jul 02

No mês de Junho deste ano (19 e 20) a Faculdade de Ciências e Tecnologia promoveu em sua 3ª Edição o Projeto “Venha conhecer a Unesp” sob a coordenação do Prof.Dr. Marcelo Messias (Vice-Diretor), que promoveu a abertura e ampla exposição a respeito da vida acadêmica. O público-alvo foi representado por 18 Escolas Públicas Estaduais e um total superior a 800 alunos, todos de Presidente Prudente. O maior número de inscritos (280) foi proveniente da Escola Estadual “Monsenhor Sarrion”.

Após a exibição de um vídeo especial, o Prof.Marcelo Messias citou a importância da Unesp como instituição de ensino superior (Ensino – Pesquisa – Extensão), que possui em Presidente Prudente o maior Câmpus Universitário do Estado, mantendo cursos de graduação e pós-graduação com ensino gratuito e de qualidade. Há mais de 54 anos – desde que foi implantada nesta região do Estado – desenvolve atividades de extensão universitária e de prestação de serviços à comunidade; como forma de transferir para a sociedade os conhecimentos e ao mesmo tempo, realimentar o ensino e a pesquisa que realiza.

O número de aluno de graduação e pós-graduação atualmente se aproxima dos 3.600 em 12 cursos – considerados os melhores do ano – como: Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Educação Física, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Estatística, Física, Fisioterapia, Geografia, Matematica, Pedagogia e Química. De todos esses cursos da FCT/UNESP, quatro mereceram na Seleção do Ministério da Educação e Cultura/MEC a Nota Máxima: 5 em Educação Física, Engenharia Cartográfica, Geografia, Pedagogia. Nota 4 em Ciências da Computação, Engenharia Ambiental e Estatística; e Nota 3 em Fisioterapia e Arquitetura e Urbanismo.

Exatamente 500 alunos fazem parte dos Programas de Pós-Graduação/Stricto Sensu 2013, dos quais 172 fazem o Doutorado em Ciências Cartográficas, Educação e Geografia. Os demais (328) frequentam os cursos de Pós-Graduação/Mestrado em Matemática Aplicada e Computacional, Geografia, Fisioterapia (congregando mais 11 ingressantes), Educação e Ciências Cartográficas.

A Unesp está classificada entre as melhores Universidades do Brasil e do mundo; seu Câmpus Universitário de Presidente Prudente situa-se em local privilegiado: no perímetro urbano, tendo ao lado os maiores empreendimentos, como: Shoppings, Hipermercados, Áreas Verdes, Centros de Abastecimento, Hospitais, Escolas, Igrejas, Centro Olímpico, Parque do Povo, Pistas de Atletismo, Centro de Atendimento de Fisioterapia e Educação Física, Estádio Esportivo, Campos de futebol, Clubes e Centros de Recreação, Lazer e Entretenimento, Hoteis, Restaurantes, Agências de Automóveis e Lojas especializadas de todas as categorias.

Programação elaborada para 2013

Durante dois dias, em dois períodos distintos – manhã e noite – foi cumprida extensa programação, dividida por grupos. No período matinal do dia 19/Junho, as Escolas Estaduais: Dr.Marrey Junior; Prof. Miguel Omar Barreto; Francisco Pessoa, Profª.Fátima Aparecida Costa Falcon; Florivaldo Leal; Prof. Placídio Braga Nogueira e Comendador Tannel Abbud. (275 alunos). No período da noite: Escolas Estaduais: Profª.Anna Antonio. Profª.Clotilde Veiga de Barros; Prof.Miguel Omar Barreto; Vereador Pedro Tófano e Francisco Pessoa (172 alunos).

No dia seguinte (20/Junho),no período da manhã: Escola Estadual Profª. Clotilde Veiga de Barros e Escola Estadual Monsenhor Sarrion (245 anos). Finalizando o evento, no período noturno foram recepcionadas as Escolas Estaduais: Profª.Anna Antonio; Monsenhor Sarrion; Profª.Clotilde Veiga de Barros; e Profª.Maria Luiza Formozinho Ribeiro (180 alunos).

Em cumprimento à essa programação foram desenvolvidas palestras com convidados especiais. O Prof.Dr.Carlos Alberto Penatti falou sobre a importância do Vestibular na Unesp, abrindo as Portas da Universidade às novas gerações. Especialmente o Vestibular Fuvest com possibilidade de isenção e excepcionais oportunidades para que toda a juventude possa testar seus conhecimentos e ingressar numa brilhante carreira universitária. O Grupo “Quimiatividade” formado por alunos do Curso de Licenciatura em Química da FCT, sob a coordenação do Prof.Marcos Fernando de Souza Teixeira, deu um Show impressionante no Auditório V, que mereceu calorosos aplausos de todos os participantes.

No encerramento, foi feita ampla divulgação com o “Guia das Profissões” distribuído a todos os interessados, com informações atualizadas sobre carreiras e cursos de graduação da Unesp. Também houve distribuição de “folder” contendo informações detalhadas a respeito dos cursos – mantidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – além de exposição de painéis sobre projetos de pesquisa, desenvolvidos na FCT/UNESP.

Escolas Públicas Estaduais da cidade de Presidente Prudente participaram do Projeto “Venha conhecer a Unesp”, sendo acolhidas pelo Vice-Diretor da FCT, Prof.Dr.Marcelo Messias.

O Prof.Dr. Carlos Alberto Penatti, prestou todas as informações de caráter geral sobre os Vestibulares realizados todos os anos pela UNESP, através da Fundação Vunesp.

Durante dois dias, 18 Escolas Públicas Estaduais com mais de 800 alunos tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento da Unesp, classificada como uma das melhores do Brasil e do mundo.

A Trupe Quimiatividade sob a coordenação do Prof.Marcos Fernando de Souza Teixeira apresentou um Show de Química, impressionante. Participação de alunos do Curso de Licenciatura em Química da FCT.

Quem viu, gostou! E logicamente retornou na demonstração seguinte a fim de rever o engraçado enredo que foi aplicado nesse sket de humor, graça e relevância. É a Trupe Quimiatividade em ação!

“Venha conhecer a Unesp” terá sua próxima edição em 2014. O Prof.Dr.Marcelo Messias – Vice-Diretor da FCT/UNESP agradece a presença e o prestígio de todos os participantes, professores e alunos.