ago 24

O 30º Festival de Pipas “Raul Albieri” que o Jornal O Imparcial promoveu neste ano em parceria com a Prefeitura e Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, superou todas as marcas anteriores. O número de participantes foi além de trezentos e o público presente foi representado por aproximadamente seis mil pessoas. Com foco especial na média ou pequena família representada pelo casal e filhos menores; que de acordo com nossas observações foram os que mais se empolgaram com a realização desse evento no campo de futebol da FCT/Unesp. Os promotores do Festival, parceiros e colaboradores ficaram satisfeitos com os resultados alcançados, com ampla repercussão a nível regional. “Cinema” foi o tema central e a pipa que homenageou o patrono Albieri, foi classificada como “Destaque” do Festival.

Na classe temática, a vencedora foi a pipa que simbolizou o “Titanic”, sendo mostrada durante toda a competição pela jovem Mariana Sahlu. Ela e o pai, Sr.Paulo Pires vem participando dos festivais há muito tempo; e quando foi escolhido o tema – Cinema – para o 30º Festival, os dois tiveram a mesma idéia: usar a imagem no formato “Titanic”, o que foi feito com pleno êxito. O segundo colocado no Festival foi Otávio Andreas dos Santos, que apresentou uma pipa que reproduziu a figura característica de Mazzarope, um dos nomes mais consagrados da história do cinema brasileiro. Já o terceiro lugar foi conferido ao prudentino Aparecido Rogério, que estampou antigas fotos das empresas exibidoras de filmes que existiram no passado em Presidente Prudente.

Da categoria maior, o vencedor foi Luiz Koishi que trouxe para o Festival, a imagem similar de Darth Vader, estrela principal do filme “Star Wars”, cuja confecção envolveu não só o ganhador dessa categoria, mas também outros cooperadores. Entre eles, o amigo Daniel Ramirez e o irmão Mateus Takami. A montagem da pipa de 102 metros (que foi a maior deste ano), exigiu uma semana de trabalho. O segundo lugar ficou para a pipa de 25 metros no formato de uma película p.b.; e o terceiro posto foi para uma pipa de 12 metros de cor vermelha, mostrando vários heróis revelados pelo cinema. A pipa mais criativa, entretanto, veio da capital do Estado trazida por Ricardo Dospir que mostrou a imagem no formato de um Palhaço.

O privilégio de subir ao palanque para receber a ovação popular e a premiação oferecida pelos patrocinadores do Festival de Pipas, não foi apenas daqueles que tiveram melhor desempenho, mas também de categorias diferenciadas, como foi o caso de Jenifer Lopes de Santana, com o desenho do Minions, como segunda colocada. O terceiro posto ficou para Mônica Carvalho Silva, com a pipa no formato de Frozen. Um detalhe que chamou a atenção do público foi representado pelo gesto demonstrado pelo participante que trouxe para a competição a pipa mais criativa: Ricardo Dospir. Generosamente, ele subiu ao Pódio e se dispôs a doar a entidades sociais, todos os prêmios que lhe foram atribuídos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Sob um maravilhoso céu azul e temperatura agradável, realização do 30º Festival de Pipas “Raul Albieri” com apresentação de Luciano Reis.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– Raul Albieri – de saudosa memória – o homenageado desta grande festa,se fezi representar pelo seu querido filho, João Carlos Albieri.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No campo de futebol da FCT/Unesp se descortina um dos mais belos ornamentos para alegria e encanto das crianças que aqui vieram.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para esta nova geração que está surgindo, Festival de Pipas é um acontecimento sem precedentes, que acontece há 30 anos. Os pais que o digam !

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Grandes e pequenos que formam a família tradicional brasileira têm poucas chances de ver de perto um espetáculo desta natureza. Vale a pena!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente simples,honrada, de boa família e plena dedicação ao trabalho, trava seu primeiro contato num evento desta natureza, inteiramente grátis.

