jul 26

Julho sempre se caracterizou como o “Mês das férias”. É um período de recesso para Professores e Alunos, a fim de concentrar esforços para o segundo semestre do ano. Isso ocorre na Rede Federal, Estadual ou Municipal; e também na Rede Particular tanto das escolas públicas ou privadas de ensino fundamental, médio ou superior. Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – onze Docentes tiveram afastamento autorizado para o cumprimento de missões no Exterior.

Os primeiros docentes a viajar para Vancover/Canadá foram os Profs: Bernardo Mançano Fernandes e Ana Lucia de Jesus Almeida, dos Departamentos de Geografia e Fisioterapia, respectivamente. Em seguida, o Prof.Eliseu Savério Sposito, do Departamento de Geografia. Os três docentes participaram do curso de imersão da língua inglesa na University of British Columbia/Canadá, até o dia 21 de Julho.

A Profª Paula Ferreira Vermeersch, do Departamento de Geografia viajou para a Estônia (Tartu), onde participou com apresentação de trabalhos, do XI Congresso da Societé Internacionale d’Ethnologie et de Folklore”. O evento realizou-se no período de 27 de Junho a 10 de Julho de 2013. Da mesma forma – no período de 29 de Junho a 26 de Julho – a Profª Janaína Francisca de Souza Campos Vinha, do Departamento de Geografia participou de trabalhos em Córdoba/Argentina.

Em cumprimento à missão que lhe foi atribuída, a Profª Janaína deu continuidade a um projeto conjunto de pesquisa “Desenvolvimento territorial na Argentina e no Brasil: um estudo comparativo sobre a participação dos movimentos sócioterritoriais e o Agronegócio”. O projeto multinacional é financiado pelo Programa de Cooperação Científica Internacional – MERCOSUL, da CAPES na Argentina.

O Prof.Erivaldo Antonio da Silva, do Departamento de Cartografia foi outro docente da FCT/UNESP a ser autorizado a viajar para Orlando/EUA. Lá, ele participou dos trabalhos do “17th World Multiconference on Systemics, Cybernetics and Informatics”, de 08 a 15 de Julho deste ano. Outra autorização de afastamento foi atribuída ao Prof. Manoel Osmar Seabra Júnior – do Departamento de Educação Física – que no período de 11 a 24 de Julho participou da apresentação de trabalhos no “XIX Simpósio Internacional de Atividade Física Adaptada”, na cidade de Istambul/Turquia.

O Prof.Danilo Medeiros Eler, do Departamento de Matemática e Computação obteve afastamento integral, especialmente autorizado pela FCT/UNESP para participar da apresentação de trabalhos em Londres/Reino Unido. Trata-se da XVII International Conference of Information Vizualization, realizada no período de 13 a 23 de Julho de 2013. Os Profs. Marcos Fernando de Souza Teixeira e Patrícia Monteiro Seraphim, respectivamente, dos Departamentos de Física, Química e Biologia e Fisioterapia participaram do International Congress of Physiological Sciences (IUPS 2013). O evento realizou-se de 16 a 28 de Julho em Birminghan/Reino Unido.

Por fim, com afastamento integral devidamente autorizado a Profª Arlete A.C.Meneguette, do Departamento de Cartografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente – participou de importante evento internacional realizado na Califónia. Trata-se do “Google for Higher Education Summit” que este ano ocorreu em Mountain View/EUA, no período de 20 a 28 de Julho.

O Campus da FCT/UNESP em Presidente Prudente, situa-se em ponto estratégico com ampla área verde em pleno perímetro urbano. A Instituição tem 54 anos de existência e dispõe de 12 cursos de graduação e pós-graduação.

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da UNESP se constitui num patrimônio público da mais alta relevância e importante fator de desenvolvimento para toda a região. O ensino é gratuito e da mais alta qualidade.

Nos últimos anos, a Instituição recebeu importantes edificações no Câmpus de Presidente Prudente. Entre as obras inauguradas recentemente pela Reitoria estão a sede do Departamento de Materiais e o Cellij.

Com a presença do Sr.Reitor, Diretores, Assessores, Docentes e convidados foram inaugurados em 2013 novas e importantes obras no Câmpus da FC/UNESP. Entre as quais, o Restaurante Universitário e a sede da ReCiMe.