ago 14

Ontem no período da tarde, a Coordenadoria Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – com apoio da Unesp, Sociedade Brasileira de Matemática Pura e Aplicada, do Ministério da Educação, Ministério da Educação e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – promoveu a premiação de 4 professores e 32 estudantes que mais se destacaram durante o ano de 2014 nas Regionais paulistas de Adamantina, Mirante do Paranapanema,Santo Anastácio e Presidente Prudente. A entrega das medalhas de Bronze, Prata e Ouro verificou-se no Auditório/Discente V durante solenidade presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia/Unesp.

Na região de Presidente Prudente o principal destaque foi atribuído à Escola Estadual Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro e as três premiações mais importantes (Ouro) foram conferidas aos alunos medalhistas: Fábio Vinícius Goes Amaral, Lilian Medeiros Seleri e Vinícius Martins de Oliveira. A Professora Sonia Maria Tudisco Passos, recebeu uma láurea acompanhada de um Tablet, como homenagem pelo destaque na formação matemática de seus alunos. Também mereceram homenagens especiais as Professoras: Sonia Maria Leal de Oliveira, Jéssica Lage de Moraes Pacheco e Elaine Regina Mantovani Calderan.

Da mesa que presidiu os trabalhos de abertura da solenidade, participaram – além do Diretor da FCT/Unesp – o Prof.Dr.José Carlos Rodrigues, Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas; a Profª Neide Videira Braga, da Diretoria Regional de Ensino de Presidente Prudente e o Prof.Fernando Henrique Neves, representando a Diretoria de Ensino de Mirante do Paranapanema. Prof.Marcelo fez ampla exposição sobre os benefícios proporcionados pela Unesp em todo o Estado, mas principalmente em Presidente Prudente que dispõe do maior câmpus universitário. Ele
aproveitou para parabenizar todos os professores e alunos homenageados e lembrou que “a educação é uma coisa maravilhosa. Muda a vida das pessoas. Por isso, vale a pena estudar para conquistar novas medalhas através desse programa do Governo Federal, que é fantástico” – acentuou.

A entrega de um kit de material didático para a escola premiada, foi efetuada durante a realização do evento. Ao mesmo tempo, as Professoras Erika Navarro, da Diretoria de Ensino de Presidente Prudente e Roseli Jacomini, de Adamantina fizeram a entrega das medalhas de bronze, totalizando 23 premiações. Quanto à escola detentora do título de campeã (Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro), foi entregue pelas mãos da Profª Naíde Videira Braga, um kit de material didático, recebido em meio à solenidade pela Profª.Ângela Maria Lunhani.

Seis medalhas de Prata foram conferidas a estudantes de Presidente Prudente (3) e as demais, respectivamente para as Regionais de Adamantina, Mirante do Paranapanema e Santo Anastácio. Alunos laureados: Isabel Chaves de Freitas, Lucas Saito dos Santos e Wendy Fernanda de Almeida (Pres.Prudente); Larissa de Souza Forato (Adamantina); Maisa Vitória de Oliveira Santos (Mirante do Paranapanema) e Thalia Akemi Kojo (Santo Anastácio).

Segundo o Coordenador Regional, Professor José Carlos Rodrigues (que atende a uma extensa área territorial de São Paulo), o número de alunos inscritos na Olimpíada Brasileira de Matemática – Escolas Públicas – vai além de 18 milhões, a nível nacional. São Paulo conta com 3 milhões e a região sob jurisdição de Presidente Prudente totaliza mais de 280 mil estudantes. Após a entrega das medalhas em Presidente Prudente, a Coordenação Regional se deslocou para Bauru e Marília, onde também ocorreram premiações nos dias 13 e 14 de Agosto.

Pela 1ª vez, Presidente Prudente sediou a Premiação Regional da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas que recebeu muitos aplausos.

A mesa dos trabalhos foi presidida pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp e contou com a presença e participação de dirigentes regionais.

Alunos das Escolas Públicas da região, compareceram para receber medalhas pela sua destacada atuação em Adamantina,Mirante, StºAnastácio e Pres. Prudente.

– As homenagens foram tributadas não só aos alunos que conquistaram medalhas durante o ano letivo de 2014, mas também alguns professores.

No total (incluindo docentes), foram 34 medalhistas contemplados nesse evento realizado no Auditório/Discente V da FCT/Unesp em Presidente Prudente.

Escola Estadual “Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro”em Pres. Prudente classificou-se Campeã da 10ª Olimpíada. Por todos os méritos foi a premiada.

No Auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, houve muita empolgação por parte dos homenageados, contemplados com medalhas.

A empolgação não ficou apenas com os professores e alunos contemplados, mas também com seus amigos e familiares, presentes no evento especial.

Medalhas de bronze, prata e ouro representam incentivo para quem estuda.“A educação é uma coisa maravilhosa; muda a vida das pessoas. Por isso, vale a pena estudar para conquistar novas medalhas”! (Palavras do Prof.Dr.Marcelo Messias).