jul 11

Uma representação da FCT/UNESP – Câmpus de Presidente Prudente – encontra-se desde o inicio da semana na cidade de Aurora do Pará, onde integra a Operação “Forte do Presépio” – Projeto Rondon – juntamente com uma equipe da Universidade do Contestado/SC. Nossa equipe está sob a coordenação dos Professores: Olga de Mello Malheiro (Educação Física) e Claudemilson dos Santos (Arquitetura). Na viagem que começou em Presidente Prudente no dia 05 de Julho, foi cumprida uma trajetória de milhares de kms em ônibus e avião até Belém do Pará; e posteriormente por estrada de terra até a cidade de Aurora do Pará, a 250 km da Capital.

Nossa representação – além dos coordenadores – é constituida por oito estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Educação Física, Pedagogia, Química e Geografia. São eles: Amanda Jardim, Carolina Sayuri e Guilherme Bortoluzze (Engenharia Ambiental); Dominic Nara (Pedagogia); Laura Maria Roselli (curso de Licenciatura em Química); Pedro de Abreu (Geografia); Ricardo Ribeiro Agostinete e Tamires Vicente (Educação Física). Tema desenvolvido:”Economia solidária – cooperativismo”.

Os estudantes universitários que cumprem essa missão pela primeira vez no Estado do Pará – segundo nos informa Ricardo Ribeiro Agostinete – se mostram satisfeitos com a acolhida que lhes foi proporcionada pela comunidade local; e diante dessa abertura já estão integrados à vida da cidade. Desde a última 3ª. feira (9 de Julho) vem sendo desenvolvidas diversas atividades, entre as quais: Informática básica, Educação Ambiental, Oficina de Modelagem de Argila e Economia Solidária.

Os “Rondonistas” são auxiliados nessa Operação por diversos membros da comunidade local e integrantes das Forças Armadas que centralizam suas atividades principais nas Escolas Municipais “Raimunda Mendes” e “Antonio de Carvalho”, respectivamente. Respondem pelo desenvolvoimento do Projeto: Poliana Brandalize Gontarz, da Universidade do Contestado – UnC – de Santa Catarina e Ricardo Ribeiro Agostinete, da FCT/Unesp – Campus de Presidente Prudente – SP.

———–
Dados biobliográficos do Responsável pelo Projeto Rondon em Aurora do Pará
Pela UNESP:
Ricardo Ribeiro Agostinete – Graduado em Educação Fisica pela FCT/UNESP;
Presidente da Empresa Junior de Educação Física (Performance Jr);
Membro do Grupo de Pesquisas Investigativas relacionadas à atividade física (GICRAF);
Membro do Centro de Estudos e Laboratório de Avaliação e Prescrição de Atividade Motora (CELAPAM).

Clique para ampliar!
A Equipe representativa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp, com os 2 Coordenadores e 8 Estudantes Universitarios prontos para a partida em direção à Amazônia. A viagem se desenvolveu após o dia 05 de Julho.

Clique para ampliar!
Aqui, o primeiro registro no interior do Pará, com a Operação “Forte do Presépio” – em Aurora do Pará – onde os “Rondonistas”exercem importante papel no desenvolvimento de diversas atividades, começando pela Informática básica e Educação Ambiental.