ago 28

No dia 18 de Agosto de 2015 na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – o candidato Ricardo Xavier Moncayo Eraso, do Programa de pós-graduação em Ciências Cartográficas defendeu tese de Doutorado. Sua Orientadora foi a Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp, que também presidiu a mesa.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Estudo do nível trófico do Reservatório de Porto Primavera por meio de sensoriamento remoto e visualização de dados de séries temporais”. A defesa pública ocorreu na Sala de Apresentação de Projetos, no período matinal.

Na composição da Banca Examinadora – além da Orientadora já citada – participaram os seguintes docentes: Dr.Milton Nobuhiro Imai, do Departamento de Cartografia da FCT/Unesp; Dr.Paulo César Rocha, do Departamento de Geografia da FCT/Unesp; Dr.Arcilan Trevenzoli Assireu, do Instituto de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Itajubá/UFI-MG e Dr. Ramon Morais de Freitas, da Camargo Schubert Engenharia Eólica.

A defesa pública se inicia citando a qualidade e o estado trófico da água, que o doutorando classifica como sendo um problema particularmente grave em Reservatórios, considerando que essas grandes construções concebidas pelo homem, mudam a paisagem natural do entorno e alteram as condições do corpo d’água. Uma conseqüência da implantação – diz – “pode ser a oligotrofização do ambiente aquático. Porém, à medida que nutrientes e matéria orgânica de fontes externas são incorporados ao sistema, passa a ocorrer um processo de eutrofização do corpo d’água”.

Ricardo Xavier Moncayo Eraso destaca em seguida: “Nesse contexto, imagens multitemporais de sensoriamento remoto vem sendo utilizadas para estudar a variabilidade espacial e temporal das viráveis opticas e do índice do estado trófico no Reservatório de Porto Primavera, localizado no rio Paraná, entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul; que teve sua etapa final de enchimento concluída em 2003, ocupando uma área de 2250 Km2, com volume acumulado de água de 20 bilhões de m3”.

Na conclusão da defesa pública relata o Doutorando: A análise da série temporal indica que o Reservatório mantém um comportamento oligotrófico no geral, com pouca variação entre os pontos observados. A análise espectral da série do tempo mostra que se têm uma correspondência entre os valores mínimos e máximos de Chi-a com o evento climatológico do índice de oscilação sul (“el niño” e “la niña”).

Na Sala de Apresentação de Projetos do Departamento de Cartografia, o candidato Ricardo Javier Moncayo Eraso, do Programa de pós-graduação em Ciências Cartográficas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – defendeu tese de Doutorado.

O Doutorando desenvolveu como tema de sua tese, o “Estudo do nível trófico do Reservatório de Porto Primavera por meio de sensoriamento remoto e visualização de dados de séries temporais”, tendo como Orientadora a Drª.Maria de Lourdes Bueno Trindade Galo, do Deptº de Cartografia.