ago 18

O candidato Djoni Roos, do Programa de Pós-graduação em Geografia, defendeu tese de Doutorado no dia 14 de Agosto no Anfiteatro II, tendo como Orientador, o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – SP. Também integraram a Banca Examinadora os seguintes docentes: Dr.João Edmilson Fabrini; Dr.Eduardo Paulo Girardi e Dr. Antonio Thomaz Junior, todos eles fazendo parte como membros do Departamento de Geografia da FCT/Unesp e Drª. Eliane Tomiasi Paulino, do Departamento de Geociências, da Universidade Estadual de Londrina/UEL-PR.

O tema desenvolvido pelo Doutorando versou sobre “Contradições na construção dos territórios camponeses no centro-sul paranaense: Territorialidades do Agronegócio, subordinação e resistências”, onde se destacou o esforço da presente tese que consiste em compreender as nuances do processo de territorialização camponesa, superando as generalizações em relação à luta pela/na terra e a reforma agrária. “Tem-se como preocupação central o debate em torno das conflitualidades e contradições presentes na relação agronegócio/latifúndio e campesinato. Desde aquelas geradas para a conquista da terra, até os antagonismos e as disputas territoriais travadas entre esses dois modelos no interior dos assentamentos rurais”.

Roos destaca em sua tese: “Para fins analíticos, foi estudado o processo de construção dos territórios camponeses no Centro-Sul do Paraná com foco em quatro assentamentos conquistados a partir da ocupação do latifúndio Giacomet-Marodi/Araupel. São eles; Celso Furtado, Ireno Alves dos Santos, Marcos Freire e Dez de Maio. Assim, buscou-se saber a partir do conhecimento da realidade concreta dos camponeses, a lógica inbricada tanto à territorialidade do agronegócio nos assentamentos rurais, quanto às estratégias de resistência, cunhadas pelos assentados”. Para concluir: ambas têm significações que perpassam transversalmente a subordinação e a autonomia. Isto é, as disputas paradigmáticas estabelecidas, estando inseridas no contexto contraditório de reprodução das condições de existência camponesa.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O candidato Djoni Roos – do Programa de Pós-graduação em Geografia – defendeu tese de Doutorado na Faculdade de Ciências e Teconologia da Unesp/Pres.Prudente, tendo como Orientador o Prof.Dr.Bernardo Mançano Fernandes, do Deptº de Geografia.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A defesa pública de tese de Doutorado por Djoni Roos no dia 14 de Agosto/2015, versou sobre “Contradições na construção dos territórios camponeses no Centro-Sul Paranaense: Territorialidades do Agronegócio, subordinação e resistências”.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.