UM ESPETÁCULO DE CULTURA E INTERAÇÃO DA FAMÍLIA

A festa comemorativa desenvolvida durante a realização do 30º Festival de Pipas “Raul Albieri” teve como Apresentador, o consagrado radialista Luciano Reis. O evento foi prestigiado por autoridades, participantes e convidados. Dentre os quais, os Deputados Estaduais Edd Thomas e Mauro Bragato , Secretários Municipais e o Vice-Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, Prof.Dr. José Carlos Silva Camargo Filho, juntamente com Assessores. Também presente e dando integral apoio, o filho do patrono do Festival, João Carlos Albieri. A solenidade de abertura foi abrilhantada pela Banda Musical Regimental do 18º BPM-I. Na etapa final, foram proclamados os resultados com base no veredictum da Comissão Julgadora e chamados ao Pódio, os principais vencedores de cada categoria: Maior, Criativo, Temático (cinema) e Destaque Especial do Festival de Pipas para o ato de premiação.

O Diretor Administrativo do Jornal O Imparcial, Deodato da Silva afirmou que o destaque foi atribuído ao publico presente, já que uma série de eventos ocorria simultaneamente. Ele considerou o saldo como “extremamente positivo”, com recorde de inscrições. Nos anos anteriores, esse público foi menor. Mas tudo correu com muita ordem e segurança, dentro do que foi planejado em termos de organização e estrutura. “Todos os nossos parceiros ficaram felizes e impressionados; e já sinalizaram com o pensamento voltado para a promoção do ano que vem”. O Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº, elogiou a cobertura do Festival como determinante para o êxito alcançado. O mais importante porém – disse – foi a grande participação das famílias, onde pudemos ver inúmeras crianças ao lado de seus pais, assistindo ou participando diretamente desse maravilhoso espetáculo da natureza.

O Secretário Municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira teceu elogiosas referências aos participantes do Festival de Pipas, dizendo que o nível das criações sobressaiu aos anos anteriores. Ele garante que o sucesso do festival só o credencia como evento da família, no qual as pessoas vêm pelo lazer e pela qualidade. Por isso – acentuou – temos que tirar o chapéu para tudo isso. Dentre os que acompanharam a realização do evento, referências elogiosas à atuação da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Grupo de Escoteiros Guaporé, Prudenco, Semave, Secult, Semepp e Setur/PP. Um minimuseu montado no local contou a história do Festival no transcorrer dos últimos 30 anos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
José Fábio Sousa Nougueira, Secretário Municipal de Cultura marcou presença no Festival, ao lado do Deputado Estadual,Mauro Bragato e do Secretário Casagrande, do Turismo de Pres.Prudente.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
– O Festival de Pipas que vem sendo realizado há trinta anos, passou a ser considerado como um dos grandes atrativos para crianças, jovens e adultos, conforme se verifica nestas últimas imagens.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Aqui, presenças de quem representa a comunidade. De um lado, o Vice-Diretor da FCT/Unesp, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Fº e de outro, o Diretor do Jornal O Imparcial, Dr. Deodato da Silva.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Surgem as primeiras premiações do 30º Festival de Pipas “Raul Albieri”. Após cumprir tempo previamente estabelecido para a demonstração, vem a classificação, seguida da premiação dos concorrentes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Gente jovem,bonita e inteligente fez a apresentação de conformidade com a organização do Festival. Com a proclamação final dos resultados, Mariana Sahu classificou-se em 1º lugar com “Titanic”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na premiação Temática(Cinema),Cláudio Andréas dos Santos foi o 2º classificado com “Mazzarope” e em 3º lugar, Aparecido Rogério que competiu com a Pipa “Cinema Prudentino”- antigas casas exibidoras de filmes.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Premiação Maior – 1º lugar para Luiz Leite Kaoiche c/Darth Vader (Star Wars); 2º para Daniel Junior de Freitas, com Película preto e branco e 3º Alex Sandro da Silva, com “Super heróis”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguindo a Premiação – Criativo – Vencedor:Ricardo Dospir, com “Palhaço”. Como destaque, foi atribuída premiação para Felipe Morais, pela pipa“Luz,Câmera,Ação” – homenagem a Raul Albieri.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Criativo – Jenifer Lopes de Santana conquistou o 2º Prêmio com Minions; e a 3ª classificação ficou para Mônica Carvalho Silva que participou do Festival de Pipas com “Frozen”.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.