ago 22

Uma solenidade comemorativa aos dez anos de implantação do Câmpus Experimental de Rosana reuniu no último 19 de Agosto inúmeros docentes, coordenadores, autoridades, alunos e ex-alunos da Unesp – Unidade Diferenciada Rosana – que funciona há dez anos na cidade de Primavera. Entre os presentes, ex-Coordenadores Pioneiros: Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz (2003/2005); Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior (2005/2007); Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz (2007/2013) e a atual Coordenadora Executiva, Profª.Drª. Renata Maria Ribeiro.

Prestigiando o evento, a Prefeita Municipal de Rosana, Drª.Sandra Aparecida de Souza Kasai e representando o Magnífico Reitor da Unesp, o Prof.Dr. Erivaldo Antonio da Silva; o Vice-Coordenador do Câmpus Experimental, Prof.Dr.Guilherme Henrique Barros de Souza; o Coordenador e o Vice-Coordenador do curso de Turismo de Rosana, Prof.MS, Fábio Luciano Violin e Prof.Dr.Wagner Sérgio Custódio, respectivamente. Também o Vice-Prefeito de Rosana se fez presente à solenidade.

A programação festiva começou no Anfiteatro, onde houve apresentação do “Projeto Guri” (Polo Rosana), com a interpretação de três músicas do gênero popular especialmente selecionadas para a comemoração alusiva ao 10º aniversário do Câmpus Universitário (Experimental), intercalado com a parte destinada aos pronunciamentos, após formação da mesa de debates.

A Abertura foi marcada pela execução do Hino Nacional Brasileiro, cantado por todos os participantes, seguindo-se vários pronunciamentos. Começando pelo representante do Magnífico Reitor da Unesp, Prof.Dr.Erivaldo Antonio da Silva. A Prefeita do município foi a segunda a se pronunciar; e finalizando a cerimônia comemorativa falou a Coordenadora Executiva do Câmpus Experimental de Rosana, Profª. Drª. Renata Maria Ribeiro.

A exibição de um vídeo – produzido especialmente pelos alunos – para a data festiva dos 10 anos do Câmpus Experimental da Unesp marcou a sequência das comemorações. Logo a seguir, foi anunciada pelo Cerimonial a formação da mesa para conduzir os trabalhos com debates, tendo como Presidente e Mediadora, a Profª.Drª. Renata Maria Ribeiro.

Pela ordem foram anunciados a falar os seguintes Coordenadores: Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz; Prof.Dr.Messias Meneguette Junior; a Profª.Drª. Rosângela Custódio Cortez Thomaz – atualmente exercendo a docência em Turismo no Câmpus Experimental de Rosana e Professora do Programa de Pós-graduação em Geografia pela FCT/UNESP – Presidente Prudente – SP; o Vice-Coordenador (desde 2004), Prof.Dr.Eduardo Romeiro de Oliveira; Prof.Dr.Vagner Sérgio Custódio e a Profª Mestre, Luciana Pereira de Moura Carneiro, atualmente docente efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo/Campus de Avaré.

Pronunciamentos dos homenageados

O Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz afirmou em seu pronunciamento durante a mesa redonda que sempre acreditou no empreendimento cultural. “Lutei por isso e fiquei impressionado com a solução e o desenvolvimento que aqui se verifica hoje. Começamos com dificuldade, engatinhando e caindo – como é o exemplo do bambu – que cresce para baixo; depois verga com as maiores tempestades e não quebra” – destacou.

O representante da Reitoria da Unesp, Prof.Erivaldo congratulou-se com todos os integrantes da coordenação, docentes, discentes e servidores. Declarou que foi uma honra muito grande participar das comemorações dos 10 anos do Câmpus Experimental de Rosana. A Unesp – disse – está no ponto de andar com suas próprias pernas, mas o município precisa caminhar junto.

A Coordenadora Executiva, Profª.Drª.Sandra Maria Ribeiro afirmou que “só temos que enaltecer o trabalho de nossos alunos; e apesar das adversidades e da distância, estamos no começo do Estado em meio a dois córregos. Formada em Escola Pública, sinto o dever de contribuir com a sociedade para que haja fruto positivo. Que Rosana apareça, pois os Cursos de Turismo e Pedagogia passam a formar profissionais altamente qualificados” – enfatizou.

A Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz afirmou em seu pronunciamento que nos 6 anos de gestão, todos em Rosana enfrentaram problemas e dificuldades. Mas somente depois de enfrentar todos os desafios, medo e muito trabalho é que conseguiram consolidar sua missão, o que nos fez grandes. “Cada um contribuiu com um tijolinho na gestão 2007/2013 como rumo traçado, graças às gestões anteriores. Em face disso, a gente não deve lamentar e sim agradecer. E que possamos colocar em andamento novos cursos nos próximos dez anos, pois o saldo atual já é positivo!

O Prof.Dr.Messias Meneguette Júnior em seu pronunciamento, como ex-Coordenador Executivo do Câmpus Experimental da Unesp em Rosana, afirmou que as perspectivas atuais são as melhores possíveis. “A unidade se inseriu muito bem nos colegiados – na vida da Universidade – e como exemplo: foi uma das primeiras a ter WFU; tem tido participação efetiva na implantação dos sistemas institucionais. E aqui faço um agradecimento especial e então digo: A Unesp hoje precisa de Rosana”!

O Professor Messias registrou ainda em seu testemunho: “Este pequeno período de três anos, mas também longo processo de legitimação, de variação e implantação fomentou o carinho, o amor, o vestir a camisa, em cada uma das UD’s em torno de cada comunidade. Todos lutam por suas atividades como se estivesse em uma unidade centenária. A ligação com a Unidade, lugar em que está instalada – com problemas e dificuldades – e com a solução deles com a cultura local, foi construída; e o resultado disso é o sentimento de dever cumprido e de cidadania que todos sentem.

Concluindo, disse o Prof.Dr.Messias Meneguette Jr: “Cada aluno quer ter o seu Diploma como marca indelével desse espaço que aprendeu a amar; e no qual dedicou um pedaço importante de sua juventude. Novamente agradeço e parabenizo a todos. Parabéns à Unidade de Rosana”!

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Na Sala da Diretoria Executiva, o 1º Encontro comemorativo aos dez anos do Câmpus Experimental de Rosana. A Galeria de Fotos já tem 3 registros especiais na convivência com a comunidade acadêmica.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
A Prefeita Municipal de Rosana, Drª Sandra Aparecida de Souza Kasai, juntamente com a atual Coordenadora Executiva, Profª.Drª. Renata Maria Ribeiro; o pioneiro do Câmpus Experimental, Prof. Dr.Messias Meneguette Jr e a Mesa formada.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
No Câmpus Experimental a saudação especial – em nome da população de Rosana – pela Prefeita Municipal; e o pronunciamento oficial da atual Coordenadora Executiva, Profª Drª. Renata Maria Ribeiro.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
O Prof.Dr.Francisco Antonio Bertoz em sua saudação dirigida a todos os participantes do encontro festivo, na condição de pioneiro – 1º Coordenador Executivo do Câmpus (2003/2005) e agradecendo a atual Coordenadora.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Outro pronunciamento eloqüente foi feito pela Profª.Drª.Rosângela Custódio Cortez Thomaz, com atuação destacada desde 2007. A seguir, começam as homenagens tributadas aos pioneiros de Rosana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Pela sua contribuição e atuação no período de 2003/2005, o Prof. Dr.Messias Meneguette Junior recebe um Cartão de Prata, como forma de reconhecimento da comunidade unespiana.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
As homenagens são extensivas a outras destacadas personalidades: a Profª Mestre, Luciana Pereira de Moura Carneiro, do IFE/SP-Campus de Avaré e a Profª.Drª. Rosângela Custódio Cortez Thomaz (Coord. 2007/2013), dedicada ao Curso de Turismo em Rosana e pós-graduação em/Geografia na FCT/UNESP.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Seguem-se outros testemunhos com o Prof.Dr. Vagner Sérgio Custódio, com licenciatura e Doutorado em Educação Física pela Unicamp e Professor na Unidade Rosana desde 2004; e a saudação da Professora Renata.

Clique para ampliar! Clique para ampliar!
Platéia reunida no Anfiteatro para manifestar apoio e adesão à causa da Unesp através do Câmpus Experimental de Rosana; e na nova e moderna Biblioteca uma última foto para a história com seus principais figurantes em 2013.

Escrito por Assessoria de Comunicação e Imprensa - FCT UNESP

Os comentários estão fechados.