ago 09

A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp – Câmpus de Presidente Prudente – promoveu nesta semana o Simpósio Paulo Freire, com a participação de renomadas personalidades ligadas à Educação e Cultura. Dentre as quais, o Prof.Dr.Timothy Ireland, graduado em Letras pela Univ.de Edimburgo/Escócia; Mestre e Doutor em Educação de Adultos pela Univ.de Manchester/Inglaterra, Prof.de Pós-graduação em Educação pela Univ. Federal da Paraíba e Coordenador da Cátedra “Paulo Freire” da Organização das Nações Unidas/UNESCO para Educação de jovens e adultos.

O Professor Ireland dedicou dois dias, especialmente para falar sobre os 50 anos (e 40 hrs) da Revolução Freiriana na educação brasileira. Angicos/PA entrou para a história como símbolo da luta contra o analfabetismo no país; e Paulo Freire se destacou como “Cidadão do mundo” e Educador de renome internacional. Foi ele o idealizador de um Projeto de cultura popular que beneficiou inicialmente 300 trabalhadores rurais, tornando-se conhecido por “Método Paulo Freire de Alfabetização”. Desde então, foi criada em Angicos a Comissão Nacional de Cultura Popular, tendo Paulo Freire como Coordenador.

Nascido em Recife/PE em 19 de Setembro de 1921, Paulo Freire era filho de um ex-Capitão da Polícia Militar (Temístocles Freire) e na condição de Assessor cultural do Governo Miguel Arraes, acabou sendo convocado a prestar serviços ao Ministério da Educação no Governo João Goulart, indicado pelo então Ministro Paulo de Tarso, da Educação. Porém, com o Golpe Militar de 1964 teve seu mandato cassado, sendo exilado na Bolívia; e posteriormente no Chile, Estados Unidos e Europa. A partir desse período, o “Método Paulo Freire” foi proibido no Brasil. Falecido em 02 de Maio de 1997, Freire só foi anistiado em 2009, tornando-se “Patrono da Educação” e o “Mais célebre Educador brasileiro”.

Durante os dias 06 e 07 de Agosto, o Prof.Dr.Timothy Ireland participou de reuniões com docentes e alunos de graduação e pós-graduação da FCT/UNESP; participou da solenidade de Abertura do Simpósio Paulo Freire, na manhã de 4ª feira (07/Agosto) e acompanhou todas as atividades desenvolvidas no decorrer do dia. Teve destacada atuação nas mesas redondas e se colocou à disposição de todos os interessados para esclarecer dúvidas e opinar a respeito do tema em debate: Atualidade de Paulo Freire frente aos desafios do Século XXI.

Fazendo parte das 3 mesas redondas – além do Prof. Ireland – o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol (que presidiu a abertura do evento), a Mediadora, Profª.Drª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti (FCT), Profª.Drª.Denise Regina da Costa Aguiar (Cátedra Paulo Freire), Profª.Marisa Luz (MST), Profª.Drª.Onaide S.C.de Mendonça (Chefe do Deptº/Educação-FCT); Prof.Dr.Cristiano Di Giorgi (FCT), Profª.Drª.Márcia Regina C.de Lima (FCT) e Prof.Dr.Sérgio Haddad (Ação Educativa).

Na abertura dos debates, o Prof.Dr.Timothy Ireland foi interpelado sobre várias questões: problemas de assistência social, Projetos educacionais, erradicação do analfabetismo, articulações políticas e sociais, bolsa família, Mercosul, questões de educação, saúde, trabalho, justiça, aprendizado, superpopulação dos Presídios e manifestações públicas envolvendo jovens e adultos. “São programas que se desenvolvem desde 2005; já estamos em 2013 e decorridos 8 anos não consigo entender o porque da falta de soluções” e acrescentou: Qual a dinâmica que deve ser empregada? Se ainda não tivemos tempo suficiente para avaliar as mudanças verificadas a partir do Século XX, o que poderemos fazer? Lembrou os acontecimentos que envolvem o mundo árabe com a queda de alguns governantes e os protestos que ocorrem na China – que a mídia não divulga – além de outros acontecimentos, onde existem insatisfações e a classe média é a mais sacrificada.

Um evento significativo

No Auditório da Unesp, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol – Diretor da FCT/UNESP – presidiu o ato inaugural após a formação da mesa, anunciando o Hino Nacional Brasileiro. Em seguida fez seu pronunciamento oficial, saudando especialmente os visitantes e convidados, os integrantes da Comissão Organizadora, docentes e alunos de graduação e pós-graduação. Foram incluídos à Mesa de Abertura o Prof.Dr.Ricardo Pires de Paula, representando o Departamento de Geografia (FCT); o Prof.Dr.Antonio Thomaz Jr (CEMOSi); a Profª.Drª. Maria Raquel Miotto Morelatti (Programa de Pós-Graduação em Educação/FCT); Profª.Drª.Sônia Maria Pelegrini (Secr.Adjunta de Educação de Pres.Prudente) e o Prof.Dr.Timothy Ireland (Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos e Agenda Nacional de Comemorações dos 50 anos de Angicos/MEC).

