jul 26

A UNESP é uma universidade pública e gratuita que oferece Cursos de Graduação nas diversas áreas do conhecimento e também Pós-Graduação. O Departamento de Física, Química e Biologia – DFQB da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – e coordena dois cursos, de Licenciatura em Física e Licenciatura em Química. O Departamento é composto de 22 professores/pesquisadores que possuem título de doutor, muitos possuem Pós-Doutorado no Brasil e/ou no exterior, e se dedicam integralmente à universidade, dando aulas e fazendo pesquisas.

O DFQB (Departamento de Física, Química e Biologia), conta ainda com uma infraestrutura de laboratórios didáticos, para formar professores, e de pesquisa, nos quais são realizadas Pesquisas de âmbito Científico e Tecnológico envolvendo Grupos de Pesquisas compostos por professores e alunos de Pós-Graduação e de Graduação com bolsas de Iniciação Científica.

Os professores e alunos do Departamento dedicam-se também à atividades de Extensão Universitária que favorece a interação entre a universidade e a sociedade, colaborando para o desenvolvimento cultural e social da comunidade. Além de ser gratuita, muitas bolsas de estudos são oferecidas para os alunos de graduação desenvolverem atividades dentro da UNESP.

É bom saber: O DFQB possui dezessete (17) Laboratórios e Grupos de Pesquisas que desenvolvem trabalhos em várias áreas de pesquisas atuais, como por exemplo, em nanotecnologia, biomateriais, tecnologias ambientais, sensores etc.. Mais informações através do site do departamento. A seguir são mostrados alguns equipamentos modernos dos laboratórios de pesquisas, fundamentais para praticamente todas as áreas de pesquisas.

Nanotecnologia

A nanotecnologia se refere a qualquer material, dispositivo ou processo para o qual a sua propriedade de maior importância derive da nanoescala. O termo nano é um prefixo grego que significa anão. A nanoescala é atribuída a tudo que apresente como tamanho característico de 0,1 a 100 nanômetros (nm). Sendo este limite, referente à escala atômica e molecular. Se dividirmos um metro em um bilhão de partes, cada uma delas equivale a um nanômetro.

Com isso, pode-se atribuir à nanotecnologia a manipulação de átomos em escala nanométrica, ou seja, em uma escala 1 bilhão de vezes menor que o metro ou 1 milhão de vezes menor que o milímetro, um espaço, que é suficiente para no máximo 10 átomos. Como um exemplo comparativo – a fim de ilustrar quão pequena é a nanoescala – citamos apenas um exemplo: um fio de cabelo possui um diâmetro que varia de 30.000 a 100.000 nm.

O objetivo da nanotecnologia é o da criatividade de novos materiais, desenvolvendo novos produtos e processos baseados na crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas. As aplicações possíveis incluem: aumentar espetacularmente a capacidade de armazenamento e processamento de dados dos computadores; criar novos mecanismos para entrega de medicamentos, mais seguros e menos prejudiciais ao paciente dos que os disponíveis hoje.

Além disso, se propõe a produzir materiais mais leves e mais resistentes do que metais e plásticos para prédios, automóveis, aviões; e muito mais: inovações em desenvolvimento ou que ainda não foram sequer imaginadas. Economia de energia, proteção ao meio ambiente e menor uso de matérias primas escassas, são possibilidades muito concretas do desenvolvimento em nanotecnologia que estão ocorrendo nos dias atuais e que podem ser antevistos.

Clique para ampliar!
Integrantes da Comissão de Divulgação dos Cursos de Física e Química da FCT/UNESP:
Beatriz Goy (Coord.do Curso de Química); Angel Fidel Vilche Peña (Coord.do Curso de Física); Silvio Rainho Teixeira (Vice-Coord.do Curso de Física) e Agda Eunice Souza Albas (Profª do Curso de Fisica).

ESQUERDA: Sistema de Microscopia Óptica Carl Zeiss, com câmera digital AxioCam MRc5 e aumento nominal de até 1500x. ;
DIREITA: Equipamento de Difração de Raios-X (DRX).