de arquitetura e urbanismo e, também, projetos e edificações. Foi mais uma jornada que se concretizou através do Programa “Ciência sem Fronteiras”, do Ministério da Educação (MEC) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Durante a exposição, os docentes e discentes ressaltaram “como o brasileiro é visto no exterior”; e traçaram um paralelo entre os dois países no que tange à qualidade de vida, moradia, transporte, alimentação, universidade, cultura, estágio, convivência no meio universitário, história, lazer, recreação, saúde, viagens, atividades sociais, culturais e esportivas, localização e desenvolvimento.

Após a realização desse encontro foi elaborada outra programação específica nos dias 06 e 07 de Agosto, através de “Diálogos de Arquitetura”, sob a coordenação do Prof. Dr. Evandro Fiorin e do Prof. André Costa. Nesta ocasião, André Costa conversou com a Arquiteta Ana Silva do Escritório Álvaro Siza Vieira – Porto – Portugal, direto do Auditório do Discente V, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP.

Esses eventos – segundo o Professor Evandro Fiorin – são uma oportunidade para o aluno de graduação tomar contato com o que vem sendo feito fora dos muros da Universidade. É também uma tentativa de estender à toda comunidade acadêmica os investimentos que veem sendo feitos pelo Governo Federal e UNESP, no sentido de propiciar qualificação profissional em nível internacional para os docentes e discentes brasileiros.

Clique para ampliar!
No Auditório do Discente V da FCT/Unesp, realizou-se um evento inédito,cujo propósito foi mostrar o desempenho de professores e estudantes de pós-graduação em países do exterior, com apoio do Programa “Ciências sem Fronteiras”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A iniciativa de realizar esse encontro para uma tomada de testemunhos partiu dos Professores e Coordenadores do Programa de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, respectivamente Evandro Fiorin e Hélio Hirao.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Esta foi uma excepcional oportunidade para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo pudessem fazer um relato do que puderam conhecer em termos de novos projetos em grandes cidades do continente europeu e dos Est.Unidos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na sequência dessa programação especial, realizou-se na semana seguinte (dias 6 e 7 de Agosto), outro evento significativo: Diálogos de Arquitetura, onde André Costa conversou com a Arquiteta Ana Silva, com Escritório em Portugal.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– No Encontro memorável de 29 de Julho no Auditório do Discente V da FCT/Unesp, todos os participantes puderam expor suas idéias e demonstrar o que foi colhido de mais importante, o que comprovado mediante projeção áudio visual.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Os “Intercambiários” deram testemunho de sua atuação e ao mesmo tempo e trouxeram importantes idéias do que puderam conhecer de mais avançado no campo da Arquitetura e Urbanismo, razão de seu compromisso no exterior.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Como o brasileiro é visto no exterior? Esta é uma pergunta rotineira, mas todos os estudantes que se beneficiaram com as vantagens do Programa “Ciência sem Fronteiras”, traçaram um paralelo entre o Brasil e o país que os acolheram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Em cada país visitado e percorrido pelos “Intercambiários brasileiros”, maior preocupação pela qualidade de vida, moradia, transporte, saúde, alimentação, universidade, atividades culturais, esportivas, sociais, lazer, recreação,etc.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Nos Estados Unidos ou na Hungria; em Portugal, na Espanha, Itália ou Alemanha e outros países do continente, o estudante brasileiro é sempre bem acolhido. O Encontro promovido em Presidente Prudente serviu para nova abertura.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O material recolhido pelos nossos estudantes durante sua permanência no exterior é de alto significado, evidenciando que a Arquitetura e Urbanismo têm grande importância para o desenvolvimento sustentável nos dias atuais.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.