A Mesa redonda I – realizada após o ato de abertura do Simpósio Paulo Freire – abordou o tema: “Educação como prática de liberdade”, tendo participado como Mediadora, a Profª.Drª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti (FCT), juntamente com a Profª.Drª. Denise Regina da Costa Aguiar (Cátedra Paulo Freire); Profª. Marisa Luz (MST) e a Profª.Drª. Onaide de Mendonça (Chefe do Deptº de Educação/FCT). Na Mesa redonda II – realizada no período da tarde – o tema desenvolvido foi: “Política e Educação” – sendo debatido entre os participantes: Prof.Dr.Cristiano A.G.Di Giorgi (FCT), Profª.Drª.Márcia Regina C.de Lima (FCT) e o Prof.Dr.Timothy Ireland (Cátedra da UNESCO de Educação e Jovens e Adultos).

A Mesa redonda III verificou-se no período noturno, abordando o tema: “A atualidade do pensamento de Paulo Freire”, com a participação dos Professores Doutores: Sérgio Haddad (Ação Educativa) e Cristiano A.G.Di Giorgi (FCT). Simultaneamente, realizou-se no Boulevar “Messias Meneguette Jr” a apresentação de Pôsteres, com trabalhos teóricos e relatos de experiências. Foi também disponibilizada uma exposição de obras de autoria de Paulo Freire e outros escritores, numa promoção do Café Literário de Maringá. Desta forma, foram apresentados onze títulos do consagrado Educador brasileiro: Obras de Paulo Freire sobre Educação; Cartas à Cristina; Pedagogia da Tolerância; Pedagogia da Autonomia; Pedagogia do Oprimido; África ensinando a gente; Ação Cultural; Alfabetização – Leitura do Mundo; À Sombra Desta Mangueira; A importância do Ato de Ler; Educação e Atualidade Brasileira.

Sobre a vida e a obra cultural de Paulo Freire, muito se falou durante o evento comemorativo promovido no Câmpus da Unesp em Presidente Prudente. “Um dos maiores intelectuais que fez de sua prática a teoria, ou da teoria a prática. Foi coerente! Sua teoria, seu discurso. Foi e é fruto de reflexões de vida que caminha para uma educação libertadora. (Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Esperança). Acreditando na Educação como Prática de Liberdade, a sua vida, a sua obra – por ser coerente – fez de sua vida uma obra. Não separou a vida da teoria; fez e refez na práxis e mostrou na Pedagogia da Autonomia, a razão de ser Educador” – disse a Profª.Maria de Fátima Rotta Furlanetti.

A Educação é uma prática política e o docente como qualquer outro cidadão deve fazer sua escolha. E eu reforço – enfatizou a Professora Fátima – não ficar em cima do muro e agindo para satisfazer o egoísmo do outro. Temos que construir nossa coerência para diminuir a distância entre o discurso e a ação. “Faça o que eu falo; e não faça o que eu faço. Temos que ficar abertos para a mudança, e mudança exige mobilidade”. Estar aberto às mudanças e as diferenças.

Aprendemos com o diferente e só sabemos que é diferente, porque ouvimos a pergunta. Aprendemos com o antagônico – Pedagogia do Compromisso. Mudar a maneira de lutar, reinventar. Porém, jamais parar de lutar. Reconstruir a esperança. A história não é homogênea; devemos criar o futuro, transformando o presente com a experiência do passado: a história. A nossa história não terminou! – concluiu a oradora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Timothy Ireland chegou em Presidente Prudente na véspera do Simpósio Paulo Freire, e aproveitou para estabelecer seus primeiros contatos com docentes, alunos membros da Comissão Organizadora do evento.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na manhã de 07 de Agosto no Auditório da Unesp, o Prof.Dr.Antonio Nivaldo Hespanhol abriu oficialmente o Simpósio Paulo Freire – comemorando o Cinquentenário de Angicos.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A presença do Prof.Dr.Timothy Ireland – Coordenador da Cátedra Paulo Freire da Organização das Nações Unidas/UNESCO para jovens e adultos – valorizou o evento comemorativo aos 50 anos da Revolução Freiriana na educação.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A figura do consagrado escritor que criou o “Método Paulo Freire de Alfabetização” foi exaltada em todos os momentos, por ser considerado “Patrono da Educação” e “O mais célebre educador brasileiro”.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para a realização deste evento histórico em homenagem a Paulo Freire, houve empenho e participação de docentes e alunos que integram o Programa de Pós-graduação em Educação, Geografia e Educação Física.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Para finalizar, não poderiam faltar: a exposição com as principais obras de Paulo Freire e uma foto histórica, reunindo organizadores e participantes do Simpósio, ao lado do Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.