abr 28

Nas quatro sessões solenes da Congregação para colação de grau/2016 realizadas entre Fevereiro a Abril de 2017 fforam graduados 403 alunos (incluindo colações antecipadas com aprovação em concurso de 33 graduados) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente. A primeira cerimônia de colação de grau realizou-se no dia 17 de Fevereiro no Auditório/Discente V da FCT/Unesp e as demais (três), nos dias 19 e 20 de Abril na sede da Associação Prudentina de Esportes Atléticos/APEA.

Na solenidade inicial para colação de grau em Fisioterapia, participaram 28 formandos. As três sessões solenes posteriores referentes às conclusões de cursos de graduação (realizadas no Ginásio de Esportes da APEA), foram assim classificadas: Humanas 126; Exatas 109 e Biológicas 54. E ainda: Ciências da Computação 14; Fisioterapia 28 e colações antecipadas 33.

Pela ordem, colaram grau em Arquitetura e Urbanismo: 24 graduandos; Licenciatura em Geografia: 40; Bachareis em Geografia: 14 e Licenciados em Pedagogia: 48 formandos. Bacharel em Ciências da Computação: 06; Engenheiros Ambientais: 30; Engenheiros Cartógrafos: 35; Grau de Estatístico: 04; Licenciados em Física: 06; Licenciados em Matemática: 16 e Licenciados em Química: 13.

Finalmente, na área de Biológicas realizou-se sessão solene de colação de grau na noite de 20 de Abril, com Licenciatura em Educação Física: 29 graduandos e Bachareis em Educação Física: 25 formandos. Em todas as solenidades, presença e participação de centenas de pessoas, especialmente familiares e amigos dos novos graduandos. A primeira sessão solene (realizada em Fevereiro no Auditório da FCT/Unesp), foi presidida pelo Vice-Diretor, Prof.Dr.José Carlos Silva Camargo Filho e as demais, sob a presidência do Diretor, Prof.Dr.Marcelo Messias.

Cerimonial em 3 sessões

Destaque especial para inúmeros homenageados. Em sua maioria, docentes, discentes e servidores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – especialmente convidados. O cerimonial conduziu os trabalhos de forma elogiável desde a primeira até a última solenidade realizadas este ano. Toda sessão solene foi conduzida com alta categoria, desde a chamada nominal dos componentes da mesa (começando pela citação nominal do Diretor), Docentes e funcionários presentes, para ocupação dos lugares reservados na Tribuna de Honra.

Para representar a Egrégia Congregação da FCT/Unesp foram convidados inúmeros professores, começando pelo Diretor; o Vice-Diretor; Chefes de Departamentos; Paraninfos; Patronos dos Graduandos; Coordenadores; Vice-Coordenadores e Conselheiros, sendo também homenageados graduandos de todos os cursos. Seguiu-se a abertura da solenidade declarada pelo Diretor (Prof.Dr.Marcelo Messias), para a colação de grau/2016. E por complementação, todos os presentes foram convidados a acompanhar a celebração e execução do Hino Nacional Brasileiro.

Seguindo o ritual, após pronunciamento dos patronos das turmas de graduandos dos diversos cursos da Unesp foi anunciado o Juramento – sempre conduzido por um acadêmico – acompanhado por todos os colegas no ato de colação de grau. Chamados nominalmente um a um dos graduandos, o Presidente – que é o Diretor da Faculdade – coloca a “borla” sobre a cabeça de cada concluinte de graduação. No uso das prerrogativas conferidas pelo Estatuto da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp, segue-se o Juramento, com o braço direito estendido… Entrega do “canudo” e cumprimentos, marcam a conclusão do ato de colação de grau.

O Ginásio de Esportes da Associação Prudentina de Esportes/APEA sediou três novas sessões solenes de colação de grau da FCT/Unesp, dias: 19 e 20 de Abril .

Na APEA, mais de 300 estudantes prestaram juramento perante a Egrégia Congregação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”/Unesp.

De acordo com o ritual é formada uma bancada especial na Tribuna de Honra, com os principais convidados para as homenagens aos graduandos: docentes e servidores.

A mesa que presidiu os trabalhos sob as ordens do Diretor e do Vice-Diretor (Profs.Drs.Marcelo Messias e José Carlos Silva Camargo Filho) e outros membros da mesa.

Méritos reconhecidos: Durante a sessão solene de colação de grau, houve premiação especial aos graduandos que tiveram melhor destaque no ano de 2016.

Integrantes da mesa diretora e graduandos que participaram deste ato de colação de grau, demonstraram total tranqüilidade e satisfação do dever cumprido.

Com esse desempenho, cada um dos membros-docentes sente-se realizado, na certeza de ter sido concretizada mais uma aspiração digna de registro.

O Prof.Dr.Marcelo Messias conclui mais uma jornada de atividades em prol da comunidade universitária, que sempre o prestigiou como docente e Diretor da FCT/Unesp.

Membros da Egrégia Congregação, juntamente com a direção da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp foram aqui lembrados e homenageados, por todos os méritos.