ago 27

Exatamente na data em que transcorreu o 60º dia da morte do estudante Caio César Alves de Souza, seus colegas e professores decidiram prestar-lhe uma significativa homenagem, com o plantio de uma árvore no Jardim Central do Discente I da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. Foi um ato comovente que reuniu grande número de participantes, em sua maioria estudantes do curso de graduação freqüentado pelo homenageado, ou seja: 4º ano de Ciência da Computação/2015.

Caio César tinha 21 anos de idade e sua morte repentina e misteriosa constitui um desafio que ninguém – nem mesmo as autoridades policiais – tenham conseguido esclarecer. Ele tinha um comportamento correto e gozava da estima e consideração dos amigos de Faculdade e também dos Professores do curso de Ciência da Computação. Sua família é de Osvaldo Cruz-SP, onde reside há muitos anos, inclusive a mãe do extinto, Sra.Vera Lúcia que é muito estimada naquela cidade.

O estudante desde sua vinda para Presidente Prudente, morava numa República em companhia de outros dois colegas do curso de graduação; e mantinha uma linha de conduta que nada deixava a desejar com relação aos seus procedimentos. Mas de forma inesperada, seu corpo foi encontrado com graves ferimentos e resgatado por uma guarnição dos Bombeiros. Foi no dia 15 de Junho de 2015, às 11h45 numa área classificada como “fundos de vales” (no antigo Córrego do Veado), ao lado da Avenida Salim Farah Maluf nas imediações do WalMart. O sepultamento verificou-se no dia seguinte, na cidade de Osvaldo Cruz/SP e a diretoria da Faculdade decretou luto oficial de três dias.

Ao que soubemos, apesar dos esforços desenvolvidos pelo grupo de salvamento, o estudante Caio César Alves de Souza não resistiu e acabou falecendo antes de receber assistência médica e hospitalar. Em face dessas circunstâncias, o caso está sendo investigado pela Policia. Mas até agora nada foi revelado sobre um eventual homicídio, latrocínio ou suicídio. Existem apenas hipóteses. Várias pessoas foram notificadas ou intimadas a prestar informações sobre o caso. Inclusive (após o plantio de uma quaresmeira como homenagem),quatro estudantes universitários que com ele conviveram no decorrer dos últimos meses foram chamados a dar suas versões. Isto, na tentativa de esclarecer sua morte junto à Delegacia de Investigações Gerais/DIG.

O passamento do estudante da FCT/Unesp ocorreu em 15 de Junho de 2015, por volta das 11h45. Ele havia tomado café horas antes (presumivelmente às 8hs) numa Padaria existente nas imediações da República em que morava, num apartamento próximo ao Prudenshopping. A saída do local, ocorreu presumivelmente entre 10h00 e 10h30, isto é, cerca de uma hora antes de ser encontrado pelos Bombeiros, em condições críticas nos fundos de vales. Seus ex-companheiros querem a situação esclarecida pela Polícia. “Nosso sentimento ainda é de insegurança por não sabermos o que aconteceu com o Caio” – disse Pedro Henrique Gomes, da Comissão de Noticias do 4º ano de Ciência da Computação.

Na homenagem póstuma – documentada através de imagens 60 dias depois da morte – percebe-se o ambiente de comoção e tristeza que tomou conta de todos os estudantes e professores que lá estiveram – em número superior a oitenta – e que fizeram questão de marcar presença nas homenagens póstumas. Alguns orientadores também se pronunciaram numa demonstração de profundo pesar pela perda sofrida com a morte prematura de Caio César Alves de Souza. Além disso, o plantio da “Quaresmeira” como homenagem ao inesquecível estudante teve por princípio garantir sua presença na memória de alunos e professores da FCT/Unesp, tocou o sentimento de todos. Por conseqüência, foram seguidas todas as orientações da direção do Campus quanto ao plantio da árvore, realizado de acordo com as normas do paisagismo.

Caio César Alves de Souza, veio de Osvaldo Cruz/SP especialmente para cursar Ciência da Computação na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Pres. Prudente.

Participando com os demais colegas do curso de Ciência da Computação, teve excelente desempenho e sempre se sentiu prestigiado pelos colegas.

Mas sua morte em circunstâncias trágicas no dia 15 de Junho deste ano, colheu de surpresa todos os seus companheiros e amigos, representados neste ato.

Aqui se ouve a palavra dos Mestres e Doutores, enaltecendo a figura do homenageado Caio César Alves de Souza, que partiu de forma imprevista e inesperada.

O plantio de uma “Quaresmeira” no Jardim Central do Discente I, da FCT/Unesp representa uma homenagem póstuma, singela, mas muito significativa.

O plantio desta árvore, como homenagem ao companheiro, teve por princípio garantir sua presença na memória de alunos e professores – diz Pedro Gomes.

Aqui fica a árvore plantada como símbolo de gratidão e reconhecimento ao colega de todas as horas, que partiu prematuramente, deixando muita saudade.