jan 27

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – acaba de registrar a 1ª Colação de Grau do ano 2015, relativa a 34 formandos da turma 2014 do curso ministrado pelo Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica, que ocorreu na noite de 22/Janeiro no Anfiteatro do Discente V. Trata-se de um resultado do convênio celebrado entre a Unesp e a CAPES/MEC.O ato de abertura e presidência dos trabalhos foram desenvolvidos pelo Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da FCT/Unesp, com o 1º pronunciamento da noite.

Também fazendo parte da mesa diretora da solene de colação de grau – curso de pedagogia PARFOR – da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, o Prof.Dr.José Roberto Corrêa Sagkuettu (Coordenador Geral do PARFOR); a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite (Patronesse dos Graduandos); a Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima (Paraninfa) e a Profª.Drª.Onaide Schwartz Correa de Mendonça (Vice-Chefe do Deptº de Educação)

Constituída a mesa, o Mestre de Cerimônias Valmir César Lanza Caldeira anunciou a entrada do cortejo formado pela Egrégia Congregação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Campus de Presidente Prudente/SP – com os representantes docentes: Yoshie Ussami Ferrari Leite; Alberto Albuquerque Gomes; Claudemira Azevedo Ito; Cristina Maria Baron; Cristiane Néspoli Morelato França (Vice-Chefe do Deptº de Matemática e Computação da FCT/Unesp); Onaide Schwartz Correa de Mendonça (Vice-Chefe do Deptº de Educação), que representou a Chefia do Departamento; Silvânia Lanfredi Nobre (Comissão Permanente de Pesquisa) e Vilma Mayumi Tachibana (Chefe do Deptº de Estatística).

Presença dos docentes que compõem o Projeto Político Pedagógico do curso PARFOR/FCT e lecionaram diversas disciplinas: Profs.Drs.: Alberto Albuquerque Gomes; Cinthia Magda Fernandes Ariosi; Cristiano Amaral Gaborggini Di Giorgi; Divino José da Silva, Eliane Maria Vani Ortega; Irineu Aliprando Viotto Filho; Paulo César de Almeida Raboni; Paulo Roberto Brancatti; Silvio César Nunes Militão; Tânia Cristina Boff; Renata Junqueira de Souza e Vanda Moreira Machado Lima. Destaque também para a servidora Beatriz Aparecida Dias, que deu suporte ao desenvolvimento do Projeto.

O 1º ato foi representado pelo Hino Nacional Brasileiro executado “ao vivo” pelo Maestro Luizão e Orquestra de Câmara do Oeste Paulista, sendo acompanhado e entoado com todo o respeito por todos os presentes. Em seguida, os pronunciamentos do Coordenador Geral do PARFOR na Unesp, Prof.Dr.José Roberto Correa Saglietti; Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite, que também exerceu suas atividades como Coordenadora local do curso de Pedagogia PARFOR; Vanda Moreira Machado Lima e André Luiz Fernandes Ribeiro.

Dirigindo-se à frente do palco, os Profs.Drs.Marcelo Messias, Vanda Moreira, Yoshie Ussami Ferrari Leite e Onaide Schwartz Correa de Mendonça desceram e se encaminharam para o Ato de colação de Grau, a começar pelo Juramento conduzido pelo Acadêmico André Luiz Fernandes Ribeiro. Com os Graduandos do Curso de Pedagogia PARFOR, “de pé”, procedeu-se o Juramento com a chamada nominal de cada um deles. O Presidente da Sessão Solene, Prof.Dr.Marcelo Messias, ao colocar a borla sobre a cabeça do Graduando, concedeu-lhe todos os direitos e prerrogativas para o exercício legal da profissão.

A Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima fez a entrega do canudo e cumprimentou todos os formandos, enquanto a Profª.Drª. Yoshie Ussami Ferrari Leite, entregou o Certificado do Curso de Pedagogia PARFOR, cumprimentando a seguir um a um dos formandos num total de 34 novos profissionais. Aos alunos que tiveram melhor desempenho no decorrer do curso foi conferido o Diploma de “Mérito Acadêmico”, entregue pessoalmente pelo Prof.Dr.Marcelo Messias. Foi Oradora da Turma, Mariana Gomes Mastronicola que representou todos os graduandos.

A solenidade de colação de Grau do curso de Pedagogia PARFOR – Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica da Unesp – é a 1ª do ano na FCT/Presidente Prudente. Realizou-se na noite de 22/Janº, no Auditório/Discente V.

O evento foi abrilhantado pelo Maestro Luizão e Orquestra de Câmara do Oeste Paulista. O Prof.Dr.Marcelo Messias – Diretor da FCT/Unesp – presidiu os trabalhos, tendo também a presença e participação do Coordenador Geral do PARFOR, Prof.Dr.José Roberto Correa Saglietti.

A solenidade de colação de grau foi prestigiada por um grande número de participantes, reunindo além de autoridades e visitantes, diretores, professores e concluintes do curso de Pedagogia PARFOR da Unesp, em número de 34 formandos.

O Prof.Dr.Marcelo Messias, Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – conduziu a solenidade e colocou a borla sobre a cabeça de cada um dos graduandos, concedendo-lhes os direitos e prerrogativas para o exercício legal da profissão.

A homenagem principal – por todos os méritos – foi destinada à Profª.Drª.Yoshie Ussami Ferrari Leite (Patronesse dos Graduandos), à Profª.Drª.Vanda Moreira Machado Lima (Paraninfa) e homenagem especial aos Profs.Drs.Silvio Militão; Eliane Ortega e à Servidora Beatriz Aparecida Dias.